Comportamento estranho

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
tripaslx
Registado: domingo mar 11, 2007 8:02 pm

domingo mar 11, 2007 8:21 pm

Olá a todos. Acabei de registar neste forum. Sou o Marco e tenho um gatinho de 3 meses, o Misha.
O Misha nasceu em Dezembro e está comigo desde o início de Fevereiro. Tenho uma dúvida que gostaria de tirar. A minha "fera" tem por vezes um comportamento agressivo. Apesar de ter as atitudes próprias de um gato de 3 meses e de estar em perseguição constante a tudo o que se move, por vezes leva a brincadeira a sério demais e nota-se mesmo que os olhos ficam mais escuros - aquele olhar de quem vai atacar. Reparei hoje que quando o reprimi com uma palmada fez aquele sopro em sinal de auto-defesa. Este é um comportamento normal nos gatos ou é um sinal que se poderá transformar num gato violento? Já desde miúdo que não tenho gatos por isso ja nao estou muito habituado ao comportamento deles. Será que alguem me pode dar uma luz?
:D
Marco
OPassarinho
Membro
Registado: domingo mar 04, 2007 1:14 am

domingo mar 11, 2007 8:54 pm

Ben-vindo Marco. O Misha tem o comportamento muito natural de um gatinho ao reagir em auto-defesa à agressão (palmada) de uma "fera" muito maior. É um sinal de que se poderá transformar num gato violento! Sim!
Ele está na fase de aprendizagem. Estás a ensina-lo a ser violento.
A opção é tua. Vais muito a tempo de o transformar num gato meiguinho.
Woodchester
Membro Veterano
Registado: domingo mar 11, 2007 12:28 am

domingo mar 11, 2007 10:56 pm

Se lhe bateres ele vai se defender, logo vai morder ainda mais. Os animais são como nós, basta ralhar e pô-los de castigo. Se ele te morder retira-o devagar para que não se magoem, ralha com ele... um "Não!!!" mau humurado ou um "Gato feio" costuma resultar muito bem. Por fim amua, não deixes que os olhitos doces dele te amoleçam, mostra-te zangado. Vais ver que o teu gato vai perceber que tu és o seu melhor amigo. É claro que se fores tu a aborrece-lo vais levar trinca na certa, mas nunca com intensão de magoar. É só para te demonstrar que já estas a abusar. Ronronices para ti.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mar 13, 2007 4:19 pm

OPassarinho Escreveu: É um sinal de que se poderá transformar num gato violento! Sim!
Ele está na fase de aprendizagem. Estás a ensina-lo a ser violento.
A opção é tua. Vais muito a tempo de o transformar num gato meiguinho.
:o :o :o :o
Desde quando não se pode dar uma palmada a um gato quando se porta mal? Muitas palmadas já levaram os meus e são dóceis e sociáveis. Uma palmada na hora certa por vezes é o melhor remédio.
O seu gatinho reage como um gatinho normal a descobrir o mundo e os seus limites. Ele deve perceber que o dono manda em ultima instancia.
Costuma funcionar muito bem um toque leve no nariz associado a uma voz mais dura seguida de desprezo total pelo animal. O que o leva a ponderar que agiu mal e a compreender o que pode e não pode fazer.

Também há gatos mais traquinas que outros e esse deve ser um dos traquinas. A par da educação a castração também os torna mais dóceis.

E agora vou pedir para remover para o fórum dos gatos onde estará mais enquadrado e encontrará mais respostas :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mar 13, 2007 8:24 pm

Qualquer animal doméstico deve ser educado. O problema coloca-se de quando, quanto e como?!

Há animais cuja "agressividade" é confundida pelos donos. O que muitas vezes são é hiper activos e alguns com personalidades mais fortes que outros.

Uma palmada nunca fez mal na educação dum animal mas, só mesmo em caso de que mereçam a "agressão"...!

Quando vêm para os donos, a maioria, não obteve os ensinamentos necessários por parte da progenitora por virem ainda muito bebés. Ora, cabe aos donos saber quando e como ensiná-los, depois de lhes conhecer bem as manhas e personalidade...!

