Ajuda - preciso de dicas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Airedale
Membro Veterano
Registado: terça dez 07, 2004 4:09 pm

quarta jul 26, 2006 9:51 am

Olá a todos!
Estou a ponderar adoptar um gato bebé (ainda é muito pequenino e ainda não está desmamado), mas como nunca tive felinos, gostava de receber umas dicas.
1º Enxoval: o que se deve ter em casa? Caixa de areão e areão, taças para comida e água, cama (que tipo de cama deverá ser?), etc.
2º Espaço: Como ninguém está durante o dia em casa e ele ainda é muito pequenino que espaço lhe devo deixar? Poderá ficar solto com toda a casa? Ou é melhor confiná-lo a um espaço só?
3º Educação: Como educá-lo?
Desde já agradeço os esclarecimentos. ;)
rosa_gracio
Membro Júnior
Registado: quinta jun 22, 2006 3:19 pm

quarta jul 26, 2006 10:08 am

Olá ! Parabéns pela decisão em adoptar um gatinho, um amigo ! :lol:
Eu tenho um gatinho de 3 meses há +/- 1 mês, mas posso partilhar o pouco q já sei :|

Em relação ao enxoval, deve adquirir ou "fabricar" brinquedos seguros para ele se entreter, para não tornar os objectos da casa os brinquedos dele. Compre ou faça também um afiador de unhas para ele não "destruir" a casa !

Em relação ao espaço, eu não deixo a casa toda à disposição do meu. Na minha ausência ele tem a cozinha, o hall e a marquise por conta dele, e por vezes a casa de banho tb. Na minha presença tem isso + a divisão onde eu ou o meu marido nos encontrarmos.
Como ele ainda é pequeno, durante uns dias ou semanas vai andar a explorar a casa toda, todos os buraquinhos e coisinhas q o atraiam, daí não ser mto aconselhavel ter a casa toda à disposição, senão qd chegar pode ter algumas surpresas.
As coisas q não queira q ele mexa (como por ex. plantas) deve por numa divisão onde ele só tenha acesso na sua presença.

A educação já é 1 ponto + complexo. Isso vai depender do feitio do gato, da vossa relação, da sua autoridade, etc...

Bem, acho q por agora é tudo !! :lol:

Boa sorte para esta aventura q eu recomendo vivamente !! ;)

Rosa
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

quarta jul 26, 2006 12:01 pm

Boas ;)
Bom, quanto à caminha, acho que eles gostam assim de um abrigo, onde se possam sentir tapadinhos e seguros, pelo menos o meu gosta!!
Os brinquedos são muito importantes, mas tenha em atenção se serão seguros!!
Quanto ao espaço... Limite o acesso a divisões onde possam ocorrer alguns "desastres" como partir coisas, magoar-se, etc.
SuperAnimais
Membro
Registado: quarta jun 21, 2006 12:38 am
Contacto:

quarta jul 26, 2006 1:28 pm

Antes de mais parabéns pela aquisição :)

é importante não esquecer que o gatito não sabe bem distinguir os seus brinquedos daquilo que não pode mexer, muito cuidado com sofás e cortinados, pelo menos o meu gato adorou desfaze los :P

Quanto à cama, qualquer uma pequena e almofadada serve.

Higiene:

Caixote com areia (aprende logo a ir la, apenas leve-o ao caixote e agarra lhe na patinha e passe pela areia esfregando um bocadinho). Tem os caixotes simples e destapados e os tapados com filtros por cima que evita maus odores, etc..

Poderá comprar uma guilhotina para cortar as unhas ao gatinho qd for mais crescido, isto se ele não for um gato de rua, porque se for precisa das unhas pa se defender de alguma coisa e trepar aos muros.

Alimentação:

Adquira já uma ração que deseje para o seu gato, ha "mil e um" tipo de ração, depende do que pretende e qt quer gastar.

Comedouros simples de plastico, tem aqueles duplos ou individuais, qualquer um serve.

Brinquedos.

