Plantas toxicas - Anemona => Gatarrão a recuperar!:))

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

NinaLee
Membro Júnior
Registado: quinta abr 26, 2007 4:08 am

quinta abr 26, 2007 8:44 pm

Estou muito preocupada! O meu gato está internado há 3 dias com vómitos, muito prostrado, já teve convulsões e agora está sempre a dormir, com um andar estranho (como se estivesse drogado ou sedado). Já vomita sangue e está muito magro. Tanto o RX como as ecografias e análise ao sangue estão normais. Chegou-se à conclusão há grande probabilidade de ter ingerido anémonas que temos na varanda (nunca sai de casa). Está a soro e neste momento, a lavagem gástrica já não é possível.
A minha pergunta é: ele vai ser capaz de expelir a toxina?
Alguém passou por algo assim?

Obrigada!
Última edição por NinaLee em segunda abr 30, 2007 1:09 pm, editado 2 vezes no total.
kim_haha
Membro Veterano
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

quinta abr 26, 2007 8:48 pm

desculpe a minha ignorancia sobre o assunto mas a lavagem gástrica não é disponivem porquê? :o
kim_haha
Membro Veterano

quinta abr 26, 2007 8:49 pm

*Possivel
NinaLee
Membro Júnior

quinta abr 26, 2007 8:52 pm

nao é possivel a lavagem gastrica porque a ingestao da planta ja foi ha uns dias, e ja nao come ha 3dias...desde q está internado, está a receber soro, e vomitava uma espuma verde , agora vomita essa mesma espuma mas com sangue, devido a gastrite q lhe foi diagnosticada no RX logo no 1º dia de internamento. portanto da lavagem gastrica so surgiria a tal espuma que vomita..
kim_haha
Membro Veterano

quinta abr 26, 2007 8:56 pm

:?

Gostava de puder ajudar mas não percebo do assunto...

Boa sorte...
Tchuza
Membro Veterano
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

quinta abr 26, 2007 9:30 pm

Se estava a vomitar espuma deve ter sido porque ingeriu algo pouco apropriado para o animal... Também não posso ajudar muito, pois pouco percebo, só posso desejar as melhoras e espero que tudo corra bem.

Boa sorte :wink:
NinaLee
Membro Júnior

quinta abr 26, 2007 9:35 pm

Nao estou a ver a sorte, sinceramente :cry: depois de ver o bichinho como vi, ja choro a toda a hora e so penso q vou ter um desgosto enorme... Choro tambem um pouco por raiva de tudo o que e possivel fazer ja esta a ser feito, e é tao pouco :(
Só posso ter esperança de que ele elimine a toxina do organismo e se aguente ate lá. senao... :cry: :cry:

De qualquer forma obrigada a todos...
Tchuza
Membro Veterano
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

quinta abr 26, 2007 9:44 pm

NinaLee, não fiques assim, eu sei que é uma preocupação e um gato doente é a mesma coisa que um familiar doente, ou até mais ainda; mas vais ver que isso tudo vai passar, os veterinarios vão tratar disso e o bichano vai ficar bom num instante... Caso contrario, temos que ter paciencia, essas coisas acontecem, temos de aprender é a lidar com isso.

Boa sorte e tenta te animar :wink:
JCFM
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 2:42 pm

quinta abr 26, 2007 9:52 pm

Olá !

Lamento o que aconteceu ao seu gato e se ele de facto comeu anémona então de facto o problema é grave porque a anémona contém ranunculina , que é uma substância altamente tóxica e cujo os sintomas são : paralisia muscular , diarreia , hipotensão , dificuldades respiratórias , gastrite , e muitas vezes , paragem cardíaca . A anémona leva mesmo á morte no entanto é também uma planta com fins terapêuticos.

Não sei qual é o estado do seu gato , mas provavelmente ele poderá precisar de respiração artificial para não asfixiar.

Não sei como se processa a eliminação da ranunculina do organismo , mas , provavelmente , sairá pela urina como saiem os outros produtos tóxicos resultantes do metabolismo.

As melhoras para o seu gato. :)
NinaLee
Membro Júnior

quinta abr 26, 2007 10:22 pm

Obrigada tchuza e JCFM... estou a tentar ter esperança, mas esta complicado...

JCFM o meu gato n tem dificuldades respiratorias, apenas está muito prostrado, e vomita quando mais stressado, se tiver quietinho na jaula n vomita... tem um pouco de descoordenaçao motora, mas ainda anda bastante e levanta-se para logo se deitar no meu colo (vou visita-lo todos os dias e acampo umas horas ao lado dele :oops: ), fico assustada pq vomitou sangue hoje ao fim da tarde, mas como tem a gastrite, e talvez ulceras, é de esperar... reage quando ve um gato, bufa e "rosna" -lhe...e o melhor de tudo e que, esta tarde urinou bastante mesmo,em 10 min foi ao caixotinho umas 3 vezes...

Mas mesmo assim tou com mt medo, é um gato muito ligado a mim e a minha familia, e tambem a namorada que esta aqui em casa inconsolave, uma siames que anda triste como a noite :cry:

Obrigada a todos pela ajuda, espero mesmo que o meu bichinho melhore...
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

quinta abr 26, 2007 11:49 pm

Não quero estar aqui a dar falsas esperanças e também não sou veterinária. Mas pelos sintomas que o JCFM disse e os que a NinaLee descreveu, parece que o envenenamento não foi "muito" grave. O que já dá algumas esperanças! :)

As melhoras e vai ver que já já o gatinho fico como novo :)
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta abr 27, 2007 2:52 pm

novidades?
NinaLee
Membro Júnior

sábado abr 28, 2007 6:24 pm

Olá a todos,
fui a clinica hoje de manha, ver o meu menino, já se encontra mais desperto para o que o rodeia, reage a barulhos e cheiros que vai sentido, no entanto ainda se encontra bastante prostrado, o que me preocupa. Mas vejo algumas melhoras, minimas sim,mas algumas melhoras, principalmente no seu comportamento... urina bastante tambem devido a quantidade de soro que lhe é admninistrado...
Foi-me vivamente aconselhado por uma 2ªopiniao medica, que ele fizesse hemodiálise, mas só tenho conhecimento deste tipo de tratamento na Faculdade de Medicina Veterinaria de Lisboa, o que se torna bastante complicado visto que moro no Norte do país, se alguem tiver conhecimento deste tipo de tratamento, talvez no Porto ou noutra cidade mais a Norte, peço que me indique... Já tentei o HVP mas parece que nao fazem lá.. :(

Obrigada a todos.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo abr 29, 2007 10:13 am

envie-lhe pm com clinica do norte do pais que o faz.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
NinaLee
Membro Júnior

domingo abr 29, 2007 5:37 pm

Obrigada CasadeAnaval,mas nao recebi a pm :(
Actualizando o estado do meu gatinho, continua sem querer comer, e quando lhe é mostrada a comida tem vomitos. :(

Hoje liguei para o vet, e ele disse que tinha tido temperatura alta durante a manha, nao sei se é bom ou mau, visto que até agora TODOS os exames que fez, desde hemograma, ionograma, RX, e ecografias, todas estavam normais,como se estivesse saudavel... Vai repetir o hemograma, e como agora tem a tal temperatura, pode ser que revelem algo que ajude no seu tratamento.Por outro lado tenho medo de que seja um sinal de piora mas vou visita-lo daqui a pouco, quando chegar conto as novidades.

Obrigada a todos :!:
Responder

Voltar para “Gatos”