Castração da minha gata

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Castrar ou não castrar, eis a questão

sim
30
94%
Não
1
3%
Não sejas doida e deixa a gata em paz
1
3%

Total de votos: 32
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jun 12, 2007 4:46 pm

Gostei de ler o que escreveu.

Mas, há umas perguntitas que gostava de fazer e espero que não me leve a mal.

Vai esterilizar a sua gata sozinho ou com professor?

Portanto pela sua prosa o que fazem aos machos gatos por exemplo, deixa-os sem hormonas.
Então porque teimam em continuar a montar as fêmeas e até os outros machos?

Quanto aos animais aumentarem de peso depois da castração, isso não terá tambem que ver com o facto dela ser feito numa fase em que ainda estão a crescer?

E, apesar de eu saber, gostava que explicasse aqui a razão dos animais fazerem jejum antes das operações e só poderem comer algumas horas depois delas.
unsmil3
Membro
Registado: terça jun 12, 2007 3:10 pm

terça jun 12, 2007 4:47 pm

Olá de novo...

No imensamente grandioso (lol) youtube, encontrei um vídeo de OVH numa cadelinha. Epá, não gostei muito do vídeo. Não falo pela qualidade do mesmo, mas sim porque parecem um pouco carniceiros lá, lol! Normalmente, a cirurgia é imensamente mais cuidada, os panos de campo melhor aplicados e fixos,... não se dá extrusão das vísceras.. enfim, é diferente!

http://www.youtube.com/watch?v=V1T2YKwexKk

Quanto à orquiectomia, refiro o mesmo... embora simples, é realizada com um pouco de mais cuidado do que é aqui demonstrado, embora o filme esteja bastante porreiro e demonstrativo :wink: ...

http://www.youtube.com/watch?v=Y4vIyYai_lo

E existem sempre os mais engraçadinhos... :lol: (impróprio a mentes mais susceptíveis... :P)

http://www.youtube.com/watch?v=qjcXiLW50Lk

E por fim, aqui está um belo anúncio de propaganda à castração dos animais... e este sim, está realmente castiço :)

http://www.youtube.com/watch?v=Rhblbt8_YwI

Abraços de novo ;)
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça jun 12, 2007 5:12 pm

começou muito bem :lol: continue :D
unsmil3
Membro

quarta jun 13, 2007 1:57 am

:) Muito obrigado... ;)

Cara lagutrop, claro que não.. nunca na vida iria levar a mal me fazer perguntas... agora não me leve a mal também eu não saber responder da melhor forma, pois posso falar apenas do que sei e especular o que não sei :P

Portanto a gatita vai ser esterilizada numa aula de cirurgia com um grupo específico de alunos composto por um cirurgião, dois ajudantes e um instrumentista, com o prof sempre a orientar. É realizada uma apresentação para a turma antes de proceder à pré-medicação e anestesia do bixano e utilizam-se todas as técnicas correctas de manuseamento instrumental e de assépsia, desde lavagem das mãos, material e roupa esterilizada (neste caso esterilizada significa sem bactérias, ñ esterilizada como os animais :lol: ), enfim, realço novamente, sempre orientada pelo professor!

Quanto aos gatos continuarem a montar outros gatos, em teoria, isso seria um comportamento a desaparecer... Agora não lhe consigo responder com certeza absoluta pois provavelmente quem tem gatos castrados e os acompanha bem é que sabe, mas em teoria seria assim! A testosterona será a hormona responsavel pelo comportamento sexual em geral, incluindo a líbido e o comportamento de monta. Sendo produzida ao nível das células de Leydig do testículo, pela sua remoção, o nível de testosterona circulante no sangue e esse comportamento deveria diminuir... Por exemplo, um comportamento que em cerca de 90% dos casos se perde é o da marcação de território... mas ninguem melhor do que o prof pra me elucidar :)

