Olá a todos
Há cerca de um mês encontrei um gatinho no meio da estrada. Adoptei-o porque adoro gatos e foi um impulso, não foi o melhor momento mas enfim... chama-se Joy e deve ter cerca de 2 meses e meio. Ainda não foi vacinado porque quando chegou ainda era muito cedo segundo o veterinário, depois começou a expilrar e com um remelinhas nos olhos e esteve a tomar antibióticos 10 dias. Vai ser vacinado na próxima semana.
Precisava de conselhos sobre como o educar para não arranhar e morder. Ele agarra-me o braço com as duas patas e começa a lamber e depois morde, detesto estar sempre a pô-lo no chão e ralhar mas não quero que se torne um hábito. E ainda agora, que estou no computador, ele sobe-me para o colo arranhando-me ligeiramente as pernas, morde-me o braço e volta a descer - isto constantemente. Não tem fome e tem centenas de brinquedos (alguns dele mais tudo que encontra na casa) arranhador e tudo, mas parece que tudo perde a piada muito depressa, menos eu.
O pior ainda é que há uns 3 dias apareceram-me 5 marcas redondas na pele (1 no braço, 4 nas coxas) e pode ter sido outra coisa qualquer, mas receio que seja alguma bactéria das unhas dele. Estou a aplicar Halibut e se não passar vou ao médico, claro, mas tenho de controlar a situação com o Joy enquanto ele é pequenino. Ou será normal?
Também nunca lhe dei banho. Limpo-o todos os dias (agora só de manhã, nos primeiros dias limpava-o 2 ou 3 vezes ao dia) com toalhetes de bébé. Será aconselhável dar-lhe banho? Eu sempre ouvi dizer que faz mal dar banho aos gatos, mas como este vai ser castrado e viver sempre dentro de casa (até gostava de o deixar dormir na minha cama) não sei se será higiénico.
Outra situação é a minha cadela (Lula), que também me apareceu por aqui há cerca de um ano (praticamente um ano antes do Joy) e tem agora perto de ano e meio. Ela fica maluca quando o vê, ele só quer ir para a beira dela, mas está a custar-me ganhar confiança para os deixar brincar juntos. Tanto um como outro têm muita energia, a Lula pesa cerca de 19Kg, o Joy pesava há 15 dias 920gr. Deixo-os juntos só uns minutos por dia, sempre a controlar a Lula e a fazer-lhe festas, mas será o melhor a fazer? Se continuar assim até ele ganhar "corpo" para se defender, não será tarde para que eles se tornem amigos? A Lula tenta sempre agarrá-lo e eu não deixo, o Joy também lhe tenta agarrar o focinho com as patas ou a cauda. quando é a cauda até é engraçado, eles a andar às voltas e eu junto a controlar. Mas tenho medo que ele a arranhe e ela reaja com a brutalidade dela. Sim, porque a Lula não é nada meiga nas brincadeiras, tem patas pesadas e uma agilidade incrível. Foi muito maltratada nos primeiros meses de vida e só tem 3 estados: triste, deitada com o focinho entre as patas, de barriga para cima à espera de miminhos, e super agitada a correr e a pular contra tudo. Colocar-lhe trela é matá-la, deita-se e não sai dali até que se a tire, e veterinário é o maior pesadelo dela (apesar de ser uma excelente pessoa e ter feito por ela o que nenhum outro faria, vindo a casa tratá-la regularmente nos primeiros meses). Foi esterilizada em Janeiro logo depois do 1º cio por isso pensava que não tinha instinto materno, mas aqui há dias uma amiga veio visitar-nos com o bébé de 18 meses e a Lula foi impecável, cheia de cuidados, até lhe dava a bola (coisa que nunca faz connosco) e em nenhum momento ameaçou deitá-lo ao chão, só lhe lambia a cara e as mãos e corria para longe, vindo depois a abrandar à distância.
