Socorro, tenho um gato!!!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

eryka
Membro Júnior
Registado: sexta dez 30, 2005 9:08 am

sexta jul 28, 2006 11:01 pm

Olá Diogo!

Uma dica : Quanto aos arranhadores,eu pelo menos optei por ter 2,porque embora só tenha uma Xana,ela é fã de afiar as unhitas.Quando a trouxe para casa,deixei andar um pouco as coisas e ela "destruiu-me" os sofás...mas agora já n toca em nada,vai direitinha aos arranhadores!
Experimente o Lidl e o Jumbo. Comprei-os lá baratos,resistentes e ela simplesmente adora-os!

Boa sorte e veja se consegue pôr umas fotos para conhecermos o nosso novo afilhado!!
Bjs e esperamos noticias!
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

sexta jul 28, 2006 11:16 pm

Também gostei de ler a historia desse gatinho!
Parabéns pela atitude que teve, de após ter atropelado, ter-se preocupado com ele, poucos o fazem! Infelizmente....

Mas sobre arranhadores, passando a publicidade, no Lidl, esta quinta feira foram postos lá á venda uns... Não me lembro do preço, mas no site do Lidl tem lá Lidl.pt ;)

Espero por fotos! :)

Bjinhos
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
diogo_andrade
Registado: terça jul 25, 2006 11:34 pm

terça ago 01, 2006 7:21 pm

Boa tarde a todos

Desde já muito obrigado por todos os conselhos e ideias que aqui nos têm deixado.

O nosso pirralho, de seu nome Simão (os miudos é que escolheram por causa de um jogador da bola!!), foi ontém a mais uma ida ao veterinario.
Em 15 dias engordou 300gramas!!! Está agora com 1,200kg.
Come muito bem e brinca que se farta (agora deu em trepador de cortinados e em artista de queda livre dos mesmos...).
A anca está a recuperar bem e o peso está a evoluir bem.
O único aspecto aborrecido é que ele tem muitos parasitas internos. Após 3 desparasitações ainda deita imensas lombrigas nas fezes. Não sei como é que um gato tão pequeno pode ter tantos bichos dentro da barriga. Nos dias a seguir a cada desparasitação as fezes dele metem medo, não são fezes com lombrigas, são lombrigas com fezes!!
Hoje fez a 4ª desparasitação evamos ver como corre. Ja levou mais uma vacina e já mudou os dentes caninos.
Termómetro no rabo e cortar as unhas é que não é com ele. Começa a eriçar-se a faz um ruido que até a mim me deixa eriçado (mas é de medo).

Este fim de semana fomos ver os tais arranhadores com plataformas e honestamente, ficámos assustados com os preços. Tenho de admitir que alguns são quase obras de arte, mas o preço rondava os 250 euros ou mais...
Então fomos a alguns hipermercados e (passo a publicidade) no jumbo encontramos um gato com um centro em corda proprio para arranhar. Trouxemos esse brinquedo e também uns arranhadores de cartão aos quais ele acha muito mais piada (custavam 1euro cada, trouxemos logo 5).
Mas (e agora entra o toque feminino que que respeita à decoração do lar) a minha mulher adorou os tais arranhadores carissimos e como o meu sogro tem bastante jeito para carpintaria, ando eu agora na net a tirar varias imagens de arranhadores para imprimir e levar-lhe pois ele prontificou-se logo a construir-nos um arranhador (felizmente ainda há sogros que caiem do Céu, apesar de na altura em que a minha mulher – na altura namorada – nos apresentou, o senhor não me ter parecido nada angelical com o interrogatorio de 7º que me fez para saber das minhas intenções!!!).

