gestação, ecografia...gravidez...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
flsantos
Membro
Registado: terça out 17, 2006 8:36 pm

terça jul 31, 2007 3:28 am

boa noite
alguem me sabe dizer se numa ecografia dará para saber o tempo de gestação de uma gata? mesmo não sabendo o dia da cobertura, dará para saber pelo tamanho ou algo do genero???
é que tenho uma gata prenha, e não faço a minima de quanto tempo estará, ja pensei estrelizar porque é a unica cá de casa ainda inteira, só que esta gata esta constantemente com o cio e a vet diz que não pode ser estrelizada com o cio então vou deixando andar ate que desde a duas semana para cá nao teve mais nenhum cio ... mas houve um dia que andou meia estranha como se tivesse com o cio... já tem a barriga assim po grande e tem as mamas enormes... também ja pensei estrelizar gravida mas há quem não aconselhe entao vejo me assim num dilema complicado, já me disseram que se for no inicio da gestação não faz tão mal mas uma amiga minha diz me que já deve tar quase a ter por ja ter secreção nas mamas??? isto de ja ter secreção é mesmo verdade ou é algum dito popular??? :roll: :roll: :roll: :roll:
gostaria que me dessem algumas sugestões... :? :? :?

possivelmente engravidou de um gato visinho que me entra dentro de casa, e marca território plas cortinas etc etc e como até ao inicio de julho passei muitas horas fora, calculo que deve ter sido entre junho e julho... :roll: :roll: :roll:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jul 31, 2007 11:28 am

Sugestão :arrow: Leve a gata ao vet para ser esterilizada antes das crias nascerem!

Sobre o que a vet lhe disse; "que não podem ser esterilizadas quando estão em cio", mude de vet!
Podem ser esterilizadas, SIM! Dá é mais trabalho porque requer mais atenção e mais minuciosidade, por parte do vet que faça a cirurgia!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
flsantos
Membro

terça jul 31, 2007 1:22 pm

pois, mas o que a vet a mim me disse é que com o cio ela tem mais probabilidade de ter uma hemorragia o que pode ser fatal...

não sei se muito da opinião de estrelizar prenha já que eu e que devia ter tido mais cuidado, talves se tivesse colocado rede nas janelas...
tambem acredito que isso possa ser traumatizante para a gata devido a estar prenha e de um dia para outro deixar de estar... será que elas sentem sentimento de perda???
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

terça jul 31, 2007 2:36 pm

Tal como a leonildecarvalho disse, mude de vet, pelo menos com essa gata.
Ela pode ser esterilizada sim e dou-lhe dois exemplos. Há bem pouco tempo mandei esterilizar duas gatas de rua, uma faltavam uns 15 dias para ter os gatinhos e a outra nem tanto.
Agora estão ambas lindamente como se nada fosse com elas e embora os gatinhos tivessem formados, foram menos uns quantos a vir sofrer.
Está muito dificil arranjar donos RESPONSAVEIS para os animais por isso, pense na possibilidade de ir a outro vet e esterilizar a gatinha. É o melhor que lhe pode fazer.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jul 31, 2007 2:36 pm

As gatas, tal como as cadelas e como a Leo disse podem ser esterilizadas tanto gravidas como com cio.

Se a sua vet não faz isso, aconselho-a a mudar de vet.

Dê uma vista de olhos pelos imensos gatinhos para dar e pense bem se quer passar por isso.
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça jul 31, 2007 3:41 pm

flsantos Escreveu: (...)... será que elas sentem sentimento de perda???
Não! Não sentem e muito menos sem saber o que tem dentro dela que, eventualmente, possa merxer-se...?!
Se tivessem nascido, ela os tivesse amamentado e acarinhado... e depois lhes faltassem...haveria uma probabilidade de sim, de ela sentir a falta deles. Agora, nesta fase, NÃO sente nada!
Quanto a hemorragias.... se a VET tiver o CUIDADO que deve ter no procedimento cirurgico a uma gata em cio... não tem que, neessáriamente, sofrer um hemorragia!!!

