Unhas gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

BPanther
Registado: terça fev 27, 2007 8:51 pm

quinta mar 29, 2007 8:44 pm

ssequeira Escreveu:Não vêem que afastando estes foristas, eles vão deixar de procurar informação e continuar a ser donos mal informados? Neste caso em particular, não acham que o gato desta forista beneficiava mais se a dona continuasse a participar no fórum? Para mim isto é senso comum.
Obrigada! Era mesmo aí que eu queria chegar! :) E espero que a forista em causa (e outros) se sinta à vontade para perguntar o que quiser, por muito estúpida que pareça a pergunta!

BP
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

segunda abr 02, 2007 8:59 pm

sim concordo acho que exageraram imenso com esta questão é por estas que não não merece a pena voltar e tentar encontrar uma arca de noe diferente é pena´, continua a não se aprender muito neste sítio.
excepção feita às pessoas que sabem quem são e que me ajudaram muito.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda abr 02, 2007 11:59 pm

ssequeira Escreveu:
Concordo completamente com a BPanther. Às vezes parece-me que alguns foristas vivem num mundo à parte onde todos já nascem a saber como tratar devidamente um animal.
Concordo que ninguém nasce ensinado e que muita gente não sabe como tratar o seu animal e venha pedir informações para esse efeito mas... partindo do principio que a cabeça que possuímos é para pensar, não seria de todo nada mal pensado que: se a nós nos dói imenso partir uma unha, quanto mais arrancá-la? Ainda por cima arrancá-las a quem delas se utiliza para se movimentar (trepar).
Logo, se a cabeça serve para além de nos pesar na coluna, deveria pensar-se. Além de que, se uma pessoa pergunta sobre a ablação, é porque já ouviu falar nela. Não deve ter retirado questões ao acaso... Logo, a curiosidade deveria ter sido interposta nesse preciso momento. Se o fizesse logo, saberia que não se deve fazer a ablação e que em Portugal é proibidíssima!!!!!!!

As unhas (garras) dos felinos são-lhes tão úteis como para nós as mãos! Pense nisto!

Incrível :roll:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Kakarote
Membro Júnior
Registado: sábado mar 24, 2007 7:24 pm

quarta abr 04, 2007 6:18 pm

love_cat Escreveu:Boa Tarde
Gostava de saber que metodo é o masi seguro para que um gato não arranhe os sofás. Ouvi falar em arrancar as unhas, isso é possivel?
obrigado
o que tu podes faxer e passar a lima ou cortar mas arrancar??? nao me parace boa ideia...
Kakarote
Membro Júnior
Registado: sábado mar 24, 2007 7:24 pm

quarta abr 04, 2007 6:23 pm

Z?
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quarta abr 04, 2007 6:45 pm

Caso pratico passado comigo:

Adoptei o meu primeiro gato sem perceber nada nada nada de gatos, como alguns sabem nem sequer era apreciadora de gatos, adoptei porque o meu marido os apreciava e vimos o gato na rua e la me convenceu a levar o rapaz para casa.
A partir do momento que o levei para casa , a unica certeza que tinha em relação a gatos era que eles miavam, arranhavam e bufavam esta era o meu "vasto" conhecimento sobre gatos. No entanto, uma coisa era certa se o tinha adoptado ia trata-lo bem. 1º coisa a fazer levar a um vet.

Pois na 1ª consulta do gato, num veterinario conceituado cá do burgo, das primeiras coisas que ele me disse foi" NA hora de o castrar pode aproveitar a anestesia e tirar as unhas".

Não me falou no termo ablação, nem eu fazia a minima ideia do que isso era.

Registei-me no forum e foi senao a primeira , das primeiras questões que coloquei, escusado será dizer que obtive resposta parecidas, iguais e piores.

Registei-me no forum julgo que dois ou tres dias depois de ter adoptado o gato, foi por aqui que comecei a perguntar e foi aqui que comecei a aprender.

Perguntar não ofende alias, não ha perguntas idiotas ou pouco inteligentes quando muito apenas as respostas o poderão ser.

Sim aínda há veterinarios que aconselham a ablação de unhas e é normal num caso como o meu que tenha ficado sem saber o que fazer, afinal era um profissional da area que me estava a aconselhar a fazer.
Felizmente quue fiz a pergunta, posso ter sido chamada de burra mas felizmente tive sim a inteligencia de com toda a informação recolhida a partir da pergunta "idiota" saber analisar o que era melhor.

Hoje considero-me uma dona atenta, preocupada e informada, mas foi a fazer perguntas do mais "idiota" possivel que aprendi, porque não ninguem nasce ensinado.

Resultado: nao arranquei as unhas aos dois gatos que tenho, mudei imediatamente de vet e continuo a fazer todas as perguntas idiotas que acho que devo fazer ate ficar informada.Antes burra a perguntar que fazer disparates por não perguntar.

