mau comportamento...AJUDA

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

guixa
Membro Júnior
Registado: quarta set 15, 2004 11:21 pm

quarta jan 03, 2007 12:56 am

ola boa noite!!!
precisava de toda a ajuda necessaria para este caso, n tenho grande experiencia com animais, visto este ser o primeiro, e penso que toda a ajuda é bem vinda...tenho uma gatinha à sensilvemente um ano, que adoptei no gatil de oeiras...o caso é que ultimamente ela tem vindo a tornar se extremamente agressiva, ao ponto de estar sentada ao colo e morder apenas com um gesto da mao. Eu acho que é brincadeira ou algo que a perturba e ela vinga se...ela é super bem tratada e nunca esta sozinha em casa, este tb pode ser um dos problemas mimos a mais.
Gostava que me dessem algumas dicas ou partilhassem experiencias semelhantes..esta semana vou ao vet para tentar perceber o que se passa, visto ontem ter mordido seriamente a minha avo...aguardo respostas....obrigada
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quarta jan 03, 2007 11:44 am

Pois é,

esse parece-me mais um caso de, para além de excesso de mimo, falta de companhia. Não de companhia humana, mas de falta de companhia felina.

Eu quando adoptei a minha primeira gata, com 7 meses, só pudia passar-lhe a mão pelo pêlo 2 vezes, pois à terceira ela virava-se e mordia-me. Passado uns meses, quando adoptei o segundo gato, a história foi-se alterando. Hoje em dia já posso fazer festinhas que a gata agradece-me, ela tornou-se um miminho para mim. ;)
Não acredites em:

...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
fm2911
Membro
Registado: quinta ago 10, 2006 4:27 pm

quarta jan 03, 2007 11:57 am

Olá!

Eu a sério que gostaria de ajudar mas também tenho uma gata em casa que não é flor que se cheire.

A minha gata era uma doçura, adorava mimos e portava-se lindamente até ser esterelizada.

Após a cirurgia ficou agressiva, arranha e morde se fazermos conta, já me destruiu de tudo um pouco e não é tão asseada como era.

Desde que começaram a surgir os primeiros problemas que ela começou a ser seguida pela veterinária e não sei mesmo o que fazer. Já tentei trazer outro gatinho para casa e não consegui.

Com a minha gata os anti-depressivos não resultaram mas sei de muitos casos em que foi a solução.

Fale com a veterinária que assiste a sua gata para ver o que ela lhe aconselha.

Boa sorte!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jan 03, 2007 3:45 pm

Na maioria dos casos, não generalizo mas... numa grande maioria, o problema reside nos donos e não nos gatos em si ;) . Os felinos são, mal comparados, como uma máquina de Raio X...eles conseguem ver para além... conseguem estudar-nos com uma exactidão e astúcia que até assusta :p e quando vêm que podem aproveitar-se, aproveitam-se!

Em muitos casos, os mimos a mais, acabam por nos tornar dominados em vez de dominantes..e é nessas situações que eles passam a impor as regras em casa ;) e, "nós", com uma “encolhidela” de ombros, hoje, amanhã e depois, o felino vai "trepando e trepando" até ao ponto do próprio dono estar completamente dominado pelo animal ;)

Quem tem animais, sejam de que espécie sejam, além do carinho, alimento e atenção a dar ao animal, tem de saber impor-se e mostrar quem manda lá em casa! ;) ou então, tudo descamba, cada vez mais para pior!

Acho que nos casos em que os calmantes veterinários não funcionem, nada como tentar arranjar uma companhia para o animal!

A minha Leo (gata mais nova), bem que tenta ser ela a impor as regras... só que se virou para o lado errado :p ;) :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
patricias
Membro Veterano

quarta jan 03, 2007 5:31 pm

Na maioria dos casos, não generalizo mas... numa grande maioria, o problema reside nos donos e não nos gatos em si
Óh Leozinha,

isso quer dizer que a culpa do Félix ser assim é minha... :cry:

Psicanalista... Pleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeease... :lol:

É que a Tri eu já lhe consegui dar a volta, ao Lucky nunca foi preciso, pois ele é tão melga, mas tão melga que basta ver uma mão estendida que se chega logo para ver se lhe calha algum miminhos... agora o Félix... arre burro... Ainda não entendeu que se não quer mais festinhas basta ir embora, ainda não aprendeu a não assustar as pessoas (conhecidas ou não) que vão lá a casa, ainda não aprendeu que se não criar confusões ninguém as cria... Mas eu tenho esperança de que qualquer dia ainda hei-de aparecer por cá e dar a boa nova: O Félix está "dobrado"!!!! :lol:

p.s.: Agora só não sei se a arca resiste até lá!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
Não acredites em:

Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

guixa
Membro Júnior

quarta jan 03, 2007 8:40 pm

ola a todos

desde ja obrigada por todas as opinioes..amanha vou tentar ir com ela ao vet e perceber o q ele pode fazer por ela...eu nao mencionei mas a mia nao esta esterelizada e têm apenas um ano...acham que este factor pode modificar a sua atitude??
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jan 03, 2007 9:50 pm

guixa,

A esterilização, na maioria dos casos, acalma as gatas ;)

