beleza versus saude

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta set 13, 2006 1:57 pm

mjoaomarques Escreveu: (...)noutro fórum, vi a leonildecarvalho aconselhar um forista a brincar com o gato e fazê-lo trepar e saltar para que ele soubesse caçar. Pela minha experiência (ou a minha casa não fosse habitada por 7 pessoas todas elas tontas por gatos), só isso não resulta, para os "palermas" que provêm de muitas gerações de gatos de casa.
Boa tarde mjoaomarques.

Por acaso leu se o meu conselho se dirigia a quem tem gatos Persas ou seria em relação a quem tem gatos Europeus, vulgo; raça indefinida, que tem uma Quinta?!

Cada macaco no seu galho! Eu não abro a boca a falar do que desconheço... e de Persas pouco ou nada sei! Portanto... :roll:

Ainda, qualquer raça desenvolvida para companhia e beleza para os humanos, não sobrevivem no exterior, por eles próprios, porque estão domesticados a sobreviverem e dependerem dos donos! Alguns até mesmo os sem raça defenida! A "humanização" ao animal partiu logo pela domesticação, bem ou mal, efectuada em qualquer felino!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta set 13, 2006 2:04 pm

Cá vão algumas questões de uma perfeita leiga na materia , mas que também me fazem alguma confusão:

Para mim a criação deveria ter como base principal e ter como objectivo maior o manter a raça o mais original possivel, ou seja, que se conseguisse manter o persa de hoje uma "copia" o mais fiel possivel daquilo que ele era nos seus primordios e mais uma vez falo em persa mas obviamente que isto pode ser alargado a todas as raças.

Eu não consigo entender em que é que ir fazendo umas alterações aqui e outras ali, pode de alguma forma ser encarada como um beneficio.Afinal se estamos a mudar o original não estaremos a alterar a raça? Será que com o passar de decadas ou seculos tanta alteração não irá um dia desvirtuar completamente a raça inicial? Não estaremos a caminhar para extinguir a propria raça transformando-a um dia aínda que longinquo com tanta alteração em tudo menos aquilo que ela já foi?

E se as alterações se foram fazendo para satisfazer "caprichos" esteticos não será isso um acto alem de irresponsavel de uma total falta de respeito pela raça em si?
Hoje foi para o "fazer parecido" com um bébé...amanha descobre-se que para ser aínda mais parecido o ideal era que nem tivessem pêlo ou outra coisa qualquer? Se se mudou uma coisa afinal porque nao mudar outra? Não se abriu uma porta demasiado perigosa?

Cumps

Cumps
1brasileira
Membro Veterano
Registado: terça jul 25, 2006 8:43 pm

quarta set 13, 2006 2:29 pm

mjoaomarques

Desculpe mas vc não me convenceu...

Eu não disse que todos os persas tem problemas de saúde, mas, muitos dos que tem problemas, tem em virtude das modificações próprias da raça não é?

Quantos gatos nasceram ou desenvolveram problemas para que pudessem ser gerados os que não tem problemas como os seus?

Não sei se me fiz entender :oops:
E se as alterações se foram fazendo para satisfazer "caprichos" esteticos não será isso um acto alem de irresponsavel de uma total falta de respeito pela raça em si?
Concordo plenamente
<p>"Mulheres e gatos fazem o que querem, enquanto que os homens e c&atilde;es devem relaxar e se acostumar com esta id&eacute;ia."&nbsp; Robert Heinlein (1907 - 1988)

</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta set 13, 2006 5:46 pm

mjoaomarques Escreveu:mas principalmente ao carácter do persa. São uns bonequinhos articulados e ternurentos.
Pois, acredito. Aliás a noção que tenho de um persa é a de um boneco de peluche que se move de vez em quando. É que não falando apenas do seu aspecto exterior temos também o seu comportamento. O persa não me parece um gato, faltam-lhe aquelas caracteristicas tão fascinantes nos gatos nomeadamente o eterno ar selvagem e distante. Superior, mágico. O pobre persa atira com aquele olhar sempre suplicante, alucinado e esbugalhado como se os olhitos não lhe coubessem na cara.
E se a natureza o tivesse criado assim, pois bem, algum sentido havería de haver, mas não, o gato persa tem sido objecto das ultimas tendências da moda e quem fala do persa fala do siamês que com o passar do tempo está a ficar assustadoramente frágil e etéreo.
Para quê? Pergunto eu? Que beneficío traz a uma raça os ditames de uma moda muito, muito discutivel? Era maravilhoso o persa quando era persa, é quase impossivel não sentir uma pontada de tristeza quando observamos o que podemos fazer a uma raça que já foi em tempos muito bela e felina.