Pasme quem quiser, esse mesmo vet conceituado inclusivé chegou a aconselhar uma pessoa conhecida minha a amputar a cauda do gato de maneira a que nao partisse os biblots dos armarios.
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quarta abr 04, 2007 7:24 pm

love_cat Escreveu:Boa Tarde
Gostava de saber que metodo é o masi seguro para que um gato não arranhe os sofás. Ouvi falar em arrancar as unhas, isso é possivel?
obrigado
Não acho que seja uma pergunta assim tão disparatada, afinal também não cortam o rabo e as orelhas aos cães? :?
Imaginemos que tenha sido sugerido por um médico veterinário ou até por um amigo ou familiar, sei lá! Ela ouviu, e veio cá perguntar se tal era possível. Que mal tem isso? Teve foi azar com as respostas que levou e aí tenho que dar razão a quem já disse que, talvez o papel de alguns devesse ser o de instruir e não o de atacar.
Pessoal, perguntar não ofende :wink:

Abraços
vanette
Membro
Registado: segunda nov 10, 2003 11:25 am

quinta abr 05, 2007 10:25 am

bita322 Escreveu: Pasme quem quiser, esse mesmo vet conceituado inclusivé chegou a aconselhar uma pessoa conhecida minha a amputar a cauda do gato de maneira a que nao partisse os biblots dos armarios.
:o isso não é um veterinário, é um carniceiro. Pelo contrário, a clínica onde vou com os meus gatos é constituída por 3 veterinários e todos os 3 são contra o cortar das unhas do gatos, quanto mais ablação. Os meus gatos são gatos de apartamento e mesmo assim os Vets consideram que cortar as unhas só mesmo numa situação de necessidade extrema, para bem deles e não para bem dos donos ou da casa!

Ainda bem que mudou de veterinário, ainda acabava por lhe aconselhar a cortar a língua do gatinho para ele não miar :evil:
bita322
Membro Veterano

quinta abr 05, 2007 12:20 pm

Pois é mudei de vet mas podia nunca ter mudado, podia achar que era corrente os donos de gatos de apartamento fazerem esse tipo de coisa, podia achar que era uma situação de tal forma normal que os vets aconselhavam com a mesma naturalidade com que aconselham a castração como me aconteceu.PAra mim na altura entre castrar e tirar unhas a unica diferença era o local onde ia o bisturi.
Afinal nao era eu enquanto leiga e com a consciencia de que nada sabia que ia ser pretensiosa para por em questão o profissional. Se nao sabia como é que ia por em duvida, por mim nessa altura ate me podia dizer que era natural por os gatos a fazer o pino uma vez por dia que eu as tantas aquilo que queria era aprender a por o gato a fazer o pino, e provavelmente ao fazer a pergunta é que iria descubrir que nao, afinal nao é normal os gatos fazerem o pino, tal como nao é normal a ablação.

De uma leiga total no que diz respeito a gatos, hoje considero que sei um bocadito para os cuidar e tratar porque tive a humildade para perguntar e nao tenho e dificilmente hei-de ter a pretensão que já sei tudo.

Depois desse vet ja corri mais uns quantos, finalmente acho que acertei com as veterinarias e que acima de tudo uma delas adora gatos e isso é meio caminho para fazer dela uma boa profissional no que respeita a felinos.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta abr 05, 2007 12:58 pm

bita322 Escreveu:Pois é mudei de vet mas podia nunca ter mudado, podia achar que era corrente os donos de gatos de apartamento fazerem esse tipo de coisa, podia achar que era uma situação de tal forma normal que os vets aconselhavam com a mesma naturalidade com que aconselham a castração como me aconteceu.PAra mim na altura entre castrar e tirar unhas a unica diferença era o local onde ia o bisturi.
Afinal nao era eu enquanto leiga e com a consciencia de que nada sabia que ia ser pretensiosa para por em questão o profissional. Se nao sabia como é que ia por em duvida, por mim nessa altura ate me podia dizer que era natural por os gatos a fazer o pino uma vez por dia que eu as tantas aquilo que queria era aprender a por o gato a fazer o pino, e provavelmente ao fazer a pergunta é que iria descubrir que nao, afinal nao é normal os gatos fazerem o pino, tal como nao é normal a ablação.

De uma leiga total no que diz respeito a gatos, hoje considero que sei um bocadito para os cuidar e tratar porque tive a humildade para perguntar e nao tenho e dificilmente hei-de ter a pretensão que já sei tudo.

Depois desse vet ja corri mais uns quantos, finalmente acho que acertei com as veterinarias e que acima de tudo uma delas adora gatos e isso é meio caminho para fazer dela uma boa profissional no que respeita a felinos.
Compreendo o teu ponto de vista mas custa-me a aceitar. Eu nunca fui mãe, se tiver entretanto um crianço e for ao médico e ele me disser que é importante fazer uma biópsia à medula para detectar possiveis futuros problemas, eu não o faço sem me informar, porque diz-me o senso comum que aquilo não é normal.
Senso comum que nos leva a obter informação porque algo no nosso cérebro apita. Se não apitar, algo está mal no mundo dos iogurtes.

