Gato arisco, cap.II

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
patmiranda
Registado: quinta dez 07, 2006 10:44 pm

sexta dez 08, 2006 1:40 pm

Olá novamente!
Para responder-lhe Patricia, o gatinho fica bem encolhido, como uma estátua, com os olhos enormes e as pupilas dilatadas e eu para não o assustar, nem sequer tentei tocar-lhe, mas acredito que se o fizesse ele ia atacar!
Ele é um gato lindo e ficou sempre por dar. A tal senhora inclusivé disse-me que se ele não se adaptasse, ela recebe-lo-ia de volta, tal não é o receio de que ele não amanse.
Agora estou com um problema ainda maior!
A senhora que toma conta do canil, explicou-me que eu deveria fechar o gatinho numa divisão da casa e deixá-lo sossegadinho toda a noite e depois no dia seguinte (que seria hoje) ir para essa divisão e passar lá uns bons bocados falando baixinho com ele, para ele se habituar e acalmar.
Eu fiz isso. Fechei-o numa WC grande, com o caixotinho de pedras, onde ele já fez necessidades, e comida júnior e água.
Hoje de manhã, o meu filho, enquanto eu ainda estava a dormir, deve ter tido uma curiosidade irresistível, e foi lá vê-lo. Acontece que nem o viu, nem o gatinho estava lá, quando eu fui ver outra vez!
Ele garante que abriu pouco a porta e que fechou logo, mas o que é certo é que o gatinho desapareceu, e não pode ter-se evaporado.
Agora, como a casa é enorme, não sei como vamos encontrá-lo! Fechei a parte dos quartos, onde fica essa WC e estou com esperança de ver alguma alteração na comida, ou no leite que pus de manhã, ou ainda de ver algum cócó ou xixi no caixote, ou num outro lugar.Um desespero!
Obrigada!
Patricia
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado dez 09, 2006 9:57 am

Bom dia.

Primeiro, não era necessário abrir novo tópico para dar resposta sobre o outro tópico. Bastava olhar para baixo do post e "picar" com a setinha do rato, onde diz: "Responder"

Agora, vamos lá ao mais importante, o gato.

Depois de ler o outro tópico, a adjectivação de "Arisco" a um gato recém chegado a um local que nunca conheceu, portanto totalmente estranho, não está correcta! Obviamente que um felino que sai dum local que domina ou conhece, levado por pessoas que nunca viu na vida, para outro local totalmente desconhecido, a reacção é a de se "proteger" contra eventuais adversidades que possam existir...?! Certo? Logo, a reacção de receios, medos e tudo o que advém do normal carácter felino numa situação destas, é normalíssimo!!!
Os felinos precisam de tempo de adaptação e isso chega a levar dias e dias, por vezes semanas e ou até meses, dependendo do esforço, carinho e compreensão de quem os adopte!

Quanto a não ver o gato na casa de banho, ele deve ter-se escondido muito bem. Veja por detrás dos sanitários pois a maioria são ocos por detrás, têm uma concavidade. Procure aí. Se ele estiver numa dessas concavidades não tente retirá-lo de lá. A seu tempo, ele sairá por ele mesmo! No entanto, veja se ele não estará, lá, preso?
Depois dele sair, coloque trapos e ou almofadas a "atafulhar"/bloquear-lhe o acesso a esses esconderijos.

Não me dei conta de ter lido algo a mencionar a provável idade do animal, contudo se é adulto, a adaptação pode levar mais algum tempo. É preciso é ter paciência, compreensão e afecto ao ponto de entender tudo pelo que o animal está a passar, ok? Ele está em pânico. Se reverter esse pânico para si, pôr-se no lugar do animal, por certo gostaria de que alguém a entendesse...né? ;)

Agora, aqui lhe deixo algumas dicas de como tentar, mais tarde, cativá-lo ;) :

Não sei qual a sua disponibilidade a nível de tempo livre para esse gatinho, contudo tem de o incentivar à brincadeira, aos poucos, até que ele confie em si.

Não force, por enquanto, o acto de pegar-lhe ao colo ou agarrá-lo...!

Um gatinho assim, precisa de ser confinado num espaço só dele, um quarto da casa, p.e. e passar muitas horas com ele... arranje um fio, não de nylon nem polyester, pode ser algodão grosso, tipo fio de embrulho, coloque uma bolinha de papel na ponta e vá desafiando o gatinho puxando o fio o mais devagar possível para o incentivar a caçar a bolinha da outra ponta.

