Boas tardes.
Para variar vou acrescentar um tópico que procura responder a uma dúvida. Peço alguma paciência dos foristas para comigo, que sei estarem sempre a responder a este tipo de tópicos, mas não encontrei nenhum que me desse respostas.
Então as perguntas são as seguintes:
1.Qual a composição ideal de uma ração para gatos bebés? E para gatos adultos?
2.Caso a dieta seja de frescos, qual deve ser a composição para ser equilibrada?
3.Qual a composição ideal para os enlatados?
4.Qual omelhor tipo de alimentação a aplicar, qual a mais completa?
Mais uma vez agradeço e me desculpo perante esta situação que sei quase ser um ritual.
Atenciosamente,
Filipa Fernandes
Alimentação Felina.
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm
<p>Dizem-se extintos os génios e esquecidos os geniais. Pois eu acho que génio é qulaquer pessoa que perceba que o genial é estar em comunhão com a natureza que o rodeia e consigo próprio.</p>
Olá boa tarde,
A informação que procura é muito complexa e não passivel de consenso. O melhor mesmo é pesquisar na Internet e nos vários tópicos que por aqui há. Falar também com o veterinário que lhe pode dar dicas boas.
Deverá fazer um trabalho de pesquisa.
A informação que procura é muito complexa e não passivel de consenso. O melhor mesmo é pesquisar na Internet e nos vários tópicos que por aqui há. Falar também com o veterinário que lhe pode dar dicas boas.
Deverá fazer um trabalho de pesquisa.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Para gatos bebés...depende do que considera bebés?
É que há recém nascidos até aos "bebés" de 6 meses que para mim, só o são até aos 4 meses! Bebé....é muito relativo...!
E, as rações, secas, para "bebés" qualquer uma de boa gama de veterinário é a mais indicada! A composição... não lha sei dizer porque nunca fiz uma cabula...! Mas sei que nessas gamas... são a mais indicada e de alto valor nutritivo!
Latas, para bebés, nunca são recomendáveis!
Bebés recém nascidos... só mesmo o leite de substituição, em pó à venda em farmácias e lojas da especialidade e nunca o pré-confeccionado dos hiper e supermercados!
Composição para enlatados...nunca me preocupei com isso pois não é o alimento mais adequado para um felino e apesar de dar aos meus gatos, faço-o só tipo miminho e nunca como alimento diário nem principal!
Sobre frescos... com as boas gamas de ração que existem...não vejo razão de necessidade em confeccionar frescos, à excepção de pescada cozida que também dou tipo miminho, uma vez por semana a todos os meus gatos porque, felizmente, nenhum sofre de problemas renais!
Não me vejo a dar frescos sem os cozinhar nem frescos a ter de cozinhá-los! Portanto...
E com as boas rações que existem no mercado...já com uma dieta equilibrada... tenho a vida facilitada e elas e a saúde delas agradecem!
Contudo, aqui vai algo (esta parte sim, por cábula) que talvez a elucide um pouco:
Niacina
Arginina
Vitamina A
Vitamina D
Taurina
Ácido araquidonico
Ácido araquidonico
É um ácido fundamental na manutenção de uma pele saudável,
de um sistema reprodutivo funcional e do perfeito funcionamento renal.
Arginina
É um aminoácido essencial, que promove a desintoxicação do organismo após a
metabolização das proteínas ingeridas na alimentação.
Os subprodutos deste metabolismo são constituídos de amónia,
que é tóxica ao organismo.
Vitamina A
Deve ser fornecida aos gatos para que mantenham uma visão perfeita,
o sistema reprodutivo funcional e o crescimento ósseo adequado.
Vitamina D
Deve ser fornecida aos gatos para que tenham um crescimento adequado.
Fundamental para a manutenção óssea.
Taurina
É um aminoácido essencial que mantém a saúde dos olhos, da pele e do coração.
Os gatos usam a taurina em grande quantidades em seu metabolismo.
Leo

