Pedido de ajuda urgente... (Desculpem o testamento)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

quarta mai 31, 2006 11:56 am

Olá Alex,
Hoje até tenho conseguido vir aqui dar uma espreitadela de kd em kd.

Sei exactamente o k sente e a impotencia k mts vezes se sente ao lidar com tudo.
Eu já vou quase nos 3 meses a tentar k as coisas se resolvam e até fui obrigada a ver se não seria eu a causa do problema já k a minha atitude perante um ambiente tão pesado e tão tenso me fez mudar.

Se nada mudou na sua atitude, então o melhor é tentar perceber o k se passa com eles.
Há gatos k não gostam de ralhetes altos (a minha é uma delas pois fá-la reagir com agressividade) e o borrifador deixou de fazer efeito, já k levava a borrifadela, sacudia a cabeça e voltava à carga.
Os gatos são realmente muito territoriais e assustadiços, o k os leva a ter atitudes de medo que se revelam em agressividade. Uns gatos canalizam-na p/ o outro gato, outros p/ o dono (no meu caso foi p/ mim).
Enfim, sugeria, p/ aliviar um pouco a tensão e o ambiente hostil, a compra de Feliway, existe em difusor e em spray, contudo tem k ser comprado pela net pk deixou de existir em Portugal.
A última que aprendi, foi k os gatos libertam várias feromonas, umas são de agressividade (existem perto da zona anal) e fazem com k seja lançado no ar o sinal de alarme, outras de territorio (k existem no pescoço e patas) e outra de apaziguamento (que existe na zona entre as orelhas), foi esta feromona k foi identificada e isolada em laboratório p/ criar o Feliway.

Convém tb perceber de que proporções são as brigas, se são de entar a matar ou apenas p/ definirem espaços.

Falar com o vet pode ajudar, mas se não for a sua observação imparcial e analitica de toda a situação que está a viver, então de pouco servirá o Feliway ou o vet.

Mts vezes os processos de adopção podem levar 1, 2, 3 meses, 1 ano, avançarem, retrocederem, podem até passar a tolerar-se e nunca a serem amigos. O problema é k mts donos chegam a ficar tão exaustos de toda a situação, de toda a pressão, de toda a agressividade que chegam a um ponto de desistencia.

Uma coisa k eu disse na altura em k levei o Bongo p/ casa foi - qual amor, qual paciencia, isso não chega, é preciso Toneladas de Amor, Paciencia e hoje acrescento força.

Boa sorte.
XenaBastet
Membro Veterano

quarta mai 31, 2006 12:07 pm

Outra coisa k me disseram a mim, (esta é geral), nunca "domestique" uma animal na base do medo, medo do grito, medo do k lhe pode "voar" p/ cima, medo do açoite. Um animal nunca pode obedecer a medo, mas terá de o fazer pk se sente confiante no espaço e no dono, como tal, conseguir ver k nada nem ninguém o pode agredir.
Se ele fugir e não atacar por medo de represalias, um dia ele habitua-se ao "arraial" e vai querer enfrentar a situação (nos gatos a melhor defesa é o ataque) e isso junto com a falta de confiança que tem no espaço pode resultar numa bela dor de cabeça p/ todos.

Se o gato age assim, algo o está a incomodar, procure ao maximo descobrir o k é (mudança no seu comportamento, mudança na decoração, mudança de um pequeno objecto, etc) O k p/ uns é insignificante, p/ outros é uma catastrofe. O mesmo se passa connosco... a nossa sorte é falarmos, senão defenderiamos as nossas causas com unhas e dentes já que era a unica forma de expressar-mos a nossa revolta.
Descobrir o k realmente os molesta é k é o calcanhar de Aquiles... óh se é!!!
XenaBastet
Membro Veterano

quarta mai 31, 2006 12:41 pm

Eu hoje parece k ando a escrever às prestações... li agora este topico kuase todo.

Uma sugestão e como já aki foi falado, calmantes não, os calmantes só fazem com k o felino se sinta confusso já k está a sentir algo com k não sabe lidar e k nós tb não lhes conseguimos explicar. A dar qualquer coisa, k seja um anseolitico (antidepressivo), à semelhança do k se passa connosco, receitado por quem de direito. O antidepressivo demora cerca de 1 mês a fazer efeito, faz com k o gato relaxe e exige desmame no final do tratamento. No entanto, administrar um medicamento sem saber o k está a gerar o desconforto k nunca antes tinha acontecido, pode estar a ser tapar o sol com a peneira.

Outra coisa é o facto de mts vezes o vet habitual, e por mt bom k seja no k diz respeto à saude do animal, pode não se-lo no k toca ao comportamento felino e até pk não se pode julgar um por todos.

