Agressividade entre 2 gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
qwerty21
Registado: quarta jul 26, 2006 6:08 pm

quarta jul 26, 2006 6:53 pm

Olá a todos!

Estou a iniciar a minha entrada neste fórum(que conheci há pouco tempo) com um problema que ando a ter com os meus gatos(muito comum, diga-se...) e agradeço quaisquer sugestões que alguém tenha para o tentar resolver(tenho as minhas duvidas, mas nunca se sabe!). Passo a explicar:

Tenho 4 gatos(dois meninos e duas meninas). Elas têm dois anos(são irmãs) e eles são bastante mais velhos(um tem 4, outro 14). Sempre se deram muito bem uns com os outros:partilhavam brincadeiras, cobertores, caixotes, comida, televisões(sim, eles gostam de dormir em cima delas :lol: )

Acontece que há uns meses o menino de 4 anos teve que ser internado numa Clínica Vet. por causa dos infames cristais de estruvite que lhe obstruiam a uretra. Nada de muito grave, mas ficou internado uns 3 dias.

Quando o fui buscar à Clínica o bicho estava doido: muito assustado, com feridas no corpo auto-infligidas, enfim, via-se que tinha passado um mau bocado. Pensei que isso passava quando ele voltasse ao seu ambiente conhecido mas tal não aconteceu...

Mal entrei em casa, soltei-o da caixa de transporte e ele correu a cheirar a casa toda e os gatinhos todos também. Eles não ligaram muito, menos uma das meninas. Na altura ela estava a dormir na minha cama e ele aproximou-se para a cheirar. Nesse momento ela começou a roncar-lhe. Achei estranho mas não fiz nada porque pensei que não passasse disso.

De repente atiram-se um ao outro numa briga como nunca tinha visto na minha vida. Quase que morria de susto. Para os separar foi um Inferno, fiquei todo arranhado e a sangrar por todo o lado(por incrível que pareça eles não ficaram feridos).

A partir daí eles não puderam mais estar soltos um ao pé do outro. Isto aconteceu há 4 meses. As coisas nunca mais voltaram ao mesmo.

Na altura em que a situação começou falei com a médica vet. à procura de aconselhamento. Ela sugeriu-me que o mantivesse isolado da menina com quem se dava mal por uns dias, com muito mimo e atenção que devia ir ao sítio. Não resultou.

Depois sugeriu que lhe desse um banho pois ele poderia ainda ter cheiros estranhos do tempo que passou na clínica e que poderiam estar a fazer com que ela pensasse que era outro gato. Também não resultou.

Depois, acabou por lhe receitar uns tranquilizantes muito leves e disse que em 15 dias+/- a situação devia melhorar. Nada.

Mais recentemente recomendou que tentasse aproxima-los um do outro(com supervisão) o máximo de tempo possível todos os dias para eles se começarem a tolerar melhor um ao outro. Não surtiu grande efeito, até porque a única maneira de os ter juntos é eu segurar num, e outra pessoa segurar noutro(de outra maneira eles correm instantaneamente um para o outro para brigar).

Cheguei a um ponto em que, apesar de já me ter conformado com a triste situação, fico muito preocupado pois por enquanto há mais pessoas na casa que podem tomar conta deles e garantir que se mantêm isolados,
mas isso não será sempre assim. E eles não merecem ter uma vida tão limitada como a que levam agora, pois ficar fechado num quarto ou numa casa-de-banho é limitador para as vidinhas que levavam...

Alguém tem alguma ideia/sugestão para tentar reabilitar estes gatos?
Obrigado!(e desculpem este "testamento")
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jul 26, 2006 7:27 pm

Quando um felino depois de internado numa clínica regressa a casa, normalmente passa a ser vitima dos outros...isto porque trouxe cheiros diferentes ao ambiente...cheiros que lhes transmitem ansiedade..a mesma que o felino sentiu aquando do internamento ;)

Quanto a um tratamento de calmantes... só com 15 dias nunca surtem efeito!!!

Fale com a sua veterinária para um período mais alargado. De 1 a 2 meses. Nunca menos.

