Visita à União Zoófila (UZ).

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jul 10, 2007 7:33 pm

Fraldas Escreveu:(...)

Já agora, retirei esta frase de um site, o que me deixou alarmado...

"Panleucopenia Felina
O vírus da panleucopenia tem um período de incubação entre 2 e 5 dias, depois do qual a doença se manifesta sob a forma de uma infecção intestinal grave e mortal.
O nível de contágio é alto e fácil. A contaminação pode ocorrer apenas por contacto com objectos infectados.

O animal perde o apetite e vomita sem parar. Tem diarreias líquidas e febre alta.

Existe um forte risco de desidratação que geralmente é fatal.

Não há tratamento e a doença progride muito rapidamente levando invariavelmente o animal à morte.

Esta doença pode ser prevenida com vacinação."

O link é este http://www.companhiadosanimais.pt/porta ... Itemid=127

Falam expressamente que não há tratamento :( será mesmo assim?
O vet do hospital disse que poderia ser tratado e recuperar e em mais nenhum site que pesquisei, li que não havia tratamento.

Mais uma vez, obrigado a todos.
lamento imenso...

Contudo, existe tratamento SIM! Nunca, por nunca, deve sofrer por antecipação ao ler afirmações TOTALMENTE ERRADAS(!!!!) vindas de foruns que enfim..., nem que a pessoa diga que é Vet. "Quem vê caras...não vê corações...) se é que me faço entender...?!
Fui, mais uma vez, ler um texto do Dr. José Pedro Leitão, Médico Veterinário de Cabra Figa, conheço-o e atesto ser um óptimo Veterinário. Ele escreveu vários bons artigos para portal (Pegadas Online), onde está tudo muito bem explicadinho sobre a Panleucopénia Felina que não é mais que um parvovírus :arrow: Parvoviridae dos felinos que, embora mal comparado, é como a Parvovirose dos canídeos. Tem tratamento sim senhor, apesar de ser uma doença altamente infecciosa e extremamente contagiosa a outros residentes da mesma espécie...!
Não se esqueça de desinfectar TODA A CASA com lexívia, lavar as caminhas e mantinhas, se forem de tecido e as mantinhas a altas temperaturas e com lexívia, na máquina de lavar. Os brinquedos, se forem de tecido, idem...! Se as caminhas forem de material que não possam ir à máquina de lavar, lave-as com lexívia, à mão. As solas de todo o vosso calçado que possam ter usado durante o tempo que tiveram os gatinhos, desinfectem de igual modo (com lexívia). Aproveite a fazer esta desinfecção enquanto os gatinhos estão em internamento...!

Aqui vai o link para o artigo do Dr. Pedro Leitão http://www.pegadas.iol.pt/index.php?opt ... &Itemid=53
em que destaco o seguinte:
Dr. José Pedro Leitão Escreveu:A duração da doença é de cerca de uma semana, após o qual, com tratamento adequado, o animal recupera.
As melhoras dos gatinhos e boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Fraldas
Membro Júnior
Registado: quinta jul 20, 2006 11:30 am

quarta jul 11, 2007 9:21 am

Olá,

Eu não sou de sofrer por antecipação, e aquele foi o único artigo onde li que a doença não tinha cura, mas as vossas palavras de apoio são reconfortantes. Obrigado.

Mas trago novidades...

Ontem fomos ao hospital e depois de falarmos com a Vet, decidimos seguir o seu conselho e trouxemos o Oscar para casa, pois a vet disse que a doença é sintomática e como ele ainda não demonstra nenhum sintoma, não pode ser tratado. Por outro lado, o ambiente no hospital perto de outros gatos doentes é muito stressante para o animal.

O Oscar adorou regressar a casa, continua muito activo e brincalhão, come com apetite, bebe água, faz as necessidades normalmente sem diarreia. A vet passou uma receita de Flagyl e disse para dar 1/8 de comprimido de 12 em 12h durante 8 dias e deu ainda um desparasitante interno para o gatinho.

Pergunta: Como devo dar os comprimidos ao gatinho? Pensei em desfaze-los e misturar com a comida. Será boa ideia? Com tanta coisa na cabeça, esqueci-me de perguntar isto á vet!

Hoje de manhã quando saí de casa, deixei o Oscar muito bem. Falei agora com a minha namorada e também me disse que o deixou muito brincalhão. Boas notícias! Vamos ver como estará quando chegar a casa!