Tenho 5 gatos, cada um diferente do outro e num entanto a mão que lhes "dá pão, dá-lhes educação" e eles sabem bem quando me vêm "mudar de cor" :wink: :P :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
vascogabriel
Membro Júnior
Registado: domingo jan 28, 2007 3:23 am

terça mar 13, 2007 8:31 pm

Woodchester Escreveu:Se lhe bateres ele vai se defender, logo vai morder ainda mais. Os animais são como nós, basta ralhar e pô-los de castigo. Se ele te morder retira-o devagar para que não se magoem, ralha com ele... um "Não!!!" mau humurado ou um "Gato feio" costuma resultar muito bem. Por fim amua, não deixes que os olhitos doces dele te amoleçam, mostra-te zangado. Vais ver que o teu gato vai perceber que tu és o seu melhor amigo. É claro que se fores tu a aborrece-lo vais levar trinca na certa, mas nunca com intensão de magoar. É só para te demonstrar que já estas a abusar. Ronronices para ti.
Eis aqui a resposta de uma pessoa que realmente percebe de gatos :)
Woodchester
Membro Veterano

terça mar 13, 2007 10:02 pm

O problema de se "dar palmadas" nos gatos, ou noutro animal qualquer, é que estes podem deixar de reconher quando é que os vão castigar ou premiar. Não se esqueçam que é com a mesma mão que batem que depois vão fazer a festa e dar o mimo. Toda a minha vida tive animais e jamais bati em nenhum.
Respeito a opinião dos outros como acredito que respeitam a minha, e, na minha opinião, em animais e em crianças jamais se deve bater.

"Falai aos animais, em lugar de lhes bater." - Tolstoi
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça mar 13, 2007 11:30 pm

Ahhhhhhhhhhhhhhh, já percebi... por isso é que uma gata duma amiga minha, nunca aprendeu a deixar de morder e arranhá-la. É que ela só lhe diz:

Princesa, isso não se faz à dona, gata feia!

Parece um disco pré-gravado a cada meia hora :lol: e a gata já lá conta com 12 Anos e continua a morder e arranhar a dona e visitas :lol:
Com o bobi, idem, idem, aspas, aspas :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
vascogabriel
Membro Júnior
Registado: domingo jan 28, 2007 3:23 am

quarta mar 14, 2007 6:16 am

Woodchester Escreveu:O problema de se "dar palmadas" nos gatos, ou noutro animal qualquer, é que estes podem deixar de reconher quando é que os vão castigar ou premiar. Não se esqueçam que é com a mesma mão que batem que depois vão fazer a festa e dar o mimo. Toda a minha vida tive animais e jamais bati em nenhum.
Respeito a opinião dos outros como acredito que respeitam a minha, e, na minha opinião, em animais e em crianças jamais se deve bater.

Eis alguém que percebe mesmo de animais e de certeza que os que passam pelas suas mãos são mesmo muito felizes.
Nem toda a gente quer bater nos animais. Eis a diferença dos que gostam verdadeiramente de animais :)
LuMaria
Membro Veterano

quarta mar 14, 2007 9:47 am

Woodchester Escreveu:O problema de se "dar palmadas" nos gatos, ou noutro animal qualquer, é que estes podem deixar de reconher quando é que os vão castigar ou premiar. Não se esqueçam que é com a mesma mão que batem que depois vão fazer a festa e dar o mimo. Toda a minha vida tive animais e jamais bati em nenhum.

:? Então acha que os aniamais são burros e mentecaptos. Bonita percepção de criaturas com inteligência superior. Acha que o gato confunde a pata da mãe quando segura para dar mimo ou quando levanta e chuta uma bela de uma palmada?
A que baú foi desencantar essas pérolas de conhecimento felino?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta mar 14, 2007 10:12 am

Mais uma vez tenho de remar contra a maré.

1º há que distinguir entre um "sacudir o pó" e uma chinelada.

A pessoa não disse como é que bateu no gato.

