leite

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Dispondency
Membro Veterano
Registado: quinta out 26, 2006 4:30 pm

segunda mar 12, 2007 11:47 pm

Sempre pensei que não se devia dar do nosso leite aos gatos porque tem lactose e pode lhes fazer mal, que o indicado é dar-lhes o leite especifico para gatos. Podem esclarecer-me sobre isto?faz ou não faz mal dar do nosso leite aos gatos?
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça mar 13, 2007 1:07 am

Não existe nenhuma razão para dar leite a gatos depois de desmamados.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Indiia
Membro Veterano
Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm

terça mar 13, 2007 8:13 am

Bons dias:)
Esses rumores que ouviu são verdadeiros: os gatos não conseguem digerir a lactose do leite que nós ingerimos(o de vaca ou cabra), pois o seu organismo não está preparado para o fazer e não reconhece esse composto químico, sendo que a sua administração poderá provocar mal-estar ao animal e mesmo transtornos a nível da sua saúde a curto prazo.
Se os seus gatos já estão desmamados não há qualquer necessidade dencolocar leite à sua disposição, sendo que este é completa e perfeitamente dispensável depois do desmame. è preferível que tenha sempre água fresca disponível a qualquer hora do dia.
Caso o seu gato não estaja desmamado prefira o leite de substituição que se vende em petshops ou clínicas veterinárias(nunca os leites comerciais de hipermercado, como o leite da whiskas!!!). Sugiro o da Royal Canin, que é muito bom(pelo menos o da gama veterinária).No entanto tenha cuidado, pois caso o gato já esteja a comer ração, não deve ingeriri este leite, pois a sua constituição é bastante consistente, tendo para um gato mais crescido uma elevada quantidade de energia de que este não necessita por já estar a comer ração.

Sempre ao dispor,
Filipa Fernandes
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

terça mar 13, 2007 9:30 am

Indiia Escreveu:os gatos não conseguem digerir a lactose do leite que nós ingerimos(o de vaca ou cabra
Indiia, só uma pequenina correcção :wink: : O leite de cabra é bem tolerado pelos gatos. Terá é de pasteurizado, em pó ou fervido antes, por causa dos parasitas.

Mas Indiia tem razão quando diz que não é necessário, podendo ser contraprocedente, dar leite a gatos que comam ração de qualidade :)

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mar 13, 2007 9:33 am

Indiia Escreveu:Bons dias:)
os gatos não conseguem digerir a lactose do leite
Nem todos!
Mas na realidade eles não precisam do leite para nada. Hoje em dia há uma vasta gama de produtos com que mimá-los. Viva a evolução :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Dispondency
Membro Veterano

terça mar 13, 2007 1:03 pm

Não se trata de um gato bébé, trata-se de uma gata adulta que anda com problemas nos dentes. Ela ainda come o granulado e é sempre isso que lhe dou. O meu pai é que se lembrou de lhe dar leite porque assim nao tinha que mastigar, eu disse que não, que o nosso leite lhes fazia mal por causa da lactose, ele nao acreditou e foi ligar ao vet. Este, não sei porque carga de agua, não explicou ao meu pai nada disto que vcs aqui disseram e foi dizer que não era prejudicial. Achei estranho, mas já vi que não estava enganada.

obrigada pelo esclarecimento .
Indiia
Membro Veterano
Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm

terça mar 13, 2007 3:04 pm

[quote="mce"]
Indiia, só uma pequenina correcção :wink: : O leite de cabra é bem tolerado pelos gatos. Terá é de pasteurizado, em pó ou fervido antes, por causa dos parasitas.

