Gata hiperactiva
Moderador: mcerqueira
Olá a todos os membros.
Este é o meu primeiro post neste fórum e, se me permitem, aproveito para dar os parabéns pelo espaço. É muito bom. Já tive a oportunidade de esclarecer uma série de dúvidas antes desta minha primeira intervenção.
Tenho uma gata com cerca de três meses. Digamos que é uma gata com personalidade. É autónoma, não mia constantemente, é extremamente limpa (até hoje ainda não se esqueceu do caminho para o seu WC pessoal), muito carinhosa da parte da manhã.
Contudo, quando está desperta e quer brincar, se pegarmos nela nesse momento, morde-nos constantemente. Na maior parte das vezes percebe-se claramente que quer brincadeira e essa é uma forma de brincar, até porque as mordidelas são leves. O problema é que a brincadeira chega a durar horas e ela não consegue parar, sendo que nessa altura as mordidelas começam a ser mais intensas.
Ela não permite que peguemos nela ao colo, debate-se e morde até ir para o chão.
A minha dúvida é a seguinte Será que o facto de morder tem a ver com a idade e essa actividade vai reduzindo à medida que ela cresce?
Por outro, existe alguma forma de a ensinar a não morder, ou melhor, a parar quando começa a exagerar a agressividade da mordidela?
É que tenho receio de que se torne agressiva com o tempo e não me obedeça no futuro.
Agradeço a vossa ajuda!
Este é o meu primeiro post neste fórum e, se me permitem, aproveito para dar os parabéns pelo espaço. É muito bom. Já tive a oportunidade de esclarecer uma série de dúvidas antes desta minha primeira intervenção.
Tenho uma gata com cerca de três meses. Digamos que é uma gata com personalidade. É autónoma, não mia constantemente, é extremamente limpa (até hoje ainda não se esqueceu do caminho para o seu WC pessoal), muito carinhosa da parte da manhã.
Contudo, quando está desperta e quer brincar, se pegarmos nela nesse momento, morde-nos constantemente. Na maior parte das vezes percebe-se claramente que quer brincadeira e essa é uma forma de brincar, até porque as mordidelas são leves. O problema é que a brincadeira chega a durar horas e ela não consegue parar, sendo que nessa altura as mordidelas começam a ser mais intensas.
Ela não permite que peguemos nela ao colo, debate-se e morde até ir para o chão.
A minha dúvida é a seguinte Será que o facto de morder tem a ver com a idade e essa actividade vai reduzindo à medida que ela cresce?
Por outro, existe alguma forma de a ensinar a não morder, ou melhor, a parar quando começa a exagerar a agressividade da mordidela?
É que tenho receio de que se torne agressiva com o tempo e não me obedeça no futuro.
Agradeço a vossa ajuda!
Última edição por Akiro em quarta dez 13, 2006 10:29 am, editado 2 vezes no total.
-
- Registado: quarta nov 29, 2006 4:49 pm
O meu Jony às vezes também fica hiperactivo, a correr de um lado para o outro. Se lhe vamos fazer festinhas corre, outras vezes morde-me os chinelos. Enfim, acho que é da idade. Tem 3 meses também.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
problemas de infância
o melhor é arranjar uma companhia felina da mesma idade. aí, é ver a maluqueira em acção. até lá, arranje brinquedos

anjjazul
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado ago 06, 2005 3:10 am
Olá. Tenho 2 gatas de 3 meses e posso dizer que as minhas gatas nunca me morderam. Elas mordem-se muito uma à outra mas se eu me aproximo e me meto com elas elas automáticamente páram de morder e disfarçam. Também acho curioso o comportamento.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Bom dia.
Akiro,
Os animais são como as crianças humanas...e como tal, nunca há dois iguais
. Já me passaram pela mão mais gatinhos hiperactivos que "lanzões" :p . Ainda tenho uma, a minha Leo, que tinha tal e qual o comportamento que descreveu.
Com o passar do tempo, começou a acalmar um pouco mais mas, sempre comigo a discipliná-la...
. Entretanto foi esterilizada e gradualmente está a melhorar no que trata esses "ataques frenéticos"
:p
mas, de vez em quando, ainda assistimos a umas sessões interessantes...
Dicas, não adianta estar a repetir-me até porque já percebi que já leu muitas delas, portanto, só acrescento que, a Anja está 100% correcta...
Leo
Akiro,
Os animais são como as crianças humanas...e como tal, nunca há dois iguais

Com o passar do tempo, começou a acalmar um pouco mais mas, sempre comigo a discipliná-la...