Quanto aos suplementos sugeridos, a veterinaria não aconselha pois o Simão está a reagir bem à ração.
Entretanto eu andei a ler umas coisas aqui na net e fiquei com uma duvida: ele ontém levou um reforço da vacina para a leucemia felina, mas na net aconselhavam a fazer o teste antes e ele nunca fez. Sera que ele tão jovem pode ter a doença? E haverá problema em ter sido vacinado para uma coisa que talvez possa ter??
De qualquer forma, amanhã vou telefonar à veterinaria, mas se nos pudessem explicar melhor esta coisa da leucemia felina e do teste nós agradeciamos.
Também descobri na net que existem mais duas doenças graves nos gatos que são a peritonite felina e a sida felina, mas no boletim de vacinas não fala em vacinas para isto. Estas doenças não têm vacinas? Como é que se faz a sua prevenção??
Estas perguntas podem parecer-vos muito ignorantes, mas estamos mesmo baralhados e depois encontramos sites com termos técnicos e ficamos sem perceber à mesma.

Muito obrigado pela vossa atenção
Cumprimentos
Diogo Andrade

PS – Desculpem o texto enorme.
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

terça ago 01, 2006 8:01 pm

Ola , folgo em saber que o Simão (podia ser antes Baía :lol: ) está bem.

Quanto as tais plataformas nas perthops sao de facto muito caras, eu comprei o meu arranhador numa campanha no Carrefour e na altura custou 25€. MAs se tem um sogro com habilidade para as bricolages optimo ;)

No LIDL volta e meia também aparecem os ditos arranhadores e rondam também os 20€.

Quanto á sida felina e á leucemia eu fiz a ambos os gatos os teste rapido(é um kit tipo teste de gravidez) e deu negativo a ambos, os testes de recolha de sangue sao sempre mais fiaveis, no entanto fiz o de Kit e como deu negativo acabei por ficar descansada e nunca lhes dei vacina.

Não tenho bem a certeza mas julgo que só ha a vacina da leucemia a da sida penso que ainda não há...mas não tenho certeza mesmo...alguem lhe vira certamente dar mais pormenores ou corrigir-me se estiver a dizer disparate.

Se o seu receio é que de alguma forma seja contagioso para humanos, sossegue por que não é, apenas pode ser contagioso entre felinos.

Quanto ao dar a vacina sem antes fazer os testes pois nao sei, na altura em que andei a fazer o plano de vacinação dos meus fiquei com a ideia que de facto sendo eles positivos que nao se deveria dar, mas mais uma vez nao tenho a certeza, ja lá vai um tempito e as vezes a informação é tanta que acabamos um bocado esquecidos :?

Mas o melhor mesmo é que a vet lhe explique isso muito bem, e conselho meu, pergunte sempre á vet tudo, nao fique com duvidas nem tao pouco tenha receio de achar que esta a fazer perguntas tontas, nao somos veterinarios, nao temos a obrigação de adivinhar.
A função de um vet é esclarecer ate o dono ficar esclarecido...olhe eu sou uma valente melga :lol:

Boa sorte

E para quando uma foto do Simao?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça ago 01, 2006 10:00 pm

Boa noite diogo_andrade.

Os seus textos são sempre uma lufada de ar fresco... ;). Tem uma característica na sua escrita que dispõe bem!

Não existe vacina para a FIV. Se por acaso o felino for FELV positivo pode levar a vacina mas não é de todo necessária.
Mal comparado é como um tuberculoso levar a vacina contra a tuberculose! Sendo positivo já não precisa dela!

O teste eu só o recomendo se por acaso já houver outro gato na casa ou que venha a adquirir um companheiro felino para o já existente. E, por vezes, nem mesmo assim se forem gatos adoptados da rua em que a percentagem de serem positivos é enorme! E, a gatos bebés não se fazem os testes de FIV E FELV. Devem sempre ser efectuados a partir dos 6 meses para serem fiáveis! Ora, como a maioria das pessoas os adoptam ainda bebés, não sabem ao certo se serão positivos ou negativos até à data de virem a poder saber. Né? ;)