Para terminar, falámos com o director do Hospital e foi 5*...elogiou muito a nossa atitude de adopção, mas como aconteceu a tantos antes de nós, estas adopções são por vezes autênticos "presentes envenenados". Contudo, colocou-nos à vontade para diluír o custo dos tratamentos pelos meses que achássemos necessário para não complicar o nosso orçamento familiar, o que foi muito bom de ouvir e como ele disse e bem, o importante é salvar a vida dos gatinhos. Partilhou ainda que tratam e assistem animais de pessoas idosas que comprovadamente não dispõem de condições para pagamento e não cobram nada, pois a vida dos animais que tanta companhia fazem aos donos, é um bem mais importante. Em retorno lá recebem uns bolinhos caseiros como agradecimento :)

Bem, já partilhei com vocês o que se passou e assim que tiver novidades actualizo. Obrigado a todos e desculpem o testamento.

PS - Obrigado pelo link Leonilde, vou ler com atenção!

Bruno
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jul 11, 2007 9:49 am

Não tem nada que agradecer, Bruno. Eu não ando em foruns de animais só porque só... como muitos, infelizmente.
Mas, o mais importante, neste momento, é a situação dos bichanos :wink: . Adorei as boas notícias... :D
Na verdade o Vet está a demonstrar o seu óptimo humanismo... :wink: :D : Ainda há gente boa, felizmente.
Um bem haja para vocês e a continuação das melhoras da doentinha,

Leo

PS- Quanto a dar o comprimido, é agarrar o gatinho pelo cachaço, mas se ele for tipo reguila... envolva-o numa toalha para se ele espernear não fugir nem vos arranhar, abra-lhe a boca e coloque o dito bem lá no fundo, já na área da garganta, encerre-lhe a boquita para o obrigar a engolir e se vir que ele não está a engolir, sopre-lhe, gentilmente, para o focinho que ele engolirá...
Para facilitar o trajecto do comprimido e que ele o engula melhor, envolva-o/besunte-o em manteiga (pouquinha, ok? E não o gato mas o comprimido :P :lol: ) :wink:
Se achar que o comprimido é muito grande, parta-o a meio e dê-lhe por duas vezes consecutivas. Sem espaço de tempo, se não seria como estar a dividir a dose em duas o que não foi recomendado...e como tal é para ser dose única :wink:
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quarta jul 11, 2007 12:00 pm

se fore como o meu ele cospe-o! :D se ele gostar de algum petisco, como fiambre, peta o comprimido no meio de um pedacinho. Misturar na comida deles com os meus nao funcionam... lambem tudo e deixam o comprimido para mim.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jul 11, 2007 12:07 pm

sanxeri Escreveu:se fore como o meu ele cospe-o! :D se ele gostar de algum petisco, como fiambre, peta o comprimido no meio de um pedacinho. Misturar na comida deles com os meus nao funcionam... lambem tudo e deixam o comprimido para mim.
Não cospe se mantiver a boca do gato encerrada, com as sua mãos e, soprar-lhe...

NUNCA se deve aconselhar a dar fiambre a gatos e muito menos neste caso...

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
olgasuna
Membro Júnior
Registado: sábado fev 10, 2007 5:16 pm

quarta jul 11, 2007 5:18 pm

fraldas se fizer bem e exactamente como a leo disse,resulta.eu tambem tive de dar medicaçao aos meus nessa idade e a vet tbem me ensinou assim...se puser bem la no fundo ele quando levanta a lingua o comprimido cai logo...vai ser facil .boa sorte e as melhoras p a menina
Fraldas
Membro Júnior

quinta jul 12, 2007 12:00 pm

Olá a todos,

Seguindo os vossos conselhos (com excepção do fiambre), lá conseguimos dar o comprimido ao gatinho (Óscar) mas foi uma comédia que só visto :lol:

Umas horitas antes deste episódio, quando cheguei a casa, estávamos curiosos em saber o estado dele e ficámos muito felizes ao vê-lo cheio de saudades nossas, a correr, saltar, brincar, enfim, tudo indicadores de que estava de boa saúde. Comeu a comida toda, bebeu água e fez as necessidades normalmente, logo, até ver está tudo bem e ainda não apareceram sintomas da infecção.