Cristina[/quote]

Oops...peço perdão pelo erro, mas realmente estava convencida de que o leite de cabra não era tolerado. :lol:

Em relação à simultaneeidade(?) do leite e da ração...é preferível partir do principio que os gatos não o teleram, pois como só saberíamos depois de ele o tomar, entretanto podia o mal já estar feito e depois era tarde de mais...como, de qualquer maneira, ele não é preciso, é preferível não dar. :D

Filipa Fernandes
ritacatita27
Membro
Registado: quarta fev 07, 2007 4:21 pm

terça mar 13, 2007 5:30 pm

a minha Sol só de ver o pacote do leite fica malukaaaaa!!! :wink:
uma vez por semana dou-lhe um pires de cafe com leite e água misturada. Mas só assim!!! Bem que ela queria mais, mas não pode. Fica logo feliz da vida e não lhe faz mal porque é tão pouco e é diluido em água. Quase ke nem fica branco, mas ela adora. :D

Atenção...eu sei ke lhes faz mal...bla bla bla.
Mas como resistir...
As crianças tb não deviam comer goluseimas e comem...enfim!!
<p><strong></strong></p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mar 13, 2007 6:32 pm

ritacatita27 Escreveu:Atenção...eu sei ke lhes faz mal...bla bla bla.
Mas como resistir...
As crianças tb não deviam comer goluseimas e comem...enfim!!
Como resistir? Fácil, não dando o que faz mal e descobrindo outros mimos que façam bem. Dou-lhe um exemplo: a minha sobrinha nunca comeu um doce, género chupa ou rebuçados. Como nunca lhos deram e sempre explicaram o porquê a miuda nunca teve curiosidade. Ainda hoje e com 16 anos raramente lá come uma fatia de bolo. Uma questão de hábito! :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
JCFM
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 2:42 pm

terça mar 13, 2007 7:05 pm

Olá !

Quando são nascem os mamíferos sintetizam a lactase , que é a enzima que vai catalisar a "decomposição" da lactose em açúcares mais simples , a glicose e a galactose , sendo assim possivel a digestão do leite . Quando crescem a lactase que até aí fora abundante no intestino delgado , deixa de ser produzida deixando de ser possivel a digestão da lactose , e se a lactose não é digerida vai ser consumida pela flora intestinal que aumenta descontroladamente , provocando diarreia . No entanto há gatos que consegem produzir a lactase durante toda a vida e por isso podem beber leite sem o surgimento de diarreias .
Dispondency
Membro Veterano

terça mar 13, 2007 7:58 pm

Gostava que o veterinário tivesse explicado isso. Seja como for, não lhe vou dar leite e pronto. Qualquer coisa, dou-lhe comida de lata.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mar 13, 2007 8:16 pm

JCFM Escreveu:Olá !

Quando são nascem os mamíferos sintetizam a lactase , que é a enzima que vai catalisar a "decomposição" da lactose em açúcares mais simples .(...)
Ou por outra, para ser mais simplificado e que entendam :wink: , a lactase não é mais que o processo digestivo ( na "digestão") da lactose :wink:

Dispondency,

Há sim gatos mais predispostos a tolerarem a lactose. Contudo é sempre um risco tentar-se sem saber ao certo se o gato o é ou não?! Pode acabar por vir a sofrer uma tremenda gastroenterite!

Sobre o leite de cabra, esse é o mais idêntico ao leite materno, tanto das cadelas como das gatas :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quarta mar 14, 2007 2:49 pm

E porque é que não tritura a ração da gatinha, lhe junta um pouco de água e a dá a provar? Assim, ela não perdia a base alimentar a que está habituada e não teria de fazer tanto esforço para comer... Ou então, junte um pouco de água à ração, sem a triturar, depois pode (ou não) tirar o resto da água e dar-lhe a provar a ração mole...

Eu sei que é um fraco exemplo, mas a minha mãe resolveu triturar as batatas cozidas e o peixe à minha Avó quando ela esteve doente... ela tem 91 Primaveras e só tem dois ou três dentitos... parece um bebé lindo!

:wink:
Dispondency
Membro Veterano

quarta mar 14, 2007 5:35 pm

Também ja tinha pensado em triturar a comida, mas parti logo do principio que ela não ia comer aquilo. Mas vou experimentar com um bocadinho de agua e depois logo se ve se ela come. Obrigada pela ideia :wink:
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quarta mar 14, 2007 6:03 pm

Olá

Palavra que não quero ser desmancha-prazeres mas se a sua gatinha for do tipo da minha velhota..... prepare toda a sua paciência para a alimentação. Eu sugiro que esmigalhe a ração seca e a misture com ração humida, assim é mais fácil para a bichana comer e não diminue os nutrientes essenciais

As melhoras
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Responder

Voltar para “Gatos”