Já agora, fez o desmame do calmante?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
qwerty21

quarta jul 26, 2006 9:01 pm

Os 15 dias que eu referi são apenas o tempo que a médica me disse que ia demorar(no mínimo) até que o antidepressivo começasse a fazer um efeito que se notasse. Ele andou a tomá-lo durante 2 meses. Mas como os resultados eram quase nulos e todos os dias tinhamos uma autêntica batalha para que ele tomasse o comprimido(o que lhe aumentava ainda mais o stress) decidimos parar.

Ah, e sim, fizémos o desmame(salvo erro, redução da quantidade e da frequência do medicamento durante 15 dias).
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jul 26, 2006 9:50 pm

Pois...só que há casos e casos...ainda no outro dia eu soube dum caso que o gato andou 4 meses a tomar o calmante. Lógicamente sempre debaixo de observação para haverem certezas de que o animal não ficava depressivo, que chega a acontecer em alguns casos...!

fale melhor com a veterinária e exponha-lhe o seu caso porque se ainda por cima parou o calmante baseada em que lhe criava stress...então já não sei que lhe diga.

Leia um tópico mais abaixo, o da autoria do Alex e veja a evolução do caso dele ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
qwerty21

quarta jul 26, 2006 10:26 pm

[quote=leonildecarvalho]
Pois...só que há casos e casos...ainda no outro dia eu soube dum caso que o gato andou 4 meses a tomar o calmante. Lógicamente sempre debaixo de observação para haverem certezas de que o animal não ficava depressivo, que chega a acontecer em alguns casos...!

fale melhor com a veterinária e exponha-lhe o seu caso porque se ainda por cima parou o calmante baseada em que lhe criava stress...então já não sei que lhe diga.

Leia um tópico mais abaixo, o da autoria do Alex e veja a evolução do caso dele ;)

Boa sorte,

Leo
[/quote]

Ok, então vou dar uma vista de olhos no tal tópico que falou. Obrigado pela sugestão ;)

PS: estou constantemente a ter mensagens de erro quando tento responder a uma mensagem. "No user ID was specified". Alguém sabe o que será? É que ainda agora, para por esta mensagem demorei quase meia hora! :x
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jul 26, 2006 11:02 pm

Isso acontece quando faz uma resposta em citação e depois envia-a ;) . É um erro informático no sistema.
Se quiser responder em citação, depois de escrever na janela de resposta, faça copy/paste, volte atrás como se fosse responder normalmente, aplique o que copiou (em citação) anteriormente e faça, enviar ;) .

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
qwerty21

sexta jul 28, 2006 10:30 pm

leonildecarvalho Escreveu: Isso acontece quando faz uma resposta em citação e depois envia-a ;) . É um erro informático no sistema.
Se quiser responder em citação, depois de escrever na janela de resposta, faça copy/paste, volte atrás como se fosse responder normalmente, aplique o que copiou (em citação) anteriormente e faça, enviar ;) .

Leo
Ah, estou a perceber... Obrigado pelo esclarecimento.
E não é que funcionou? lol
Última edição por qwerty21 em domingo jul 30, 2006 5:39 pm, editado 1 vez no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jul 28, 2006 10:34 pm

Para a citação ficar em janela destacada, active o BBCode ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
alex_76
Membro Júnior
Registado: quinta mai 11, 2006 3:53 pm

segunda ago 07, 2006 10:24 am

Bom dia.
Como já aqui foi referido leia o meu tópico.
Pode ser que o ajude.

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... r=&start=0

Fale com o seu (sua) vet para ver o que ela diz e não dê calmantes aos gatos sem a "autorização" dele (a).
No meu caso parece estar a resultar pois depois de muitos problemas e muito tempo separados agora já estão junto há cerca de 1 mês e meio e continua tudo ok.
Espero que a sua situação tb se resolva pois eu sei a agonia que vivi durante os meses dos ataques...
:(

Alex
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta ago 11, 2006 9:27 am

qwerty21,

Já foi falar com um veterinário sobre o seu caso...? :?

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”