Boa sorte com esse sortudo ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
guilhasjardineiro
Membro Júnior
Registado: quarta jan 14, 2004 3:52 pm

quinta ago 03, 2006 10:26 am

só agora voltei a ter net e tive oportunidade de ler as suas duvidas
começo por lhe dar os parabens pela atitude que teve
relativamente às suas duvidas posso lhe dizer que tenho apreendido imenso aqui no forum.......mas aprendo tambem muito lidando com os meus gatos
quanto às plantas....o melhor que pode fazer é colocar casca de banana no vaso.....acredite é remédio santo, ainda não conheci um gato que gostasse de bananas....não é necessário bater-lhe (suavemente, claro....), não é necessário esconder as plantas......resumindo, é do melhor que há.......só tem mesmo que ter cuidado para não as deixar apodrecer no vaso....digamos que estéticamente isso não ficaria muito bem......;)
quanto aos arranhadores, a minha mãe teve uma grande ideia, colocou uma carpete velha nas costas de uma cadeira ainda mais velha.....ou seja é bringadeira pegada.....e trepa e pendura-se e arranha e sei mais o quê....;)
espero que tudo corra pelo melhor.......e vai ver que não há nada melhor que ter um amigo de quatro patas.......
treta
Membro
Registado: quarta jul 09, 2003 7:53 pm

quinta ago 03, 2006 11:08 am

Benvindo Diogo

Tenho andado tão deprimida e ocupada (ver o meu topico "maldadade humana") que só ontem à noite começei a dar uma vista de olhos pelos outros tópicos.

Devo dizer que depois do que passei fez me bem ouvir que afinal nem toda a gente é igual... ainda existem HUMANOS na terra!

Ao ler os posts compreendi que afinal eu tinha razão...estou farta de dizer que o meu Oscar é especial... e todos gozam comigo! mas é verdade...ele nunca me destriu plantas...nunca arranhou em nada que não fosse dele...tenho dois filhos, nunca mordeu, arranhou ou mesmo bufou para eles ou qualquer outra pessoa...

Nunca fez as suas necessidades fora do local apropriado...nunca tentou roubar comida. Quando tomamos uma refeição, temos o pratinho dele na cozinha...e lá vem ele jantar conosco! Os miudos já tentaram dar lhe comida (nossa...algo que não deixo, mas bem tentaram!)mas o Oscar não aceita! A unica comida (humana) que lhe dou é uma latinha de atum ao natural em ocasiões especiais!

Por isso não posso dizer que sei pelo que estã a passar :lol:
A unica traquinisse que ele me faz...é tentar ajudar me a trabalhar...vem teclar comigo...o que me atrasa sempre os trabalhos!!

Mas confesso que estes dias ...a falta que ele me faz, aqui em cima da secretaria ...deitado nos papeis que preciso de consultar...! :( :( :(

Boa sorte e felicidades para o seu bichaninho...numa coisa todos aqui concordamos...uma vida sem animais....é uma vida sem aventura! :D
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta ago 03, 2006 4:58 pm

mais um mafarrico preto :lol:
oisaias tb.é muito enfezado. tem mais de 1 ano,mas parece ter uns 5 meses mal desenvolvidos. pensei que nãomartcasse território. qual quê? depois das férias, vai à faca. mas este gato é muito arisco. só fez olinhos, para eu olevar para casa :)
anjjazul
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

quinta ago 03, 2006 5:22 pm

Os textos do Diogo, lavam-nos a alma :D

Venho seguindo este tópico desde o início, ri e comovi-me com a descrição que faz do que lhe aconteceu.

São pessoas assim, o Diogo e a sua mulher, que nos fazem ter ainda alguma esperança, nas pessoas e nas gerações que se estão a formar.

Os ensinamentos e exemplos que dão aos filhos, vão de certeza criar pessoas dignas e com sentido de justiça e honra.

Diogo, continue a contar-nos sobre a sua ferinha, será muito bom para todos nós, seguir a evolução do peste.

;) ;)

Isabel
diogo_andrade
Registado: terça jul 25, 2006 11:34 pm

terça ago 15, 2006 9:11 pm

Boa noite a todos

Aqui regresso, depois de umas merecidas ferias (com gato incluído).
O Simão está um reguila.
Apesar de não ter uma pata de tras ele salta sobre os sofás, trepa aos moveis e faz perseguições intermináveis pela casa.
O que é estranho é que estes ataques de energia só lhe dão de noite, assim lá para depois da meia noite. Estamos eu e a minha mulher na sala e de repente lá está o Simão com um ataque de energia - será normal?? :?:

