Estou a iniciar a minha entrada neste fórum(que conheci há pouco tempo) com um problema que ando a ter com os meus gatos(muito comum, diga-se...) e agradeço quaisquer sugestões que alguém tenha para o tentar resolver(tenho as minhas duvidas, mas nunca se sabe!). Passo a explicar:
Tenho 4 gatos(dois meninos e duas meninas). Elas têm dois anos(são irmãs) e eles são bastante mais velhos(um tem 4, outro 14). Sempre se deram muito bem uns com os outros:partilhavam brincadeiras, cobertores, caixotes, comida, televisões(sim, eles gostam de dormir em cima delas

Acontece que há uns meses o menino de 4 anos teve que ser internado numa Clínica Vet. por causa dos infames cristais de estruvite que lhe obstruiam a uretra. Nada de muito grave, mas ficou internado uns 3 dias.
Quando o fui buscar à Clínica o bicho estava doido: muito assustado, com feridas no corpo auto-infligidas, enfim, via-se que tinha passado um mau bocado. Pensei que isso passava quando ele voltasse ao seu ambiente conhecido mas tal não aconteceu...
Mal entrei em casa, soltei-o da caixa de transporte e ele correu a cheirar a casa toda e os gatinhos todos também. Eles não ligaram muito, menos uma das meninas. Na altura ela estava a dormir na minha cama e ele aproximou-se para a cheirar. Nesse momento ela começou a roncar-lhe. Achei estranho mas não fiz nada porque pensei que não passasse disso.
De repente atiram-se um ao outro numa briga como nunca tinha visto na minha vida. Quase que morria de susto. Para os separar foi um Inferno, fiquei todo arranhado e a sangrar por todo o lado(por incrível que pareça eles não ficaram feridos).
A partir daí eles não puderam mais estar soltos um ao pé do outro. Isto aconteceu há 4 meses. As coisas nunca mais voltaram ao mesmo.
Na altura em que a situação começou falei com a médica vet. à procura de aconselhamento. Ela sugeriu-me que o mantivesse isolado da menina com quem se dava mal por uns dias, com muito mimo e atenção que devia ir ao sítio. Não resultou.
Depois sugeriu que lhe desse um banho pois ele poderia ainda ter cheiros estranhos do tempo que passou na clínica e que poderiam estar a fazer com que ela pensasse que era outro gato. Também não resultou.
Depois, acabou por lhe receitar uns tranquilizantes muito leves e disse que em 15 dias+/- a situação devia melhorar. Nada.
Mais recentemente recomendou que tentasse aproxima-los um do outro(com supervisão) o máximo de tempo possível todos os dias para eles se começarem a tolerar melhor um ao outro. Não surtiu grande efeito, até porque a única maneira de os ter juntos é eu segurar num, e outra pessoa segurar noutro(de outra maneira eles correm instantaneamente um para o outro para brigar).
Cheguei a um ponto em que, apesar de já me ter conformado com a triste situação, fico muito preocupado pois por enquanto há mais pessoas na casa que podem tomar conta deles e garantir que se mantêm isolados,
mas isso não será sempre assim. E eles não merecem ter uma vida tão limitada como a que levam agora, pois ficar fechado num quarto ou numa casa-de-banho é limitador para as vidinhas que levavam...
Alguém tem alguma ideia/sugestão para tentar reabilitar estes gatos?
Obrigado!(e desculpem este "testamento")