O facto é k algo se está a passar com a gatinha, seja alguma sensação de desconforto ou estranha devido à operação, seja alguma mudança na vossa voz, seja lá o k for, só k ela está a ter um comportamento de agressividade direccionada, no vosso caso, p/ o gato macho (k á partida por ser meigo e macho é pouco provavel k ataque a gata de volta). O urinar pela casa pode ser entendido como territorio ou receio de algo, mas no caso da gatinha, acredito mais k seja pelo medo.

Mais uma vez, boa sorte, isto de lidar com felinos não é nada facil, principalmente kd estamos habituados a vê-los como fofuras doces e tão meiguinhos e de repente, sem aviso previo, nos deparamos com os nossos meninos de dentes e garras virados a nós ou ao amigo de outrora.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta mai 31, 2006 1:32 pm

Boas, Alex.

Já li que ao que parece já tem "entendidos" na matéria... especialmente no que se refere calmantes... contudo, um bom vet lhe explicará que muitas vezes é inevitável ter de se fazer uso dos mesmos...! Logicamente que com conta peso e medida, receitados por quem tem um curso de Medicina Veterinária e saiba o que está a recomendar e fazer... ;) . Já expliquei, anteriormente, que eu era das que tinha pânico quando se falava em calmantes para gatos...contudo, depois de muito bem me informar com veterinários (mais que um) cheguei à conclusão que o pânico e receios eram feitos na minha cabecinha por desconhecimentos de causa... ;)

Já lhe respondi à sua Pm e estou ao inteiro dispor no que me for possível,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jul 05, 2006 11:15 pm

Alex,

Como vai a situação...? :?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jul 07, 2006 8:33 pm

leonildecarvalho Escreveu: Alex,

Como vai a situação...? :?

Leo
Não percebo... :o :? Pediu-me contactos, por pm, dei-lhos e, afinal não nos elucida de como vai o caso?

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
alex_76
Membro Júnior
Registado: quinta mai 11, 2006 3:53 pm

segunda jul 10, 2006 10:24 am

leonildecarvalho peço desculpa não ter dito mais nada mas estava a espera de novidades para o fazer. Estou-lhe muito agradecido pelos contactos pq pelos vistos ajudaram. Eu sei que não conto nada há algum tempo mas eu não me esqueço de voçes. :)
Então é assim; depois de ter recebido o cntactps de Dra. Carla fomos lá num sábado de manha, mas estava fechado. So depois é que nos lembrámos que era feriado. lol
Voltámos lá na semana seguinte. O que a Dra. disse é que ela estava a produzir muita testosterona. E estava constantemente a querer mostrar quem manda lá.
Como o Gil nunca se defende tornou-se no alvo. Ela já tentou por 4 ou 5 vezes fazer o mesmo a Maia, mas esta dá-lhe logo troco e ela desiste logo. Depois volta-se para o Gil. Então deu-nos um anti depressivo (...). Temos de dar 1 por dia durante um mês. Depois passar para dia sim dia não. E depois ir reduzindo para meio comp. até fazer o desmame.
Disse-nos tb paratentar juntá-los ao fim de 4 dias durante a hora de refeição. Se corresse bem ir juntando-os aos poucos para ela se ir habituando a ele. Se não resultasse para tentarmos outro anssiolitico.
Como entretanto fomos de férias não quisemos estar a começar a dar-lhe a medicação pois depois não estavamos cá para os juntar. E eis a razão de eu ainda não ter dito nada aqui. :)
Voltámos de ferias a semana passada e começámos a medicação.
Ao fim do 2 dia notámos logo uma grande mudança no seu comportamento. Está muito calma. Dorme muito (quase só dorme). Deixou de fazer aqueles miados constantes como tinha referido. Passa o dia deitada.
Então na 5 feira decidimos juntá-los. Impecável. Passou por ele como não estivesse ali nada. Estiveram juntos cerca de 20 min e correu tudo bem. Entretanto estamos a juntá-los assim aos poucos. 30 min/ 1 hora. Notamos que ela está muito calma mesmo. MAs ainda está desconfiada com ele. Mas com o efeito da medicação não se mexe para lá ir. Ontem tinha a cauda toda irriçada. E quando ele entra na sala de repente ela fica logo de alerta e nunca tira os olhos dele. Mas deve estar mole demais para la ir.
Agora vamos continuar a juntá-los e depois a fazer o desmame da medicação. Só ai é q vamos ver se ela continua calma.

Este estado dela é normal? Já pensámos em ligar à Dra. pq ela parece mesmo muito mole. Não mia, quase n faz romrom, e só quer é dormir.
De facto com ele está ok mas parece-me muito "dopada", e só por isso é que n o ataca. Pq vontade ela parece ter.