Dicas, não adianta estar a repetir-me até porque já percebi que já leu muitas delas, portanto, só acrescento que, a Anja está 100% correcta...

anjjazul Escreveu: problemas de infânciao melhor é arranjar uma companhia felina da mesma idade. aí, é ver a maluqueira em acção. até lá, arranje brinquedos
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Fácil:
Um berro na hora certa
Uma borrifadela de água na hora certa
Um atirar de chinelo, sem lhe acertar mas fazendo grande alarido..., na hora certa
Um, pôr-lhe à frente um boneco de peluche, em vez das mãos, na hora certa
Um encerrar, temporário, na hora certa
Um "desprezo" temporário, na hora certa
Uma esterilização, na hora "H" :p
Um dedo enfiado, goela abaixo, na hora certa :p
E, acredite que fazendo isto, desde que sendo com algum senso, na hora certa e, cada repreensão usada de acordo com a idade do bichano, resulta!
Mantenha-lhe sempre as unhas bem aparadas.
Leo
Um berro na hora certa
Uma borrifadela de água na hora certa
Um atirar de chinelo, sem lhe acertar mas fazendo grande alarido..., na hora certa
Um, pôr-lhe à frente um boneco de peluche, em vez das mãos, na hora certa
Um encerrar, temporário, na hora certa
Um "desprezo" temporário, na hora certa
Uma esterilização, na hora "H" :p
Um dedo enfiado, goela abaixo, na hora certa :p

E, acredite que fazendo isto, desde que sendo com algum senso, na hora certa e, cada repreensão usada de acordo com a idade do bichano, resulta!

Mantenha-lhe sempre as unhas bem aparadas.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Olá boa tarde,
Só venho alertar para uma eventualidade. Por vezes os animais com problemas congénitos cardiacos podem sofrer de hiperactividade. Posso dar como exemplo a minha cadela que até para dormir era do piorio. Felizmente ela está comigo desde as duas semanas, altura em que o problema era detectado por oscultação. A partir dos 2 meses e pouco deixou de ser perceptivel, só através de ecocardiogramas se nota que tem um problema.
Talvez fosse uma questão que podesse levantar ao veterinário numa proxima visita.
Ao que parece, animais com determinados problemas cardiacos são demasiado agitadinhos. E isso nota-se bem, desde o dormir pouco até um comportamento que cansa só de olhar
Só venho alertar para uma eventualidade. Por vezes os animais com problemas congénitos cardiacos podem sofrer de hiperactividade. Posso dar como exemplo a minha cadela que até para dormir era do piorio. Felizmente ela está comigo desde as duas semanas, altura em que o problema era detectado por oscultação. A partir dos 2 meses e pouco deixou de ser perceptivel, só através de ecocardiogramas se nota que tem um problema.
Talvez fosse uma questão que podesse levantar ao veterinário numa proxima visita.
Ao que parece, animais com determinados problemas cardiacos são demasiado agitadinhos. E isso nota-se bem, desde o dormir pouco até um comportamento que cansa só de olhar

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
Ora, precisamentefsilvaferreira Escreveu: (...) Enfim, acho que é da idade. Tem 3 meses também.

Se formos a associar a hiperactividade de crias jovens, a doenças cardíacas, então ter-se-ia, muito mais, a associá-las a outras doenças, como Hipertiroidismo, epilepsia, ando so on and on... o que não me parece ir pela via mais normal, sensata e correcta desde que o animal não demonstre anomalias para além duma "hiperactividade" saudável e normal de acordo com a idade...

Aliás, jovens crias com doença cardíaca, tem por norma, serem sedentárias, precisamente pelo cansaço que a doença cardíaca provoca, a nível físico.
As pressuposições extremas, podem levar a situações escusadas...