Muito importante habitua-lo a arranhar as unhas num determinado sitio, existem varios tipos de arranhadores que poderá comprar e ele vai gostar de afiar as unhas

Depois ha varios tipos de brinquedos com guizos que eles gostam.

Outros.

Deve ter uma transportadora, pois é a forma de transportar o seu gatinho de forma segura (por exemplo para o veterinario).

Espero ter ajudado. Boa sorte :)
1brasileira
Membro Veterano
Registado: terça jul 25, 2006 8:43 pm

quarta jul 26, 2006 2:33 pm

Vale lembrar também que se o gatinho for passar o dia sozinho é bom lhe arranjar um irmãozinho felino para fazer companhia e evitar problemas de solidão no futuro...

Se já trouxer os dois de uma vez fica muito mais facil a adaptação entre eles... Mas também se trouxer outro depois pode demorar algumas semanas para se habituarem, mas depois dessa fase vão se divertir muitos juntos e também vão divertir muito vc...
<p>"Mulheres e gatos fazem o que querem, enquanto que os homens e c&atilde;es devem relaxar e se acostumar com esta id&eacute;ia."&nbsp; Robert Heinlein (1907 - 1988)

</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jul 26, 2006 3:22 pm

SuperAnimais Escreveu:
Comedouros simples de plastico, tem aqueles duplos ou individuais, qualquer um serve.

Brinquedos.
(...)

Depois ha varios tipos de brinquedos com guizos que eles gostam.

Espero ter ajudado. Boa sorte )
Boas.

Para já, não lhe recomendo comedouros de plástico. Estes têm tendência a ajudar a desenvolver a chamada acne no queixo dos felinos.
Preferível comprar de aço inoxidável ou de loiça. Os de loiça só têm o contra de poderem partir-se o que também se torna um certo num perigo para o animal.

Quanto a brinquedos, NADA com guizos! Os felinos são exímios em conseguir retirá-los dos brinquedos e ingeri-los!
Ainda, nos brinquedos, não deixe à disposição nada que possua fios, elásticos ou algo de esponja.
ainda, tudo o que sejam bonecos de peluche deve retirar-lhes os olhos de plástico, narizes ou qualquer material rígido que o brinquedo contenha e o animal possa ingerir...!

Felicidades,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
1brasileira
Membro Veterano

quarta jul 26, 2006 4:26 pm

Bem lembrado a questão dos comedouros pela Leonildecarvalho, não sei se em portugal é facil de achar, mas aqui temos comedouros de aço inoxidável que são mais pesados para os animais não virarem...

Eu mesma tive que comprar um, pois esse pestinha preto e branco que vc vê na assinatura virava os comedouros de plástico e fazia mingau de agua com ração, uma sujeira danada :evil: :evil: :evil:
<p>"Mulheres e gatos fazem o que querem, enquanto que os homens e c&atilde;es devem relaxar e se acostumar com esta id&eacute;ia."&nbsp; Robert Heinlein (1907 - 1988)

</p>
SuperAnimais
Membro
Registado: quarta jun 21, 2006 12:38 am
Contacto:

quarta jul 26, 2006 11:00 pm

leonildecarvalho:

Estamos sempre a aprender..obrigado por me corrigir de forma tao profissional e correcta:)

Mas ha brinquedos que realmente é impossivel eles tirarem os guizos..mas compreendo perfeitamente o que foi dito :)

Obrigado
Airedale
Membro Veterano
Registado: terça dez 07, 2004 4:09 pm

quinta jul 27, 2006 4:47 pm

Antes de mais: um muito obrigada pela vossa experiente ajuda (preciosa para maçaricos nestas andanças, como eu!)
Relativamente à cama: tal como nos cães eles estragam enquanto bebés ou pode-se logo investir de início numa cama para o futuro? ;)
fmss_6
Membro Veterano
Registado: segunda jul 17, 2006 5:58 pm
Localização: 1 cão, 1 gato, 3 periquitos, 1 rola, 4 pombos correio e 20 galinhas

