Comportamento estranho

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quarta mar 14, 2007 5:53 pm

Lumaria Escreveu:Na realidade acho que só mesmo os vegetais não andam à pancada...
Ai andam andam... quando está vento é ver com cada estalada... :lol:
Woodchester Escreveu:Poissssss .... é que eu não aprovo dar palmadas ... mas passo a vida a levar estalos do meu gato... quando ele já está farto que eu o aperte. :lol:

Não dou mas levo :o
Pois, o seu gato está a tentar por-lhe na linha... :twisted:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta mar 14, 2007 7:35 pm

Woodchester Escreveu: (...)... mesmo apenas a palmada (aquele enxota moscas que nem doi - parece-me que é disto que estamos todos a falar).
Claro que é mesmo disso que estávamos a falar à excepção de quem quis entender diferente, sabe-se lá porque razão (?)...!

De qualquer forma, já percebi que sempre teve animais! Pois eu também tenho animais há 52 anos. Sempre os respeitei para lhes poder exigir respeito. Tive animais que só o aumento da voz dava para os educar, dos tais como os que refere que nunca levaram qualquer tipo de agressão (vulgo; palmada) e tive animais que precisaram de castigo tal como uma criança (só castigo psicológico sem a palmada) e tive animais que tiveram de levar uma palmada por outra e não foi por isso que deixaram de ser mais ou menos felizes que os outros!

Sempre foram tantos os animais que tive que não dá para começar a escrever sobre todos mas, só para fazer uma pequena ideia, só de Dobermans, tive 24! Chega? :wink:
Gatos, tenho 5 mas já me passaram pelas mãos centenas deles, cada um diferente do outro. Também chega? :wink:
Até hoje nunca tive um animal infeliz :wink: :D

Continuo a dizer que a educação num animal faz parte da vida evolutiva, domesticada pelo humano, de qualquer animal que se possa considerar doméstico, até para o próprio bem deles!

Em cada casa de quem tenha animais deve sempre existir quem mande, quem eduque! Eles, animais, não mandam nada! Só mandam quando lhes é permitido!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
tripaslx
Registado: domingo mar 11, 2007 8:02 pm

quinta mar 15, 2007 12:10 am

Visto que este tópico gerou alguma polémica em relaçao as palmadas/chineladas/acoites (lol) gostaria de esclarecer-me:
O Misha tem um comportamento um pouco hiper activo, o que julgo ser um comportamento normal num gatinho de quase 3 meses. Por vezes ele é mto docil, mas tem outras em que lhe estou a fazer umas festinhas e de repente a brincadeira torna-se como que num trofeu de caça e acho que ele testa os limites até onde pode ir. Se lhe ralho inicialmente torna-se mais apreensivo, mas poucos segundos depois ele "nao ta nem aí" pro meu tom de voz. Daí que uma palmadita esporadica poderá vir a ter resultados practicos. Ainda esta semana num dos seus ataques de começar a correr e a pular todo incrispado veio com uma garra direita ao meu nariz enquanto eu adormecia. Não lhe bati mas passei-me com ele. Como vivo num open space nao tenho nenhuma porta, a nao ser a da varanda, onde fecha-lo de forma a que ele perceba que está a ser castigado.
Já agora aproveitava para colocar mais 2 questoes:
a 1ª: devo estipular as refeiçoes dele durante o dia, isto é: colocar a sua comida duas vezes ao dia, ou devo estar sempre a fazer o "refull" assim que os secos estejam a terminar?
a 2ª será que a companhia de outro gatinho da idade dele o vai fazer acalmar ou irá piorar a situação?
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta mar 15, 2007 9:12 am

tripaslx Escreveu:Já agora aproveitava para colocar mais 2 questoes:
a 1ª: devo estipular as refeiçoes dele durante o dia, isto é: colocar a sua comida duas vezes ao dia, ou devo estar sempre a fazer o "refull" assim que os secos estejam a terminar?
a 2ª será que a companhia de outro gatinho da idade dele o vai fazer acalmar ou irá piorar a situação?
Olá,

