Boas, a todos os intervenentes deste forum...
Venho pedir-vos concelhos em relação a uma estranha reacção da minha gata; uma Angorá...
Eu adoptei a Heidi há +/- 1 ano, ela tem 4 anos e os antigos donos quiseram dá-la pois tinham sido pais e ela passava a maior parte do tempo dentro do berço do bébe...
Ela teve uma adaptação, a meu ver, extraordinária, pois não se ressentiu da mudança. É uma gata muito sociável, que adora estar ao colo a receber carinhos e farta-se de ronronar logo a partir da 1ª festinha...
Desde o inicio deste ano que eu passei a viver com a minha namorada e também estamos à espera de uma filhota... A Heidi tem-se comportado maravilhosamente bem, à excepção de ontem que teve uma reacção nada normal, que eu passo a descrever:
- Ao fazer uma brincadeira com a minha namorada, a Heidi reagiu de uma forma muito estranha, pois atirou-se à minha perna e além de me morder tambem me arranhou imenso, fiquei com a perna cheia de escoriações...
Gostava que me informassem qual será a razão desta reacção e a forma de a prevenir de futuro e se é algo que é normal nos gatos...
Obrigado e até breve...
Reacção estranha!!!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 16, 2006 2:04 pm
Boa Noite!
Os animais, principalmente os gatos, e falo porque o meu gato tem ciumes do meu namorado, ressentem-se quando existe uma diminuição de atenção da nossa parte para com eles. Será que isso tem acontecido no seu caso? O facto de ter acontecido ontem pela primeira vez não significa que não venha a acontecer mais vezes, e além disso alguma vez a gata teria que se ressentir...
Outra hipótese que coloco é o facto de você com a "brincadeira" com a sua namorada ter "despoletado" o instinto de protecção da gata, ou seja, como a sua namorada está grávida, a gata pode ter pensado que você estaria a pôr em risco a integridade física da sua namorada, e consequentemente do bébé, logo adoptou uma postura de protecção para com elas, arranhando-o e mordendo. Não sei se me fiz entender, mas penso que sim...Atenção que não estou a acusá-lo de violência doméstica!!
Espero não estar a dizer alguma asneira...caso esteja, alguém mais experiente que me corrija...

Os animais, principalmente os gatos, e falo porque o meu gato tem ciumes do meu namorado, ressentem-se quando existe uma diminuição de atenção da nossa parte para com eles. Será que isso tem acontecido no seu caso? O facto de ter acontecido ontem pela primeira vez não significa que não venha a acontecer mais vezes, e além disso alguma vez a gata teria que se ressentir...
Outra hipótese que coloco é o facto de você com a "brincadeira" com a sua namorada ter "despoletado" o instinto de protecção da gata, ou seja, como a sua namorada está grávida, a gata pode ter pensado que você estaria a pôr em risco a integridade física da sua namorada, e consequentemente do bébé, logo adoptou uma postura de protecção para com elas, arranhando-o e mordendo. Não sei se me fiz entender, mas penso que sim...Atenção que não estou a acusá-lo de violência doméstica!!

Espero não estar a dizer alguma asneira...caso esteja, alguém mais experiente que me corrija...

<p><strong>A minha assinatura anterior era bem menos interessante que esta....</strong></p>
Há tambem a hipotese da gata ter algum sitio dorido.
Se se repetir, veja bem onde lhe tocou e vá ao vet.
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 16, 2006 2:04 pm
Claro, também é uma hipótese e bem válida...eu dei aquela sugestão porque a gata nos anteriores donos passava o tempo todo no berço do bébé, segundo o relato do AHeidi, logo deve ser muito protectora...Há tambem a hipotese da gata ter algum sitio dorido.
<p><strong>A minha assinatura anterior era bem menos interessante que esta....</strong></p>
Bom dia
Também pode tê-la magoado sem querer com a perna - você até pode nem ter dado por isso...
O meu conselho é que tente simular novamente a situação, mantendo-se atento às reações da gata, para perceber se é ciume, protecção, ou uma retaliação pontual por ter sido magoada.
Se fôr ciúme ou protecção, evite que ela se sinta excluída em relação à sua namorada mas não permita que ela continue a atacá-lo - dê-lhe um grito com voz grossa quando vir que ela vai atacar ou bata palmas com força ou borrife o seu nariz.
Arranjar-lhe uma companhia felina também pode ajudar - que tal espreitar o site das adoções ?!
Mas "estude" primeiro as tecnicas de apresentação dos gatos, para não ficar numa situação ainda pior de ter dois gatos ciumentos em vez de um.... Aqui na Arca, encontra muita informação sobre o que fazer
Boa sorte
Cristina
Também pode tê-la magoado sem querer com a perna - você até pode nem ter dado por isso...
O meu conselho é que tente simular novamente a situação, mantendo-se atento às reações da gata, para perceber se é ciume, protecção, ou uma retaliação pontual por ter sido magoada.
Se fôr ciúme ou protecção, evite que ela se sinta excluída em relação à sua namorada mas não permita que ela continue a atacá-lo - dê-lhe um grito com voz grossa quando vir que ela vai atacar ou bata palmas com força ou borrife o seu nariz.
Arranjar-lhe uma companhia felina também pode ajudar - que tal espreitar o site das adoções ?!

Boa sorte
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Boas
A Angel também tem muito a mania de me atacar as pernas quando vou a andar pela casa ou então ataca-me os braços quando estou na brincadeira com ela e se chateia.
Nunca me preocupei muito com este tipo de reacções porque ela sempre foi muito vingativa quando se chateia.
Cumps
A Angel também tem muito a mania de me atacar as pernas quando vou a andar pela casa ou então ataca-me os braços quando estou na brincadeira com ela e se chateia.
Nunca me preocupei muito com este tipo de reacções porque ela sempre foi muito vingativa quando se chateia.

Cumps
<p>A vida dum animal de estimação é tão preciosa como a dum ser humano.. Merece ser respeitada e amada tal como nós.</p>
-
- Registado: quarta fev 07, 2007 7:43 pm
acho que a sua gata sentiu ciúmes, já que os antigos donos deixaram de dar tanta atenção, e receou que o mesmo torna-se acontecer. mas não se preocupe, apenas continue com o seu carinho, e tudo voltará ao normal, e vai adaptar-se sempre, e deixe que a sua namorada também lhe dê carinho, e desta forma a heidi deixará de ter ciúmes