NUNCA deixe fios perto do gatinho quando você não estiver presente!!! São óptimos para brincarem mas SÓ sob vigilância...! Fora isso, acabam por ser muito perigosos...!

Entretanto quando ele já começar a brincar com a bolinha, retire-a e brinque só puxando o fio, por debaixo duma ponta dum tapete até a outra ponta livre começar a desaparecer debaixo do dito tapete... faça isso por algum tempo repetidamente e vai ver que lhe vai despertar o sentido da caça ao fio e da brincadeira...! Não resistem... ;)

E que tal uma caixa de cartão com um buraco em dois lados paralelos para ele entrar e sair?
Pode, até, passar o fio por um dos buracos e puxar do outro lado, pelo outro buraco

Entretanto quando ele estiver mais confiante, comece a atirar com a bolinha de papel para longe de si e deixe-o ir apanhar...!

Tem que entrar no espaço onde o tenha confinado inúmeras vezes ao dia até ele ver que entra e sai sem o querer agarrar e sem lhe fazer mal...
Vá falando com ele suavemente sem gestos bruscos.

Ele tem que ganhar confiança no que o rodeia, incluindo humanos!

Dê-lhe uma oportunidade de poder a vir ser feliz na sua casa e ainda fazer-vos, a todos, felizes ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

sábado dez 09, 2006 5:21 pm

De uma Patrícia a outra Patrícia,

deixe-me contar a minha história:

Quando adoptei a minha primeira, ela veio para mim como uma gata de 6/7 meses, traumatizada, sem um olho. Eu podia-lhe fazer festas, mas não muitas, pois caso contrário era mordida!

Foi necessário +/- um ano para ela deixar esse comportamento.

Passados alguns meses adoptei o meu segundo gato, de 2,5 meses, o Lucky. Ele, apesar de ser muito menor do que a Tri, parecia que tinha o rei na barriga quando entrou em minha casa.

Passados +/- um ano e meio adoptei o meu terceiro gato, tem +/- 3 anos, o Félix. Também "sofre da mesma doença" da Tri, mas eu tenho a certeza que também vai mudar, só não sei quando.

Eu quando adoptei o Félix deixei-o na cozinha, assim cada vez que ia à cozinha ele tinha que me aturar, à minha conversa e à televisão. Ele estava dentro da transportadora por opção própria e com uma manta por cima nos primeiros dias. Só quando eu saia é que ele se alimentava e ia à casa de banho. Alguns dias passaram, eu tirei a manta que tapava a transportadora e ele um dia pus a cabeça de fora e... bufou-me.

Mesmo assim eu não desisti, e hoje em dia tenho-o junto com os outros dois. E amo-o exactamente como amo os outros.

Quanto a conselhos, a Leo já lhe deu alguns muito bons.

Mas não se esqueça de uma coisa: um gato é como uma criança que não sabe falar e ainda não nos compreende totalmente. Exige muita atenção, quando quer, exige algumas reprimendas quando faz alguma coisa mal. É mais um filho que tem!
Os meus parabéns pelo novo filhote!!!

;)
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo dez 10, 2006 1:14 pm

Já agora mais uma achega.

Que leite lhe deixou?

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
patmiranda
Registado: quinta dez 07, 2006 10:44 pm

domingo dez 10, 2006 8:52 pm

Cara Leonilde,
Muito obrigada pelo seu esclarecimento. De forma muito simpática chamou-me burra, não!?
Talvez o considere e é livre de ter a sua opinião.
Acontece, que em desespero de causa procurei um qualquer site, onde as pessoas falassem sobre assuntos relativos a estes animais, que conheço e tenho tido ao longo de uma vida inteira, de forma amistosa e simpática, sempre em colaboração e nunca em tom de crítica ou de ironia.
Mal comparado, faz-me lembrar aquelas situações, com as quais me deparo diariamente, em que os utentes se dirigem a uma urgência hospitalar, pois padecem de um qualquer "mal" que desconhecem e não compreendem, no intuito de buscar ajuda, tratamento, compreensão, simpatia, atenção e por vezes apenas alguma companhia e afecto.
E acabam por receber em troca um tratamento desprezível, em que o sigilo não é salvaguardado, em que lhes é dito que não deveriam ter ido ali, pois o seu problema é de importância menor,, ou nem sequer existe, e isto tudo, claro, por profissionais altamente especializados na matéria, que se encontram por detrás de um vidro de uma recepção, onde apenas deveriam confinar-se à sua função e retirar os dados e elementos sobre o utente, com a maior descrição e simpatia possíveis.
Desculpe-me mas tinha que dizê-lo.`
É por reacções de pessoas como a senhora, que provavelmente muitas outras deixam de participar nestes foruns.
Muito obrigada a todos
Patricia Miranda
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

domingo dez 10, 2006 10:43 pm

Patricia,

estou certa que a Leo não quis ser indelicada consigo, mas ela já cá anda à muito tempo e tem apanhado de todo o lado: desde clones que a atacão gratuitamente até "criancinhas sem cabeça".