Em relação à comida sou apologista de duas refeições diárias. Ou seja, divido a dose recomendada por dois. Todos os meus animais comem sempre à mesma hora.
Em relação à companhia, sim sem duvida. Enquanto se entretêm um com o outro deixam-nos em paz bem como a maior parte da mobilia. :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quinta mar 15, 2007 10:45 am

LuMaria Escreveu:
Olá,

Em relação à comida sou apologista de duas refeições diárias. Ou seja, divido a dose recomendada por dois. Todos os meus animais comem sempre à mesma hora.
Em relação à companhia, sim sem duvida. Enquanto se entretêm um com o outro deixam-nos em paz bem como a maior parte da mobilia. :wink:
NUNCA!

Um gato de 3 meses está em crescimento e deve ter comida sempre à disposição! E a ração de bebé, nunca a de adulto! Deixe o gato comer à vontade até à idade de 6/7 meses... de pois pode ir diminuindo a comida e passar a dar 2 vezes ao dia.

Qt ao 2º bebé... se acha que um já é um terror com 2 então vai-se passar! A mobilia sofre em dobro, as despesas sobem para o dobro e o trabalho também... só diminuem o que apelida de "ataques" à nossa pessoa, ou então vai passar a sofrer ataques de 2...

A opção é sua!
patricias
Membro Veterano

quinta mar 15, 2007 10:53 am

Eu estou com a Lumaria em relação à primeira questão...

Em relação à segunda, eu tenho a opinião de que é preferível adoptar logo dois, uma vez que se habituam um ao outro e têm tendência para se acalmar... mas só tendiência... por vezes copiam os maus exemplos... Mas estes caso são mais mais raros...

Se me é permitido dar-lhe um conselho, não perca tempo a adoptar um segundo gatinho/a, pois quanto mais pequenos são menos stressante é a apresentação...

Eu tinha uma gata com 9/10 meses e adoptei um bebé de 2,5 meses , o mais pequeno mal entrou em casa pôs-se logo à vontade (optei por o deixar entrar em casa pelo próprio pé, uma vez que era pouco maior do que um ratinho e em caso de ataque eu poderia pegar-lhe ao colo, sem problemas). Alguns meses depois adoptei o meu terceiro gato, com (+/-) 3 anos e foi bastante + stressante e demorou muito + tempo...

:wink:
LuMaria
Membro Veterano

quinta mar 15, 2007 10:54 am

amus Escreveu:
LuMaria Escreveu:
Olá,

NUNCA!

Um gato de 3 meses está em crescimento e deve ter comida sempre à disposição! E a ração de bebé, nunca a de adulto! Deixe o gato comer à vontade até à idade de 6/7 meses... de pois pode ir diminuindo a comida e passar a dar 2 vezes ao dia.

Qt ao 2º bebé... se acha que um já é um terror com 2 então vai-se passar! A mobilia sofre em dobro, as despesas sobem para o dobro e o trabalho também... só diminuem o que apelida de "ataques" à nossa pessoa, ou então vai passar a sofrer ataques de 2...

A opção é sua!
:oops: Ups... Não me apercebi que falava do bébé. Ok, continúo a não concordar com comida à descrição. A dose diária dividida por 4 refeições. Os gatos em casa fácilmente perdem a capacidade de controlar o que ingerem, portanto temos de ser nós a orientar nesse sentido. Mais tarde não vai ter um gato pedinchas que quer sempre alimento, apenas um gato que tal como um relógio vai pedir alimento na hora certa.

Em relação à companhia, mantenho a minha opinião :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
amus
Membro Veterano

quinta mar 15, 2007 10:59 am

LuMaria Escreveu:
amus Escreveu:
LuMaria Escreveu:
Olá,

NUNCA!