Passou a noite connosco, dormiu bem e acordou às 6:00 cheio de energia, com vontade de brincar e morder os dedos do pé :lol:
Quando saímos hoje de manhã, deixámo-lo bem e a comer.

Quanto à gatinha (chama-se Sita) liguei à pouco para o hospital e disseram que o estado dela mantém-se na mesma, ou seja em risco de vida. Já passaram 3 noites e não há meio dela recuperar, mas pelo que li este vírus é muito mau. A luz da esperança mantém-se acesa.

Quando tiver novidades actualizo.

Bruno
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

quinta jul 12, 2007 3:44 pm

Olá Bruno.

A melhor forma de dar comprimidos é tal como a Cleo disse, agarre o bichano, abrir-lhe a boca, inclinar a cabeça dele para trás e colocar o comprimido bem no fundo da garganta. Fechar a boca dele e reparar se ele engole, depois sim pode largá-lo. Perfiro este método bem mais eficaz, antigamente com a minha gatinha anterior, misturava na comida e ela sentia o cheiro e comia tudo menos o comprimido, às tantas o comprimido desfazia-se e não resultava.
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

quinta jul 12, 2007 3:49 pm

Espero que a Sita recupere rapidamente. Conheço o hospital, o Dr. Jorge Cid é um óptimo médico, ele salvou a minha Twiguy às uns anos atrás.

Boa sorte, Força Sita!
muitos miminhos para ti
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta jul 12, 2007 5:36 pm

Que pena que aconteceu isso mas mantenha a esperança.
Tal como a Leo disse há curas portanto...

E avisou a UZ do que aconteceu?
Fraldas
Membro Júnior

sexta jul 13, 2007 10:44 am

Olá a todos,

Cá estou eu com a minha actualização diária dos acontecimentos e quem me dera que as notícias fossem melhores...

Ontem ao final da tarde, ligaram-me do hospital para informar que a Sita não tinha resistido ao vírus :cry: ela estava muito fraca e desconfio que talvez tenha sido desmamada cedo demais e por isso tenha um sistema imunitário mais frágil...sei lá é só a opinião de um leigo na matéria.
O que sei é que o Oscar mantém-se bem de saúde, pelo menos aparentemente, pois corre, brinca, come bebe água, as fezes são consistentes, sei lá, acho que parece estar bem :)
O vet disse para nos mantermos atentos a possiveis indícios de sintomas nas próximas 2 semanas e se tudo se mantiver bem, fazemos o teste à presença do parvovírus. Se der negativo, damos início ao programa de vacinação.
Continuamos a achar que o Oscar precisa de uma companhia para brincar, por isso queremos adoptar uma gatinha com a mesma idade dele, mas desta vez tem de estar com as vacinas em dia. Quero evitar a todo o custo passar por esta angústia novamente.

Agradeço a todos pelas palavras de apoio, pelo vosso interesse e conselhos.

Bruno
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sexta jul 13, 2007 10:50 am

Fico muito contente. Agora tem é de se concentrar na saúde do Oscar. :P
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
lotus_ghost
Membro
Registado: quinta nov 09, 2006 2:40 pm

sexta jul 13, 2007 11:28 am

Fraldas,

Lamento pela pequenita, infelizmente a vida é mm assim :(
Força com a nova adopção será sem dúvida o melhor p o gatito qd se confirmar q este está saudável. Creio q há várias meninas p adoptar no fórum de adpções. Lembre-se q se forem 2/3 meses + velhas (ou mais) do q o gatito n faz grande diferença pois são à mesma bebés :)

Boa sorte.
unsmil3
Membro
Registado: terça jun 12, 2007 3:10 pm

domingo jul 15, 2007 2:41 pm

CasadeAnaval Escreveu:
Rubiazitah Escreveu:

Mas tem aqui no fórum um rapaz estudante de veterinária.. penso que o nick é unsmil acho..

Boa sorte com os dois gatitos!
Que diz ser estudante... há coisa de um ano existia no +pegadas online e noutro fórum um gajo que dizia ser estudante veternário do 5º ano de veterinária de uma universidade no qual o curso só existia há dois anos. :roll:

Cuidado com afirmações e credulidades.
Lollll :lol: CasadeAnaval, você faz-me rir que é uma coisa do outro mundo... Mas em todos os posts que coloca, o q é inédito!

Olá caro Bruno...

