O q se passa ?!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
bubcka
Registado: domingo dez 10, 2006 6:03 pm

domingo dez 10, 2006 6:32 pm

Tenho uma gata de 4 anos q sempre fez as suas necessidades na caixa, mas desde que lhe mudei o tipo de areão (o de silica e um outro todo branco), que faz sempre as fezes fora da caixa.
Quando fomos de férias uns dias, também lhe deixei esta areia e qd chegámos, ela tinha feito dentro e fora da caixa, o q me fez pensar q começou a fazer fora, por ter a caixa suja ou talvez por vingança de não estarmos em casa...!?
Entretanto, voltei ao areão anterior (aquele q faz bola e se tira todos os dias) e voltou tudo ao normal.
Acontece que decidi novamente utilizar o areão das férias porque não larga pó e é duradouro e ela anda mais limpa, pois é uma gata q não se lambe muito...!?
O q posso fazer para q ela se habitue a este areão mais higiénico ?
Experimentei molhar o chão com limão e ela fez dentro da caixa, mas não serve de método.
Alguém me pode ajudar ? Existe algum repelente ecológico ?
Não posso continuar a ter todos os dias de manhã, "presentes" no chão da cozinha...!
Obrigada.
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

domingo dez 10, 2006 10:31 pm

bubcka,

se não quer voltar mesmo ao areão antigo (apesar de ser o preferido da sua gata) só vejo uma solução:

1. Vá fazendo uma mistura com o areão antigo e o novo, mas de forma a que ela não note (não tenha pressa em mudar para o novo). Se ela voltar a fazer fora, tem de misturar menos quantidade do areão novo.

2. Cada vez que ela fizer fora, ralhe com ela no momento. Se ela fizer fora, mas não estiver em casa, limpe muito bem, passe a seguir um pouco de casca de laranja, por exemplo (os gatos têm tendência a não gostar do cheiro a citrinos)

3. Se mesmo assim não vir resultados dentro de algum tempo, há à venda em grandes superfícies (tipo: Continente, Jumbo, entre outros) produtos próprios para repelir gatos e cães. Devo dizer que tenho um gato que "não se repele" com esse produto, mas mal lhe chego a casca de uma laranja ele foge a 7 pés.

De momento não me lembro mais nada... mas é só esperar um pouco que mais ajudas vêm a caminho... digo eu!

;)
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
Happydark
Membro Veterano
Registado: segunda nov 29, 2004 2:43 pm
Localização: Em casa:dois miaus de 2 e 3 anos e uma cadelinha de cerca de 3 anos;Nos meus pais: 2 cães, mãe e fil

segunda dez 11, 2006 9:42 am

Bom dia!

O que eu faria na mesma situação é deixar o areão que a gata gosta e resolvia-se o assunto! Se ela gosta para quê mudar ;) quanto á questão de ela se lamber pouco, que tal utilizar toalhitas para ajudar a sua pequenita na higiene pessoal ;) é pratico, higiénico e a sua menina ainda recebe uma massagem ;) pense nisso!?

Em realção ao pó, experimente comprar um wc daqueles fechados (parecem mesmo uma transportadora e têem uma portinha), assim fará menos pó quando ela utilizar o wc. Para não fazer pó quando troca a areia, nada como fazer isso no exterior ;)

Boa sorte!

Happydark
<p>"A vida &eacute; um valor absoluto. N&atilde;o existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julga-lo um ser inferior. Diante da consci&ecirc;ncia que abriga a ess&ecirc;ncia da vida, o CRIME &eacute; o mesmo." Olympia Salete"</p>
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quarta dez 13, 2006 10:08 am

Bom dia
Em realção ao pó, experimente comprar um wc daqueles fechados (parecem mesmo uma transportadora e têem uma portinha), assim fará menos pó quando ela utilizar o wc.
Foi esta situação de pó de areão em caixa fechada que provocou a asma na minha gata. Tenha cuidado e, se o areão tem pó, mais uma razão para a caixa ser aberta

Alguns gatos não gostam da sílica porque magoa as patas, acho eu. As minhas não gostam muito mas habituaram-se. Siga as sugestões que já lhe deram para a habituar.

Por aquilo que diz, o areão antigo parece ser o aglomerante. Costuma ser eficaz, embora largue mais pó do que a sílica. Basta que retire diariamente os grãos com as fezes e a urina.
Se não é o aglumerante, experimente esse. Pode ser que ela goste mais. Escolha um sem perfume porque há gatos que não gostam do odor

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Responder

Voltar para “Gatos”