FELV

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Phil
Membro
Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

sexta fev 28, 2003 12:31 am

Fui hoje com a Kira ao vet depois de andar a dar-lhe antibiótico para curar uma suposta coriza há uma semana sem resultado aparente. Fizemos-lhe o teste de FIV e FELV em kit e deu positivo :cry:
Tenho uma amiga que diz que tem uma gata cujo resultado do primeiro teste deu positivo, o 2º deu duvidoso e os 2 seguintes deram negativo.
Gostava de saber se mais alguém tem experiência de que isso tenha acontecido...
Poderá a Kira ter apresentado um falso positivo?
Vou repetir o exame num laboratório (não no mesmo vet) e fazê-lo de novo ao Garfield, que foi retirado pela Catus da mesma colónia que ela e que dos dois tinha sido o único a fazer antes o FIV/FELV.
Agradeço as vossas contribuições pois estou bastante preocupada com a saúde dela e com a possibilidade de, caso ela esteja de facto positiva, passar ou ter já passado o FELV ao Garfield. :(
Os gatinhos têm 7 meses.
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

sexta fev 28, 2003 7:57 am

Olá Phil
Realmente parece acontecer algumas vezes que o teste de kit dá positivo e os testes posteriores, feitos em laboratório e mais precisos, dão negativos.
Espero que seja este o caso.
Se não for.... o mlehor e informar-se de como actuar, por forma a que o convivio entre os dois gatinhos seja o mais normal possível!
Há quem tenha gatos Fiv e Felv positivos e que poderá dar um testemunho mais válido do que eu!
Boa sorte e espero (sinceramente) que tenha sido falso alarme!
Lunavet
Membro Júnior
Registado: sábado dez 14, 2002 4:00 pm

sexta fev 28, 2003 3:37 pm

olá Phil!
não desespere que falsos posivos podem acontecer com esses kits... por isso é que se faz sempre uma segunda análise no laboratório.
No entanto não percebi: a Kira deu positivo no FelV e FIV ou só no Felv?
De qualquer das maneiras, e se comprovar o teste positivo, é provavel que já tenham os dois :(
Mas embora não haja cura, há tratamento e por isso força ;)

Mas espero que seja tudo só um falso alarme!!

vá dando noticias!
SCMV
Membro
Registado: segunda jul 08, 2002 7:03 pm

sexta fev 28, 2003 5:57 pm

Olá Phil,

Infelizmente já tive uma situação dessas(Felv) e felizmente tudo se resolveu. Vou relatar a minha expriência e o procedimento que foi seguido.
Tenho 2 gatas e a dada altura uma delas começou a emagracer. A vet decidiu fazer os teste, tendo dado positivo no de Felv, no mesmo dia que deu positivo e uma vez que ela apresentava sintomas que o virus estava a actuar, foi retirado sangue para fazer um exame de Hematologia na FMV, foi-me dito que tinha de repetir os testes de kit por mais duas vezes com pelo menos 30 dias de intervalo.
Foi-me também dito para separa-la da outra gata e para fazer testes aos gatos que tinham contacto com ela.
A minha outra gata que sempre viveu com ela deu negativo no teste de kit e ainda assim foi enviada uma amostra para análise de Laboratório no LNIV para ter todas as certezas.
O outro gato que tinha contacto com ela e apesar de não apresentar sintomas, deu positivo no 1º teste e foi também enviada pela vet amostra para o Lniv, onde acabou por dar negativo.
Quanto à gata que deu positivo no 1º e cujo resultado da Hematologia confirmou os sintomas, deu também duvidoso no 2º e foi feita nova análise de Hematologia e análise no Lniv o qual veio a dar negativo.
Conclusão, após 3 meses de sofrimento e muitos testes tudo acabou bem!

Deixo aqui uma mensagem que postei na altura acerca de outro tópico e que espero que lhe dê uma ajuda.

