apanhei uma gatinha bebe muito arisca

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
badoca
Membro Júnior
Registado: segunda ago 01, 2005 3:27 am

sábado set 02, 2006 2:11 am

Na parte de tras da minha casa existe uma casa abandonada ja meio caida onde uma gata, que um vizinho alimenta, pariu uns 4 ou 5 gatos e ontem a gata estava na minha rua a com os gatos atras dela mas muito pequenos e consegui agarrar uma, deve ter por volta de um mes ou menos, achei melhor apanha la porque o "dono" da mãe provavelmente ou os mata ou os vai largar perto de alguma colonia, ou os caes que volta e meia passam por aqui acabariam por mata los como ja aconteceu a outros, mas acho que foi um pouco cedo ela se ter separado da mãe mas por outro lado achei melhor, visto que o futuro desta criatura não iria ser maravilhoso. Eu não poderei ficar com ela porque ja tenho 7 e a minha mãe nao aceita mais nenhum.
Ela come muito pouco comer, dei lhe de lata, e ela so come o molho, será melhor dar lhe leite de substituição mais algum tempo até ela começar a comer?
ela também é brava deixa se pegar mas volta e meia assenha se, mas não arranha nem morde, também não brinca, e esta sempre encolhida e esconde se, do estilo que parece tar com medo!!! o que sugerem para melhorar este comportamento ?
alguns dos meus gatos também se assenham a ela e ela a eles mas sem violencia...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado set 02, 2006 10:38 am

Bom dia.

É com alguma estranheza que, sabendo eu que, a badoca já teve mais que uma vez gatas a parir e a amamentar crias, ainda não saiba o tempo certo das crias só se alimentarem de leite materno de substituição e de quando começam a alimentar-se de sólidos?

Contudo, se esse gatinho já seguia a mãe, calculo que pelo menos tenha já umas 3 semanas e se assim for, precisa sim de ser desmamado. deve comprar-lhe leite de substiuição e ração para crias bebés.

Aqui lhe deixo parte dum texto meu:

" Deve dar-lhe leite de substituição (não leite de vaca nem leite para gatos, do supermercado) em pó, o Mixol, p.e., que pode comprar na Farmácia ou então o da Royal Canin que pode comprar numa loja de artigos para animais.
Deve dar-lhe ração própria para kittens, também a comprar numa loja de animais.

Nunca deixe gatinhos bebés com gatos adultos especialmente e também pela hipótese de poder haver alguma doença em que depois haja o perigo de contágio!
Deixar juntos gatinhos bebés e canídeos está fora de questão sem primeiro o gatinho ter corpo para aguentar certas brincadeiras mais acesas… dos cães e sem estar feita uma completa socialização entre canídeo e felino.

Ter sempre à disposição água fresca e ração seca para o gatinho se ir acostumando ao paladar e cheiro.

Ter, também, uma caixa, baixa, com areia própria para gato pois os felinos são animais extremamente limpos e por eles próprios a usarão, a seu tempo, como o seu W.C.

Preparar a casa a nível de evitar perigos com, fios eléctricos pelo chão e ou paredes, sanitas com tampas levantadas, baldes com água, moveis ligeiramente afastados da parede em que lá se possam enfiar, entre o móvel e a parede, janelas abertas, portas para o exterior, recipientes com químicos ou contaminados com os mesmos, alfinetes e ou agulhas de costura pelo chão, fios de embrulho, elásticos, objectos muito pequenos, sacos de plástico, fogões, máquinas de lavar com a porta aberta, etc…!
"

Boa sorte com o gatinho,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
badoca
Membro Júnior
Registado: segunda ago 01, 2005 3:27 am

sábado set 02, 2006 1:56 pm

eu sei quando as crias das minhas gatas tinham de ser desmamadas porque sabia quando elas tinhas nascido!! esta nao sei ao certo a idade, também nunca tinha lidado com gatos bravos...
os meus começaram por comer ração e esta nao toca na ração e exprimentei comer de lata e mesmo assim comeu pouco...
neste animal nao consigo saber a idade dele senao seria mais facil e se ele fosse mais sociavel também ajudava...

obrigado pelo conselho...
brokenwings
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm

sábado set 02, 2006 3:09 pm

veja lá se realmente segue os conselhos da Leo porque se o gato realmente nao come...é possivel que fique fraco e morra.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado set 02, 2006 9:10 pm

badoca,

Não pode esperar que um gatinho retirado à mãe, sem os irmãos e apanhado por um ser desconhecido, faça rom-rom e lhe lamba as mãos, concerteza :o
O animal está assustadíssimo e a única forma que tem de demonstrar que é felino é eriçar-se e bufar, logicamente. Que esperava? :o
Dê-lhe tempo. Levam alguns dias a recompor-se e perceber que ninguém lhe quer fazer mal!

De qualquer forma, tem de insistir para que coma. Tem de lhe pegar nem que seja pelo cachaço e meter-lhe papa na boquita. Dilua o patê com um pouco de água fervida ou água mineral (sem gás) e dê ao gatinho, nem que seja com uma colher das de café (as pequeninas para açucarar as bicas). Ou, então, triture ração seca até reduzir a pó e misture bem em leite de substituição, depois de preparado, faça uma papa semi-consistente e dê ao gatinho.

Tem de o fazer comer ou ele morre. Para isto, mais valia tê-lo deixado seguir caminho com a mãe e irmãos e o destino que se encarregasse do resto! :roll:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”