Isto está um bocado confuso porque estou a tentar escrever rapidamente para ir colocar o Joy para dormir e entretanto misturei a Lula à conversa e tinha o que escrever até de manhã. Mas gostava das vossas opiniões, já tive muitos animais em criança mas estes são os primeiros pelos quais sou responsável realmente e os outros que tive eram criados fora de casa, sem veterinários ou rações.
A propósito de rações, não tenho aqui o nome da do Joy mas comprei-a ao veterinário e é própria para gatos que vão ser castrados. Só que ele adora peixe e não resisto a dar-lhe um bocadinho, sempre sem peles nem espinhas, quando comemos peixe cozido (2 a 3 vezes na semana). Será que estou a fazer mal? Sei que a ração tem tudo o que ele precisa, mas ele quando sente o cheiro de peixe põe-se a miar desesperado, tenho de o fechar no quarto até acabar de comer. Será que lhe pode fazer mal este deslize?
Questões sobre gatinho que arranha
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Boas.
Com dois meses e meio, o que ele quer é brincar consigo. faz das suas pernas, postes para trepar...
. Se lhe pegar ao colo e lhe prestar mais atenção quando, p.e., está ao computador, pode até colocá-lo no seu colo (agora mesmo tenho a Leo ao meu colo), vai ver que ele vai gostar
.
Nessa idade é muito complicado que entendam um NÃO! Brinque com ele!
Compre-lhe um arranhador para ele desgastar as unhas.
Ainda, mantenha as pontinhas cortadas até para não ferir o cão durante a brincadeira!
Se o cão e o gato se dão bem, boa! Tem é mesmo de continuar a mantê-los separados quando se ausenta porque o gatinho ainda é indefeso..! Depois que cresça mais, já tem mais "tino" e agilidade de salto para saltar para um local alto caso se queira refugiar do cão!
Quanto à ração, deve dar-lhe ração para Kittens e não ração para gatos castrados! (não existe ração para gatos que "vão ser castrados")
Nunca lhe dê leite para consumo dos humanos! Se lhe quiser dar leite, compre leite de substituição! Os gatos, especialmente gatos bebés, fazem reacção adversa à lactose do leite de vaca podendo mesmo, em certos casos, causar muito sofrimento e graves problemas ao animal!
Quanto a dar peixe 3 vezes por semana, cuidado porque o peixe contém muito fósforo o que pode pôr em causa o sistema urinário do pequeno felino!
Dê-lhe só tipo miminho como uma vez por semana. E NUNCA do que cozinham para comerem! Esse, deduzo, que contenha sal ao paladar para vosso consumo, o que irá fazer muito mal ao gatinho!
Boa sorte,
Leo
Com dois meses e meio, o que ele quer é brincar consigo. faz das suas pernas, postes para trepar...

Nessa idade é muito complicado que entendam um NÃO! Brinque com ele!
Compre-lhe um arranhador para ele desgastar as unhas.
Ainda, mantenha as pontinhas cortadas até para não ferir o cão durante a brincadeira!
Se o cão e o gato se dão bem, boa! Tem é mesmo de continuar a mantê-los separados quando se ausenta porque o gatinho ainda é indefeso..! Depois que cresça mais, já tem mais "tino" e agilidade de salto para saltar para um local alto caso se queira refugiar do cão!
Quanto à ração, deve dar-lhe ração para Kittens e não ração para gatos castrados! (não existe ração para gatos que "vão ser castrados")
Nunca lhe dê leite para consumo dos humanos! Se lhe quiser dar leite, compre leite de substituição! Os gatos, especialmente gatos bebés, fazem reacção adversa à lactose do leite de vaca podendo mesmo, em certos casos, causar muito sofrimento e graves problemas ao animal!
Quanto a dar peixe 3 vezes por semana, cuidado porque o peixe contém muito fósforo o que pode pôr em causa o sistema urinário do pequeno felino!