quinta jul 27, 2006 5:27 pm

Oieh...Antes de mais deixe.me dar.lhe os parabens pela sua decisao! Quanto aos adereços para a comida...deve ter um recipiente para a comida e outro para a agua, aconselhava que estes nao fossem de plastico, mas sim de metal ou assim do genero, a caminha do seu gatinho deve ser bem aconchegante, lembre.se que para ele a sua caminha vai ser o seu "santuario"...! Os gatos adoram brincar, por isso de.lhe bastantes brinquedos para ele se entreter! Na sua ausencia o seu gatinho apenas deve estar numa divisao, nao o deixe andar pelas outras, pois quando chagar a casa vai.se assustar um pouco, deixe.o na cozinha por exemplo...mas quando estiver em casa deixe.o andar por tudo quanto e sitio! Atençao...cuidado com as cortinas e plantas, pois estas sao as coisas que eles adoram destruir...lool, eles n fazem por mal, apenas querem brincar, mas ensine.o a nao ir para ai, tem que o educar, isso envolve que quando ele fizer alguma asneira, e aconselhavel a levar uma palmadita de vez em quando...n lhe faz mal nenhum...e apenas uma palmadita, n exagere...lool! E apenas para ele aprender que nao deve fazer determinada coisa (eu fiz isso com o meu e ele aprendeu tudo direitinho e agora e bastante educadinho, mas de vez em quando la faz a sua asneira...lool). Ensine.o a fazer as suas necessidades no caixote com areia...e isto requer alguma paciencia, mas lembre.se que os gatos sao bons alunos e aprendem muito depressa! Outra coisa importante de.lhe muito carinho e atençao, faça como se fosse o seu filho...os gatos sao uns mimalhos por natureza, o meu entao nem se fala, lool! Resta.me desejar.lhe Boa Sorte e Parabens por essa decisao...Fike bem...Fui... ;) :D
<p><strong>Cumprimentos do fmss_6&nbsp;xD</strong></p>
<p>

</p>
1brasileira
Membro Veterano

terça ago 01, 2006 2:37 pm

Oi de novo Airedale

Vi que uma das suas perguntas ficou sem resposta: perguntou se os gatinhos costumam estragar as caminhas quando são bebes...

A resposta, pela minha experiência, é não.. eles não estragam... o que já aconteceu comigo foi de comprar uma caminha linda e maravilhosa e gata não querer dormir lá de jeito nenhum... :? :? :?

Descobri que era por causa do tecido, não sei te dizer qual era... mas era frio ao toque... deves escolher um tecido mais parecido com algodão, mais quentinho...

Depois que troquei a almofada da caminha e ela continuou a rejeitá-la, eu tratei de colocar nela um pouco de Erva do Gato, também chamado de Cat Nip, que é um produto a venda nas Pet Shops e atrai os gatos...

Tive que mostrar para ela que a caminha agora era aconchegante e ela passou a dormir lá ÀS VEZES, porque como todo gato gosta de dormir em vários lugares e também nas camas dos donos... :oops: :oops: :oops:

No friozinho que está fazendo aqui para os meus lados é uma delicia ter um gatinho esquentando o seu pé... :p :p :p

Aqui no Brasil tem ums arranhadores lindos que também servem como caminhas, por terem umas "tocas" que os gatos geralmente adoram... são caros, mas vc já resolve 2 problemas de uma só vez... :D :D :D

</p>
Nayara
Membro Júnior
Registado: domingo mai 28, 2006 1:46 pm

quinta ago 03, 2006 8:54 pm

Aleluia!!!

Alguém que tenta informar-se antes de adoptar um animal.

É que infelizmente há mt gente que gosta mt dos animais qd são pequeninos, mas esquecem-se que eles crescem, esquecem-se ainda que eles vivem anos , e pior que isso, esquecem que são "uma prisão" para quem não tiver com quem os deixar por exemplo nas férias. Por isso observamos abandonos bárbaros, dos tais gatinhos ou caes q eram mt bonitos em bébés..

:)

Nay
Responder

Voltar para “Gatos”