A opção é sua!
:oops: Ups... Não me apercebi que falava do bébé. Ok, continúo a não concordar com comida à descrição. A dose diária dividida por 4 refeições. Os gatos em casa fácilmente perdem a capacidade de controlar o que ingerem, portanto temos de ser nós a orientar nesse sentido.

E se a pessoa trabalhar? Pede pra sair para ir dar de comer ao animal? :roll: então os meus são excepcionais pq nenhum deles come a ração do dia de uma vez só... devo ter super gatos! :D uau!

Ps já agora é continuo e não com acento... um dia destes explico porquê!
LuMaria
Membro Veterano

quinta mar 15, 2007 11:03 am

amus Escreveu:E se a pessoa trabalhar? Pede pra sair para ir dar de comer ao animal? :roll: então os meus são excepcionais pq nenhum deles come a ração do dia de uma vez só... devo ter super gatos! :D uau!

Ps já agora é continuo e não com acento... um dia destes explico porquê!
Conforme eu disse, é a minha opinião. É assim que faço. Cada um faz o que achar melhor.
Obrigada pela correcção ortográfica. É sempre gratificante saber que reparam no que escrevemos :wink:
patricias
Membro Veterano

quinta mar 15, 2007 11:25 am

LuMaria Escreveu:
amus Escreveu:
LuMaria Escreveu:
Olá,

NUNCA!

A opção é sua!
:oops: Ups... Não me apercebi que falava do bébé. Ok, continúo a não concordar com comida à descrição. A dose diária dividida por 4 refeições. Os gatos em casa fácilmente perdem a capacidade de controlar o que ingerem, portanto temos de ser nós a orientar nesse sentido. Mais tarde não vai ter um gato pedinchas que quer sempre alimento, apenas um gato que tal como um relógio vai pedir alimento na hora certa.

Também não tinha me apercebido que era um bebé... então estou com o amus... já se imaginou a fazer uma dieta para um bebé, a menos, é claro, se ele for um pouquito para o obeso, mas essa dúvida é esclarecida pelo vet.
Quanto a isto, a minha posição é a mesma: tudo depende! Depende do residente, do novo, da nossa reação e postura...

Agora estar a dizer que as despesas e o trabalho sobem para o dobro... pelo menos a mim não me calhou... pois eu optei por ter dois wc's, mas um bastava e quem limpa um, também limpa dois... tive de comprar mais uma tacinha para eles comerem... O aumento da ração foi sentido, mas não foi o dobro...

Agora quando adoptei o Félix, ai sim, notei que a ração se evapurava mais depressa... a nível de wc's também notei que tinha de pôr + "pedrinhas"... se foi metade do tempo que elas doravam isso já não sei... comprei e pronto.

Quanto ao vet, sem dúvida, a despesa aumentou (mais que não seja a nível de vacinação), mas como no meu vet eles me fazem 30% de desconto por eu ter três filhotes...
LuMaria
Membro Veterano

quinta mar 15, 2007 11:40 am

Algumas dicas boas sobre alimentação. Sem qualquer intuito de publicidade!

http://www.iams.com/pt_BR/jhtmls/nutrit ... qi=4400026
amus
Membro Veterano

quinta mar 15, 2007 11:40 am

ó patricias... claro que depende do gato que se compra ou adopta... eu graças a Deus tenho a sorte de me calharem os bestiais galifões... pelo que de 2kg de comida passei para 4kg, o areão nota-se, mas não muito... o vet não faz descontos a ninguém (até pq é proibido pelo código deontológico)... as taças e os bebedouros vou mudando regularmente... mas qd compro não posso pensar só num... enfim as despesas aumentam sim...
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quinta mar 15, 2007 1:09 pm

Olá

Entro agora na conversa porque acho que as minhas duas malucas resumem tudo o que aqui se disse:

Educação:

