Olá!
Segundo o que me disseram quanto mais cores tiver uma ração, maior a quantidade de corantes, logo mais produtos químicos. A Whiskas e Friskies têm bastantes cores. Para comparar tabelas, aconselharam-me a ver a lista de ingrediente: segundo uma norma europeia, os ingredientes têm de vir descritos por ordem decrescente, sendo que o ingrediente presente em maior quantidade tem de vir em 1º, o segundo ingrediente em maior quantidade em segundo e por aí fora. A maior parte das rações de super/hipers têm como principal ingrediente milho e só depois carne ou até subprodutos de carne (as tais patas e afins). Nas marcas de melhor qualidade (as que eu conheço são a Royal Canin gama veterinária, Hill's, Purina Pro Plan, Eukanuba, mas de certeza que há mais) o primeiro ingrediente é carne. Quer a carne, quer os subprodutos são fonte de proteína válidas, o problema é a qualidade e daí a diferença de preço entre as várias marcas.
Agora qual a melhor ração é uma pergunta difícil. Do ponto de vista de saúde dos gatos, as rações da gama veterinária (as que eu conheço e referi. Não conheço a nutro nem outras marcas que referiram) são muito melhores, pois vão ajudar a prevenir problemas a longo prazo e até podem prolongar a esperança de vida.
Mas se me disserem que para a vossa alimentação compram comida da mais barata é óbvio que ninguém vos pode censurar por comprar uma ração de qualidade média tipo Whiskas ou Friskies. Cada um dá o melhor que pode. Tomara nós comermos as comidas mais saudáveis todos os dias.
Marcas brancas tipo marcas de super/hipers é que desanconselho porque conheço bastantes casos de problemas gastrointestinais quer em gatos como em cães.
A Cat chow penso que esteja ao nível da Whiskas porque já vi há venda em Portugal. A Purina tem como gamas a Friskies, a Cat Chow, A Purina ONE (a que se encontra nos supers) e a Purina ProPlan (nos vets).
Supostamente a Royal Canin afirma que com a ração deles as fezes ficam mais compactas e com menos cheiro, mas pelo menos nos meus gatos, o cheiro é igual