Concordo a 100% que as perguntas nunca são estupidas mas as respostas sim. E que todas as perguntas deverão começar com uma resposta correcta. :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
danimira
Membro
Registado: quarta abr 04, 2007 9:59 pm

quinta abr 05, 2007 1:06 pm

Pasme quem quiser, esse mesmo vet conceituado inclusivé chegou a aconselhar uma pessoa conhecida minha a amputar a cauda do gato de maneira a que nao partisse os biblots dos armarios.
Não sei se hei-de rir (tal é a estupidez...) ou se hei-de chorar...! :o
bita322
Membro Veterano

quinta abr 05, 2007 1:45 pm

Lu nunca tiveste filhos mas convives certamente com gente que já foi mae, és bombardeada diariamente atraves de noticias , jornais etc sobre assuntos relacionados com saude humana.
Basicamente sobre a nossa saude a informação vai-nos chegando.

Agora imagina um assunto sobre o qual nunca falaste com ninguem, que nunca te interessou, nunca conviveste com ninguem que tivesse alguma experiencia para te falar sobre o assunto aí muda de figura porque sabes bem que no meu caso gatos era assim uma "coisa" quase que alianegena .

Eu por mim falo, que como ate nem gostava de gatos logo era um assunto que eu nem nunca tinha abordado, nao conhecia ninguem que tivesse gatos ( a nao ser a minha sogra mas essa nao conta) logo nunca tinha sequer conversado sobre esse assunto.

Para mim os gatos so passaram a "existir" no momento em que adoptei um.

Confirmei as datas do meu registo, adoptei o pepe a 24 de outubro e registei-me no dia 25, ou seja, nao foi dois ou 3 dias depois , foi no dia seguinte a ter adoptado e lembras-te de muitas perguntas que por aqui fiz e tu melhor que ninguem sabes aquilo que aprendi.

Cheguei cá a 0 de informação e não, nunca antes de ter tido um gato me tinha sequer dado ao trabalho de saber nada sobre eles porque simplesmente era um assunto que nunca me tinha interessado :wink:

Basicamente sabia tanto de gatos na altura como sei hoje de fisica quantica.
LuMaria
Membro Veterano

quinta abr 05, 2007 1:53 pm

Só vens confirmar o que eu digo. Senso comum, foi aquilo que te levou à procura de informação. Se fos-te procurar informação foi porque algo te soou mal. Caso contrário avançavas. Apesar de não perceberes nada de gatos achas-te por bem informares-te. Aliás, o senso comum diz-me que arrancar unhas a um gato de normal não tem nada. O senso comum diz-me que cortar o rabo a um gato para não partir os cacarecos de normal não tem nada. Portanto, pergunto e procuro informação. Precisamente o que fizes-te. Quem não possui senso comum, deve ter qualquer coisita menos funcional dentro da cabeça.

Mais uma vez acho que devemos ter mais calma a responder, por muito idiota que se apresente a questão. Aí, dou a mão à palmatória. Aí pecamos também, por falta de senso comum :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
bita322
Membro Veterano

quinta abr 05, 2007 2:06 pm

Oh pá francamente eu nao me lembro como cá vim parar, mas nao foi a proposito da ablação em concreto, foi numa pesquisa generica sobre gatos.
Como sabia que nada sabia, vai de me enfiar na net e ler o que vai aparecendo e olha que isso também podia ser contraprucedente, porque na net ha muita coisa errada e muita coisa contraditoria.
Quanto ao topico onde falei nas unhas acho que nem fui eu que abri esse topico, acho que postei num já aberto, ou seja, provavelmente na altura so comecei a achar estranho essa coisa da ablação com o que "por acaso" aqui encontrei, acredita Luisa que se nao tivesse encontrado o forum por acaso numa pesquisa, se nao me tivesse registado nao sei o que teria acontecido.
Teria encontrado informação suficiente?
Teria soado a tal campainha ?
Isto ate pode parecer estupido, e posso estar aqui a passar-me um atestado de estupidez mas estou a ser o mais franca possivel, nao sei o que teria acontecido, nao sei mesmo.
Uma coisa é certa, abençoadas perguntas que fiz, abençoadas respostas que obtive, mais asperas ou menos foram elas que me ilucidaram.

Na altura aquilo que eu queria era aprender a lidar com a bola de pelo pulguenta que tinha la em casa, e a forma mais bruta como me responderam nao me fez desistir de aprender, na verdade o meu melindre era bem inferior á minha necessidade de informação.
Este meu relamborio para dizer que ás vezes podemos chegar aqui sem saber nada de nada e fazer "perguntas idiotas" porque nao as sabemos mesmo fazer de outra forma, mas uma coisa é certa quem ca vem para aprender entao certamente fara o que eu fiz, passa por cima do que nao lhe agrada e aprende aquilo que procura.
Última edição por bita322 em quinta abr 05, 2007 2:10 pm, editado 1 vez no total.
LuMaria
Membro Veterano

quinta abr 05, 2007 2:09 pm

bita322 Escreveu:Este meu relamborio para dizer que ás vezes podemos chegar aqui sem saber nada de nada e fazer perguntas idiotas porque nao as sabemos mesmo fazer de outra forma, mas uma coisa é certa quem ca vem para aprender entao certamente fara o que eu fiz, passa por cima do que nao lhe agrada e aprende aquilo que procura.
Nem mais :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”