Gata Traumatizada

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
sandra74
Membro Júnior
Registado: terça ago 22, 2006 9:27 am

terça fev 13, 2007 2:28 pm

Ola a todos.

Tenho duas gatinhas lindas com 3 meses e meio de idade. São irmas, mas não vieram para minha casa ao mesmo tempo. Quando um amigo nos ligou , que tinha um cliente com duas gatas de duas semanas para afogar, eu resolvi ficar com uma, e todos tentamos durante os dois meses seguintes fazer com que o homem não matasse a outra até lhe arranjar-mos um lar. Infelismente não conseguimos o lar e o homem ameaçava matar a gata, eu resolvi ficar com ela tb. São duas belezas, uma e completamente branca é a Kika e foi a 1ª e chegar, outra e siamesa e é a Petra, dão-se lindamente as duas, mas a Petra como ja veio para nossa casa com dois meses, e muito assustadissa e foge de nós como o "Diabo da Cruz" não se deixa tocar e esconde-se de nós, e ja esta la em casa há um mes praticamente.
Alguem me pode ajudar? O que posso fazer para cativar a minha gatinha? :cry:
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

terça fev 13, 2007 3:19 pm

Absolutamente nada, Sandra! :wink:

Por incrível que pareça, este é, quanto a mim, o melhor conselho que eu tenho a lhe dar. Dê a alimentação, a água, limpe o wc, fale com ela, chame-a pelo nome dela, mas não mostre à gatinha nem um sorriso.

Quando ela se sentir à vontade com você, mostrar-se-à. Antes disso, só a vai afastá-la mais de si, e não é isso que quer.

Quando o meu terceiro gato foi lá para casa, ele vinha dentro da transportadora e com uma mantinha à volta... Quando eu saia da cozinha e apagava a luz, é que ele saia para comer, beber e ir à casa de banho... Quando eu pûs a cabeça para o ver pela abertura, ele bufou-me... Se tiver tempo, pode ler a história do Félix (aprenderá muito)... http://animais2.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=34175
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça fev 13, 2007 7:38 pm

BRINCAR COM GATINHOS

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... ht=brincar
leonildecarvalho Escreveu:

Bem, para brincar com ele...e que tal uma bolinha de papel, atira-la para longe e vê-lo a correr para "caçar" a bolinha?
E que tal um fio de algodão (não usar ráfias nem sisal) com uma bolinha presa na ponta, segurar no fio, na ponta livre, atirar a outra ponta para longe até o fio ficar esticado, e depois começar a puxar muito lentamente? ;)
Vai ver o gato a tentar "caçar" a bolinha.
Também pode fazer o mesmo só com o fio sem bola. O gato tentará na mesma "caçar" a ponta do fio ;)
E que tal um carrinho de linhas, mas vazio? É deixar rolar o carrinho...e o gato delicia-se a manipulá-lo com as patas ;)

E que tal uma caixa de cartão com um buraco em dois lados paralelos para ele entrar e sair?
Pode, até, passar o fio por um dos buracos e puxar do outro lado, pelo outro buraco. Eles adoram!

Só uma advertência... CUIDADO quando brincar com objectos pequenos ou fios. Nunca os deixe por perto do gato sem a sua supervisão. Podem ser perigosos para o animal. Eles são como crianças...podem ingerir os objectos ou enlearem-se nos fios...!

Boa sorte,

Leo

Para receosos…

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... ht=brincar
leonildecarvalho Escreveu:Numa ninhada há sempre um que é mais receoso...mas sendo que não é um gatinho bravo, tem remédio...

Não sei qual a sua disponibilidade a nível de tempo livre para esse gatinho, contudo tem de o incentivar à brincadeira, aos poucos, até que ele confie em si.

Não force, por enquanto, o acto de pegar-lhe ao colo ou agarrá-lo...!

Um gatinho assim, precisa de ser confinado num espaço só dele, um quarto da casa, p.e. e passar muitas horas com ele... arranje um fio, não de nylon nem poliester, pode ser algodão grosso, tipo fio de embrulho, coloque uma bolinha de papel na ponta e vá desafiando o gatinho puxando o fio o mais devagar possível para o incentivar a caçar a bolinha da outra ponta.

NUNCA deixe fios perto do gatinho quando você não estiver presente!!! São óptimos para brincarem mas SÓ sob vigilância...! Fora isso, acabam por ser muito perigosos...!

Entretanto quando ele já começar a brincar com a bolinha, retire-a e brinque só puxando o fio, por debaixo duma ponta dum tapete até a outra ponta livre começar a desaparecer debaixo do dito tapete... faça isso por algum tempo repetidamente e vai ver que lhe vai despertar o sentido da caça ao fio e da brincadeira...! Não resistem... ;)

Entretanto quando ele estiver mais confiante, comece a atirar com a bolinha de papel para longe de si e deixe-o ir apanhar...!

Tem que entrar no espaço onde o tenha confinado inúmeras vezes ao dia até ele ver que entra e sai sem o querer agarrar e sem lhe fazer mal...

Ele tem que ganhar confiança no que o rodeia, incluindo humanos!

Leo
Socialização

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... =mantinhas
leonildecarvalho Escreveu:Trocar mantinhas para começarem a reconhecer os cheiros de um e outro... separá-los temporariamente para se cheirarem por debaixo da porta... e então quando estiver em casa, deixá-los juntos para se irem sociabilizando gradualmente ;) . Nunca esquecer de dar mimos sempre primeiro ao gato que já era residente ;) . Nunca fazer festinhas ao novo elemento e depois ao outro... sempre primeiro o que já tinha e só depois ao novo! ;)

Importante cortar as unhas a ambos para não se ferirem muito...

Boa sorte,

Leo
:wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sábado fev 17, 2007 3:31 pm

entendo o seu desespero... o meu sam foi adoptado e por acaso habituou-se IMEDIATAMENTE. Veio logo para o colo, comeu, dormiu, brincou... tudo normalmente. :lol:

Mas os meus tios costumam adoptar imensos gatos que uma veterinaria amiga do meu tio lhes pede para receberem... e alguns nao se habituam. Deixe-a habituar-se sozinha. Tambem pode ser parte da sua personalidade...
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

domingo fev 18, 2007 12:12 am

Isso pode ter a ver com a personalidade da gata e aí, nada pode fazer.
Os meus gatos, o Kiko e a Nina são irmãos. O Kiko dá-se bem com todos os animais, não tem medo de nada nem de ninguém e morder não é com ele. Já a Nina, é super assustadiça, a brincar morde que se farta, tem medo de tudo, não pode ver animais que desconhece que mostra logo os dentes e desde o 1º mês de vida que estão cá em casa.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo fev 18, 2007 11:47 am

o bom do isaias já cá está em casa, vai para 2 anos. foge de mim e não gosta que o agarrem. só me conhece para pedir comida :lol:
acho que se habituou aos gatos e não liga às pessoas. eu não me importo. desde que esteja feliz :lol: e sempre é menos um em cima de mi8m. quando me deito no sofá, levo com 9 gatos e um cão :P estou sempre a queixar-me que são uns chatos. ora deste :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”