As mil e uma doenças do Leonardo (persa?)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
catiamaciel
Registado: domingo fev 25, 2007 6:14 pm

domingo fev 25, 2007 7:25 pm

Olá,

Obrigada por esta iniciativa, podemos encontrar aqui muita informação útil e importante.

E... desculpem-me por abrir um novo tópico mas fiquei imenso tempo a tentar ler os 601 tópicos sobre persas e não consgui encontrar respostas a todsa as minhas dúvidas.

Desde Maio/2006 temos um gato amarelinho, de pelo longo, que foi encontrado, quase a morrer, na porta de um veterinário. Dizem que é persa mas não é exactamente como os persas que tenho visto nas vossas fotos. (tenho fotos dele algures neste site :)).

Na altura o Leonardo estava com coriza e tinha. Teve que se lhe cortar todo o pelo, dar soro e imensa mediação e lá acabou por ficar bom passados 3 meses.

Em Agosto, quando pensávamos que estava bem, eis que o seu pelo, já crescido, começa a ficar aspero, escuro e a cair. Também reparamos que ele tem muita dificuldade em resistir ao calor e sentimos que sobre naqueles dias de 40 graus em Lisboa. Como a nossa casa é muito quente não podemos fazer mesmo nada para o ajudar.

Começamos ainda a reparar que o nosso Leonardo liberta um cheiro a "gato" (?) que nunca havíamos notado em qualquer gato. Na verdade pensávemos que apenas os cães libertavam odores... A casa inteirinha fica com odor de gato e não conseguimos alterar esta situação!!!

Compramos champoos, mudamos de comida (para uma que vendem em casa e garantiram que era parfeita) e em Janeiro o pelo do Leo estava a 100%. O mau cheiro continuou e nós lá nos habituamos a ele. Só quando temos visitas é que sentimos necessidade de o justificar!!!

Também ajudou ter ido umas semanas comigo para uma casa grande e com jardim. Vía-se que ele estava mais vivo, mais feliz e com o pelo mais bonito.

De volta ao mini apartamento em Lisboa (em Janeiro), o Leo voltou a ficar triste, a chorar o dia todo e, apesar de ser penteado todos os dias, estava também com imensos e enormes nós nas patas traseiras e na barriga.

A juntar aos nós, instalou-se uma enorme colónia de pulgas que levou séculos a eliminar. Já sabemos que frontline (apesar do preço) e as coleira não funcionam!!!

Findas as pulgas.... temos um novo (ou vários) problemas:

A semana passada (exactamente na véspera de Carnaval) reparamos que o Leo estava estranhamente parado e triste. Fomos de urgência para o vet e descobrimos que tem cristais na bexiga!!!

Está a fazer a medicação recomendada (durante 10 dias) e mudou novamente de alimentação.

Agora as nossas grandes dúvidas:

Ajuda 1:
O grande problema é que o leonardo vomita todas as noites, cerca de 7 horas depois de ter tomado a medicação. A vet (e a caixa dos medicamentos) dizem que são efeitos secundários do medicamento mas... terá mesmo que ser assim? Desta forma vai ficar frágil e magro!!!!

Ajuda 2:
Acabei de verificar que o Leonardo tem cada vez menos pelo na barriga e tem, no lugar do pelo, uns pontos laranja/vermelho que não sei identificar. Alguém sabe oque será?

Ajuda 3:
É muito dificil dar banho ao Leonardo (entre gritos e arranhões ficamos todos exaustos) e está forma de questão comprarmos todos aqueles produtos porque são fora do nosso orçamento. Gostávamos de saber se conhecem um sítio de confiança, onde se possa ir, uma vez por mês, dar banho e desembaraçar os nós ao nosso gatito.
Pelo que lemos neste fórum, uma vez por mês pode não ser suficiente?

Da última vez que fomos ao vet, entre a consulta, as análises, medicação e nova alimentação foram mais 150 euros. As outras vezes que foi a veterinário foi igualmente caro e procuramos ajuda nste fórum de forma a diminuir as despesas!!!

Sempre que vamos ao vet eles dizem que os problemas do Leonardo são os de um gato Persa: problemas respiratórios, coriza, tinha, cristais na urina, talvez tenha quistos nos rins (andamos a diagnosticar), incapacidade de limpar os olhos e o pelo, mau cheiro...... é muita coisa!!! Os persas tem mesmo isto tudo ou é só o nosso Leonardo?

