gatinha persa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
sandy
Membro
Registado: domingo mar 10, 2002 6:55 pm

segunda fev 17, 2003 6:25 pm

comprei uma gatinha persa branca com o focinho bastante achatado,muito bonita,mas está sempre a deitar lágrimas dos olhos o que lhe faz ficar com o pelo por baixo dos olhos muito amarelado,já tentei limpar com soro e com um gel que comprei numa loja de animais mas o amarelo do pelo não sai.gostava que alguém me indicasse o melhor produto para este problema. :
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda fev 17, 2003 8:54 pm

o melhor é leva-la ao vet. a alice tem o mesmo problema. no caso dela é uma obstrução do canal lacrimal. fez uma pequena cirurgia quando atingiu o ano. melhorou um pouco.
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

segunda fev 17, 2003 10:03 pm

Independentemente de ser aconselhável levares tua gata ao vet para ver se há solução para a causa desse problema, houve em tempos aqui uma dica da Aby que dizia que o amarelo debaixo dos olhos costumava sair limpando com uma cotonete previamente embebida em água e passada por um pouquinho de pó de talco.

Caneco
SCMV
Membro
Registado: segunda jul 08, 2002 7:03 pm

terça fev 18, 2003 12:06 am

Olá Sandy,

Tenho 2 gatinhas persa uma branca e outra vermelha que também estão sempre a "chorar", é tipico dos gatos persa. Já tentei várias soluções desde o soro fisiológico, água de rosas, vários produtos que se vendem nas lojas de animais etc.. e pelo menos na gata branca a não ser que esteja a limpar os olhos de 5 em 5 minutos nada dá resultado, não fica muito sujo, mas também nunca fica branco.

Em relação ao pó de talco, dá resultado, mas não limpa, apenas disfarça.
Já agora tem cuidado com algumas receitas caseiras ou de farmácia, consulta sempre 1º o vet, porque muitas que por aí andam são prejudiciais aos olhos deles.

Sónia
sandy
Membro

quarta fev 19, 2003 10:19 am

obrigado a todos pelas dicas,falei com a vet assim que comprei a minha gatinha e ela aconselhou o soro,mas como disse não resulta muito.vou experimentar o truque da cotonete com pó talco.depois digo se deu algum resultado.
miguelanjos
Membro
Registado: segunda nov 25, 2002 5:35 pm

quarta fev 19, 2003 11:29 am

Sandy,
uma das formas mais básicas da pureza do persa é a lágrima!!Os animais possuem um canal lagrimal que expele pelo nariz o excesso de lágrima produzido na vista, daí o nariz molhado dos cães ou frio nos gatos comuns!!
O persa, pela configuração do focinho tem esse canal bloqueado, e quanto mais pequeno for o focinho pior, é o chamado "focinho de porco" porque é tão recolhido que por vezes roncam ao dormir ou a brincar.
Não se consegue tirar a cor da lágrima, por mais que limpe, habitue-se pois os olhos ficaram sempre assim, o que acontece é que se limpar sempre será uma coloração, e, se não limpar diariamente com o passar dos tempos o gatinho poderá até perder o pêlo em torno dos olhos.
Se um dia competir, poderá adquirir cosméticos que não tiram mas disfarçam em muito essa mancha.
Cotonete com soro fisiologico todos os dias para os olhos e para o nariz, sempre com calma para que a sua amiga se paerceba que é um complemento à higiene diária e não um acto forçado.O pó de talco pode usar-se no pêlo para evitar nós, não aconselho o uso perto da vista pelo incomodo que pode causar se entrar nos olhos!!!
Não sou sabichão mas aprendo muito com as minhas fofas!!
sandy
Membro

quinta fev 20, 2003 10:45 am

já limpei os olhos da gatinha com a cotonete e um pouquinho de pó talco mas só na zona mais afastada dos olhos para que não houvesse o perigo de entrar pó para os olhos dela.disfarçou um bocadinho.mas já sei que se pode limpar,disfarçar mas não eliminar.vou limpando todos os dias com soro.tenho mais dois gatos persas um macho creme e uma femea bicolor azul e branca mas nunca ficaram com estas manchas nos olhos.mas como quem corre por gosto não cansa não me importo nada de ter mais trabalho com esta pequenina tão linda,branquinha com um olho azul e outro cobre.beijos a todos
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

quinta fev 20, 2003 12:01 pm

E quando vamos ter fotos dessa princesa :?: :?: :?:
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

domingo mar 16, 2003 5:43 pm

Olá Sandy,

Também dois dos meus gatos persas são brancos e bastava não lhes limpar os olhos um dia para que ficassem com "olheiras" côr-de-ferrugem. Experimentei vários produtos que atenuavam mas não eliminavam a situação até que descobri um remédio caseiro (chá de camomila) e uma solução que se vende no veterinário (Ocryl, feito à base de água de rosas com um agente branqueador). Todos os dias, em 1º lugar, limpo externamente os olhos desses gatos com chá de camomila e depois, coloco umas gotas de Ocryl nos olhos e torno a limpar. Estou muito satisfeita com os resultados.
Maria João
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

domingo mar 16, 2003 10:18 pm

Bem, e cá estou eu novamente!
O trupo do pó de talco não trata, não acaba com a produção de lágrimas. Se o gato é muito tipado, a lágrima é inevitável e se for de cor clara, então ela vai marcar o pêlo porque o vai queimando!
Durante anos tive Persas e frequentei exposições (isto para quem não o sabe e antes que comece logo a contestar o que eu digo) obtendo excelentes classificações! Um dos Persas que tive era um Bicolor creme e branco.
Nunca usei soro, acho uma inutilidade, mas se isso vos alegra, okey, usem o soro, mas a água da torneira faz o mesmo serviço.
A ideia é a seguinte: depois de limpar o pêlo, de o secar com um turco ou lenço de papel, aplicar o pó de talco na zona que costuma andar molhada pela lágrima. A finalidade é tão somente proteger aquela zona evitando que ela seja queimada pela lágrima (é isso que mancha o pêlo). Basta aplicar 2 vezes ao dia, claro que não se vai atirar com o pó de talco para dentro dos olhos dos animais, há que ter o mínimo de cuidado.
Os resultados só se vão ver passadas umas semanas, porque o pêlo que está queimado já não vai recuperar, vai-se é evitar que o novo seja também queimado. Se tiver jeito, pode até cortar as pontas do pêlo sujo (com tesousa sem bicos), desta forma os resultados começaram a ser visíveis mais cedo.
Espero que obtenta bons resultados.
Responder

Voltar para “Gatos”