1brasileira Escreveu:
Desculpe mas vc não me convenceu...
Eu não disse que todos os persas tem problemas de saúde, mas, muitos dos que tem problemas, tem em virtude das modificações próprias da raça não é?
...
Não, esses problemas (suponho que se esteja a referir aos dos post acima) não têm nada a ver com a raça. Sendo causados devido a mutação de gene (ou genes) poderão surgir em qualquer gato. Agora o facto de haver mais persas com entrópio, ou com dificuldade em respirar, ou displasia da anca, ou... deve-se a que o persa é uma raça da moda já há décadas e têm-se usado animais com estes defeitos na criação.
LuMaria Escreveu:
Aliás a noção que tenho de um persa é a de um boneco de peluche que se move de vez em quando.
O persa é um animal activo e brincalhão. Só que é um gato sensato e que sabe perfeitamente aquilo que não lhe é permitido fazer. E acima de tudo, é muito paciente.
Agora quanto à evolução das raças, se não houvesse mercado para siameses tão estilizados ou persas tão cabeçudos, concerteza que a mudança não teria sido tão grande em tão pouco tempo. Se uma raça evolui para determinadas características é porque a preferência é para essas características. Quantas dezenas de raças de cães não existem? E todas elas partindo apenas de uma espécie, o lobo!