Patrícia,

Eu não generalizei precisamente porque há casos e casos... o do Félix, penso que foi por se sentir demasiado bem no novo lar. Então... ;) :p :lol: mas a Patrícia tem que treinar essa voz, ai tem, tem! :p :lol: para uma mais grave e forte quando ralhar com ele ;) :lol: mas se vir que ele precisa de outra dose... nada como falar com o vet pois pode ser mesmo ansiedade e a ansiedade tem tratamento. Ele não andou melhor depois do tratamento...? Então... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
patricias
Membro Veterano

quarta jan 03, 2007 11:31 pm

guixa,

os meus três gatos já foram à faca e deixe-me que lhe diga: foi uma das melhores coisas que eu fiz! ;)

Leozinha,

ele tem dias! :lol: Uns dias acorda com os pés de fora da cama, outros dentro... Hoje então arranjou confusão com o Lucky e com a Tri. Dei dois berros com ele e ele com uma cara de pau só olhou para mim e continuou! Ou seja, tive de lá ir dar-lhe uma palmada no lombo! :evil: Depois passou o tempo todo com cara de quem não tinha feito nada... ;)

Eu acho que são só ciúmes, enquanto ele não se aperceber que tem de partilhar o "espaço" dele com os manos... Também me custa muito andar a doppá-lo, mais que não seja porque algum dia eu tenho de lhe tirar os comprimidos.

:?

Por muito complicada que seja a vida dele, eu tenho a sensação de que ele nunca teve uma casa assim... Agora como filho único, é que NÃO :evil:
Não acredites em:

guixa
Membro Júnior

quinta jan 04, 2007 9:51 pm

ola a todos

hoje fui ao vet e ele disse que a mia estava bem que ate parecia uma gata calma e meiga, ate ela começar a bufar enquanto o vet a examinava...receitou lhe clomicalm uma especie de anti-depressivo para um tratamento de mais ou menos 2 meses ate a esterilizaçao....
à pouco ja lhe dei o medicamento pela goela abaixo e foi complicado, amnha vou experimentar outro metodo: comprimido esmagado numa latinha de comida...depois dou noticias...
obrigada
patricias
Membro Veterano

sexta jan 05, 2007 12:43 pm

guixa,

enviei-lhe uma pm, por favor veja e responda-me, sim?

;)
Não acredites em:

kim_haha
Membro Veterano
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

domingo jan 07, 2007 5:35 pm

pois...
eu tambem tenho EXATAMENTE o mesmo problema ...
chegamos (aqui em casa) a andar todos mordidos e arranhados por causa disso!
por exemplo .... estamos-lhe a fazer festinhas ela esta muito feliz a ronronar e com os olhos fechados.... derrepente (ainda a ronronar) comecanos a atacar as maos ...
a mim o que me dizem e que como nao temos mais nenhum gato (so mais 2 caes), ela pensa que esta a brincar com os irmaos ...
mas nao sei :lol:
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jan 07, 2007 6:14 pm

eu tenho 10 e problemas de dentadas não existem. mas já aconteceu estar a fazer festas ao pinóquio ou ao flávio e levar uma dentada repentina. é logo uma valente palmada. com a cinderela era dentada no queixo. levou umas quantas palmadas e parou. tb. não morreu. já vai para 8 anos. mafarricos :lol:
agora, uns com os outros :o estão insuportáveis. já para não falar nas patifarias. agora, o flávio deu-lhe para abrir a porta do frigorífico. :evil: tem sido cada banquete :evil:
anjjazul
patricias
Membro Veterano

domingo jan 07, 2007 6:49 pm

kim_haha,

o que eu posso dizer é para parar com as festas; isto é, quando estiver a fazer festinhas e ela lhe morder "pregue-lhe" um valente berro e dê uma palmada bem dada... se não gostar, arranje um burrifados de plantas e esguiche-o na cara dela... Fui assim que eu dei a volta à Tri! ;)

Quanto ao Féliz, por mais força que utilize vai sempre parecer-lhe que eu estou a dar festinhas... o tipo tem um pelo que lhe serve de amortecedor e além disso não tenho tanta força como isso. Mas ele tem períodos em que não se lembra de me atacar... o que é até bom! :lol: O que fiz com ele foi ignorá-lo, puro e simples!

Quanto à anjjazul, está-me a parecer vai pelo mesmo caminho da LuMaria... frigo fechado à chave e chave bem longe dos pequenitos... ;)
Não acredites em:

Sissy2
Membro
Registado: sexta abr 07, 2006 7:50 pm

segunda jan 08, 2007 12:30 pm

Eu tenho sete,e tirando o Napoleão,nenhum me morde,nem arranha,e se eu puxo por eles,ás vezes faço-os zangar a serio, parece que vaõ morder,mas não encostam,apenas os dentes
Em compensação,o napoleão,qualquer dia manda-me para o hospital,em pré vespera de Natal,deu-me uma dentada,no canto do olho esquerdo,fiquei com o olho uma lastima,todo inchado,nem a cara conseguia lavar,com tanta dor.
Isto tudo porque eu pisei-o sem querer,e depois quiz lhe fazer um carinho de desculpas,agarrei nele ao colo,e encostei a minha cara á dele,e ele pumba,uma dentada,não aceitou as minhas desculpas :D
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sexta jan 12, 2007 9:40 pm

sissy o meu mais velho tambem é assim. quando piso os meus meninos faço logo uma cena, pego neles e encho-osde festinhas e de pedidos de desculpas. o pequeno esquece logo. o grande ainda rosna e bufa mais...
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Responder

Voltar para “Gatos”