Comportamento anormal de uma gata

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
gatospot
Registado: domingo dez 29, 2002 6:12 pm

sexta jul 21, 2006 3:58 pm

Um dos meus fillhos vive sozinho com uma gatinha de 4 anos. É castrada, sempre foi muito meiga e algo assustada com estranhos. Como o meu filho está ausente muito tempo, vou regularmente, dar-lhe comida e tratar do caixote. Sempre me recebeu bem, com muitas festas. De Há dois meses para cá começou a ter um comportamento anormal. Está aparentemente bem e de repente começa a gritar, uns gritos horriveis, as orelhas todas para trás e se não fugimos, salta e ataca. Isto sem ninguém lhe tocar. Já teve este comportamento com todas as pessoas da família, inclusivé com o proprio dono. Fui falar com o veterinário, que me disse ser anomalia cerebral e que vai piorar. Aconcelhou que a mandassemos adormecer. Alguém conhece um caso idêntico? Estamos num dilema sem saber o que fazer, porque gostamos muito dela.
zirita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

sexta jul 21, 2006 4:12 pm

E o vet disse isso baseado em quê?
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
gatospot

sexta jul 21, 2006 5:01 pm

Obrigado pelo seu interesse. O vet explicou-me que se ela tivesse esse comportamento com estranhos, podia ser qualquer trauma ou medo de qualquer coisa. Mas como o comportamento é com as pessoas de quem ela gosta, que a alimentam etc., não é normal. E de facto é muito estranho. Da ultima vez que aconteceu, há dois dias, entrei lá em casa, chamei por ela, veio como de costume , fez-me muitas festas, ficou de barriga para o ar para lhe fazer festas como ela gosta. Chamo pelo nome dela e digo: Maria, vem dar beijinhos à mãe. Ela vem e deu-me turrinhas. Comecei a preparar a comida que coloquei no prato dela e ela sempre sentadinha a olhar para mim. De repente, estava a guardar o saco da ração, oiço uns gritos horriveis, olho para trás , estava ela com as orelhas todas para trás e em posição de salto. Só tive tempo de correr, puxei a porta da cozinha, mas mesmo assim ela deu a volta pela sala e veio a correr atrás de mim até à porta da rua. Fiquei tão nervosa que bati com a porta e até deixei as chaves dentro de casa. E desta vez tive sorte, porque uma semana antes, numa situação identica, ela atirou-se às minhas pernas.
E é baseado neste comportamento anómalo, que o vet diz ser um problema cerebral, e que pode piorar.E como ela vive sozinha com o meu filho e dorme com ele, pode um dia, ataca-lo durante a noite.
O meu filho adora a gata e tem muita dificuldade em encarar a possibilidade de a abater, mas está com muito receio, inclusivé, de levar pessoas lá a casa.
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

sexta jul 21, 2006 5:14 pm

Que estranho :o :o Anomalia cerebral? Nunca ouvi falar :?

O seu filho nunca levou para casa outro gato? A sua roupa tem cheiro de outros gatos? Será ataques de ciúmes?

Desculpe estas minhas perguntas mas eu até me arrepio só de pensar que qualquer uma das minhas princesas possa vir a sofrer dessa tal "anomalia cerebral" :( :(

Vamos lá ver se algum forista mais experiente pode dar alguma luz sobre este caso "anormal" :roll: :roll:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jul 21, 2006 5:31 pm

Boa tarde,

Que exames fez o veterinário à gata para achar que tem uma anomalia cerebral? Tocou com o dedo na cabecinha?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

sexta jul 21, 2006 5:51 pm

LuMaria Escreveu: Boa tarde,

Que exames fez o veterinário à gata para achar que tem uma anomalia cerebral? Tocou com o dedo na cabecinha?
Nops... ouviu a história... :roll: ... impressionante o raio do vet :o
gatospot