Eu sou muito pelo lema de: "não procurar por possíveis, hipotéticos problemas pré-existenciais"

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
a rita era hiperactiva. até aos 6 anos ninguém a parava. nem a esterelização. não me parece que sofra de nada. já está perto dos 12 anos.
o serafim, super mafarrico, só lhe faltava trepar pelas paredes. já tem 6 anos. está mais sossegado, mas continua um ganda mafarrico
em contrapartida, a cinderela sempre foi uma pachola. desde bebé. não me lembro de ver aquela gata a brincar ou a malucar. já tem 7 aninhos. tb. de bravinha, depressa passou a super mariquinhas
o serafim, super mafarrico, só lhe faltava trepar pelas paredes. já tem 6 anos. está mais sossegado, mas continua um ganda mafarrico

em contrapartida, a cinderela sempre foi uma pachola. desde bebé. não me lembro de ver aquela gata a brincar ou a malucar. já tem 7 aninhos. tb. de bravinha, depressa passou a super mariquinhas

anjjazul
Experimentei uma série de coisas para a "domesticar" quando começa a morder. Curiosamente, o dedo goela abaixo funciona lindamente D
Ela pára imediatamente de morder, acho que já começou a perceber quando está a exagerar na intensidade da mordidela.
Anda mais calminha, se bem que tenho a impressão de que poderá estar meio adoentada. Dá bufinhas muito mal cheirosas o D e a caquinha dela também não cheira nada bem. Isto acontece também com os vossos gatinhos ou será mesmo sinal de que a minha pequenita anda mal da barriga?
Ela pára imediatamente de morder, acho que já começou a perceber quando está a exagerar na intensidade da mordidela.
Anda mais calminha, se bem que tenho a impressão de que poderá estar meio adoentada. Dá bufinhas muito mal cheirosas o D e a caquinha dela também não cheira nada bem. Isto acontece também com os vossos gatinhos ou será mesmo sinal de que a minha pequenita anda mal da barriga?
Akiro
Quando a Angel tinha a idade da sua gatinha, também houve uma altura em que dava umas "bufinhas" muito malcheirosas. Penso que é normal as fezes cheirarem assim como diz, digo eu, n sou assim uma boa entendida na materia, mas a Angel teve esse mesmo problema e passou.Se estou em erro agradecia que me corrigissem
Quando a Angel tinha a idade da sua gatinha, também houve uma altura em que dava umas "bufinhas" muito malcheirosas. Penso que é normal as fezes cheirarem assim como diz, digo eu, n sou assim uma boa entendida na materia, mas a Angel teve esse mesmo problema e passou.Se estou em erro agradecia que me corrigissem

<p>A vida dum animal de estimação é tão preciosa como a dum ser humano.. Merece ser respeitada e amada tal como nós.</p>
o Hipertiroidismo que eu saiba só aparece em gatos a partir dos 3 anos de idade e mesmo assim é raro num animal tão jovem sendo mais comum a partir dos 7 anos. A epilepsia não se revela por ataques de energia extrema.leonildecarvalho Escreveu:Ora, precisamentefsilvaferreira Escreveu: (...) Enfim, acho que é da idade. Tem 3 meses também.![]()
![]()
Se formos a associar a hiperactividade de crias jovens, a doenças cardíacas, então ter-se-ia, muito mais, a associá-las a outras doenças, como Hipertiroidismo, epilepsia, ando so on and on...
É só um alerta para o dono, dado que hoje em dia problemas cardiacos são terrivelmente comuns em animais jovens. Pelo menos foi esta a indicação que me deram.
A mim o que me alertou não foi tanto a energia mas a falta de sono. E ainda bem que fiquei de pulga atrás da orelha.
Foi apenas um conselho e de maneira nenhuma um diagnóstico. Melhor do que ninguém, um dono apercebe-se até que ponto um comportamento pode ser excessivo ou não.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
Caríssimos,
de facto, a gatinha tem vindo gradualmente a ficar mais calma. Agora, só lhe dá a "histeria" nos momentos de brincadeira
Gosta cada vez mais de dormir e do bonequito de peluche que lhe arranjei
Gostava de colocar aqui algumas fotos da pequena, mas por algum motivo, não o consigo fazer (nem sequer consigo inserir um link para o servidor onde as fotos estão alojadas).
de facto, a gatinha tem vindo gradualmente a ficar mais calma. Agora, só lhe dá a "histeria" nos momentos de brincadeira

Gostava de colocar aqui algumas fotos da pequena, mas por algum motivo, não o consigo fazer (nem sequer consigo inserir um link para o servidor onde as fotos estão alojadas).
Esquecia-me - quanto às famosas bufinhas, levei-a ao vet e a situação é mais ou menos esta: ou (o que é pouco provável) tem algum parasita oculto que lhe está a provocar esses sintomas, ou (o que é muitíssimo mais provável) não se está a dar bem com a ração que lhe estamos a dar e teremos de mudar de ração.