Gatil na escola...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta jul 14, 2006 4:07 pm

JN, 12/07/06

"Gatil na escola secundária Santos Simões
Joaquim Forte

Encontrar um gatil numa escola não é cenário comum. Mas, em Setembro, quando começar o novo ano lectivo, os alunos da escola secundária Santos Simões, em Guimarães, vão passar a lidar com…gatos. A ideia de criar naquele estabelecimento de ensino uma "casa para gatos abandonados" partiu da professora Luísa Veiga e transformou-se em projecto pedagógico, já aprovado em reunião da Assembleia de Escola.

"Queremos sensibilizar os alunos para a questão do abandono dos animais, que é mais evidente no Verão", referiu a professora ao JN. "É um projecto inovador. Não estamos a falar de jaulas para os gatos, mas de um espaço de lazer amplo, onde os animais podem circular à vontade", adianta.

A ligação aos gatos, conta Luísa Veiga, surgiu na antiga escola da Veiga (a "antecessora" da actual Santos Simões), um conjunto de pré-fabricados que funcionou durante mais de 20 anos, sem condições, perto do campus de Azurém da Universidade do Minho. A comunidade escolar acabou por apadrinhar três gatos abandonados, alimentando-os e tratando-os, e que serão, em Setembro, os primeiros inquilinos do gatil da escola.

"O projecto pode servir para resolver conflitos familiares", nota Luísa Veiga, explicando "Há alunos que gostam de gatos, mas não os podem ter em casa, às vezes por imposição dos pais. Assim, podem deixá-los no gatil e cuidar deles aqui", sublinha Luísa Veiga, salientando o "envolvimento da veterinária da Câmara municipal" nas questões de saúde e higiene.

Outro dos objectivos, informa Luísa Veiga, é fomentar a adopção de gatos abandonados, em cooperação com a autarquia vimaranense que dispõe de um equipamento do género, de maiores dimensões, na freguesia de Aldão. Com capacidade para 25/30 gatos, o gatil da escola terá um espaço relvado, com troncos de árvores, e diversos compartimentos dormitório; casa das máquinas de lavar e secar roupa; arrumos (comida, areia, mantas, medicação); sanitários e alimentação, com comedouros e bebedouros em inox para evitar infecções. A turma de Arte da escola já tem concluído o projecto que visa decorar, com grafitis coloridos, as paredes exteriores.

Agora, conclui a professora, "só falta o dinheiro" para acabar a obra. "Já pedimos a ajuda de empreiteiros da zona para que nos cedam materiais que não usam. Estou convencida que a ajuda vai chegar". "

http://jn.sapo.pt/2006/07/12/minho/gati ... simoe.html

;)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
F_Maia
Membro Veterano
Registado: sexta jun 16, 2006 2:04 pm

sexta jul 14, 2006 4:19 pm

É de aplaudir esta ideia!! Claro que no nosso país é uma novidade, mas em países estrangeiros, por exemplo em África, os alunos adoptam um determinado animal e têm de estudá-lo durante o ano lectivo, ficando depois com ele...nada de autopsias nem coisas do género!! Assim aprendem a ter responsabilidades, além de aprenderem na prática como é que o animal "funciona" (eu sei que é uma expressão foleira, mas falta-me a palavra certa...)...
NinaAna
Membro Júnior
Registado: quinta abr 27, 2006 2:30 pm

sexta jul 14, 2006 5:22 pm

Excelente, excelente!!! Até devia ser o proprio menisterio da educação e os demais a apoiar e cultivar este tipo de iniciativas! E ora ai está um professor que não se preocupa só com as greves mas sim com os seus alunos e consequentemente os animais!!!

