Obrigada por esta iniciativa, podemos encontrar aqui muita informação útil e importante.
E... desculpem-me por abrir um novo tópico mas fiquei imenso tempo a tentar ler os 601 tópicos sobre persas e não consgui encontrar respostas a todsa as minhas dúvidas.
Desde Maio/2006 temos um gato amarelinho, de pelo longo, que foi encontrado, quase a morrer, na porta de um veterinário. Dizem que é persa mas não é exactamente como os persas que tenho visto nas vossas fotos. (tenho fotos dele algures neste site

Na altura o Leonardo estava com coriza e tinha. Teve que se lhe cortar todo o pelo, dar soro e imensa mediação e lá acabou por ficar bom passados 3 meses.
Em Agosto, quando pensávamos que estava bem, eis que o seu pelo, já crescido, começa a ficar aspero, escuro e a cair. Também reparamos que ele tem muita dificuldade em resistir ao calor e sentimos que sobre naqueles dias de 40 graus em Lisboa. Como a nossa casa é muito quente não podemos fazer mesmo nada para o ajudar.
Começamos ainda a reparar que o nosso Leonardo liberta um cheiro a "gato" (?) que nunca havíamos notado em qualquer gato. Na verdade pensávemos que apenas os cães libertavam odores... A casa inteirinha fica com odor de gato e não conseguimos alterar esta situação!!!
Compramos champoos, mudamos de comida (para uma que vendem em casa e garantiram que era parfeita) e em Janeiro o pelo do Leo estava a 100%. O mau cheiro continuou e nós lá nos habituamos a ele. Só quando temos visitas é que sentimos necessidade de o justificar!!!
Também ajudou ter ido umas semanas comigo para uma casa grande e com jardim. Vía-se que ele estava mais vivo, mais feliz e com o pelo mais bonito.
De volta ao mini apartamento em Lisboa (em Janeiro), o Leo voltou a ficar triste, a chorar o dia todo e, apesar de ser penteado todos os dias, estava também com imensos e enormes nós nas patas traseiras e na barriga.
A juntar aos nós, instalou-se uma enorme colónia de pulgas que levou séculos a eliminar. Já sabemos que frontline (apesar do preço) e as coleira não funcionam!!!
Findas as pulgas.... temos um novo (ou vários) problemas:
A semana passada (exactamente na véspera de Carnaval) reparamos que o Leo estava estranhamente parado e triste. Fomos de urgência para o vet e descobrimos que tem cristais na bexiga!!!
Está a fazer a medicação recomendada (durante 10 dias) e mudou novamente de alimentação.
Agora as nossas grandes dúvidas:
Ajuda 1:
O grande problema é que o leonardo vomita todas as noites, cerca de 7 horas depois de ter tomado a medicação. A vet (e a caixa dos medicamentos) dizem que são efeitos secundários do medicamento mas... terá mesmo que ser assim? Desta forma vai ficar frágil e magro!!!!
Ajuda 2:
Acabei de verificar que o Leonardo tem cada vez menos pelo na barriga e tem, no lugar do pelo, uns pontos laranja/vermelho que não sei identificar. Alguém sabe oque será?
Ajuda 3:
É muito dificil dar banho ao Leonardo (entre gritos e arranhões ficamos todos exaustos) e está forma de questão comprarmos todos aqueles produtos porque são fora do nosso orçamento. Gostávamos de saber se conhecem um sítio de confiança, onde se possa ir, uma vez por mês, dar banho e desembaraçar os nós ao nosso gatito.
Pelo que lemos neste fórum, uma vez por mês pode não ser suficiente?
Da última vez que fomos ao vet, entre a consulta, as análises, medicação e nova alimentação foram mais 150 euros. As outras vezes que foi a veterinário foi igualmente caro e procuramos ajuda nste fórum de forma a diminuir as despesas!!!
Sempre que vamos ao vet eles dizem que os problemas do Leonardo são os de um gato Persa: problemas respiratórios, coriza, tinha, cristais na urina, talvez tenha quistos nos rins (andamos a diagnosticar), incapacidade de limpar os olhos e o pelo, mau cheiro...... é muita coisa!!! Os persas tem mesmo isto tudo ou é só o nosso Leonardo?
Ele deve ter agora cerca de um ano e meio. É castrado, vacinado, desparasitado e não tem Fiv nem Felv.
Só come ração e, a partir de agora, só vai comer comidinha específica para o seu problema.
Adoramos o nosso gatinho e sofremos quando o vemos triste e doente.
muito obrigada
Cátia Maciel