terça out 17, 2006 11:40 am
Bom dia
mabastos, parece que o seu gato morde quando o agarra ao colo simplesmente porque não gosta de colo. Ele avisa-a (fica irritado) mas você insiste e até o aperta. Consequência: ele diz "já basta", ou seja, morde
Tenho duas gatas que, até recentemente, se atacavam e lutavam e e uma delas virou a agressividade contra mim, ferindo-me frequentemente. Ultrapassar essa situação foi muito dificil e demorado por isso não permita mesmo que ele a morda. Seja firme e deixe-o de castigo quando ele morder. Mas vai ter mesmo de ser persistente se quiser que funcione.
Também pode acontecer que ele morda o sofá como retaliação ao facto de ter sido agarrado contra-vontade ou porque sente ciumes da companheira, ou para marcar o territorio, ou.... há "n" hipóteses. Só observando o seu bichano, poderá tentar descobrir o que está por detrás deste comportamento
Se calhar ele não gosta do material do arranhador ou o mesmo não oferece uma area atractiva ou está no local errado. As minhas bichanas, por exemplo, nunca gostaram do arranhador mas adoram uns tapetes de corda que lhes comprei e que foram a salvação dos meus sofás (do que resta deles....). O tubo dos rolos de papel de cozinha, porque é grande, transforma-se em excelente "inimigo", que elas mordem e golpeiam com as patas.
Experimente pôr o arranhador junte ao sofá para que fique no seu caminho ou, então, junto do sitio predilecto do seu gato. Use um eliminador de odor proprio para gatos nos sitios em que ele morde e corte frequentemente a ponta das unhas do seu bichano.
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)