BRAVO BRAVO BRAVO

Isto devia ser falado muito mas mesmo muito na comunicação social e não só!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jul 14, 2006 6:23 pm

Óh meu Deus... como há mentalidades tão diferentes no nosso "povinho"... não, não me estou a pronunciar contra a louvável atitude dessa professora e da escola... É de louvar e muito a iniciativa!!! Estou simplesmente a lamentar-me por duas situações que tive com a escola que existe por detrás da minha casa em que:

Havia um canito que supostamente era dum miúdo, filho de pais de fracos recursos...canito este que era criado na rua. Sendo muito chegado ao miúdo acompanhava-o para todo o lado. Até mesmo para a escola. Entrava para o recinto, brincava com a criançada, era uma emoção forte ver da minha janela do 1º andar as crianças fascinadas pelas brincadeiras que aquele pobre canito lhes proporcionava ;)

Entretanto, houve ordens da direcção escolar de que o canito não podia andar no recinto, exterior, da escola. Ora, canito fora!
Como um dos portões era baixito, ele lá arranjou forma de salta para dentro da escola :p :lol: . Lá andava mais um tempito nas graciosas brincadeiras.
Nova ordem: - O miúdo passar a deixar o cão em casa ou chamavam a Câmara para o levarem.
Como o canito era daqueles que casa é "mentira"...cão é cão e casa é para as pessoas, não havia forma de o prenderem para que não seguisse o seu pequenito dono para as aulas! :|
Mais um dia escolar e mais umas brincadeiras...!
Entretanto uma das empregadas da escola começou a impor regras ao animal (educá-lo a não saltar para dentro da escola) e começou a alimentá-lo no exterior. Isto logo desde o início do Ano lectivo. Veio o tempo de pequenas férias de aulas, e a empregada não faltava com o alimento, diário, ao animal pois este acostumou-se á boa paparoca já que em casa não deveria de abundar nem para os donos nem para ele. Ela vinha diáriamente ao local, colocar-lhe a comidinha e água.

Como a direcção escolar, nessa altura (agora não sei) não admitia a ideia do animal nas imediações, mesmo que exteriores ao edifício escolar, não descansou enquanto não chamaram a Câmara para o levarem :(

Entretanto, surgiu uma ideia dum amigo meu, veterinário, em a escola(isto na seguinte direcção escolar), poder albergar um animal e ele comprometia-se a dar os tratamentos e consultas para toda a vida dele, além da ração. A resposta foi um valente não com a desculpa dos pais das crianças nem sequer terem gostado da ideia de ter havido, anteriormente, nos arredores...um cão a ser alimentado na rua!

Uma outra vez, foi um gatito bem pequenino, deveria ter umas 2 semanas...eu ouvia miar e miar até que reparei que era um gatinho. Estava tudo dentro, nas aulas... e eu fui lá falar com uma contínua para lhe explicar de onde vinham os miados...ela, coitada, toda cheia de boa intenção foi procurar uma caixita de cartão para colocar o gatinho. Logo, foi avistada pela directora que lhe fez a pergunta para que era a caixa de cartão. Ela explicou...!
Resultado:
Umas "trombas" de todo o tamanho mas a contínua lá foi a casa (vive perto) deixar o gatinho a salvo ;)

Mais iniciativas destas são precisas... ;) :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
NinaAna
Membro Júnior
Registado: quinta abr 27, 2006 2:30 pm

sexta jul 14, 2006 6:31 pm

Leonildecarvalho, infelizmente há bestas em todos os lados que sentem uma vontade especial de serem maquiavelicas so por verem alg feliz e a praticar o bem mm q isso nao lhes diga respeito. Hipocritas, Maus Caracteres, Frustrados, enfim...
lasa
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2005 7:51 pm

sexta jul 14, 2006 6:32 pm

Era bom que houvesse mais escolas a adoptar esta iniciativa, ai se era!
Bem perto de onde eu moro as duas escolas mais próximas, a secundária e a preparatória têm ambas dois cães.
Se bem que na secundária estão presos durante todo dia, sendo soltos só quando a escola fecha, enquanto que na preparatória estão todo o dia em contacto com os alunos.