Realmente sou estudante de medicina veterinária o que não implica que muitas das vezes as minhas informações não se encontrem erradas! Eu apenas posso ajudar no que estiver ao meu alcance e do que saber, ok?!

Peço imensa desculpa por só ver o post agora e poder dar o contributo mas já li do destino da bixita! É verdade, o virus da panleucopénia é marado na sua patogenia e nos seus efeitos! No entanto, como fora referido, tem realmente cura! Esta cura passa pela vacinação dos bixitos, certo?! Isto em qualquer virus que esteja sujeito a vacinação! Depois do quadro estar instalado, é que é extremamente complicado de tratar e passa sempre pela própria imunidade do animal, onde nós podemos apenas intervir ao nível das consequências, do tipo, tem diarreia e vómito, então temos de tratar a desidratação e manter a volémia e coloca-se a soro, ok?! Isto muito resumido, é claro!

Desde já o felicito e imenso pelo seu acto de ir adoptar os bixinhos ao centro pois realmente hoje em dia é um acto que terá de substituir o "ter ninhada e dar um bebé ao amigo ou amiga"! É uma atitude que se tem de instalar nos nossos dias urgentemente, pois quem quer um animal e o vai buscar a um centro destes, fica contente por ter o bixinho e trabalha para ganhar o seu cantinho no céu, sente isso e sente-se igualmente bem com ele próprio por proporcionar um ambiente confortável a um animal que estava abandonado ou que se não chegou a estar, o iria ficar certamente. Até nem costumo ser muito lamexas com estas coisas mas é a realidade, e acredito que quando esteve lá, a vontade seria de levar todos para casa, ficando um nó na garganta por virar as costas aos restantes que lá continuaram... Mas acredite que fez algo espectacular, não o simples ir buscar um gato mas o salvar uma vida, ok?! ;)

Bom, com a gatinha são coisas que acontecem... Temos de estar preparados... é um virus que depende muito da imunidade directa dada pelo leite e colostro materno e que poderá não ter sido a melhor nas condições passadas pelo animal. Agora concentre-se os Oscarzito e se realmente tiver disponibilidade, volte lá e leve outra gatita, ok?!

Quanto a cuidados, penso que agora já falou com o veterinário mas serão sempre os mesmos... Desparasitação, vacinação, amor e carinho! Ahh, e controlar alimentação, o que penso que o seu veterinário tenha feito também, pois cada veterinário tem preferencia particularmente por uma ou outra marca e serve igualmente de controlo do desenvolvimento do proprio animal por parte do profissional por este conhecer a resposta à ração!

Bom, lamento a perda, felicito o acto, rio com o/a CasadeAnaval e vou almoçar frango com cerveja! ;)

Mais uma vez digo que não se podem fiar no que eu digo, ok?! Sou apenas mais um mero leigo... não é por estudar veterinária que faz de mim veterinário, pelo que apenas um profissional poderá dar o voto definitivo na materia... sempre! Ok?! Eu apenas posso orientar algumas coisas e explicar o que esteja ao meu alcance ;)

Um abraço a todos e muita saúde ao Oscar e ao Bruno e namorada, ok!?

Bruno Rodrigues

Ps.: Ahh, e podem ir pensando nas castrações, ok?! Recomendo sempre... Já que não é para reproduzir, não tem os tintins a fazer lá nada,... só peso :P A sério, lê neste tópico, o post que coloquei... Penso ajudar qq coisa!

http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic ... 99&start=0

Abraço Bruno...
Fraldas
Membro Júnior

segunda jul 16, 2007 11:49 am

Bom dia,

Mais uma vez agradeço as vossas palavras de apoio e conforto.

De momento o Oscar encontra-se bem, brincalhão e muito maroto. Come bem, bebe água e as fezes estão com consistência normal. Estive a analisá-las (observar o seu interior) e não encontrei vestígios de parasitas.

A ração que estou a usar é Purina One Kitten, mas como está no fim, estou já a preparar a sua alteração...é que a minha mãe ofereceu uma prenda ao Oscar (embrulhada e com laçarote :lol:) e quando a desembrulhámos (com a ajuda do Oscar), era uma pacote de ração "Hill's Nature's Best" Kitten.

Não sei se algum forista já experimentou esta ração, mas pelo que li deve ser muito boa, quer na qualidade quer no sabor. Só falta saber a opinião do gato :lol:

Bruno
Responder

Voltar para “Gatos”