Quanto ao ganho anormal de peso, não se costuma correlacionar muito com a idade do animal. Realmente não referi antes mas existem alguns estudos que correlacionam esses níveis hormonais (nomeadamente a amiga testosterona) à agressividade do animal, pelo que este poderá aparentemente ficar mais calmo e que, além disso, fica ligeiramente mais "sedentário" e menos activo, ainda considerando toda a actividade inerente aos estímulos sexuais... (toda a gente sabe que uma boa noite de forrobodó faz libertar muitas clalorias :P ). Mas mais sériamente, isso é algo que se corrige muito facilmente com a alimentação e com algum exercício. Não se coloca o animal na passadeira mas pode-se brincar com ele, por exemplo. Até se considera que animais jovens têm menos... predisposição para engordar em demasia do que animais mais velhos, na medida em que o comportamento de brincadeira ainda está presente e são efectivamente mais activos. Não quer dizer que os animais velhotes na brinquem, mas é um comportamento característico de uma fase juvenil!

A questão do jejum é muito simples... Esse jejum integra um processo de formulaçao do plano anestésico e pré-anestésico, variando nos gatinhos de 8 a 12 horas para alimentos e cerca de 2 horas para água. Não líquidos... água mesmo! E tento esplicar sucintamente porquê. O estômago com alimentos, estará a produzir suco gástrico com libertação de ácido clorídrico e as várias enzimas responsáveis pela digestão. Ao anestesiarmos o animal, estaremos a proceder a um processo de relaxamento e insensibilização visceral generalizada (depende das drogas usadas e da cirurgia em questão, mas no geral será esse o objectivo desta). Assim, é natural que também os músculos do estômago se encontrem relaxados, incluindo o cárdia que é o esfingter superior de ligação ao esófago. Dessa forma, sem um jejum, correria-mos o risco de regurgitamento involuntário de quimo para a porção anterior do sistema digestivo, nomeadamente esófago e faringe. Além de que o ácido poderá corroer a região do esófago desprovida de células produtoras de muco protector ao ácido como as que existem no estômago, (todos nós conhecemos os problemas de esofagite e de ulcerações de tão complicada resolução), este ainda não é o problema mais grave. A pior complicação que daí poderá advir será a aspiração desse conteúdo para o tracto respiratório e a possibilidade de ocorrencia de pneumonias e broncopneumonias... Pode-se referir que nos ruminantes, por exemplo, por realizarem um processo de ruminação e atrazar toda a progressão gástrica, esse periodo de jejum está aumentado para sensivelmente o dobro do tempo ;)

De importante referir que isto dependerá sempre do tipo de cirurgia e estou a simplificar bastante... na parece mas estou :P Por exemplo, usa-se um tipo de cirurgias vulgarmente designadas de anestesias regionais ou locais em que se efectua um bloqueio controlado, pelo que essa necessidade de jejum não tem igual aplicação.

Quanto ao pós operatório, básicamente o tempo de jejum é o tempo de reposição das capacidades do animal e do abaixamento dos patamares terapêuticos do anestésico utilizado para níveis nos quais o seu efeito seja mínimo. Normalmente, o animal fica sujeito a alguma fluidoterapia de manutenção com electrólitos e, em casos prolongados, de compensação com dextrose, um acúcar calórico que mantêm o animal até este ter capacidade para ingerir. Já aconteceu termos um gatito com uma pneumonia e se ter de efectuar uma gastrostomia com colocação de uma sonda ou cânula de alimentação e os alimentos serem dados directamente no estômago :P

Portanto, no pós-operatório é tudo muito relativo e flexivel, variando um pouco com a própria recuperação do animal e ñ existindo um tempo específico e padronizado para este permanecer em jejum...

A lagutrop, como também sabe sobre a importância do jejum no procedimento cirurgico, se tiver algo a acrescentar, agradecia que o fizesse para meu bem e para quem ler este meu tópico, ok?!

Bom, se disse algo completamente errado, por favor corrijam-me que de forma alguma levo a mal... Toda a gente precisa de continuar a aprender e eu sou gente :)

Quanto ao comportamento de monta, vou tentar perguntar amanhã e confirmar uma possível explicação que boia aqui nas minhas ideias :)

Bom, beijinhos e abraços a todos e continuação...

Até mais..

Bruno Rodrigues
lagutrop
Membro Veterano

quarta jun 13, 2007 9:37 am

OLá Bruno

Antes de eu nascer já havia gatos em minha casa e tem sido sempre assim até aos dias de hoje.