E, as rações, secas, para "bebés" qualquer uma de boa gama de veterinário é a mais indicada! A composição... não lha sei dizer porque nunca fiz uma cabula...! Mas sei que nessas gamas... são a mais indicada e de alto valor nutritivo!
Latas, para bebés, nunca são recomendáveis!
Bebés recém nascidos... só mesmo o leite de substituição, em pó à venda em farmácias e lojas da especialidade e nunca o pré-confeccionado dos hiper e supermercados!
Composição para enlatados...nunca me preocupei com isso pois não é o alimento mais adequado para um felino e apesar de dar aos meus gatos, faço-o só tipo miminho e nunca como alimento diário nem principal!
Sobre frescos... com as boas gamas de ração que existem...não vejo razão de necessidade em confeccionar frescos, à excepção de pescada cozida que também dou tipo miminho, uma vez por semana a todos os meus gatos porque, felizmente, nenhum sofre de problemas renais!
Não me vejo a dar frescos sem os cozinhar nem frescos a ter de cozinhá-los! Portanto...

Contudo, aqui vai algo (esta parte sim, por cábula) que talvez a elucide um pouco:
Niacina
Arginina
Vitamina A
Vitamina D
Taurina
Ácido araquidonico
Ácido araquidonico
É um ácido fundamental na manutenção de uma pele saudável,
de um sistema reprodutivo funcional e do perfeito funcionamento renal.
Arginina
É um aminoácido essencial, que promove a desintoxicação do organismo após a
metabolização das proteínas ingeridas na alimentação.
Os subprodutos deste metabolismo são constituídos de amónia,
que é tóxica ao organismo.
Vitamina A
Deve ser fornecida aos gatos para que mantenham uma visão perfeita,
o sistema reprodutivo funcional e o crescimento ósseo adequado.
Vitamina D
Deve ser fornecida aos gatos para que tenham um crescimento adequado.
Fundamental para a manutenção óssea.
Taurina
É um aminoácido essencial que mantém a saúde dos olhos, da pele e do coração.
Os gatos usam a taurina em grande quantidades em seu metabolismo.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Para variar, incansáveis! Obrigada
Era básicamente esse tipo de informação que precisava, sendo que assim já sei que o melhor será para já leite substituição em pó, comprado num vet, depois passará a ração seca de boa qualidade(contendo todas aqueleas vitaminas e ácidos
), evitando as comidas húmidas e não me dando ao trabalho de elaborar frescos, pois para além de trabalhosos não são tão equilibrados! Está percebido
Obrigada,
Filipa Fernandes

Era básicamente esse tipo de informação que precisava, sendo que assim já sei que o melhor será para já leite substituição em pó, comprado num vet, depois passará a ração seca de boa qualidade(contendo todas aqueleas vitaminas e ácidos

Obrigada,
Filipa Fernandes
<p>Dizem-se extintos os génios e esquecidos os geniais. Pois eu acho que génio é qulaquer pessoa que perceba que o genial é estar em comunhão com a natureza que o rodeia e consigo próprio.</p>
-
- Membro Veterano
Boas Noites 
Mais uma vez, aqui venho eu com uma maravilhosa dúvida...Então é o seguinte: Quais as diferenças maiores entre o leite de subsitituição da Royal Canin gama de veterinário e Royal Canin gama de lojas especializadas? Qual é mais indicado para que situações/casos?
Peço perdão por estas dúvidas "tolas", mas visto que tenho mesmo de saber... Entretanto irei ao veterinário, apesar da dificuldade que tenho tido em me deslocar lá.
Obrigada por tudo,
Filipa Fernandes

