Recém nascidos e os amigitos de 4 patas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

MMagaly
Membro Júnior
Registado: quinta jun 22, 2006 12:57 pm

sexta nov 24, 2006 2:24 pm

Olá

Já não escrevo aqui a mto tempo, apesar de todos os dias aqui vir fazer uma visita.
Bem o que hoje me traz cá, e que gostaria de saber como lidar com os nossos amigos de 4 patas e os recém nascidos, algumas de vos já foram mães e já passaram por esta situação.

Um abraço
Magaly
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda nov 27, 2006 1:32 pm

Olá boa tarde,

Fiquei sem perceber, tem uma gata que pariu? Ou encontrou uma ninhada? Ou vai ser mãe?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

segunda nov 27, 2006 2:58 pm

Luzinha,

eu tenho a impressão de que é a última hipótese que está correcta.

O que a MMagaly quer saber é como irá reagir com o/a bebé e com o gato que já tem... Se deve deixar a criança ao pé do gato, por exemplo...

;)
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

segunda nov 27, 2006 3:32 pm

Boa tarde

Se está à espera de bébé, parabéns!
Faça uma visita ao veterinário para confirmar se está tudo bem com o seu animal e verifique a desparasitação. Se for um gato, acostume-se a cortar-lhe as unhas
O período de gestação é o melhor para ir habituando o seu gato ou cão ao bébé.
Mostre-lhe tudo o que comprar e deixe-o cheirar. Deixe também que ele entre diversas vezes no quarto do bébé e que contacte com a mobília, roupas, brinquedos, berço, etc. Deixe-o cheirar também os produtos de limpeza: Dodots, cremes, loções, shampoo...
Vá passeando pela casa com um boneco embrulhado como se fosse o bébé e habitue-o a não deixar que ele salte ou suba para o seu colo quando tiver o "bébé"
E quando o verdadeiro bébé voltar para a casa após o nascimento, deixe que ele o veja e o cheire e permita que ele esteja proximo do seu filho.
Enquanto estiver a cuidar do bébé não faça festas ao bichano para que ele não ganhe ciumes. Mas compense-o noutras alturas.
Quando o bébé crescer, vigie para que o bébé não magoe o animal ao puxar-lhe as orelhas, cauda ou pelo e para que o bicho também não magoe o bébé numa brincadeira mais brusca
Vai ver que o 4 patas se tornará o melhor amigo do seu filho :)

Felicidades
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
MMagaly
Membro Júnior

segunda nov 27, 2006 5:34 pm

Olá boa tarde

Obrigada por me terem respondido, eu infeliz/ ainda não engravidei, com mta pena minha , mas nem sempre é como queremos, mas estou a pensar e a tentar.
A minha duvida era mesmo essa relação bebé / gato, neste caso gata a minha Magaly, que é a minha filhota de 4 patas, é que os meus amigos são todos ums "parvos" em relação a eu querer continuar com a Maga, por causa dos pelos etc...etc.. mas é claro que ela vai ficar.
Já tinha escrito aqui para me esclarecerem sobre a toxoplasmose, e apesar de eu ter já alguma informação mais esclarecida fiquei, e o meu GO diz que não faz mal ter a Maga tenho, é claro, e de ter cuidado.
Para o mes que vem vou a Vet com ela e vou tentar saber se ela faz a analise para saber se ela é imune.
Um abraço e mto obrigada

Sandra
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda nov 27, 2006 7:04 pm

Os animais empre estiveram na minha vida desde o meu nascimento e o que fiz quando fiquei grávida de ambas as filhas, foi actuar normalmente como sempre ;)
Se antes já tinham acesso a toda a casa, continuaram a tê-lo.
Se antes tinham mimos, continuaram a tê-los.

Notei foi que se aperceberam que dentro do ventre estava algo com vida ;) e talvez isso tenha ajudado na aceitação das crianças, quando nasceram ;)

Tal como a mce disse... deixe o animal cheirar tudo ;) .
De resto, penso que uma normalidade sem grandes temores... são a melhor postura a tomar ;)

Boa sorte para o seu desejo.. ;) e sim, faça o seu exame da toxoplasmose...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MMagaly
Membro Júnior

terça nov 28, 2006 9:57 am

Bom dia

Olá Leo, gosto mto dos seus comentários, acho que deve ser mto boa pessoa, principalmente porque gosta de animais (tal como eu que os adoro e sempre fizeram parte da minha vida), eu já fiz a analise e infelizmente não sou inume a toxoplasmose, por isso tenho que ter cuidado.
E vou seguir todos os vossos conselhos, a minha Maga dorme sempre comigo e com o meu marido, agora no Inverno está sempre a pedir para ir para baixo do endredon, o meu medo é que ela depois vá dormir com o bebé :lol: .

um abraço
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça nov 28, 2006 10:23 am

Obrigada... :D

O cuidado a ter... é usar sempre luvas quando for limpar os areão, evitando assim ter contacto directo com as fezes do animal, não comer carne mal passada, lavar muitíssimo bem os legumes, frutas e vegetais, antes de os cozinhar ou de os comer crus.

Nunca dê carnes cruas ao seu felino ;)

E, tal como eu referi, uma normalidade é a melhor postura.

