Socorrooo

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
arayna
Membro Júnior
Registado: sábado fev 03, 2007 10:22 pm

quinta mar 01, 2007 10:31 pm

Olá

Estou com um problema com um gato que ganhei de uma amiga... a história é assim:

O irmão dessa amiga encontrou o gato (persa) jogado na rua e levou-o para casa, porém não pode ficar com ele e me deu.
Eu castrei o animal, tosamos poi ele estava vergonhosamente empelotado... foi arrancada sua unha que estava encravada e dado antibióticos pois ele estava com o saquinho enflamado e machucado... e além de tudo estava com otite. Depois de todo esse tratamento tive que dá-lo a um amigo meu pois ele não seu acostumou em viver com outros gatos. Depois de 6 meses ele foi visto no carro desse meu amigo por uma "corna" que agora alega que roubamos o gato e exige que o animal seja devolvido.
Foi até chamada a polícia.... :oops:
Alguém sabe se ela pode nos tomar o bichano depois de 6 meses de tantos cuidados? Não queremos perde-lo ele é nosso xodó... quando eles viajam ele passa uns dias aqui comigo...

Tem algo que possa ser feito para evitar?

Alguém conhece sobre leis que protegem o animal?

Me ajudem

Obrigada
:(
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 01, 2007 11:40 pm

Aqui em Portugal os animais são vistos pela lei como "propriedade" ou "bens móveis" neste caso particular, embora e como é evidente haja leis que os protegem enquanto seres vivos com direitos... num caso parecido cá em Portugal penso que quem ganharia seria quem provasse ser o PROPRIETÁRIO do animal (através do registo do pedigree, da licença camarária, etc) até porque seria difícil provar que o animal teria sido abandonado pelo dono... no Brasil não sei como se passa.
Soube de um caso parecido em que o animal perdeu-se do dono (em que circunstâncias não sei), andou na rua durante algum tempo, foi recolhido, tratado e alimentado por outra pessoa durante meses que mais tarde teve de o entregar ao legítimo proprietário que reconheceu e reclamou o cão.

Cumprimentos.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta mar 02, 2007 12:08 am

Olá arayna.

Cá em Portugal a Lei exigia (agora já não sei se continua assim pois as leis neste País estão em constante mudança) que quando se encontra um animal que se subentenda estar perdido, se notifique por edital que decorra por 30 dias o "achado". Depois disso, caso apareça o verdadeiro Proprietário, com provas dadas, este para reaver o animal terá de pagar a quem o albergou a estadia, alimentação e possíveis tratamentos veterinários. Só assim lhe confere o direito ao que era seu :wink:

No seu País, não faço a mínima ideia.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
arayna
Membro Júnior

sexta mar 02, 2007 2:48 am

Olá..

Aqui é um pouco mais desorganizado... normalmente quem perde os animais anuncia em rádio... a moça que me passou o gato fez a pesquisa, a procura de um possível dono que tivesse feito um anúncio, mas não encontrou nada...

Não é nem pelo pagamento dos gastos..é q nos apaixonamos pelo felino entende?

E a "possível" dona do gato cada hora mostra uma versão diferente... primeiro disse que o gato foi levado por 2 bêbados em frente a um bar... depois alegou que quando a casa dela foi roubada levaram o gato junto.... de repente não era apenas 1 gato mas sim um casal....disse que a falha na unha foi uma cirurgia feita por ela (o q é mentira, pois qdo ele chegou para mim que arrancamos sua unha)
Depois alegou q as pintas do gato ( na boca ) se devem a uma cirurgia, porém aparentemente ele possui pintinhas pretas de nascença não somente na boca como no nariz.... o que mata é que as alegações não batem... e o que pega é que aqui a lei até para humanos é fraca quem dirá para animais!

A briga está difícil
:|
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

sexta mar 02, 2007 11:06 am

arayna, aproveitem esta parte:
leonildecarvalho Escreveu:Olá arayna.