As perguntas que deixei, não foram exactamente por eu não saber as respostas mas, como deve calcular passam por aqui muitas pessoas que não escrevem e podiam ter ficado com as dúvidas que expus.

Quanto ao facto da esterilização da sua gata, o objectivo foi o mesmo.
:D

Tenho em casa pessoas da area de saude e sei que os profs estão sempre presentes.
unsmil3
Membro

quarta jun 13, 2007 1:01 pm

Olá de novo amiga lagutrop...

Claro que sim, fez super bem em ter colocado as questões.

Mas diga-me,... as respostas corresponderam às suas espectativas?! Esqueci algo?! Se sim, por favor acrescente de forma a não ficar ninguém por esclarecer ;)

Quanto aos seus gatinhos, gandas malukos :) mesmo castrados, gostam da rambóia :P mas como lhe disse, vou perguntar hoje e responder-lhe-ei assim que saber algo...

Abraço...

Bruno Rodrigues
nicasekika
Membro Júnior
Registado: segunda fev 19, 2007 12:00 pm

segunda jun 25, 2007 6:48 pm

Olá a todos. Tenho andado tão ocupada quem nem tive tempo de ler as respostas todas como deve ser mas agora já as li. Quero agradecer a sério a todos, foi muito importante. Mostrei as respostas aos meus pais e eles também concoradaram que o dinheiro que se lixasse. Agora levamo-la só ao VET pra ele a avaliar, depois vai marcar a operação. Vamos castrá-la porque ele disse que "só" a esterelização impedia-a de ter filhotes mas continuava a ter o cio, mas com a castração não. Como moramos ao pé da estrada até é melhor que ela acalme e não vá procurar namorados na casa dos vizinhos. :wink:

Bruno: Espero que esteja a gostar do seu curso, também é o meu sonho ser médica veterinária. Agora tô a tirar psi tb em évora (coincidências) mas um dia hei-de lá chegar. Já agora desculpe estar a massá-lo, já ouvi falar em cursos de enfermagem veterinária? Será que sabe no que consiste; o que fazem. Mil obrigados.

Abraços a todos: Susana Rodrigues :D
nicasekika
Membro Júnior
Registado: segunda fev 19, 2007 12:00 pm

terça jun 26, 2007 9:39 pm

unsmil3 Escreveu:Olá de novo...

...
Quanto à orquiectomia, refiro o mesmo... embora simples, é realizada com um pouco de mais cuidado do que é aqui demonstrado, embora o filme esteja bastante porreiro e demonstrativo :wink: ...

http://www.youtube.com/watch?v=Y4vIyYai_lo
Vi o video, está muito bem. Pelo que percebi só são removidas as gónas (testículos) e não o pénis, (ou eu sou muito tapada ou akilo era a castração de um macho, certo, lol). Gostei, até dos mais carniceiros. Sabem é que conheço uma rapariga que ficou toda contente por ir tirar medicina veterinária para frança e quando chegou a hora de operar...não conseguiu. Por isso eu tenho de me ir habituando. :lol:

a propósito disto (+) uma pergunta: todos os veterinários fazem operações? Ou há uma altura em que podem seguir ser cirurgiões, ou "clínica geral" (se calhar até stou a dizer uma grande trapalhada :oops: :o :lol: ). Também já ouvi falar de veterinários etólogos.
lagutrop
Membro Veterano

terça jun 26, 2007 10:13 pm

Parece-me que todos operam.

E tambem acho que há alguns mais especializados em visão, outros na parte dentária e tal.

Mas posso estar enganada.
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

domingo jul 01, 2007 10:19 pm

Em Faro, o hospital veterinário é muito bom, castrei e esterializei lá vários gatos. Mais em conta e tb muito bom é uma clínica que existe pertinho do Algartalhos, esterializei aí uma gatinha de rua.
o HVeterinário é perto do Hospital de Faro.

Boa sorte para a gatinha :wink:
unsmil3
Membro

segunda jul 02, 2007 8:56 pm

Olá a todos de novo...

