Problemas em arranjar um amigo para o bolacha...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Liserd
Membro Júnior
Registado: quarta abr 26, 2006 5:07 pm

sexta ago 25, 2006 3:41 pm

Boas pessoal

Desde que me deram o meu Bolacha (sim é um gato chamado Bolacha porque eu e a minha namorada pensavamos que era uma gata até o vet tirar as duvidas :lol: :lol: :lol: ), que temos a ideia de lhe arranjar um amigo ou amiga.

Apesar de passar algumas horas sozinho enquanto estamos no trabalho, nunca me pareceu triste por ficar sozinho e não há nada melhor do que chegar a casa do trabalho e enche-lo de mimos.

à coisa de 3 semanas um colega meu que tem um gatinho pequenino (o Cocas), teve de se ausentar de casa durante uma semana e pediu-me se eu podia ficar com ele durante essa semana lá em casa com o meu.

O meu Bolacha já tem sete meses enquanto o Cocas só tem 2 e meio.

Quando ele o deixou lá em casa, começaram imediatamente a lutar um com o outro e passaram umas 2 horas naquilo até que o meu já sangrava da gengiva e o Cocas já tinha um arranhão numa orelha.
Tive de os separar, deixando o Bolacha na cozinha e metendo o Cocas no quarto de visitas.

Consultei várias vezes o forum para tirar algumas dicas, mas nada parecia resultar.

A partir do segundo dia o Bolacha ficou deprimido e assim continuou o resto da semana, comia pouco ou nada, não nos ligava nenhuma, nem a mim nem à minha namorada nem ao Cocas.

Passada a semana o meu colega finalmente veio buscar o Cocas e qual não foi o nosso espanto quando o Bolacha viu o Cocas a ir embora voltou a ser o antigo Bolacha meigo e brincalhão.

Será que neste caso não convem arranjar-lhe um amigo ou com o tempo aquilo passa-lhe. É que não gostei nada de ver o meu Bolachinha naquele estado.

Desculpem o testamento.

1 Abraço
shanaia
Registado: sexta ago 25, 2006 10:23 am

sexta ago 25, 2006 3:52 pm

Na minha opinião o seu bolacha ficou com ciumes do cokas, acho que agora não é boa altura para lhe arranjar um amigo quisá com o tempo, pelos vistos o bolacha gosta de ser o único e o centro de todas as atenções.
F_Maia
Membro Veterano
Registado: sexta jun 16, 2006 2:04 pm

sexta ago 25, 2006 4:29 pm

Por aquilo que tenho lido, uma semana é muito pouco tempo para conseguir juntar dois gatos! Há quem tenha de esperar semanas até começar a ver resultados de uma aproximção amigável entre os gatos...
Existem inumeras dicas neste forum sobre como juntar dois gatos, mas o essencial é que deve ser feito aos poucos e pelo que me deu a parecer você fez uma apresentação muito brusca entre os dois, não lhes cortou as unhas, provavelmente deu muita mais atenção ao novo gato do que ao residente, etc...tudo procedimentos errados na apresentação de dois gatos, por isso é mais que natural que o seu gato tenha reagido dessa maneira!
E sim, pode arranjar-lhe um companheiro desde já! Aliás, quanto mais cedo melhor...pelo menos esse é o conselho que me têm dado, porque eu também só tenho um gato e se ele tivesse uma companhia, apesar de ele ser um mimalho, só lhe ia fazer bem! Só não tenho porque ainda não tenho estabilidade para arcar com mais uma responsabilidade...

;)
<p><strong>A minha assinatura anterior era bem menos interessante que esta....</strong></p>
Liserd
Membro Júnior

sexta ago 25, 2006 5:01 pm

Boas

Obrigado pelas respostas rápidas.

F_Maia, não percebi essa da apresentação brusca, simplesmente deixei-os andar pela casa livremente até que tive de os separar passado algum tempo.

Não corto as unhas a gatos porque acho que é contra natura, eles precisam delas.

Não dei mais atenção ao outro gato, aliás foi uma das coisas em que tivemos mais cuidado foi nessa, para além de separar as taças de comida e a areia para além de nas duas primeiras noites terem dormido em divisões diferentes.
Andava sempre de volta deles para que não se magoassem.

Mas o que me parece é que o Bolacha para além de ser mto ciumento é mto territorial e não gosta nada que alguem lhe invada o território seja lá o k for.

Ele comporta-se da mesma maneira com a cadela da minha namorada e com o gato do meu irmão, apesar de que com esse como são mais ou menos da mesma idade, não se note tanto.

1 Abraço
1brasileira
Membro Veterano
Registado: terça jul 25, 2006 8:43 pm

sexta ago 25, 2006 5:09 pm

Realmente parece a apresentação foi brusca demais..

Não sei se entendi direito mas vc deixou eles ficarem brigando 2 horas para depois separá-los? :o :o :o :o :o

Meus gatos levaram quase 1 mês para se adaptarem um ao outro, a vantagem é que o mais novo era assustado então ficava escondido eu não precisava isolá-lo, mas se vc for isolar alguém tem que ser o que chegou por último, o mais antigo tem que saber que é o que "manda".
pelos vistos o bolacha gosta de ser o único e o centro de todas as atenções.
É claro que ele gosta de ser o centro das atenções, como qualquer um, mas e quando ele não puder ser o centro das atenções? E quando a família precisar sair por períodos mais prolongados, e quando vier uma visita e ele ficar de lado? há inúmeras outras situações que o gato poderá se sentir em segundo plano.

