Gatos nao se dão

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jul 05, 2007 6:32 pm

A minha Leo está cá há anos e não se dá com uma das minhas gatas. Quando digo não se dá...refiro-me a que ela até perseguição faz à desgraçada da Nanocas, muito mais velha que ela e que já era residente quando a Leo para cá veio. Mas, desde que não se peguem, dou-me por contente :wink: . Uma persegue e a outra foge 8)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
_Anita_
Membro Júnior
Registado: terça out 26, 2004 1:56 pm

sexta jul 06, 2007 11:34 am

Bom dia,

Quando a minha Gui chegou a Nita também demorou a aceitá-la... Não permitia que a bebé se aproximasse, começava logo a bufar e fugia (o pior é que pulguinha andava sempre atrás dela!)... No entanto nunca se pegaram a sério...

Gradualmente a mais velha foi aceitando a Gui e ao fim de +/- 4 semanas já tolerava a mais nova. Hoje pode dizer-se que são amigas, no entanto a Nita, que é menos brincalhona que a Gui, por vezes farta-se e lá vai uma bufadela e um cartolo na mais nova (que é bem maior que ela ... 3800 kg vs 5200 kg).

Esta 3ª Feira aconteceu uma coisa que eu não contava:
A Nita foi ao vet e teve de tomar um banho, como tal veio extremamente abalada e ficou quieta no canto dela a recuperar. A Gui aproximavasse com receio e cheirava muito, pois o cheiro da Nita era diferente.

Quando nos fomos deitar é que os problemas começaram, a Gui recusavasse a ir para o quarto delas, bufava-me e rosnava à Nita, a mim e ao meu marido (ela é super meiga)...

A Nita que estava quase apática, até tinha vomitado o que comeu quando chegou do vet, não estava em condições de ficar perto da outra, que estava desvairada.
Tive de levar a Nita para o meu quarto, e ainda bem, porque ela estava sem forças, vomitou mais 2 vezes durante a noite.

A Gui de manhã comportou-se normalmente quando nos viu, no entanto assim que a Nita apareceu, ficou doida novamente.
A Nita teve de passar o dia no meu quarto a descansar, sem comer pois vomitava logo a seguir (só bebia), e triste porque a amiga lhe bufava quando ela a procurava.

Entretanto falei com a vet e ao final do dia levei lá a Nita... estava bem, não tinha nada, levou uma injecção e trouxe uma comida de dieta para lhe dar só 1h30m depois. Contei-lhe a reacção da Gui e ela confirmou que só podia ser pela Nita ter um cheiro diferente. Disse para manter a Nita separada só enquanto estivesse doentita, depois podia e devia permitir que elas se juntassem para se entenderem.

Depois de jantar a Nita já reagiu quando eu entrei no quarto, veio ter comigo e miou, quando lhe coloquei a comida atirou-se logo a ela...e não vomitou...A minha menina estava de volta e os olhos já brilhavam.
Quando sai do quarto quis vir comigo...assim que chegámos à cozinha a Gui recomeçou a rosnar e bufar, a Nita teve de manter a distância, e mais uma noite dormiram separadas.

De manhã juntei-as e apesar das bufadelas a Gui já se mostrando mais curiosidade. Ontem já voltei a colocar só uma caixa de areia e as caminhas juntas como sempre. A Gui já não stressa apesar de ainda estar muito desconfiada.

Como é possível que um banho possa provocar tanta confusão... a Gui não reconhecia a Nita... Ainda no dia anterior as tinha visto na mesma cesta a lamberem-se mutuamente... Só o cheiro é que contava, a memória visual não...

Carla
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

sexta jul 06, 2007 12:09 pm

_Anita_ Escreveu:Como é possível que um banho possa provocar tanta confusão... a Gui não reconhecia a Nita... Ainda no dia anterior as tinha visto na mesma cesta a lamberem-se mutuamente... Só o cheiro é que contava, a memória visual não...
Experimente pôr um espelho à frente dum gato, ele vai imediatamente reagir como se estivesse à frente dum gato estranho, ou seja, não reconhece a sua imagem no espelho. Os gatos reconhecem sobretudo os odores e os sons e a sua Nita, para além de não ter o cheiro a que a Gui está habituada, ainda trazia o odor dos outros animais que passaram pelo vet

Pobre Gui, deveria estar mesmo baralhada :)
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
zirita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

sexta jul 06, 2007 3:28 pm

Olás! :)
A Bê não tem qualquer reacção ao espelho. Num espelho alto que tenho no quarto, até ao chão, olha e parece que percebe que é ela. E olha para mim pelo espelho e depois para ela e não liga mais. No WC, quando sobe para o lavatório, olha para ela mas não dá importância...
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

sexta jul 06, 2007 3:37 pm

zirita Escreveu:A Bê não tem qualquer reacção ao espelho
Porque já está habituada. Provavelmente já se vê ao espelho há bastante tempo, talvez desde bebé; e como aquele "gato" que ela vê não ataca - portanto não representa perigo - e imita tudo o que ela faz - logo, deixou de ter novidade - ela não lhe liga importância. Mas não reconhece a imagem como sendo a sua.

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
zirita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

sexta jul 06, 2007 3:43 pm

Olá outra vez!
Pois deve ser isso. de qualquer modo em casa nunca se viu confrontada com outro gato, só com o cão (ao qual ainda se está a adaptar). Mas na varanda ou à porta de casa (a vizinhança é calma e não há problema :wink: ) quando algum gato desconhecido se aproxima ela reage e chega a levantar a pata. Se for o amigo dela (o gato do vizinho) cumprimentam-se, nariz com nariz, e não lhe faz nada!
eheheh
Responder

Voltar para “Gatos”