Não come :-(

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

terça mar 20, 2007 11:41 am

Obrigada, :wink: vou falar com o vet
Se puder ser, é um descanso, não imagina o tempo que perco a tentar convencê-la a comer. Ela sempre foi lingrinhas mas agora emagreceu mais com a cistite e não estou a conseguir "enchê-la"
Uma não come, a outra é um aspirador..... porque é que não me calharam gatas "normais" ? :evil: :lol:

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta mar 21, 2007 9:26 am

mce Escreveu:Obrigada, :wink: vou falar com o vet
Se puder ser, é um descanso, não imagina o tempo que perco a tentar convencê-la a comer. Ela sempre foi lingrinhas mas agora emagreceu mais com a cistite e não estou a conseguir "enchê-la"
Uma não come, a outra é um aspirador..... porque é que não me calharam gatas "normais" ? :evil: :lol:

Cristina
O comportamento anorético há-de ter um motivo. Já tentaram avaliar o que se passa com ela?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

quarta mar 21, 2007 10:36 am

Olá.

O vet mandou dar 1 ml de Sucralfato (medicamento que se vende na farmácia, em saquetas bebíveis) de 8 em 8 horas. Alguém já usou isto?
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

quarta mar 21, 2007 10:41 am

Isso é para proteger o estômago. é o que nós humanos tomamos (sobretudo) quando temos úlceras.
mce
Membro Veterano

quarta mar 21, 2007 1:44 pm

LuMaria Escreveu:O comportamento anorético há-de ter um motivo. Já tentaram avaliar o que se passa com ela?
Não é propriamente anorexia, em parte é gulodice, mas a Pipita sempre foi um animal muito assustadiço, entrando facilmente em stress, o que a faz, por exemplo, vomitar. Anos de conflito com a Tucha só pioraram a situação e ela acabou com uma cistite idiopática e a Tucha ganhou asma

Têm tido acompanhamento comportamental mas optei por não dar ansiolíticos, preferi experimentar produtos menos agressivos que, por isso, resultam mais lentamente e a situação tem vindo progressivamente a acalmar.

Piorou recentemente a nivel da sua alimentação porque ela está com estruvite e tem de comer a ração de dieta. Só que prefere passar fome a comer a Urinary ou a C/D - ontem, por exemplo, comeu 10/15g da ração durante o dia.
Como não pode estar sem comer porque nunca teve estrutura física para aguentar, acabei por lhe fazer uma refeição da antiga ração à noite. E ela encheu a barriguinha .... :?

Por isso, vou passar a deixar-lhe a dieta durante o dia e a ração normal à noite. Assim, vai desfazendo os granulos de estruvite e vai-se mantendo alimentada. Não é a opção ideal, eu sei, mas é a possível :roll:
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quarta mar 21, 2007 2:46 pm

E a Cristina já pensou em lhe dar uma mistura das duas rações?

Do género de dar a ração anterior inteira/grosseiramente partida e a nova grosseiramente partida/mesmo partida; isto para... quando ela senti-se fome ir comer as duas ração (a nova em maior quantidade do que a antiga) e não passar tanta fome...

Se não me tivessem "enganado" quando eu era mais pequena para comer a sopa (e tinha de pôr na ponta da colher um pouco de açúcar) eu, provavelmente, não estaria aqui e agora a escrever este texto.... :o
mce
Membro Veterano

quarta mar 21, 2007 6:19 pm

Já experimentei! Será que adivinha o resultado? Pois foi, a Nutro desapareceu e a Urinary ficou lá todinha!! :evil: :D
O pior é que as saquetas e patés também não marcham.... :roll:
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
LuMaria
Membro Veterano

quarta mar 21, 2007 6:24 pm

Achei este artigo interessante. Dê uma olhada. Será que não encontra uma ração alternativa que ela aprecie mais?

http://www.scielo.br/scielo.php?script= ... 4000100052
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
mce
Membro Veterano

quinta mar 22, 2007 11:34 am

Obrigada LuMaria. Boa ajuda :wink:

Butterfly_21, só agora me apercebi que, sem querer, me "apoderei" do seu post.... Desculpe, ok? :oops:

Notícias da sua menina?
Cristina
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quinta mar 22, 2007 12:29 pm

LuMaria Escreveu:Achei este artigo interessante. Dê uma olhada. Será que não encontra uma ração alternativa que ela aprecie mais?

http://www.scielo.br/scielo.php?script= ... 4000100052
Muito interessante, Lu! :wink:

Só é pena estar completamente escrito com nomes que, para mim, não me dizem nada.

Mas daquilo que eu percebi... ainda à um longo caminho à frente para se saber cabalmente o porquê (e como resolver) o problema de trato urinário dos humanos e dos animais...
LuMaria
Membro Veterano

quinta mar 22, 2007 12:46 pm

Para já não falar que o stress pode ser um dos culpados e que trantando situações de stress conseguem-se resultados satisfatórios. E levando em conta que a gatinha anda meio stressada se calhar era um factor a conversar com o veterinário :wink:
mce
Membro Veterano

sexta mar 23, 2007 11:30 am

Não tenho a menor dúvida de que o grande culpado é o stress provocado pela guerra entre as duas. O vet tem acompanhado a situação e inicialmente sugeriu ansiolíticos mas eu tenho receio, não quero dopá-las. Por isso, optei pelos outros produtos. O meu problema agora é mesmo a alimentação dela, se ela estivesse forte eu não cedia mas ela tem de comer; por isso estou a ser mais flexível.

Não sabia que havia outras rações de vet para problemas urinários além da RC e da Hills. Quais são?

Obrigada
Cristina
LuMaria
Membro Veterano

sexta mar 23, 2007 1:12 pm

mce Escreveu:Não tenho a menor dúvida de que o grande culpado é o stress provocado pela guerra entre as duas. O vet tem acompanhado a situação e inicialmente sugeriu ansiolíticos mas eu tenho receio, não quero dopá-las. Por isso, optei pelos outros produtos. O meu problema agora é mesmo a alimentação dela, se ela estivesse forte eu não cedia mas ela tem de comer; por isso estou a ser mais flexível.

Não sabia que havia outras rações de vet para problemas urinários além da RC e da Hills. Quais são?

Obrigada
Cristina
Se calhar era uma opção a ponderar... o tratamento do stress. E não é preciso "dopar" a bichana, só acalmá-la :wink:

Quanto às rações honestamente não sei, só fazendo uma pesquisa. Até hoje, felizmente, nunca tive de recorrer a alimentação especial.
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

domingo mar 25, 2007 9:14 pm

mce Escreveu:Obrigada LuMaria. Boa ajuda :wink:

Butterfly_21, só agora me apercebi que, sem querer, me "apoderei" do seu post.... Desculpe, ok? :oops:

Notícias da sua menina?
Cristina
Não faz mal, não tem de pedir desculpa... Afinal o post é mesmo sobre comida :wink:

A Lili está um pouco melhor. Já não vomita e já começou a comer sozinha (depois de eu a forçar algumas vezes, dando-lhe a tal comida que referiram pela seringa). O veterinário disse que, devido à idade, o fígado dela pode não ter reagido bem à anestesia, daí ela vomitar.

Obrigada a todas pela ajuda. Esperemos que a Lili recupere completamente.
mce
Membro Veterano

segunda mar 26, 2007 11:20 am

Boas notícias. Ainda bem :)

E obrigada pela compreensão
Cristina
Responder

Voltar para “Gatos”