Na minha opinião por mais mimado que seja o gato ele não pode ser o centro das atenções o tempo todo, ninguém pode dar tanta atenção à um gato quanto outro gato ;) ;) ;)

A propósito tem um gato muito bonzinho que está precisando de um lar urgente, dê uma olhadinha no tópico "gatarrão, versão pacholinhas"
<p>"Mulheres e gatos fazem o que querem, enquanto que os homens e c&atilde;es devem relaxar e se acostumar com esta id&eacute;ia."&nbsp; Robert Heinlein (1907 - 1988)

</p>
Liserd
Membro Júnior

sexta ago 25, 2006 6:27 pm

Não os deixei 2 horas à porrada se é isso que queres dizer...

Ao principio parecia mais brincadeira que outra coisa, mas quando a coisa começou a ficar mais séria separei-os.

Talvez uma semana tenha sido pouco tempo,mas para mim foi uma eternidade ver o meu bixinho daquela maneira.

De qq forma ele vai ser castrado daqui a uma semana, por isso não deve ser a melhor altura para lhe arranjar um amigo.

1 Abraço
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

sexta ago 25, 2006 6:48 pm

Boa Tarde Liserd.

Quando ele o deixou lá em casa, começaram imediatamente a lutar um com o outro e passaram umas 2 horas naquilo até que o meu já sangrava da gengiva e o Cocas já tinha um arranhão numa orelha.
Tive de os separar, deixando o Bolacha na cozinha e metendo o Cocas no quarto de visitas.

Pode-lhe ser difícil aceitar que uma semana é pouco tempo para socializar dois gatos, mas é pouco sim. Também sei que é difícil para nós, separarmos os bichos uns dos outros, mas tem que ser e a aproximação tem que ser feita a pouco e pouco e sempre quando estamos presentes.

Quando nos ausentamos temos mesmo que os separar. Devagar, com muita paciência e mimos eles vão lá.

Da minha experiência, também resulta a opinião que é melhor ter 2 em vez de um só, acabam por ser mais felizes.

Mandar esterilizar o seu Bolacha é uma boa decisão e até irá facilitar a aceitação de outro gatinho, ou gatinha. Vá consultando diversos tópicos que há aqui sobre o assunto, ajundam muito.

Sorte para todos.

Isabel
1brasileira
Membro Veterano
Registado: terça jul 25, 2006 8:43 pm

sexta ago 25, 2006 6:52 pm

Não os deixei 2 horas à porrada se é isso que queres dizer...
Agora já entendi, é que quando escrevi não tinha lido sua resposta :oops:

Eu achei que ele já fosse castrado, com os gatos que não são castrados é tudo muito mais difícil, principalmente com outro macho ;)

Com uma fêmea ia ser mais fácil, porém logo vc ia ter netinhos :lol: :lol:

A recuperação da castração é super rápida principalmente nos machos, vc já pode até ir procurando o companheiro(a) para ele e vai ver que será muito mais fácil, mas lembre-se de isolar o gato mais novo logo que ele chegar e vá soltando aos pouquinhos

Sobre as unhas, a F_maia não quis dizer arrancar as unhas e sim cortar as pontas, seu veterinário nunca fez isso? elas crescem de novo rapidamente, é só para arrendondar um pouco as pontas e não machucar tanto quem levar o arranhão (seja humano, gato ou móvel) ;)
<p>"Mulheres e gatos fazem o que querem, enquanto que os homens e c&atilde;es devem relaxar e se acostumar com esta id&eacute;ia."&nbsp; Robert Heinlein (1907 - 1988)

</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta ago 25, 2006 10:36 pm

1brasileira Escreveu: (...)A propósito tem um gato muito bonzinho que está precisando de um lar urgente, dê uma olhadinha no tópico "gatarrão, versão pacholinhas"
Obrigada 1brasileira ;) por se ter lembrado deste melado que tão urgentemente precisa de alguém que o adopte... :(

Liserd,

Qualquer apresentação deve ser feita gradualmente. Há casos, como foi o do Zé Maria (ex pacholinhas) que foi logo introduzido na colónia existente, os gatos da Isabel... mas na maioria dos casos, especialmente quando só existe um gato residente, a apresentação tem de ser feita com mais cuidados e pormenores... porque na maioria dos casos, o gato residente como é único, teve o território só para si, pode sentir-se ameaçado... no seu território invadido...! Então, se as coisas forem feitas passo a passo, tudo corre dentro duma melhor "normalidade"... ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Liserd
Membro Júnior

sábado ago 26, 2006 4:04 pm

Boas pessoal

Mais uma vez obrigado pelas respostas rápidas.

Em relação às unhas, não as corto porque para além de ter medo de o magoar, ele felizmente escolheu um sofá velho que tenho no quarto de visitas para aranhar e eu não me importo que ele lá vá.

Antes esse que o da sala... :lol: :lol:

Acho que vou mesmo esperar que ele faça e recupere da castragem para lhe arranjar um amigo.

Vou tentar fazer as coisas com mais calma e seguir algumas das dicas que vcs já me deram para ver se corre tudo bem.

1 Abraço
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado ago 26, 2006 6:39 pm

Liserd Escreveu:
Em relação às unhas, não as corto porque para além de ter medo de o magoar,
O vet pode sempre apará-las ;)

Quando adquirir um amiguinho para ele, terá de as cortar a ambos para que nos primeiros confrontos não se magoem... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”