Mais uma vez, aqui venho eu com uma maravilhosa dúvida...Então é o seguinte: Quais as diferenças maiores entre o leite de subsitituição da Royal Canin gama de veterinário e Royal Canin gama de lojas especializadas? Qual é mais indicado para que situações/casos?
Peço perdão por estas dúvidas "tolas", mas visto que tenho mesmo de saber... Entretanto irei ao veterinário, apesar da dificuldade que tenho tido em me deslocar lá.
Obrigada por tudo,
Filipa Fernandes
-
- Membro Veterano
Que eu saiba, o leite de substituição que se vende em lojas de animais ou em vets, é o mesmo! Não existe a diferença que há nas rações!
Há uma diferença, SIM, nos leites de substituição já pré-confeccionados à venda nos hipermercados. Esse nem deve ser dado a gatinhos lactentes com menos de 6 semanas de vida além que contém um défice de nutrientes necessários ao desenvolvimento adequado duma cria!
Leo
Há uma diferença, SIM, nos leites de substituição já pré-confeccionados à venda nos hipermercados. Esse nem deve ser dado a gatinhos lactentes com menos de 6 semanas de vida além que contém um défice de nutrientes necessários ao desenvolvimento adequado duma cria!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Boas
Não, neste caso estou a falar de gamas diferentes. Quanto aos leites do género daquele da Whiskas, nunca pus sequer o seu uso como possível, pois sei que é quase um "veneno" para os gatinhos. Não se preocupe com essa hipótese qu está para além do remoto
Os leites de substituição são de facto diferentes, e eu também nã sabia que havia dois diferentes, porque de facto existem. O que eu não sei é qual a "diferença entre eles e a que situações ~são mais indicados
Os links
- do leite da Royal Canin "normal":
http://www.royalcanin.pt/index.php?opti ... &Itemid=59
- do leite da Royal Canin gama de veterinário:
http://www.royalcanin.pt/index.php?opti ... 68&Itemid=
No meu caso o gato não é orfão mas é muito pequenino, e portanto, não sei qual lhe dar, se o normal ou o outro!
Obrigada,
Filipa Fernandes

Não, neste caso estou a falar de gamas diferentes. Quanto aos leites do género daquele da Whiskas, nunca pus sequer o seu uso como possível, pois sei que é quase um "veneno" para os gatinhos. Não se preocupe com essa hipótese qu está para além do remoto

Os leites de substituição são de facto diferentes, e eu também nã sabia que havia dois diferentes, porque de facto existem. O que eu não sei é qual a "diferença entre eles e a que situações ~são mais indicados

Os links
- do leite da Royal Canin "normal":
http://www.royalcanin.pt/index.php?opti ... &Itemid=59
- do leite da Royal Canin gama de veterinário:
http://www.royalcanin.pt/index.php?opti ... 68&Itemid=
No meu caso o gato não é orfão mas é muito pequenino, e portanto, não sei qual lhe dar, se o normal ou o outro!
Obrigada,
Filipa Fernandes
-
- Membro Veterano
India,
Porque diz que são gamas diferentes? Só porque as latas são diferentes? Se não sabe sobre a tabela nutricional como pode avaliar que sejam diferentes?
Eu sempre dei a gatos bebés tanto os de vet como os de loja e nunca notei qualquer diferença
e é normal que as latas sejam diferentes no label para loja ou para vet. Penso que é só esta a diferença na composição do leite...
Tanto o de loja da especialidade como o de vet sempre me deram bons resultados
Leo
Porque diz que são gamas diferentes? Só porque as latas são diferentes? Se não sabe sobre a tabela nutricional como pode avaliar que sejam diferentes?

Eu sempre dei a gatos bebés tanto os de vet como os de loja e nunca notei qualquer diferença

Tanto o de loja da especialidade como o de vet sempre me deram bons resultados

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Boas
Estive a falar com o veterinário e este explicou-me que a diferença entre os dois leites é que o da gama de petshop é um pouco inferior, sendo a sua constituição um pouco mais fraca e mais apropriada para gatos que não tenha/sejam orfãos desde muito pequenos, enquanto que a de veterinário é feita por veterinários para veterinários e para aplicar a gatinhos orfãos desde nascidos, sendo que é mais completa e equilibrada, equiparando como que a um medicamento, ou seja, é dado se o veterinário achar que o gatinho precisa de algo mais consistente.Este também pode servir de complemento a gatinhos em que a ninhada é demasiado grande e os bichinhos passem por insuficiência de alimento, que deve ser compensada pelo leite.
Espero ter ajudado,
Filipa Fernandes

Estive a falar com o veterinário e este explicou-me que a diferença entre os dois leites é que o da gama de petshop é um pouco inferior, sendo a sua constituição um pouco mais fraca e mais apropriada para gatos que não tenha/sejam orfãos desde muito pequenos, enquanto que a de veterinário é feita por veterinários para veterinários e para aplicar a gatinhos orfãos desde nascidos, sendo que é mais completa e equilibrada, equiparando como que a um medicamento, ou seja, é dado se o veterinário achar que o gatinho precisa de algo mais consistente.Este também pode servir de complemento a gatinhos em que a ninhada é demasiado grande e os bichinhos passem por insuficiência de alimento, que deve ser compensada pelo leite.
Espero ter ajudado,
Filipa Fernandes