Dê-lhe só tipo miminho como uma vez por semana. E NUNCA do que cozinham para comerem! Esse, deduzo, que contenha sal ao paladar para vosso consumo, o que irá fazer muito mal ao gatinho!
Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Obrigada Leo,
Ainda aqui estou, o Joy acabou por adormecer ao colo.
A ração é da Royal Canin, Weaning, e segundo o veterinário é o que recomenda para gatinhos que vão ser castrados.
Quanto ao peixe, realmente é do que nós comemos, mas dou-lhe só mesmo um bocadinho e a minha mãe cozinha com muito pouco sal, tenho sempre de acrescentar para mim.
O arranhador ele tem e até é o brinquedo de que gosta mais, mas não evita que me arranhe toda. E não é falta de atenção, estou em casa (procura de emprego) e passo a maior parte do dia entre o Joy e a Lula. além disso a minha mãe também está a adorar o gato, quando eu não estou com ele quase de certeza que ela está. Só que a ela ele não arranha, ou muito pouco, há uma certa distância que comigo não tem. Por exemplo, comigo sobe-me para os ombros e desce pelas costas, como é Verão e a roupa é fina as unhitas acabam por arranhar. E a maneira como morde, primeiro lambendo... eu desconfio que ele pensa que sou a mãe e está à procura de mama, mas se não o afasto logo ele aperta cada vez mais a pele do braço e magoa mesmo. No início eram os dedos dos pés, tive de mudar para chinelos fechados.
Ainda aqui estou, o Joy acabou por adormecer ao colo.
A ração é da Royal Canin, Weaning, e segundo o veterinário é o que recomenda para gatinhos que vão ser castrados.
Quanto ao peixe, realmente é do que nós comemos, mas dou-lhe só mesmo um bocadinho e a minha mãe cozinha com muito pouco sal, tenho sempre de acrescentar para mim.
O arranhador ele tem e até é o brinquedo de que gosta mais, mas não evita que me arranhe toda. E não é falta de atenção, estou em casa (procura de emprego) e passo a maior parte do dia entre o Joy e a Lula. além disso a minha mãe também está a adorar o gato, quando eu não estou com ele quase de certeza que ela está. Só que a ela ele não arranha, ou muito pouco, há uma certa distância que comigo não tem. Por exemplo, comigo sobe-me para os ombros e desce pelas costas, como é Verão e a roupa é fina as unhitas acabam por arranhar. E a maneira como morde, primeiro lambendo... eu desconfio que ele pensa que sou a mãe e está à procura de mama, mas se não o afasto logo ele aperta cada vez mais a pele do braço e magoa mesmo. No início eram os dedos dos pés, tive de mudar para chinelos fechados.
-
- Membro Veterano
Quando ele insistir em morder, enfie um dedo na boca dele até à goela. faça isso quantas vezes seja necessário. Vai ver que com a continuação, ele vai perceber que quando morder, algo corre mal para o lado dele :p
.
Quando têm a mãe por perto, elas ensinam-nos a não morder. Quando não há a gata mãe, temos de ser nós a ensiná-los
Cuidado com o peixe mais que uma vez por semana...
. Ele ainda é muito bebé!
Boa sorte,
Leo

Quando têm a mãe por perto, elas ensinam-nos a não morder. Quando não há a gata mãe, temos de ser nós a ensiná-los

Cuidado com o peixe mais que uma vez por semana...

Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Ok, já experimentei meter o dedo mais para dentro da boca dele quando me morde em vez de tentar tirar, e funcionou, ele não gostou nada e parou. Vamos ver até quando se lembra.
Também já experimentei borrifá-lo com água e funciona. Tenho um pequeno vaporizador e usei-o duas vezes, ele agora quando o vê pára logo. O problema é que a casa é grande e o vaporizador nem sempre está à mão, tinha de encontrar uma solução mais definitiva que o medo do borrifador.
Quanto a morder... é piada, certo? eu não tenho dentes de gato, onde é que ia morder um gatinho tão pequenino de forma a que ele sentisse mas sem o magoar? Antes quero que continue ele a morder-me a mim.
