Gatos assustados!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
smrp
Membro Júnior
Registado: quarta nov 15, 2006 3:53 pm

domingo fev 18, 2007 2:12 pm

Boa Tarde,

adoptei há uma semana atrás 1 gato, europeu de 1 ano e meio, nasceu e viveu toda a vida na mesma casa, só que agora a dona com mta tristeza teve q o dar para adopção pois está à espera de bébé e vive num apartamento com a sua família (marido e 2 filhos) e mais 2 cães e 2 gatos e por isso mesmo achou-se sem outra alternativa senão pôr os seus animais para adopção.

Eu q já tenho 2 gatos fiquei com o coração partido e resolvi adoptar o gatinho (q já cá está) e agora tbém o pai que é persa (com 2 anos e pouco, q vem amanhã), só q estou preocupada e gostaria q me ajudassem pois o problema n é o introdução dele (s) com os meus gatos (pois sei o q devo fazer), mas sim, o não conseguir chegar-me ao pé dele (está debaixo da cama do quarto onde o coloquei para facilitar a sua inserção na nova casa) e não saí de lá, n come practicamente desde q chegou......e de cada vez q lá vou para falar um bocadinho com ele e fazer-lhe umas festas, bufa-me logo e silva e eu lá o deixo em paz outra vez. :(

Queria q me ajudassem no q hei-de fazer para q ele tome confiança em mim e saiba q lhe quero o melhor.......pelo menos para q lhe consiga tocar sem q tenha uma atitude agressiva!
Para ele e para o pai q chega amanhã e q sei q vai ter exactamente a mesma postura, pois são animais q sofreram o trauma de serem criados desde bébés num lar e agora com practicamente 2 anos e tal se vêem confrontados com o trauma de ir para outra casa q lhes é totalmente estranha :cry:

Por favor ajudem-me no que hei-de fazer para mostrar as estas 2 lindas criaturas q o que quero é mimá-las e vê-las felizes e confiantes novamente, isto até pq não tem vacinas e queria levá-los ao veterinário para os vacinar e fazer um check-up para ver se estava tudo bem, mas sem lhes puder tocar..... é mto complicado.

Obrigada desde já a todos,

Fiquem bem :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo fev 18, 2007 2:57 pm

smrp Escreveu:Boa Tarde,
(...)
Por favor ajudem-me no que hei-de fazer para mostrar as estas 2 lindas criaturas q o que quero é mimá-las e vê-las felizes e confiantes novamente, isto até pq não tem vacinas e queria levá-los ao veterinário para os vacinar e fazer um check-up para ver se estava tudo bem, mas sem lhes puder tocar..... é mto complicado.

Obrigada desde já a todos,

Fiquem bem :D
Antes de vir para casa com o animal, faça a meio caminho uma paragem para uma observação veterinária... :wink:

Quanto ao assustadinho...

Não insista em retirá-lo dos esconderijos dela/e...ela/e, aos poucos e poucos lá ganhará a confiança que necessita
Deixe-lhe sempre comidinha e água fresca bem como uma caixa WC e vai ver que tudo é usado...

Vá falando para ela/e baixinho quando estiver em casa para ela se ir costumando á sua voz
Não sei qual a sua disponibilidade a nível de tempo livre para esse gatinho, contudo tem de o incentivar à brincadeira, aos poucos, até que ele confie em si.

Não force, por enquanto, o acto de pegar-lhe ao colo ou agarrá-lo...!

Um gatinho assim, precisa de ser confinado num espaço só dele, um quarto da casa, p.e. e passar muitas horas com ele...

Tem que entrar no espaço onde o tenha confinado inúmeras vezes ao dia até ele ver que entra e sai sem o querer agarrar e sem lhe fazer mal...

Ele tem que ganhar confiança no que o rodeia, incluindo humanos!

Ele, por agora, precisa de ser confinado num espaço só dele, um quarto da casa, p.e. e passar muitas horas consigo... arranje um fio, não de nylon nem polyester, pode ser algodão grosso, tipo fio de embrulho, coloque uma bolinha de papel na ponta e vá desafiando o gatinho puxando o fio o mais devagar possível para o incentivar a caçar a bolinha da outra ponta.

Entretanto quando ele já começar a brincar com a bolinha, retire-a e brinque só puxando o fio, por debaixo duma ponta dum tapete até a outra ponta livre começar a desaparecer debaixo do dito tapete... faça isso por algum tempo repetidamente e vai ver que lhe vai despertar o sentido da caça ao fio e da brincadeira...! Não resistem...

E que tal uma caixa de cartão com um buraco em dois lados paralelos para ele entrar e sair?
Pode, até, passar o fio por um dos buracos e puxar do outro lado, pelo outro buraco. Eles adoram!

E que tal um carrinho de linhas, mas vazio? É deixar rolar o carrinho...e o gato delicia-se a manipulá-lo com as patas ;)

NUNCA deixe fios perto do gatinho quando você não estiver presente!!! São óptimos para brincarem mas SÓ sob vigilância...! Fora isso, acabam por ser muito perigosos...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”