[quote]O Felv é causado por um virus que se transmite nomeadamente pela saliva e secreções respiratórias, sendo também encontrado na urina. O virus não sobrevive por muito tempo fora do corpo do gato, a não ser em ambientes húmidos ex: a tigela da água.
Assim, gatos que partilham a casa de banho, as taças de comida, ou seja no fundo que convivam no mesmo ambiente estão em risco. Outras situações de risco são as brigas e filhotes de mães positivas (pois são infectados ainda no útero). A vacina é apenas 70 ou 80% eficaz.
Após o gato ter sido exposto ao vírus há várias hipóteses:
- o gato produz anticorpos que eliminam por completo o vírus;
- torna-se portador do vírus não mostrando quaisquer sintomas mas transmitindo-o a outros gatos, sendo certo que após um determinado período ele ira desenvolver algumas das doenças associadas ao vírus;
- o vírus enfraquece o seu sistema imunitário levando ao desenvolvimento de anemias, infecções etc..;
- o vírus causa leucemia (dai se conhecido como leucemia felina)

Quanto ao FIV é também um vírus transmitido principalmente quando o gato é mordido por outro infectado. Ao contrário do FELV o virus não se transmite pela partilha da comida ou nas frequentes lavagens de pelo que os gatos dão uns aos outros. Mas também ao contrário do Felv, uma vez infectado com Fiv o gato será positivo até ao fim da sua vida, transmitindo o virus se morder noutro gato.

Quanto aos testes (e aqui só falo do Felv porque conheço bem) são feitos com sangue do gato e não são sempre 100% certos, pode haver falsos negativos bem como falsos positivos, devendo sempre fazer-se novos testes após um período de 30 dias, até porque o gato pode por si conseguir eliminar totalmente o vírus , e porque num período inicial de exposição o virus não é detectado nos testes. [/quote]

Desculpem o "testamento"!!

Boa Sorte
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

sábado mar 01, 2003 8:13 am

Obrigada SCMV

Existiam vários pormenores que desconhecia e ajudou a clarificar ideias, por isso é muito válido o testamento. ;) ;)

Beijinhos
Elsa Pereira
Phil
Membro
Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

domingo mar 02, 2003 12:18 pm

Obrigada a todos pelas vossas respostas.

Aproveito para vos dizer que após regressar do vet, a Kira subitamente e inexplicavelmente deixou de apresentar quaisquer sintomas de doença (andava lentamente e curvada como se lhe doesse o corpo, teve uma ligeira diminuição no apetite, passava todo o tempo deitada e deixou de brincar com brinquedos ou com o "mano" Garfield, e após ter iniciado o antibiótico começou-lhe a cair imenso pêlo). Ainda nessa noite começou a ficar muito mais desperta e na manhã seguinte já corria pela casa na brincadeira, como se nada lhe tivesse acontecido. Até a quantidade de pêlo que caía diminuiu! :o

Com base nesta súbita recuperação, resolvemos esperar uma semana antes de voltarmos a fazer os testes de laboratório, para poder acabar o antibiótico a que faltavam ainda uns dias e para lhe esse medicamente lhe saísse do organismo e este estabilizasse. Confirmei com o 1º vet (o do kit), com a vet onde irei fazer os novos testes e com outras pessoas com experiência e todos concordaram em esperar este tempo. Assim, no próximo sábado irei levá-la novamente à "pica" ('tadinha) para tirarmos tudo a limpo. O Garfield fará também novamente os testes. :|

Estou bastante esperançada que seja um falso positivo, mas se for verdade, e porque se fôr, é quase impossível que o Garfield não tenha também, já me resignei e ficarei com os dois na mesma e dar-lhes-ei muito amor e carinho para lhes proporcionar a melhor vida possível.

Obrigada mais uma vez pelas vossas palavras. Agradeço quaisquer outras contribuições pois é através das experiências mútuas que vamos aprendendo. :)

Beijinhos!
Filipa
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

domingo mar 02, 2003 2:57 pm

Phil:

Muitos de nós já passámos por esse situação e, por isso, acho que posso falar em nome de todos (com toda a humildade) ao desejar à Kira toda a sorte do Mundo!!! Espero, realmente que dê negativo!!!

Força!!!! :lol: Muitos pensamentos positivos estão consigo e com a Kira!

;)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo mar 02, 2003 10:57 pm

Olá

Eu ainda percebo muito pouco de doenças de gatos, mas queria deixar aqui os meus votos de melhoras e esperar que tenha sido um falso positivo.

beijokas fofas
Kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”