2º eu tambem faço parte dos parvos já que toda a vida tive gatos, já os havia na minha casa quando nasci e nunca nenhum apanhou de maneira nenhuma :o :o :o
LuMaria
Membro Veterano

quarta mar 14, 2007 10:31 am

lagutrop Escreveu:Mais uma vez tenho de remar contra a maré.

1º há que distinguir entre um "sacudir o pó" e uma chinelada.

A pessoa não disse como é que bateu no gato.

2º eu tambem faço parte dos parvos já que toda a vida tive gatos, já os havia na minha casa quando nasci e nunca nenhum apanhou de maneira nenhuma :o :o :o
Não ponho em causa o bater ou não. Cada um é livre de fazer o que acha melhor. Se bem que a meu ver, uma "chinelada" na altura certa faz verdadeiros milagres. Mas nem é isso que está em causa.

O que acho verdadeiramente extraordinário é a teoria de que o gato não compreende nem aceita que a mão que faz festas seja a mão que bate. A mesma teoria de que se deve bater ao cão com o jornal. As ninhadas são educadas por mães eximias que tanto batem como afagam. A ideia de que o animal não compreende é disparatada.

E não me parece que alguém tenha chamado parvo a alguém...
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta mar 14, 2007 11:05 am

Bom dia.

Woodchester, claro que a educação, seja ela dada da forma mais adequada a cada caso ou nem dada de todo, deve respeitar-se a opinião da opção de cada um :wink: . Portanto, concordo quando diz que é essa a sua opinião apesar de diferente de alguns :wink: :D

O Bruno é o único gatinho da casa, né?
Que idade tem ele agora? Que idade tinha ele quando o recolheu?

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Woodchester
Membro Veterano

quarta mar 14, 2007 12:51 pm

O Bruno tem 2 anos. Recolhi-o quando tinha cerca de 3 meses: Neste momento é o único animal que tenho (Tenho uma Matilde que só cá vem a casa comer quando tem fome). Toda a minha vida tive gatos e cães. Apenas deixei de os ter quando me casei visto o meu marido nunca os ter tido em miudo e nuca fez questão de os ter (até pelo contrário).

O meu cão, o Woody, quando veio para minha casa tinha também 3 meses. Destruiu-me toda a minha mobilia de cozinha. Mesas e cadeiras viraram palitos numa semana. A vet disse-me para lhe bater com uma folha de jornal. Eu que nunca tinha tido cães novos (os meus eram todos adultos encontrados na rua) fi-lo; resultado: começou a desfazer tudo o que era jornal lá em casa e contiuou a destruir mobilia na mesma. Ah ... e comandos de tv, e telefones, e roupa, e brinquedos da minha filha, etc, etc, etc.
O Woody só parou de fazer disparates no dia em que a famelga deixou de falar/brincar com ele sempre que ele fazia mas uma das suas.
"N&atilde;o me interessa nenhuma religi&atilde;o cujos princ&iacute;pios n&atilde;o melhoram nem tomam em considera&ccedil;&atilde;o as condi&ccedil;&otilde;es dos animais." - Abraham Lincoln
Woodchester
Membro Veterano

quarta mar 14, 2007 1:00 pm

LuMaria Escreveu:

:? Então acha que os aniamais são burros e mentecaptos. Bonita percepção de criaturas com inteligência superior. Acha que o gato confunde a pata da mãe quando segura para dar mimo ou quando levanta e chuta uma bela de uma palmada?
A que baú foi desencantar essas pérolas de conhecimento felino?

Exactamente o contrário.
Por ter a certeza de que os outros animais tal como nós, adultos ou crianças, sabem exactamente quando estão a fazer algo que não deviam e também percebem quando estão a ser repreendidos, da mesma forma que percebem quando estão a ser mimados.
Apenas os trato como seres vivos que merecem todo o meu respeito, amor e carinho.
Não bato na minha filha e não bato nos meus animais.
"N&atilde;o me interessa nenhuma religi&atilde;o cujos princ&iacute;pios n&atilde;o melhoram nem tomam em considera&ccedil;&atilde;o as condi&ccedil;&otilde;es dos animais." - Abraham Lincoln
Responder

Voltar para “Gatos”