Outras duvidas que temos são:
- quando os dentes caninos lhe estavam a nascer ele deitava um cheiro muito activo da boca, agora isso já passou mas a boca dele cheira sempre intensamente a ração, é normal?
- existe alguma forma de proteger o nosso gato da PIF?
- andamos a pensar leva-lo à rua de peitoral e coleira, acham aconselhavel? É que não gostamos de o ter sempre fechado em casa e para as janelas não o deixamos ir e custa-nos que o gato nunca mais sinta a rua sob as patas.
- por fim, o Simão não gosta de comer plantas: o hobby dele é decepá-las com uma dentada, afastá-las do vaso e ir esfregar-se todo na terra do vaso!!! Juro que até terra ele ja comeu! Será falta de alguma coisa?

Ele agora só vai à clinica veterinaria no fim do mês, mas já o pesamos e (grosso modo) parece ja estar com 1,800kg.
Felizmente já não tem deitado lombrigas pelo rabo!

Recentemente encontramos uns bicoitos para gato da whiskas (publicidade novamente) e é optimo para o encontrar, pois se chamarmos Simão ele nem se digna a acordar. Agora se agitarmos a caixa dos biscoitos numa ponta da casa ele vem disparado ter conosco!!! (sujeitinho interesseiro hem??)

Agradeço a todos os que nos responderam, agradeçemos os elogios (embora não tenhamos feito mais do que a nossa obrigação - a nosso ver) e gostava muito que nos respondessem as nossas duvidas.

:!: Afinal há mais uma questão: agora que tem quase todos os dentes definitivos (que mais parecem armas brancas de destruição) ele está a ganhar um gosto por nos mordiscar. Ora isto comigo e com a minha mulher ainda poderia ser aceitavel, mas com os miudos é absolutamente impensavel. Como é que lhe tiramos este hábito???

Obrigado pela vossa atenção
Cumprimentos
Diogo Andrade

PS: Ainda não há fotos do Simão pois durante as ferias houve uma trovoada seca e o Simão assustou-se de tal forma com os relâmpagos que se escondeu no primeiro sitio que encontrou - enfiou-se de rajada dentro da mala da minha mulher!!!
O susto foi tão grande que urinou a mala toda.. Resultado: a digital e o telemóvel da minha mulher não tiveram recuperação (já para não falar da mala que, por muito que a lavemos, continua a cheirar a urina de gato; e os documentos idem :o ).
Agora uma nova digital, só quando as finanças permitirem, mas quando houver colocarei aqui as fotos do Simão.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça ago 15, 2006 9:27 pm

diogo_andrade Escreveu: (...)
O que é estranho é que estes ataques de energia só lhe dão de noite, assim lá para depois da meia noite. Estamos eu e a minha mulher na sala e de repente lá está o Simão com um ataque de energia - será normal?? :?:
Sim, é normal em gatos que durmam muito durante o dia. O melhor para estes casos é arranjar-lhe um companheiro de brincadeiras...!
diogo_andrade Escreveu:Outras duvidas que temos são:
- quando os dentes caninos lhe estavam a nascer ele deitava um cheiro muito activo da boca, agora isso já passou mas a boca dele cheira sempre intensamente a ração, é normal?
- existe alguma forma de proteger o nosso gato da PIF?
- andamos a pensar leva-lo à rua de peitoral e coleira, acham aconselhavel? É que não gostamos de o ter sempre fechado em casa e para as janelas não o deixamos ir e custa-nos que o gato nunca mais sinta a rua sob as patas.
É normal a boca cheirar a ração. Afinal, eles não lavam os dentes...né?
Para o proteger da PIF, uma das coisas é NUNCA o levar à rua. Logo, dá-lhe menos hipóteses de contágio!
Pode deixá-lo ir até às janelas desde que coloque janela de rede, de protecção, para o compensar...! Eles gostam e assim já não fica com tanta pena dele.
diogo_andrade Escreveu:- por fim, o Simão não gosta de comer plantas: o hobby dele é decepá-las com uma dentada, afastá-las do vaso e ir esfregar-se todo na terra do vaso!!! Juro que até terra ele ja comeu! Será falta de alguma coisa?
Cuidado com as plantas. Ele ao trincá-las, a língua entra em contacto com a seiva da mesma e algumas são bem venenosas!
Compre erva para gatos. Já a há germinada, em vasos e, ou então, compre as sementes e disponha-as num vaso. Eles gostam e precisam para se purgarem!
(...)
diogo_andrade Escreveu:Recentemente encontramos uns bicoitos para gato da whiskas (publicidade novamente) e é optimo para o encontrar, pois se chamarmos Simão ele nem se digna a acordar. Agora se agitarmos a caixa dos biscoitos numa ponta da casa ele vem disparado ter conosco!!! (sujeitinho interesseiro hem??)
Desde que dados tipo miminho, não lhes faz mal. Contudo, não exagere na quantidade... mas esse processo dos biscoitos, foi um dos que usei para "educar" as minhas gatas.