Ensinei-o foi a dar beijinhos. Quando lhe limpo as patinhas, dou-lhe beijinhos e agora ele parece que imita o barulho quando o deixo aproximar-se da minha cara. Ainda me assusta quando vem com as duas patas para a minha cara, mas por diversas vezes contive-me para não recuar e ele pousa as duas patas e lambe-me o maxilar fazendo um ruído baixinho estilo "tche tche".
Também já experimentei borrifá-lo com água e funciona. Tenho um pequeno vaporizador e usei-o duas vezes, ele agora quando o vê pára logo. O problema é que a casa é grande e o vaporizador nem sempre está à mão, tinha de encontrar uma solução mais definitiva que o medo do borrifador.
Quanto a morder... é piada, certo? eu não tenho dentes de gato, onde é que ia morder um gatinho tão pequenino de forma a que ele sentisse mas sem o magoar? Antes quero que continue ele a morder-me a mim.
Ensinei-o foi a dar beijinhos. Quando lhe limpo as patinhas, dou-lhe beijinhos e agora ele parece que imita o barulho quando o deixo aproximar-se da minha cara. Ainda me assusta quando vem com as duas patas para a minha cara, mas por diversas vezes contive-me para não recuar e ele pousa as duas patas e lambe-me o maxilar fazendo um ruído baixinho estilo "tche tche".
-
- Membro Veterano
Ainda bem.NFSerra Escreveu: Ok, já experimentei meter o dedo mais para dentro da boca dele quando me morde em vez de tentar tirar, e funcionou, ele não gostou nada e parou. Vamos ver até quando se lembra.
Vai ver que ele vai parar com o acto de morder...

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Leo55, esta é a última vez que leio seja o que for que vc escreva por isso esteja à vontade para continuar com as parvoíces até os moderadores repararem. Lamento mas não tenho tempo para estar a ler o que escreve, no máximo posso denunciar aos webmaster cada mensagem sua. É só.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm
Olá, NFSerra, se quer habituar o seu gato a tomar banho, não o assuste com o borrifador, porque ele depois não vai querer ver água á frente.
Essa da ração, espantou-me, nunca tinha ouvido falar numa ração para gatos que vão ser castrados, e ao mesmo tempo é para gatinhos bebés também?
É melhor ver isso, daa ração, ele só será castrado quando atingir a maturidade, lá para os 6 meses e até lá, ele deve de comer ração própria para o desenvolvimento dele.
Mena
Essa da ração, espantou-me, nunca tinha ouvido falar numa ração para gatos que vão ser castrados, e ao mesmo tempo é para gatinhos bebés também?
É melhor ver isso, daa ração, ele só será castrado quando atingir a maturidade, lá para os 6 meses e até lá, ele deve de comer ração própria para o desenvolvimento dele.
Mena
Bom dia MRF
Quanto ao borrifador, acredito que ele não o associa a água. É um frasquinho de "Evian" que comprei quando estava muito calor, borrifa muito pouca água de cada vez (senão já tinha acabado) mas refresca bastante. O Joy detesta água fria (até para beber) mas adora água morna, muitas vezes quando acabo de tomar banho entra-me para a banheira e fica a passear lá dentro. Ainda não lhe dei banho porque quando o recolhi falei com o veterinário que me disse para o limpar com toalhetes de bébé e não sei qual a altura ideal para começar a dar-lhe banho ou se é mesmo necessário, porque ele é muito limpinho e complemento a limpeza com os toalhetes. Será que devo mesmo dar-lhe banho? A partir de que idade?