Um abraço,
Alex
Última edição por alex_76 em terça jul 11, 2006 10:27 am, editado 2 vezes no total.
vanessards
Membro
Registado: quarta dez 21, 2005 4:55 am

segunda jul 10, 2006 2:07 pm

Alex_76

Parabens pelos progressos! :)

Em relaçao ao *******, a minha gata ja tomou mas o vet aconselhou a dar só meio comprimido por causa do peso dela ( +- 3.350gr) e, longe de mim, mas mesmo muito longe, estar a contrariar o que a Drª Sónia lhe recomendou mas, a meu ver, penso que será uma dose grande de medicaçao... eu comparo com a minha gata que apenas com meio comprimido ela tb andava molenga e dorminhoca!

Tente mesmo falar com a Drª e diga-lhe sobre essa situaçao da gata parecer dopada.

Continuaçao de progressos! :)

Vanessa
Última edição por vanessards em terça jul 11, 2006 3:04 pm, editado 1 vez no total.
alex_76
Membro Júnior

segunda jul 10, 2006 5:35 pm

Obrigado vanessards.
Pois mas a tiba n pesa 3 kg. lol
Agora anda em dieta pq tava mesmo com peso a mais.
Então é normal ela andar mais mole e sonolenta certo?
Já agora qd parou com a medicação como reagiu o seu (sua)?
Resolveu-lhe o problema? O meu medo é que enquanto ela estiver neste estado esteja tudo ok, mas quando parar com a medicação e ela ficar "normal" volte tudo.
Há pouco não contei 2 promonores, ontem peloa 1ª vez em muitas semanas (o tempo passa tão rápido) estivémos os 5 juntos na sala a noite.
Já não tinha a familia junta há muito tempo, e apesar de ter de estar sempre alerta soube-me muito bem. Vê-los todos juntos a dormir no tapete...
Depois aconteceu uma que eu não me lembro de ver. A Tiba estava no Hall de entrada e o GIl passou por ela e dei-lhe uma cabeçadinha. Depois voltou para trás foi direito a ela e saltou-lhe para cima!! Depois Fugiu a sete pés! lol
O estranho nisto é que a Tiba ficou completamente imovel. Nem se mexeu. Isto há 1 semana atrás era uma certidão de obito para o Gil.
Espero que ele não começe a ficar muito confiante e a fazer destas senão qq dia ela ão vai ficar quieta e depois...
Mas pronto, neste momento estamos assim. Vou agora para casa e juntá-los mais um pouco. Quero ver é qd se parar com a medicação. Pq ai é que a verdadeira Tiba volta.
:(

Um abraço,
Alex
vanessards
Membro

segunda jul 10, 2006 10:59 pm

Alex, a minha gata tomou o ****** para outro tipo de depressao, nao tinha na altura o meu outro gato, o Alex, mas dantes a Iris fazia xixi no chao para chamar a atençao. Melhorou muito depois do tratamento mas nao ficou completamente boa, de vez em quando la ando de balde e esfregona em punho! :)

Em relaçao ao habituaçao entre os meus dois gatos foi bem mais facil que a sua, a principio era a Iris que ia atras do Alex e dava-lhe com cada sova que era so pelos por todos os lados ( sao os 2 de pelo longo) isto ainda durou umas 3 semanas ate que ela começou a ignora-lo, entao foi nessa altura que o menino Alex começou a armar-se em chico esperto... resultado... agora quem manda é ele, tambem o tamanho assim o impoe, mas de vez em quando, quando a Iris n quer brincadeira lá lhe dá umas sapatadas... enfim... é engraçado ve-los enrolados pela casa e nas suas correrias..

Boa Sorte

Vanessa
Última edição por vanessards em terça jul 11, 2006 3:07 pm, editado 1 vez no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça jul 11, 2006 10:17 am

Bom dia Alex.

Obrigada pelas novidades... fiquei feliz por saber que tudo se está a resolver.
Quanto á medicação ser um comprimido inteiro, vanessards, depende da dosagem do comprimido...há uns mais fortes e outros mais fracos. Aposto que o que a Vet. receitou é o mais fraco dai ser 1 ;) . Quando os vets não têm em stock um mais fraco, vendem o outro a seguir mas recomendam dar meia dose ;) . De qualquer forma, Alex, telefone à Drª Carla (não existe nenhuma Sónia na Clínica, pelo menos até à semana passada :lol: ) ou à Drª Joana, se for o turno dela e, exponha o caso dela estar muito "dopada"... ;) e se não seria melhor reduzir a dosagem?