Depois disso, caso apareça o verdadeiro Proprietário, com provas dadas, este para reaver o animal terá de pagar a quem o albergou a estadia, alimentação e possíveis tratamentos veterinários. Só assim lhe confere o direito ao que era seu :wink:
O pior é se ela aceita mesmo pagar :s
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

sexta mar 02, 2007 11:48 am

Bom dia

Tal como já disseram, a hipotética dona deverá:
- provar a posse do gato (LOP, documento de compra, boletim de vacinas, registo camarário, comprovativo do veterinario, etc)
- responsabilizar-se por todas as despesas que vocês já tiveram (alojamento, transporte, alimentação, tosquia, castração, tratamentos, veterinario, etc) - não prescindam disso e, mesmo, duma eventual indemnização porque esse custo poderá desmotivá-la caso ela só queira um persa à borla

É importante também perceberem se o animal reconhece a "dona". Se o gato não mostrar conhece-la e se ela não conseguir provar a sua posse, será mais fácil recusarem a entrega, mesmo havendo queixa à polícia

Boa sorte
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta mar 02, 2007 5:03 pm

arayna Escreveu: (...)
....disse que a falha na unha foi uma cirurgia feita por ela (o q é mentira, pois qdo ele chegou para mim que arrancamos sua unha)
Ela terá de apresentar provas de tudo o que diz...assim como a arayna deve ter provas da pequena cirurgia da unha que mandou efectuar no vet... :wink:

O mal nisto tudo, ao que me parece, é que vocês devem ter falado demais...devem ter-lhe dito da unha, etc...

Quando se encontra um animal, NUNCA se deve deixar o "reclamante" ver o animal em questão... mas sim primeiro perguntar-lhe características sobre esse animal, já que o "reclamante" diz ser o dono...portanto deve conhecer bem determinados sinais e características sobre o animal que reclama como seu!
Só depois de certezas de que tudo "bate certo"... é que se deixa ver o animal em questão e mesmo assim estar atento à "reunião"... para ver o comportamento do animal perante aquela pessoa...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
1brasileira
Membro Veterano
Registado: terça jul 25, 2006 8:43 pm

sexta mar 02, 2007 5:23 pm

Nossa que situação :o :o

Concordo com a Leonilde quando diz que foi falado demais à suposta antiga dona do gato...

Quando adotei meu gato mais novo conversei com a protetora sobre a possibilidade de aparecer a ex-dona da minha gata mais velha que eu achei na rua já adulta, ela disse que quando encontra animais abandonados nem procura pelos donos, diz que se o animal foi perdido/abandonado já é motivo suficiente para provar que o dono era irresponsável e não merece ter o animal de volta... :o

Achei um pouco exagerado da parte dela... mas enfim...

Ela disse também que sempre que encontra animais que estão doentes, maltratados, etc. tira fotos, porque se um dia, aparecer alguém para reclamar a posse do animal as fotos vão ser prova de que sofreu maus tratos e que o dono anterior não cuidou dele como deveria, podendo até (teoricamente, porque na prática a lei não funciona) ser processado por isso...

Talvez eu esteja falando besteiras... mas essa protetora nunca teve que devolver um animal à ninguém... Você já tentou se informar com um veterinário, um protetor de animais ou mesmo no Centro de Zoonoses da sua região? Provavelmente eles terão informações mais precisas...

Boa sorte!
<p>"Mulheres e gatos fazem o que querem, enquanto que os homens e c&atilde;es devem relaxar e se acostumar com esta id&eacute;ia."&nbsp; Robert Heinlein (1907 - 1988)

</p>
arayna
Membro Júnior

sexta mar 02, 2007 9:11 pm

Oi...

Pois é... a moça e o moço para quem eu dei o gato deixaram primeiro a mulher fuçar e mexer no gato... e foram contando toda a verdade... depois que ela ficou sabendo dos mínimos detalhes que ela exigiu a devolução do animal e declarou-se dona dele... aí chamou a polícia dando todos os detalhes informados anteriormente !

Hoje, por pura coincidência, ela foi procurar uma advogada, que é justamente a amiga que o encontrou e me deu...rs..
Ela foi pedir para que essa minha amiga a defendesse, mas o pedido foi recusado e ela informou que não vai devolver o animal por que o encontrou judiado.

Tenho fotos dele tosado, mas machucado não, infelizmente... mas a minha vet vai vê-lo amanhã e fazer o laudo de como ele estava quando o levei lá.

A mulher não desiste.. quer porque quer o gato!

Que droga!
Responder

Voltar para “Gatos”