- Para a minha velhota, um ar zangado, um Não bem firme, 10 minutos a ignorá-la, bater palmas, um psssttttt em voz alta - e ela já não sabe onde se meter :) Resulta sempre! E ainda levo quilos de "manteiga" para se fazer perdoar :lol:

- Para a minha gorducha: tudo o que está dito antes, nos dias bons; nos dias maus, acrescento uma bela "sacudidela do pó" e.... fim da discussão :)

Como vêm, as atitudes têm de ser adaptadas e doseadas ao carácter de cada animal :wink:

Podem ter a certeza que elas são muito mimadas, são alegres, felizes, carinhosas, porque educar nunca foi maltratar! Mas não educar pode significar maltrato e abandono!

Já disse no forum e repito: eles fazem o que querem mas quem manda somos nós!

Quando não conseguimos manter a posição de dono, corremos o risco de sermos dominados por eles e as consequências são eles quem as paga: nem toda a gente suporta arranhadelas e dentadas e há muitos animais a serem abandonados porque os donos perderam o controle da situação e quem paga as favas são os bichos!! :roll:

Alimentação:

Mais uma vez, está adaptada ao animal: a minha velhota gosta de tasquinhar e, como é lingrinhas, precisa de ter a comida disponível 24 horas por dia; a minha gorducha é um aspirador e, mesmo em dieta, devora tudo o que lhe ponho, por isso come sobretudo de manhã e à noite porque a quantidade de comida que fica durante o dia é propositadamente pequena

Cada um de nós é a pessoa que melhor conheçe o animal que tem e deve adequar as atitudes à sua personalidade. Mas não deve prescindir da sua posição de dono. Claro que, para um gato, não existe a posição de lider de matilha mas o gato também reconhece a superioridade de posição do dono e aceita-a desde que o próprio dono a saiba manter e seja sempre justo nas suas atitudes

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Victor
Membro Veterano
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm

quinta mar 15, 2007 1:33 pm

Acho que assim como as crianças os animais (cães, gatos), vivem a testar "até onde podem ir"(grande parte) .
Para alguns uma palavra basta, para outros um olhar ou um borrifo d´agua resultam, mas para outros é nescessário um contato físico (um enxota moscas ou um peteleco no nariz).
Afinal quem deve mostrar quem dá os limites somos nós (espero que nenhum pedagogo veja eu dizendo que é nescessário limites :wink: ) e não os animais ou crianças.
Woodchester
Membro Veterano
Registado: domingo mar 11, 2007 12:28 am

quinta mar 15, 2007 1:42 pm

mce Escreveu:Olá

(...)

Alimentação:

Mais uma vez, está adaptada ao animal: a minha velhota gosta de tasquinhar e, como é lingrinhas, precisa de ter a comida disponível 24 horas por dia; a minha gorducha é um aspirador e, mesmo em dieta, devora tudo o que lhe ponho, por isso come sobretudo de manhã e à noite porque a quantidade de comida que fica durante o dia é propositadamente pequena

(...)

Cristina
Só uma questão... como é que consegue que a mais gulosa não coma a comida da outra. Separa-as????
Eu tenho uma amiga que está a ter este problema. Um dos gatos está cada vez mais gordo (já me parece que é obesidade morbida) o outro parece anorético. Ela já os tentou separar mas os bichanos ficam tristissimos; se só dá comer antes de ir trabalhar a bolinha come a comida dos dois; também já tentou ficar à espera que o magrito comesse e depois tirar a comida, e voltar a dar ao fim do dia, mas este vai depenicando acaba por não comer nada de jeito (o bicho acabou por perder peso), enfim ... parecem o bucha e o estica.
"N&atilde;o me interessa nenhuma religi&atilde;o cujos princ&iacute;pios n&atilde;o melhoram nem tomam em considera&ccedil;&atilde;o as condi&ccedil;&otilde;es dos animais." - Abraham Lincoln
Responder

Voltar para “Gatos”