O que pode, gradualmente, ir fazendo já, é um dia por outro não deixar que ela entre no seu quarto. Deixá-la dormir fora do quarto, isto para ela se ir costumando à ideia...no caso de surgir a necessidade de evitar que ela vá para o berço do bebé.
Isto porque apesar de "estar na moda" as desculpas esfarrapadas de algumas pessoas terem de dar o gatinho porque o bebé é "alérgico"... a verdade é que há casos e casos... e pode acontecer, oxalá que não, a necessidade de evitar o contacto directo, nos primeiros meses de vida da criança até ela obter melhores defesas... na eventualidade de... ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

terça nov 28, 2006 11:07 am

Boas,

Deixe-me só acrescentar que se não apanhou toxoplasmose até agora com a sua gata, não é agora que vai apanhar, pelo que o teste à gata é desnecessário. Excepção feita se a gata sair à rua ou comer carne crua.

As probabilidades de apanhar toxoplasmose em vegetais que coma em restaurantes é bem maior do que com os gatos de casa.

Quando engravidar evite o contacto com gatos de rua ou que não conhece, apenas por uma questão de precaução.

Relativamente às alergias, ninguém está livre de ter um filho alérgico, a única forma de evitar situações piores é limitar do gato a zonas como o quarto do bebé e, já agora, se a gata vai deixar de dormir consigo e com o seu marido que comece agora e não depois do seu bebé nascer.

Felicidades!
MMagaly
Membro Júnior

terça nov 28, 2006 11:39 am

Ola Amus

Ela esta habituada a ter a casa toda para ela, quartos, sala , wc e cozinha, e como vou desabitua-la agora ao fim de 2 anos e meio a deixa-la circular por todo o lado...ela sempre dormiu connosco... vai ser tarefa dura e difícil, mas vou ter que tentar, vou começar a deixar os quartos fechados durante o dia, o que achas?
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

terça nov 28, 2006 11:57 am

Eles habituam-se... qd me juntei os gatos mudaram de casa e de hábitos... não morreram... deprimiram um bocado, mas já se habituaram.

Dantes dormiam cmg agora dormem na sala, nós e os gatos na cama é demais :lol:... o gato qd vê os preparativos da hora de dormir corre direito à minha cama e tenta refundir-se até ao ponto em que um gato preto consegue numa cama creme :lol: ...

Pode começar por restringir o acesso ao que vai ser o quarto do bebé... e depois passar por não dormir consigo... e por aí fora... não faça é tudo ao mesmo tempo...
MMagaly
Membro Júnior

terça nov 28, 2006 12:45 pm

Amus

Estive a ver o seu album e sãp mto lindos os seus amigitos, pricipal/ a Brida :D

Cumps.
MMagaly
Membro Júnior

terça nov 28, 2006 12:47 pm

Amus

Estive a ver o seu album e sãp mto lindos os seus amigitos, pricipal/ a Brida :D

Cumps.
Happydark
Membro Veterano
Registado: segunda nov 29, 2004 2:43 pm
Localização: Em casa:dois miaus de 2 e 3 anos e uma cadelinha de cerca de 3 anos;Nos meus pais: 2 cães, mãe e fil

terça nov 28, 2006 3:13 pm

amus Escreveu:
Dantes dormiam cmg agora dormem na sala, nós e os gatos na cama é demais :lol:... o gato qd vê os preparativos da hora de dormir corre direito à minha cama e tenta refundir-se até ao ponto em que um gato preto consegue numa cama creme :lol: ...
Umas doces pestinhas,não é amus ;) :) o seria da nossa vida sem eles!!
Também fui espreitar o seu albúm, são realmente muito bonitos :)
Desculpe a coscuvilhice :oops: mas reparei nos livros que tem na cabeceira numa das fotos...um deles parece-me ser da "triologia de seven waters", acertei? Eu já li os três e fiquei deliciada... pena serem só três!! Desculpe o abuso :oops: só achei engraçado a coicidência...

MMagaly,
Já tudo foi dito atrás ;) está bem aconselhada, aliás serviu também para eu esclarecer algumas duvidas e ter em conta alguns procedimentos que terei que tomar :)
Vai correr tudo bem, vai ver ;)
<p>"A vida &eacute; um valor absoluto. N&atilde;o existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julga-lo um ser inferior. Diante da consci&ecirc;ncia que abriga a ess&ecirc;ncia da vida, o CRIME &eacute; o mesmo." Olympia Salete"</p>
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

terça nov 28, 2006 3:56 pm

Off Topic:

seven waters e Juliet Marillier!!! Que maravilha!!!!

Ainda me lembro quando comprei o primeiro livro dela, não conseguia po-lo de parte (até cheguei ao cumulo de o pousar várias vezes e de desligar a luz para dormir... mas queria sempre saber um pouco mais da história).

Recentemente descobri outra autora que também gosto muito: Nora Roberts e As lágrimas da Lua, As jóias do Sol e O coração do mar (não me lembro do nome da triologia)... é sobre a Irlanda (+/-) nos dias de hoje. Se forem ao site da Bertrand ficam a saber mais do que eu :p : http://www.bertrand.pt/ e depois fazem uma pesquisa por Nora Roberts.
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
Responder

Voltar para “Gatos”