sexta jul 21, 2006 5:53 pm

Não sei se o vet está certo ou não. O que sei é que a Maria sempre foi um bocadinho estranha. Veio para casa do meu filho bébé e hoje já tem 4 anos. Sempre viveu sózinha com ele e por várias vezes tentamos introduzir outro gato, para lhe fazer companhia, mas ela nunca aceitou. É uma gata que mesmo em pequenina, nunca brincou. Arranjei os mais variados brinquedos, novelos, etc. mas ela sempre mostrou pouco interesse. Não tem aqueles gestos normais em gatos, pular, saltar, mostrar vivacidade. Sempre muito quieta e por vezes a olhar fixamente, muito tempo, para um ponto onde não existe nada. E agora, é muito dificil explicar este comportamento de há dois meses para cá. Sem mais nem menos parece transfigurar-se, os gritos que dá quando prepara o ataque, dão arrepios. Eu neste momento sou incapaz de entrar lá em casa, fiquei mesmo com medo. Não sei como vou fazer para tratar dela, quando o meu filho se ausentar. Acham que a possibilidade de loucura será assim tão estranha? Afinal se há loucura nos homens, porque não nos animais?[/img]
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

sexta jul 21, 2006 6:00 pm

Pegue na gata, meta numa transportadora e leve a um vet... não ao dos diagnósticos por osmose... a outro... e que lhe faça uns exames... isto se realmente quiserem a gata... senão levem a um qq para abater... é de facto mais fácil!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jul 21, 2006 6:04 pm

amus Escreveu: Pegue na gata, meta numa transportadora e leve a um vet... não ao dos diagnósticos por osmose... a outro... e que lhe faça uns exames... isto se realmente quiserem a gata... senão levem a um qq para abater... é de facto mais fácil!
Nem mais! Pegue na gata e leve ao veterinário.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jul 21, 2006 7:12 pm

gatospot,

Se a gata não foi avaliada por uma TAC, o anómalo é o veterinário onde a levou.

Ainda, os animais têm alterações de espírito, tal como os humanos, especialmente quando sentem saudades de alguém que gostem ou, solidão extrema.
Os gatos, ao contrário do que muitos afirmam, não são animais solitários...! Precisam de interagir como qualquer ser vivo!

Aconselho-a a ler TODO o tópico do link abaixo e verá que a sua gatinha é um animal NORMAL como qualquer outro.
Leia bem o tópico da gata do Alex, veja a recuperação ao longo do tempo e depois leve a gatinha a um veterinário e não a um "palhaço"
O que a gata tem são ataques de ansiedade por estar tão só durante longos períodos de tempo.

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=34901

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
brokenwings
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm

sexta jul 21, 2006 7:51 pm

Ha uns tempos atrás li num livro sobre gatos (nao me recordo qual) em que se tratava duma "conselheira de gatos" que percebia e solucionava certos problemas dos gatos que os veterinários nao conseguiam identificar. Lembro-me duma historia em que o gato depois de viver muitos anos dentro dum apartamento sozinho com o dono, "passou-se" e começou a atacar, etc... já nao me lembro da causa, mas nao era nenhum problema mental!! Apenas efeito de algo que o perturba. Mas de qualquer forma, nao excluindo a possibilidade de ser alguma doença, vá a outro veterinário. Vale sempre a pena uma segunda ou terceira opinião quando nos falam em abater o nosso amigo á custa dum comportamento !
boa sorte
brokenwings
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm

sexta jul 21, 2006 7:53 pm

Ha uns tempos atrás li num livro sobre gatos (nao me recordo qual) em que se tratava duma "conselheira de gatos" que percebia e solucionava certos problemas dos gatos que os veterinários nao conseguiam identificar. Lembro-me duma historia em que o gato depois de viver muitos anos dentro dum apartamento sozinho com o dono, "passou-se" e começou a atacar, etc... já nao me lembro da causa, mas nao era nenhum problema mental!! Apenas efeito de algo que o perturba. Mas de qualquer forma, nao excluindo a possibilidade de ser alguma doença, vá a outro veterinário. Vale sempre a pena uma segunda ou terceira opinião quando nos falam em abater o nosso amigo á custa dum comportamento !
boa sorte
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

domingo jul 23, 2006 10:22 pm

:arrow:
Responder

Voltar para “Gatos”