Olá
Entro agora na conversa porque acho que as minhas duas malucas resumem tudo o que aqui se disse:
Educação:
- Para a minha velhota, um ar zangado, um Não bem firme, 10 minutos a ignorá-la, bater palmas, um psssttttt em voz alta - e ela já não sabe onde se meter

Resulta sempre! E ainda levo quilos de "manteiga" para se fazer perdoar
- Para a minha gorducha: tudo o que está dito antes, nos dias bons; nos dias maus, acrescento uma bela "sacudidela do pó" e.... fim da discussão
Como vêm, as atitudes têm de ser adaptadas e doseadas ao carácter de cada animal
Podem ter a certeza que elas são muito mimadas, são alegres, felizes, carinhosas, porque educar nunca foi maltratar! Mas não educar pode significar maltrato e abandono!
Já disse no forum e repito: eles fazem o que querem mas quem manda somos nós!
Quando não conseguimos manter a posição de dono, corremos o risco de sermos dominados por eles e as consequências são eles quem as paga: nem toda a gente suporta arranhadelas e dentadas e há muitos animais a serem abandonados porque os donos perderam o controle da situação e quem paga as favas são os bichos!!
Alimentação:
Mais uma vez, está adaptada ao animal: a minha velhota gosta de tasquinhar e, como é lingrinhas, precisa de ter a comida disponível 24 horas por dia; a minha gorducha é um aspirador e, mesmo em dieta, devora tudo o que lhe ponho, por isso come sobretudo de manhã e à noite porque a quantidade de comida que fica durante o dia é propositadamente pequena
Cada um de nós é a pessoa que melhor conheçe o animal que tem e deve adequar as atitudes à sua personalidade. Mas não deve prescindir da sua posição de dono. Claro que, para um gato, não existe a posição de lider de matilha mas o gato também reconhece a superioridade de posição do dono e aceita-a desde que o próprio dono a saiba manter e seja sempre justo nas suas atitudes
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)