Era mesmo esse calmante a que me quis referir, anteriormente noutros posts...só que não tenho por hábito colocar nomes de medicações já para não induzir em erro GRAVE, certos "mirones" que por cá passam que associam os males dos seus animais a outros que por cá se lêem e, fazem asneirada da pura ao auto-medicarem os animais só pelo que lêem na net ;) quando cada caso é um caso e cada um deve ser avaliado devidamente por um Veterinário!

Continuação das melhoras, comportamentais, da gatinha e vá-nos dando novidades, por favor

Leo
Última edição por leonildecarvalho em terça jul 11, 2006 11:18 am, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
alex_76
Membro Júnior

terça jul 11, 2006 10:35 am

Bom dia. De facto o erro foi meu...
Ela foi assistida pela Dra. Carla. Sónia era a anterior e por força do hábito troquei os nomes. :(
A minha mulher vai hoje ligar-lhe para a informar de como está tudo a correr e perguntar se estes comportamento é normal. É que ela passou do 8 para o 80. Antes miava que nem uma louca para ter a nossa atenção e só queria mimos. Agora não nos liga nenhuma. Chega a afastar-se quando estamos a tentar brincar com ela.
De resto continua tudo bem. Ontem tiveram juntos das 19 à 1:30. :)
Há muito tempo que isto não acontecia. Mas ela esteve a dormir na cozinha sozinha. Não vem para o pé de nós. Mas ao menos agora quando ele vai lá ela não reage, o que já não é mau. O próximo passo e fazer com que ela volte a estar connosco.
leonildecarvalho, em relação ao nome do medicamento tem toda a razão. Só depois de ter postado é que a minha mulher me chamou à atenção para esse facto. Vou editar a minha msg e peço que a vanessards tambem o faça. As minhas desculpas pois a sua justificação faz todo o sentido. :)
Mais uma vez o meu obrigado por toda a atenção e ajuda que temos recebido aqui.

Alex
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça jul 11, 2006 11:02 am

Não tem de pedir desculpa alguma, Alex e, agradeço o ter editado... os animais são os que mais beneficiam do cuidado e atenção em relação a nomes de medicamentos na net ;) . Espero que a vanessards faça o mesmo (agora é que vi que no outro post lhe chamei Susana :p Vou editá-lo ;) )

Depois mantenha-nos informados sobre os progressos da gatinha, por favor. ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
vanessards
Membro

terça jul 11, 2006 3:10 pm

Bem observado leonildecarvalho, já editei os meus dois posts onde dizia o nome do medicamento!!

Vanessa
alex_76
Membro Júnior

segunda jul 17, 2006 7:18 pm

Bem, venho aqui fazer o update semanal.
Como foi sugerido pela vet. este fds que passou juntámo-los de vez.
Tiveram o fds todo juntos e dormiram juntos (coisa que já não acontecia há muito tempo). Correu tudo muito bem.
:)
Ela ainda parece um pouco desconfiada com ele sempre que pode tenta saber onde ele se encontra. De resto continua a passar muita tempo numa cadeira na cozinha.
Ele por sua vez não a larga.
É uma adoração o que ele tem por ela.
Se ela está deitada na cadeira ele anda pela casa, mas assim que ela vai a algum lado lá vai a sombra atras.
Não a larga por um segundo. É mesmo amor. lol
Mas ela reage bem a presença dele, e isso é o mais importante.
Só ontem é que houve um arrufuzinho. A minha mulher pisou a cauda ao Gil sem querer e ele assustou-se e fugiu.
Mas ao passar por ela ela tb se assustou e assanhou-se.
Mas c minha mulher falou logo com ela e assim como se irritou acalmou-se logo.
Não chegou a acontecer nada. A não ser para o Gil coitado que deve ter tido uma sensação de deja vu. Tanto que ficou à porta da cozinha a olhar para ela e não entrava.
Mas lá o chamámos e ele veio.
Pasosu por ela e ela nem ligou. Foi mesmo do susto. Mas deu para ver que se acontecer alguma coisa ele continua o alvo. Pois a Maia tambem la estava e a Tiba nem olhou para ela.

Hoje pela 1ª vez em muitas semanas deixámo-los sozinhos!
Pensei que estaria mais nervoso mas até estou bem. Acho que vai correr tudo bem. Vou para casa daqui a nada e posso dizer qu há muito muiti tempo que não me sentia assim tão calmo por ir para casa. Como já tinha dito eu andava num estado de ansiedade constante e ter de ir para casa no fim do dia custava-me como nunca pensei.
Agora estou finalmente calmo e a lidar com a situação. Sei que ela ainda não está bem mas com tempo e paciencia voltaremos a viver bem os 5 (ou 6 ou 7...) lol.

Alex
Responder

Voltar para “Gatos”