Ele deve ter agora cerca de um ano e meio. É castrado, vacinado, desparasitado e não tem Fiv nem Felv.

Só come ração e, a partir de agora, só vai comer comidinha específica para o seu problema.

Adoramos o nosso gatinho e sofremos quando o vemos triste e doente.

muito obrigada

Cátia Maciel
Última edição por catiamaciel em terça fev 27, 2007 10:46 pm, editado 2 vezes no total.
vanette
Membro
Registado: segunda nov 10, 2003 11:25 am

segunda fev 26, 2007 12:42 pm

Olá Cátia!

Não me parece que o seu gato tenha essas doenças todas por serem "características" de um gato persa.
A Cátia tem mesmo é um gatinho doente, independentemente da raça! Apenas a questão do pêlo parece ser típica do persa, mas também de algum desconhecimento por parte da dona.
Atenção que não digo falta de cuidado porque eu também ainda estou a aprender a cuidar da minha gatinha e sei que é mais falta de jeito do que falta de cuidado :oops:
Em primeiro lugar, experimentaria levar o gatinho a um outro Veterinário, pergunte por aqui se alguém tem boas referências de um Veterinário da sua zona de residência.
Depois de resolvidos os problemas de saúde, iria com ele a um profissional tratar do pêlo, depois disso é mais fácil ir mantendo, mas tem de aprender a escová-lo convenientemente. Um gato persa escovado todos os dias, se bem escovado, não deveria ganhar nós!

Boa sorte com o gatinho.
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

segunda fev 26, 2007 3:03 pm

coitado do Leonardo... os nós na barriga ate nao é mau... mas o resto. :o
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda fev 26, 2007 6:25 pm

Acho que devia editar a sua resposta e retirar os nomes dos medicamentos.
As melhoras do Leonardo!

Em relação ao tratamento do pelo tem este link que já deve ter visto
http://animais2.clix.pt/forum/viewtopic ... 34&start=0

Em relação aos problemas de saúde só mesmo o veterinário!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
catiamaciel

terça fev 27, 2007 9:41 pm

Olá Vanette

Obrigada pela resposta.
realmente não é falta de cuidado mas parece ser falta de jeito :(

Tivemos um gatarrão de pelo comprido durante 16 anos e nunca vimos tantos nós no pelo. mas é verdade que ele não tinha este pelo tipo lã...

Quanto aos banhos, tenho conversado com veterinários ou pet shops que não são adeptos de banhos a gatos e o único que sei que o faz, cortou o cão de uma amiga minha de modo que não tenho confiança para o levar lá.

Vou continuar a procurar.

Esta noite o Leo está feliz e anda a correr pela casa. Estamos mais tranquilos :)

Até já

Cátia Maciel
Última edição por catiamaciel em quarta fev 28, 2007 4:35 pm, editado 2 vezes no total.
catiamaciel

terça fev 27, 2007 9:44 pm

LuMaria Escreveu:Acho que devia editar a sua resposta e retirar os nomes dos medicamentos.
As melhoras do Leonardo!

Em relação ao tratamento do pelo tem este link que já deve ter visto
http://animais2.clix.pt/forum/viewtopic ... 34&start=0

Olá Lu,

obrigada pela dica. já retirei os nomes.

Não me ocorreu que fosse um problema. Apenas pensei que alguém poderia dar mais informações sobre o tipo de reacções.

Felizmente já não vomita diariamente o que é bom (paramos o medicamento que tinha essas contra indicações, como previsto, no quinto dia).

vou ver melhor os conselhos sobre os banhos e o pelo. Sei que não conseguimos ter o leonardo parado o tempo suficiente para fazer aquilo tudo mas andamos a tentar :)

até já

Cátia Maciel
Última edição por catiamaciel em terça fev 27, 2007 10:44 pm, editado 2 vezes no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça fev 27, 2007 10:00 pm

Boas.

O Leonardo, a meu ver, tem os problemas de qualquer gato, independentemente da raça, de prováveis sequelas que ficam de terem andado ao abandono, como foi o caso desse uma vez que referiu que o encontrou na rua quase morto.