Desde já peço desculpa por não ter respondido mais cedo, principalmente à Susanita :)

Sim, todos os Veterinários operam assim como todos os agricultores plantam batatas... No entanto, um que só semeie feijão percebe muito mais de feijão do que os outros e do que batatas. Com isto quero dizer que não existem especializações no curso. Existe sim o gosto de cada um e a vontade de fazer mais e melhor. Assim, existe sempre o veterinário barra a osteologia, o gajo que domina os diagnósticos - tipo Dr. House da bixarada,... :) Axo que me fiz entender :wink:

Quanto ao filme, sim, claro que sim! Era a castração de um macho e deixamos lá a piroca do coitadito. Coitado... Na basta já os tintins senão iamos privá-lo do resto também?! :P

Quanto à bixana, não será necessário pedir exclusivamente para castrar em vez de esterilizar pois como disse, a esterilização normalmente ñ se pratica e sim a OVH.

Assim, ficamos à espera de novidades. :) Mas verá que irá correr tudo pela melhor forma!

Beijinhos e abraços...

Bruno Rodrigues
unsmil3
Membro

segunda jul 02, 2007 9:09 pm

Ahh, Susana...

Esqueci de responder a uma coisa...

Desde já te felicito por estares a estudar na univ. desta mui ilustre e digníssima cidade de Évora, cheia de encanto e de Barué e Praxis club :) Se calhar até já nos vimos por aqui, não sei!

Bom, quanto aos cursos de Enfermagem Veterinária, sei que existem por exemplo em Castelo branco e na Faculdade de Medicina Veterinária e destinam-se a auxiliares da profissão, tal como a enfermagem como nós a conhecemos. É um curso de bacharelato e não sei se existe noutras faculdades agrárias do país. É uma questão de pesquisar melhor por esta net :)

Quanto ao curso de Med. Vet. cá em Évora, agora vai ser alterado para um maestrado integrado, com maestrado aos 5 anos e licenciatura aos 3 como ciências veterinárias ou lá o q é. Esta licenciatura provavelmente irá se comparar em muito com esse curso de enfermagem que referiu, embora todos façamos o maestrado, como é obvio, pois só ele dá... o direito a exercer a profissão!

Se tiveres mais alguma questão que queiras colocar, já sabes :)

Ah, ainda existe um curso leccionado em inglaterra e outros que é de comportamento e psicologia animal... mas isso é outra história :wink:

Brijinhos...

Bruno Rodrigues
mo15
Membro Júnior
Registado: sábado fev 24, 2007 8:01 pm

segunda jul 09, 2007 5:49 pm

Boa tarde,

A minha gata (Milú) conseguiu escapulir-se por uma janela, estava com o cio. Quando ela regressou eu falei com a veterinária e disse-lhe que possivelmente me tornaria avó. Ela deu-me os parabéns, no entanto, disse-me que a gata poderia ser esterilizada que não havia qualquer problema.

Eu gostaria de saber se não haverá qualquer problema estando ela já prenha.

Gostaria de ouvir a v/ opinião.

:)
unsmil3
Membro

segunda jul 09, 2007 10:13 pm

Olá mo15... e bem vinda :wink:

Não tem problema algum... E se não tem donos em vista para os gatinhos e não pode ficar com eles, até axo por bem o fazer! Felizmente a lei do abordo ainda não entrou no mundo dos animais e podemos decidir por eles, pelo que a nossa decisão deverá ser sempre a mais sensata, ok?! Pondere, e caso o deseje fazer, não existe quaisquer problema! Se estiver num estádio avançado da gestação, dá mais um trabalhito mas nada de especial! :wink:

Beijinhos...

Bruno Rodrigues
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jul 15, 2007 10:08 am

unsmil3 Escreveu: Ahh, mais uma coisa! Em relação aos preços... Epá, uma orquiectomia é muito mais barata que uma OVH. Pq?! Como se subentende, pq é imensamente mais fácil de realizar! Não implica uma anestesia e apenas uma sedação mínima é suficiente, a zona a incidir tem uma preparação muito mais rápida e simples, a técnica em si é muito simples também, as técnicas de assépsia n são tão rigorosas... o
Ai não são tão rigorosas, já estou a ver ... :roll:
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Gatos”