(...)
diogo_andrade Escreveu: :!: Afinal há mais uma questão: agora que tem quase todos os dentes definitivos (que mais parecem armas brancas de destruição) ele está a ganhar um gosto por nos mordiscar. Ora isto comigo e com a minha mulher ainda poderia ser aceitavel, mas com os miudos é absolutamente impensavel. Como é que lhe tiramos este hábito???
Não deixar! Dar-lhe um ralhete forte, como um NÃO!!! Ainda, cada vez que ele for mordiscar, meta-lhe um dedo goela abaixo. Ele vai sentir um vómito e larga. Se lhe fizer isso variadas vezes, ele pára e começa a associar... até que desiste ;)

(...)

Estou a ver que esse sortudo faz as delícias da família... ;) :D

Continuação de momentos felizes com ele.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
1brasileira
Membro Veterano
Registado: terça jul 25, 2006 8:43 pm

quarta ago 16, 2006 12:08 pm

Olá Diogo,

Que bom saber que mesmo dando prejuízos o gatinho conquistou a família ;) ;)

Claro que a leonilde já respondeu todas as suas dúvidas muito bem respondidas, eu só gostaria de fazer um acréscimo sobre os ataques de energia noturnos...

Os gatos por natureza são animais noturnos, mas acho que devemos adaptá-los aos nossos horários, o meu mais novo adora fazer uma farra noturna e pior é que acorda a outra :evil: :evil:

A solução é a mesma do que para crianças que trocam o dia pela noite, tentar deixá-lo bem cansado brincando antes de dormir e ignorar suas brincadeiras durante a noite, aos poucos está dando resultado lá em casa, mas os meus gatos ainda tem seu sono mais profundo na parte da tarde quando ficam sozinhos :? :?

Assim quando chegamos em casa eles estão cheios de disposição :o
<p>"Mulheres e gatos fazem o que querem, enquanto que os homens e c&atilde;es devem relaxar e se acostumar com esta id&eacute;ia."&nbsp; Robert Heinlein (1907 - 1988)

</p>
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

quarta ago 16, 2006 1:43 pm

Sempre me encanta a sua forma de descrever a evolução do Simão :lol:

Apesar de ter três gatos, não acho que seja a pessoa indicada para dar conselhos, continuo a precisar da minha conselheira de serviço, que é a Leo e, como sempre, o está a acompanhar muito bem.

Agora e falando da minha experiência, estas pestes, dormem o dia inteiro, no final da tarde início da noite, parece que são ligados à electricidade, correm, saltam, brincam, batem-se e querem mimos e disputam-nos à estalada uns com os outros, de madrugada, fazem grandes correrias por cima de mim e se tento ignorá-los, mordem-me os pés e dão-me patadinhas na cara :evil: :evil: também vão deitando ao chão algumas coisas que estão em cima dos móveis :evil:

Agora que estou de férias, gostaria de dormir mais um pouco, qual quê?
Enquanto não lhes der um pouco de atenção, não vale a pena ;)

Às vezes só me apetece abrir a janela e aatirá-los fora 8) ;) :lol:

As plantas em casa? Desisti.

Por mais que façamos, andam sempre um passo à nossa frente, no que toca a asneiras.

:x ;) :lol: :lol:

Isabel
Responder

Voltar para “Gatos”