Com bom trato e muito carinho será um gato como qualquer outro felino. E se bem tratado a nível da pele e pêlo, será o mais aproximado a um Persa, senão mesmo um Persa :wink:

Boa sorte e as melhoras do gatinho,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
catiamaciel

terça fev 27, 2007 10:35 pm

Olá Leonilde,

de facto é o que eu penso..sendo um gatinho abandonado acaba por ficar com sequelas mas aquilo de me estarem sempre a dizer que os persas são assim e assado estáva-me e deixar na dúvida. Eu nem sequer acho que ele seja um persa. Pode andar lá perto mas é muito diferente dos outros.

Na verdade, isso não nos interessa nem um bocadinho.... o que queríamos era mesmo confirmar se era um "problema" do "tipo" de gato ou se acabava por ter solução com o tempo.

Como já escreveam aqui, o que custa mais é ver que ele anda triste. Nunca tinha visto um gato que não quer brincar e que chora tanto.
Pensamos em trazer um outro gato mas temos algum receio.

Temos mais dois gatos na família, igualmente encontrados na rua.
Um, está numa outra casa porque eles nem se podem ver (é o Othelo e ficou com uma amiga nossa que o adora) e o outro é o seu companheiro de férias (o Sortudo). Dão-se lindamente mas sendo o Sortudo o menino do meu pai, não o posso trazer para Lisboa.

Enfim, qualquer dia temos um gatil mas se um outro gato fosse uma opção... porque não???

Tudo de bom

Cátia Maciel
vanette
Membro
Registado: segunda nov 10, 2003 11:25 am

quarta fev 28, 2007 12:41 pm

Olá bom dia!

Pode não ser um persa dentro das qualidades exigidas, mas pelas fotos parece ter muitas características de persa, talvez mais até do que a minha Margarida.
No que diz respeito ao pêlo, acontece-lhe precisamente o que me aconteceu a mim, o Pipoca também tem pêlo semi-longo, mas não tem nada nada a ver com o pêlo lanoso dos persas ou "pseudo-persas", eu tenho a Margarida desde Setembro e ainda ando aprofundar conhecimentos de limpeza e beleza de um gato de pêlo longo.
O gatinho que teve durante 16 anos parece ter pêlo semi-longo, logo não faz nós, precisa de ser escovado apenas para tirar pêlo morto (não engolir tanto pêlo e não largar tanto pêlo pela casa) e não com a mesma frequência do gato persa, ou seja, desengane-se quem pensa que ter um gato de pêlo semi-longo é igual a ter um de pêlo longo....mas vale a pena, apesar do trabalho estou a adorar ter a minha Margarida :lol:
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta fev 28, 2007 9:14 pm

eu, por princípio, recuso-me a usar os banhos como terapia. é mau para o gato e para o dono. então, quando uma vet me disse para dar banhos diários a dez gatos, ia-a estrangulando :wink:
penso que os problemas actuais tb. estão a fectar os gatos. ultimamente, vejo muitos gatos com problemas urinários. incluindo o meu. isso é típico dos machos. afecta mais uns que outros, independentemente da comida. tb. os vejo com alergias. tenho uma gata e cadela com esse problema.
cada animal é mais susceptível à doença. mas se calhar, com as defesas mais aumentadas, resistia melhor
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta mar 02, 2007 12:27 am

catiamaciel Escreveu: (...)
Enfim, qualquer dia temos um gatil mas se um outro gato fosse uma opção... porque não???
É de ponderar... :wink:

Tudo de bom :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
catiamaciel

domingo mar 11, 2007 10:13 pm

leonildecarvalho Escreveu:
catiamaciel Escreveu: (...)
Olá Leo,

O leonardo está bom!!! Já anda por aí a correr e voltou a acordar os donos todas as manhãs.

Estamos a tratar dos nós no pelo e tudo.

Já começamos os contactos p+ara uma nova adopção.

Obrigada a toda a gente pelas respostas.

beijinhos

Leonarno, Nuno e Cátia
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo mar 11, 2007 11:52 pm

catiamaciel Escreveu: (...)Já começamos os contactos p+ara uma nova adopção.
Boa :D

Tudo de bom para vocês, para o Leonardo e para o ou a nova residente :D

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”