Não me interpretem mal os que amam a raça. Só pretendo perceber esta transformação imensa e que beneficios trouxe ao gato persa?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

quarta set 13, 2006 5:53 pm

Agora segue-se a opinião de quem não percebe muito de persas (ok, para ser sincera, de quem não percebe nada).

Também coloco a saúde dos animais à frente da sua beleza. Se, efectivamente, estas transformações prejudicam a respiração e alimentação dos gatos persas, e se se caminha para um "aperfeiçoamento" progressivo destas mesmas características... não se estará a caminhar para a existência de gatos com uma pobre qualidade de vida em termos de saúde? Gatos que tenham tantas dificuldades em respirar que mal possam brincar e correr pela casa?

Não consigo deixar de achar de certa forma irónico que estejamos a tentar fazer o papel da Natureza. Se o focinho achatado realmente compromete a alimentação e respiração dos gatos persas, caso estes tivessem surgido "naturalmente", a selecção natural encarregar-se-ia de pura e simplesmente extinguir estas características menos adaptativas destes gatos. Porém, procuramos achatar o focinho destes gatos, indo contra aquilo que a natureza faria.

A meu ver, deve-se procurar aliar a saúde à beleza, sendo a saúde muito mais importante do que a beleza deverá ser. Além disso, a saúde não é relativa, enquanto que a beleza é (eu pessoalmente, não acho os persas particularmente bonitos em termos de focinho).
1brasileira
Membro Veterano

quarta set 13, 2006 6:22 pm

Aliás a noção que tenho de um persa é a de um boneco de peluche que se move de vez em quando
Eu ia escrever isso mas desisti quando lembrei do trabalho que dão...

A aparência de bichinho de pelúcia faz com que os desavisados comprem achando que o coitado vai ficar enfeitando a estante e depois quando vêm o trabalho que dá... se arrependem... :roll: :roll:
O persa não me parece um gato, faltam-lhe aquelas caracteristicas tão fascinantes nos gatos nomeadamente o eterno ar selvagem e distante. Superior, mágico.
Talvez o persa seja um gato que foi adaptado só para quem gosta de cães :?: :?: :?:
Agora segue-se a opinião de quem não percebe muito de persas
É o meu caso também, afinal são opiniões ninguém aqui está querendo ser dono da verdade ;) ;) ;)
<p>"Mulheres e gatos fazem o que querem, enquanto que os homens e c&atilde;es devem relaxar e se acostumar com esta id&eacute;ia."&nbsp; Robert Heinlein (1907 - 1988)

</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta set 13, 2006 8:01 pm

A aparência de bichinho de pelúcia faz com que os desavisados comprem achando que o coitado vai ficar enfeitando a estante e depois quando vêm o trabalho que dá... se arrependem...
Ola brasileira,
Mas nisto os animais não tem culpa nenhuma, alias a bem da verdade os unicos que nao tem culpa sao mesmo eles, a culpa é dos donos que compram por comprar e nao se informam.MAs isto acontece quer com um animal de raça, quer com um domestico que embora em menor escala da trabalho também ;)

Estamos a centrar em demasia as atenções nos persas e embora eu também tenha falado neles, a ideia deste topico era também que em outras raças fossemos tentando perceber o que que foi sendo alterado e que de alguma forma possa ter prejudicado a raça.

Quem tiver mais conhecimentos vá la partilhe que a malta esta aqui é para aprender.

Alguem aí disse que tem um main coon (sao tao lindos :oops: ) e esses que alterações sofreram se é que sofreram?

Cumps
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

quinta set 14, 2006 8:37 am

Eu não vou fazer mais nenhuma análise sobre os persas, porque está bem identificada (Uaimori) a pessoa que percebe do assunto "a potes".

Estou sim a fazer um pequeno estudo sobre outras raças, sobretudo a siamesa, quando tiver mais conclusões, venho aqui "largar as minhas sentenças".