Quanto à ração, comprei-a ao veterinário. Comprei um saco de 2 Kg mais um kit inicial de 400gr que continha também uma medida, uma série de folhetos e um livrinho sobre o gato. Posso-lhes garantir que esta linha ("Waltham") da Royal Canin é específica para gatos castrados. Não sei se tem diferença a alimentação até aos 4 meses, mas o saco seguinte é "dos 4 meses até à esterilização" e o outro a seguir "Gato esterilizado até aos 7 anos". Pode ser uma linha nova, pensada desde o início para gatos esterilizados. Parece-me de confiança, não sei.
Tive muita dificuldade para fazer o Joy habituar-se à ração, no início só queria leite. Dei-lhe leite "Whiskas" nos primeiros dias mas o veterinário aconselhou-me a parar porque esta ração tem tudo o que ele precisa. Para o fazer comer junto-lhe água a pequenas quantidades de comida, assim ele também bebe líquidos. Tem sempre 3 tacinhas: água, água com ração, ração. Mas geralmente tenho de ir mexer-lhe na comida para que ele coma. Acho-o magro mas come +- a dose diária, talvez seja de estar a crescer tão depressa.
Quanto ao borrifador, acredito que ele não o associa a água. É um frasquinho de "Evian" que comprei quando estava muito calor, borrifa muito pouca água de cada vez (senão já tinha acabado) mas refresca bastante. O Joy detesta água fria (até para beber) mas adora água morna, muitas vezes quando acabo de tomar banho entra-me para a banheira e fica a passear lá dentro. Ainda não lhe dei banho porque quando o recolhi falei com o veterinário que me disse para o limpar com toalhetes de bébé e não sei qual a altura ideal para começar a dar-lhe banho ou se é mesmo necessário, porque ele é muito limpinho e complemento a limpeza com os toalhetes. Será que devo mesmo dar-lhe banho? A partir de que idade?
Quanto à ração, comprei-a ao veterinário. Comprei um saco de 2 Kg mais um kit inicial de 400gr que continha também uma medida, uma série de folhetos e um livrinho sobre o gato. Posso-lhes garantir que esta linha ("Waltham") da Royal Canin é específica para gatos castrados. Não sei se tem diferença a alimentação até aos 4 meses, mas o saco seguinte é "dos 4 meses até à esterilização" e o outro a seguir "Gato esterilizado até aos 7 anos". Pode ser uma linha nova, pensada desde o início para gatos esterilizados. Parece-me de confiança, não sei.
Tive muita dificuldade para fazer o Joy habituar-se à ração, no início só queria leite. Dei-lhe leite "Whiskas" nos primeiros dias mas o veterinário aconselhou-me a parar porque esta ração tem tudo o que ele precisa. Para o fazer comer junto-lhe água a pequenas quantidades de comida, assim ele também bebe líquidos. Tem sempre 3 tacinhas: água, água com ração, ração. Mas geralmente tenho de ir mexer-lhe na comida para que ele coma. Acho-o magro mas come +- a dose diária, talvez seja de estar a crescer tão depressa.
-
- Membro Veterano
Bom dia, NFSerra.
Os gatinhos até aos 2/3 meses (depende de cada gatinho... uns comem-na bem até aos 3 meses, outros acaham o granulado muito pequeno e param antes dessa idade) comem a Winnie da Royal Canin. Depois até aos 6 ou 7 meses (idade, +/- para a castração) comem a Kitten. Entretanto, já depois de castrados comem a ração específica para gatos castrados.
Ainda, tem uma ração para castrados e não castrados que é a "in door" que é para gatos com pouca actividade fisica por serem gatos de apartamento e ou, também, castrados.
Leo
Os gatinhos até aos 2/3 meses (depende de cada gatinho... uns comem-na bem até aos 3 meses, outros acaham o granulado muito pequeno e param antes dessa idade) comem a Winnie da Royal Canin. Depois até aos 6 ou 7 meses (idade, +/- para a castração) comem a Kitten. Entretanto, já depois de castrados comem a ração específica para gatos castrados.
Ainda, tem uma ração para castrados e não castrados que é a "in door" que é para gatos com pouca actividade fisica por serem gatos de apartamento e ou, também, castrados.
Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>