Acredite-me... de todo um pouco.

Para além disso, tem que convir que o título que deu à sua mensagem não estava conforme o que escreve, pelo menos para mim, eu não vi de que forma é que o seu gato foi arisco. Não mordeu... Não arranhou... Não fez nada assim. Fugidio, sim.

É relativamente normal eles terem esse comportamento quando chegam a nossa casa e não conhecem nada.

E por favor, diga-nos se já encontrou o gato. Depois, se quiser pode ir embora; mas eu acho que poderia aprender muito por aqui, caso queira.

Fique bem.

;)
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
Sissy2
Membro
Registado: sexta abr 07, 2006 7:50 pm

segunda dez 11, 2006 4:42 pm

Olá patmiranda

LI e reli o que a leo escreveu,e sinseramente não comprendo,onde ela lhe chamou burra.
Atenção,eu não estou aqui a defender a leo,aliás ela nem precisa disso.
O que se precisa aqui,na arca são de pessoas como a Leo,que entendem bastante de animais,e são elas que nos ensinam,a mim,a você,etc.
Que sim,ao pé dela somos "burras",no que respeita a muitos asuntos de animais,e é por isso que vimos aqui pedir alguma informação,porque não sabemos.
E se há alguma pessoa aqui na arca que está sempre pronta a responder,que não deixa ninguém sem resposta,essa pessoa é a Leo,há-de reparar que ela responde a toda a gente,agora o que acontece,é que há pessoas que são muito senciveis e que se magoam com qualquer coisa,que pedem um conselho,e ficam á espera de um "amem",e quando não é assim,quando a resposta não lhe agrada ficam todos ofendidos.
Eu só respondi a este tópico,porque isto me irrita,qd há alguem,que não responde o que a pessoa gostaria de ouvir,é logo atacada.
E geralmente isso acontece sempre com a Leo,que vem sempre pronta a aconselhar,pronta a repartir os seus conhecimentos.
Hirra!uma pessoa aqui tem que pensar bem antes de responder,pensa que vai ajudar,no fim vai ferir certas susceptibilidades,que até afirmam sair da arca por a resosta não lhe agradar,francamente
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça dez 12, 2006 12:04 am

Cara patmiranda,

Como não me conhece, dou-lhe um desconto... apesar de que, sendo como sou... acredite que se eu achasse que é burra, tinha-lho dito abertamente sem qualquer problema :p e com a maior das naturalidades!
Mas, se a patmiranda assim o entendeu... azar o seu porque quem sou eu para a contrariar...? Se se acha burra... agora é que é caso de se dizer como no velho ditado: "albarde-se o burro à sua vontade" ;)

Já agora, onde está toda a sua aflição...? Não estava aflita do gato ser "arisco" e ter desaparecido?
Ah...já percebi...isso passou para segundo plano! os "améns" estavam primeiro! :lol: :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quarta dez 13, 2006 5:19 pm

Boa tarde

Se o gatinho come comida junior, ainda é pequeno. Por isso, pode esconder-se em "n" sítios incríveis

Primeiro, veja dentro da sanita, dentro da máquina de lavar/secar roupa, dentro da lareira (se tiver) porque são os sítios mais perigosos para um gatinho

Depois, procure dentro e em cima de roupeiros, nos armários, gavetas, arrecadações, garagens, chaminés, varandas, sotão.... Olhe para a sua casa com olhos de gatinho assustado e tente encontrá-lo.

Não fique só à espera que ele apareça porque, se estiver entalado ou fechado, vai morrer à fome! Nem que a sua casa fosse um palacete (mesmo que seja um palacete) é uma área fechada, logo o gato tem de estar aí. A não ser que tivessem as janelas ou portas aberta, e, nesse caso, já estará provavelmente na rua .

Também acho que fez mal em atacar quem só quer ajudar! E, para quem "tem tido animais destes ao longo da vida", demonstrou saber pouco sobre adaptação ou não necessitaria dos conselhos da "senhora do canil" sobre o que fazer, para já não falar dos da Arca.

Espero que o bichinho apareça
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Responder

Voltar para “Gatos”