Gato sem vontade de comer

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
monicarosa
Registado: quinta nov 02, 2006 11:27 am

quarta nov 22, 2006 2:15 pm

Boa tarde,

O meu gato já tem 10 anos e no principio do mês levei-o ao vet. porque ele tinha dificuldade em urinar. Como foi detectado no ínicio ele foi apenas medicado e mudaram-lhe a ração para uma especial para dissolver os cristais da urina. Enquanto ele esteve medicado tudo correu bem, andava esperto e comia razoavelmente bem. Um dia depois de terminar a medicação notámos que ele tinha de novo problemas em urinar mas desta vez vez ele já vomitava e urinava sangue. Fomos de novo com el ao vet. e colocaram-lhe uma algálea. Ao 3º dia quando fomos de novo ao vet. ele já não tinha a algálea e nós nunca a encontrámos. O vet. fez-lhe um diagnóstico completo e disse-me que ele estava bem. Só que agora ele não come a ração própria para que os cristais desapareçam. Fomos de novo ao vet. e ele disse-nos para não nos preocuparmos porque ele estava bem. Gostaria de saber o que hei-de fazer para ele comer a ração porque eu sei que ele tem fome porque quando estamos a comer e lhe damos da nossa comida ele come pouco, mas come.
Obrigada
czarina
Membro Júnior
Registado: terça jul 25, 2006 4:18 pm

quarta nov 22, 2006 4:26 pm

Olá.
Possivelmente o gatinho não aprecia a ração especial para as vias urinárias.
Já tem acontecido os meus gatos não comerem porque eu lhes dou uma ração nova que não apreciam. Ficam tristes e com fome....mas não comem quase nada. Se for a nossa comida...isso é uma festa.
A única solução e se o veterinário diz que está tudo bem, é não dar outra comida ao bichaninho, pois apesar de triste, o instinto de sobrevivência será mais forte e acabará por comer a ração.
Já os donos do gato...esses irão sofrer ...eu sei como é...mas a saúde do petiz está primeiro.

PS: umas doses suplementares de mimo ajudam.

Czarina
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta nov 22, 2006 5:26 pm

monicarosa

Acabei por passar precisamente o mesmo com um gato da mesma idade que o seu.

Que tipo análises é que a vet fez ao gato? Como estavam os valores da a ureia? E da creatinina? Fez exames para determinar que tipo de sedimentação contém na urina com o fim de determinar os tipos de cristais...?
Fez ecografia?

Um gato com insuficiência renal não pode estar muito tempo sem comer e não comendo, pressuponho que pouco bebe...?! Ele desidrata se continuar a alimentar-se mal.
Por vezes cheguei a pensar que o gato não morria da doença e acabaria por morrer da "cura" :roll:
Veja essa situação do desaparecimento da algalia...
Fale com o vet para lhe vender ou indicar um patê para insuficientes renais. Há os da Hills, da Royal Canin e da Eukanuba. talvez que se for patê ele coma pois são mais apaladados e aromáticos...
Contudo há "truques" veterinários que o vet deve saber quais, para fazer o gato comer... ;) . O método teve mesmo de ser aplicado no gato que referi...!

As melhoras e vá dando notícias...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quinta nov 23, 2006 1:29 pm

Boa tarde
monicarosa Escreveu: eu sei que ele tem fome porque quando estamos a comer e lhe damos da nossa comida ele come pouco, mas come.
Não dêem da vossa comida ao gato porque, para além de ter sal, pode ser demasiado proteica e piorar o problema urinário

As melhoras
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Responder

Voltar para “Gatos”