Isabel
1brasileira
Membro Veterano

quinta set 14, 2006 11:50 am

Ola brasileira,
Mas nisto os animais não tem culpa nenhuma, alias a bem da verdade os unicos que nao tem culpa sao mesmo eles, a culpa é dos donos que compram por comprar e nao se informam.MAs isto acontece quer com um animal de raça, quer com um domestico que embora em menor escala da trabalho também
Eu sei que a culpa não é dos animais :o :o , eu nunca disse isso, só coloquei essa observação pq acho que os Persas pela sua aparência atraem mais esse tipo de pessoa (que quer ter um bichinho para enfeitar a casa) do que os gatos mais comuns.

Também vou tentar pesquisar sobre outras raças quando tiver um tempinho e se achar conto para vcs.. ;) ;) ;)

</p>
LuMaria
Membro Veterano

terça set 19, 2006 5:57 pm

ISABELLYZGIROU Escreveu: Estou sim a fazer um pequeno estudo sobre outras raças, sobretudo a siamesa, quando tiver mais conclusões, venho aqui "largar as minhas sentenças".

Isabel

Que sentenças mandas Isabelita? :p
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

terça set 19, 2006 6:00 pm

Olha a Luuuuu, tás boa?

Ainda não formei "sentença" nenhuma, estou sem tempo, mas prometo cumprir a promessa.

Isabel
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta set 20, 2006 9:09 am

Para mim a criação deveria ter como base principal e ter como objectivo maior o manter a raça o mais original possivel, ou seja, que se conseguisse manter o persa de hoje uma "copia" o mais fiel possivel daquilo que ele era nos seus primordios e mais uma vez falo em persa mas obviamente que isto pode ser alargado a todas as raças.
E quem é que te diz que o persa dos dias de hoje não era o objectivo dos criadores nos "primórdios"?

Alguém disse que o objectivo era a cabeça grande e porquê não deixar o focinho comprido... a resposta a esta questão está no standart da raça quando fala de stop, focinho e tal e coisa...
CABEÇA - REDONDA, MACIÇA, BOMBEADA. CRÂNEO MUITO LARGO E REDONDO. FRENTE ARREDONDADA. BOCHECHAS REDONDAS, ABUNDANTES. PÓMULOS FORTES E PROEMINENTES. NARIZ CURTO, LARGO , ÀS VEZES, LIGEIRAMENTE ARREBITADO. STOP MARCADO ENTRE OS DOIS OLHOS. FOCINHO CURTO E LARGO. QUEIXO FORTE, ABUNDANTE, BEM DESENVOLVIDO. MAXILARES LARGOS E POTENTES
.

Fiz-me entender?

Quando se criam animais tenta-se seguir à risca o standart da raça e obter os animais que mais se aproximam. Não se pode comparar os rafeiros com de raça... são todos bonitos à sua maneira e aos olhos de quem os aprecia... eu não troco a minha gata rafeira por nenhuma outra do mundo... foi a minha 1ª gata e a que despoletou a minha grande paixão por felinos... mas não a comparo com um persa top show ou mesmo um persa de companhia, cada qual encaixa na sua categoria.

Agora se todas as alterações são benéficas para o animal? Tendo em conta o que se sabe da consanguinidade e a quantidade de vezes que ela se pratica para manter ou apurar as características da raça, se calhar até nem se está a fazer nada de muito positivo.

Quanto aos partos dos persas... pois são muito lixados e a maria joão já explicou o praticamente o porquê...
LuMaria
Membro Veterano

quarta set 20, 2006 12:37 pm

:D Olá Amus!!!!!!

A Flor vai ter vaso de volta :evil:

Voltando aos persas... Tudo isso é muito bonito, mas o persa, como o siamês e outros animais são os alvos mais gritantes do que a moda pode fazer.

E assim de repente também me ocorre a verdadeira guerra que circula por Hollywood em busca do cão mais pequeno. Temos uma data de personalidades ávidas de um cão minusculo... Sabes que não acho normal?
LuMaria
Membro Veterano

quarta set 20, 2006 12:39 pm

8) Eu espero estudando Isabel maravilha!
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

quarta set 20, 2006 1:50 pm

Eu espero estudando Isabel maravilha!

Andas a estudar muito, andas, andas! :o :o

Vê mas é se partilhas os "bons resultados" desses estudos "avec nous" :o :o :o :o :o :o :o :o :o

Tu estudas a fauna, a flora e não ensinas nada à gente ;)

Isabel
Responder

Voltar para “Gatos”