Queda de pêlo

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
klaura
Membro Júnior
Registado: quarta jun 07, 2006 7:16 am

segunda mar 26, 2007 9:39 am

Bom dia,

Apesar de ter consultado outros posts anteriores sobre este assunto, gostaria de saber a vossa opinião sobre o seguinte:
Tenho um gato Sansão e uma gata Dalila. Eles tão a fazer 1 ano no proximo mes. Acontece q a Dalila algum tempo pra cá perde mto pêlo. Inicialmente pensei q poderia ser de alterações climatéricas porque notei diferenças em ambos mas neste momento, o Sansão perde mto pouco pêlo comparado com ela.
Durante este periodo fiz alterações na alimentação. Eles foram castrados e alterei a ração por essa razão. Dei-lhes Hill's, depois Royal Canin e neste momento Pro Plan. Até serem castrados foi sempre hill's.
O q eu acho estranho é q ambos comem o mesmo, têm o mesmo tratamento e a quantidade de pêlo q ela perde é incomparável.Já tentei ver se há feridas mas não.
De qq forma amanhã vou à vet com ela mas se poderem partilhar a vossa experiencia agradeço.
Desculpem o testamento. Tentei ser o mais clara possivel.
Obrigada a Todas.
Beijinhos.
Laura
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

segunda mar 26, 2007 10:19 am

Bom dia

Há três tipos de queda de pêlo:
- a muda semestral (Primavera/Outono), que é uma perda ou ganho uniforme da pelagem de inverno;
- a queda provocada por alergias, fungos ou dermatites, em que a pelagem apresenta falhas;
- e a queda motivada pela lambedura com origem no stress.

A mudança de ração pode realmente estar a provocar essa situação.
Mas também pode ser alergia à pulga ou a qualquer produto que esteja a usar em casa (detergentes, ambientadores, pedra do litter, etc), pode ser sarna ou outra dermatite, pode ser stress

Só mesmo um veterinário poderá verificar se há, ou não, algum problema com a sua gatinha

E não esteja admirado pelas diferenças entre os seus dois bichanos, cada gato reage de forma diferente à mesma situação

Tenha também em atenção a quantidade de pelos que ela está a ingerir e, para além da escovagem frequente, dê-lhe um suplemento que ajude a eliminar essas bolas, senão ela pode acabar com obstipação

As melhoras
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
klaura
Membro Júnior

segunda mar 26, 2007 7:23 pm

Cristina,

Obrigada pelo seu interesse. Esclareceu-me bastante.

De facto, depois de ler o seu post verifiquei que houve outras alterações que não estava a considerar, nomeadamente, a areia que utilizo actualmente.

Para ajudar a eliminação dos pêlos que engolem, habitualmente, dou-lhes uma pasta aconselhada pela vet.

De qualquer forma amanhã levo-a à vet e dou noticias.

Obrigada.
Beijinhos
Laura
mce
Membro Veterano

terça mar 27, 2007 9:57 am

Não precisa de agradecer, ainda bem que ajudou :wink:

As melhoras e dê notícias, ok?
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
klaura
Membro Júnior

terça abr 17, 2007 12:54 pm

Boa Tarde a Todos.

Cristina,

Tal como referi, levei o Sansão e a Dalila à Vet. A Vet acha q não há nenhum problema com eles. Verificou q a Dalila tem sim uma "caspa" muito ligeira e sugeriu umas vitaminas q posso dar a ambos. No entanto, fiquei de falar com ela a dizer se noto alguma melhoria na queda do pêlo.

Relativamente às vitaminas, tem sido um martirio. Nos primeiros dias tentei dar directamente na boca pla seringa q vinha na embalagem. Só q quase q era eu q as tomava... porque eles fazem uma fita q só visto. Optei por colocar na comida. Sei q pode haver um q come mais q o outro mas... não vi alternativas.

Vou aguardar para ver a evolução da situação.
Beijinhos.
mce
Membro Veterano

quarta abr 18, 2007 12:21 pm

klaura Escreveu:Verificou q a Dalila tem sim uma "caspa" muito ligeira e sugeriu umas vitaminas q posso dar a ambos.
Klaura, a minha Tucha também ganha essa espécie de caspa na altura das mudas. Tem a ver com a descamação da pele que acompanha a queda do pelo e as escovagens não resolvem. Então, comprei um pentinho com dentes muito juntos (o chamado pente dos piolhos) e passo nas zonas em que o pelo demora mais a cair.

Se quiser seguir esta dica, faça-o com gentileza porque esse pente pode arrepelar

E obrigada pelas noticias
Cristina
Responder

Voltar para “Gatos”