Era uma boa ideia se em cada escola houvesse um canil ou gatil, em que albergassem alguns animais abandonados, e quiçá se alguns alunos não lhe poderiam dar depois melhores condições adoptando-os?
Pois essas crianças iriam criar laços fortes com os animais e daí até pedirem aos pais para os adoptarem seria um pulinho...(para alguns :lol: )
Ai se me sa&iacute;sse o Euromilh&otilde;es...
nokita
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2005 5:28 pm
Contacto:

sexta jul 14, 2006 8:27 pm

Em Guimarães? :o Na minha cidadezinha :lol:

MILAGRE :D

Eu por acaso não ando nessa escola ( mas até já me arrependo só por causa disso :p ). Essa escola é novinha mesmo, abriu o ano passado ;)

Quem me dera que a minha escola fizesse o mesmo ( mas não temos condições para isso) :( Apenas temos um sítio onde tem piriquitos :p E eles lá criam, bem giros ;)

Mas é uma ideia excelente, desde já os meus parabéns a essa professora porque eu pessoalmente amei a ideia :D

Até poderia falar com a minha escola, mas não dá mesmo! Mal há espaço para os alunos que fará para os bixinhos :cry:

Mas incentivo essa ideia ;) E espero que mais escolas que tenham possibilidade para isso o façam :D
<strong>Ana*

</strong>
AnJu
Membro Júnior
Registado: sábado mai 13, 2006 8:27 am
Localização: 2 cães(1 rafeiro & um boxer)*1gato*1Tartaruga*2Porquinhas da India*1Aquario
Contacto:

sexta jul 14, 2006 8:38 pm

No meu antigo liceu tem um canil =)
Não posso dizer quantos caes sao ao certo mas todos eles sao bastante acarinhados por todos =)
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta jul 14, 2006 8:50 pm

a minha escola tem duas cadelas já velhotas. apareceram por lá e lá ficaram, pelo menos à 8 anos. foram logo estrelizadas quando decidiram ficar com elas. tÊm uma casota grande para cada uma, levam banhocas regulares e biscoitos todos os dias. no entanto a prof do conselho já disse que quando aquelas morrerem não metem lá mais, pois estas são constantemente agredidas pelos miudos mais novos do 7º ano. nalguns casos até alunos foram suspensos, com isto vincou-se a despesa de vet, e a escola não pode suportar. as que lá estão, lá estão, mas não vem mais...

são 2 rafeirinhas gooordas e preguisosas, não fazem mal a uma mosca, salvo seja...

até contribuiem para o controlo de ratazanas, pois os terrenos em volta da escola, parte já dentro das gradiações, tÊm algumas ratazanas e alguns coelhos. a mais pequena (a Boneca), que ainda se mexe bem, tem a mania que é caçadora :p
a outra ( a Bambi) está demasiado gorda para correrias...
qualquer dia tiro-lhes um foto :D
mas aviso já que não têm lá muito bom aspecto, pois ainda estão a recuperar das mazelas.
andam sempre soltas, mesmo em tempo de aulas.
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

sexta jul 14, 2006 11:56 pm

Já que falaram em Câmara, tenho-lhes um ódio que nem os posso ver.
Sim, os sehores do lixo que vão ao meu local de trabalho. Até Abril o segurança é que tratava dos gatos, sempre do bolso dele e parecia que tudo corria bem. Foi despedido e levou com ele 4 gatos que arranjou logo donos no bairro dele mas infelizmente, ainda ficaram 3 gatas, 2 com filhotes. Uma com 3 tigradinhos como a mãe que ainda lá andam mas o pior foi com a que tinha 5 bébés no quintal do lixo. Fui obrigada a retirá-los de lá porque já não os podia ouvir a dizer "apanha o gato e mete-o na máquina". Apanhei uma pilha de nervos, fiz queixa deles que de nada adiantou e felizmente já consegui arranajr donos para 3. Agora imaginem ter ainda 2 e a mãe e lá ter 2 gatas, 3 filhotes e 3 gatos que andam de roda delas. Isso entristece-me pois sou a única que trata deles pois não são bem vindos lá e todos os dias tenho que ouvir aquelas bestas sempre a repetir o mesmo. Era bom que mais sitios fizessem iniciativas como essa da professora. Ajudava muitos animais.
Responder

Voltar para “Gatos”