Para quem não saiba: nem vêm a ter o possível trauma na situação que mencionou... nem têm vontade de "sexo". Este acontece pela "mão da Mãe Natureza"...! É um instinto animal e não uma vontade sexual, comparadamente com os animais racionais (nós, supostamente humanos)!!!!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
flsantos
Membro

quinta ago 02, 2007 2:34 am

entendo mas sabendo que esta prenha custa me um pouco tar a tirar lhe os filhos, possivelmente se nao arranjar donos que me agradem ficarei com eles , mas em relação as minhas duvidas q coloquei ninguem sabe dar umas luzes???
WoodElf
Registado: sábado abr 01, 2006 9:43 am
1 Europeu Comum
1 Irish Setter
2 Border Collies

quinta ago 02, 2007 7:23 am

Quanto á sua questão da ecografia, sim é possivel ter uma ideia do tempo de gestação, mas não é certo. Mas fica com uma ideia de com quantos dias está.
Mas não posso deixar de realçar mais uma vez que seria mais aconcelhado esterelizar já a gatinha. No entanto cada um sabe de si.

Boa sorte
Wood Elf - Bosques da Noruega -
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quinta ago 02, 2007 1:02 pm

flsantos custa-lhe tirar-lhe os filhos estando já ela gravida... muito bem. E o que vai fazer aos quatro ou cinco gatos que nascerem?
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
flsantos
Membro

quinta ago 02, 2007 3:32 pm

se nao conseguir arranjar donos que me agradem ficarei com eles...
e já agora porque seria tão bom estrelizar agora a gata??? porque não ter uma vez filhos? se a resposta for porque já existe mts gatos errantes e mts gatos no canis e blablá , entendo mas a culpa não é minha , dos 7 gatos que tenho esta é a unica que ainda não tava estrelizada, se a população portuguesa não tem amor aos animais e abandona-os isso é um problema da sociedade do qual eu nao compadeço...
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta ago 02, 2007 3:37 pm

flsantos Escreveu:se nao conseguir arranjar donos que me agradem ficarei com eles...
e já agora porque seria tão bom estrelizar agora a gata??? porque não ter uma vez filhos? se a resposta for porque já existe mts gatos errantes e mts gatos no canis e blablá , entendo mas a culpa não é minha , dos 7 gatos que tenho esta é a unica que ainda não tava estrelizada, se a população portuguesa não tem amor aos animais e abandona-os isso é um problema da sociedade do qual eu nao compadeço...
Agora sim acredito na sua idade, segundo os seus dados...
nome: sô santos santos
Enfim...

Leo

PS-Não sei porquê mas desde o início que este tópico me cheirou a algo... :roll:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta ago 02, 2007 3:37 pm

flsantos Escreveu:se nao conseguir arranjar donos que me agradem ficarei com eles...
Pois é por causa desse bla bla bla (que de bla tem pouco mas de realidade infelizmente tem muito) que a devia esterilizar agora.
So uma questão: diz ter já 7 gatos, imagine que desta ninhada vem mais uns 7 e nao os dá ( e aqui podiamos entrar no outro bla bla de saber a quem se dá e se vao saber e querer cuidar bem deles) tem condições para manter 14 gatos de perfeita saude, com asistencia veterinaria sempre que necessario, esterilizar e castar mais esses 7 alem da mae (para depois nao haver mais ninhadas e mais bla bla bla) para os alimentar, desparasitar etc etc etc ou bla bla bla?
Não é meter-me na sua vida é só uma questão de matematica.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta ago 02, 2007 3:42 pm

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... c&start=75
Macchiato Escreveu: Boa noite

Eu li apenas as duas primeiras paginas deste topico, porque honestamente, mudam os nicks, mas a conversa/ignorancia é a mesma.
Ou seja, andam n pessoas a tentar salvar animais do meio das ruas para 2n pessoas colocarem mais animais nas ruas.

Não sou matematico, mas experimentei fazer o seguinte raciocínio:

Fazendo as contas por alto:

Se uma gata tiver apenas 1 ninhada na vida.
Suponhamos que dessa ninhada nascem 2 machos e duas femeas que só vão ser “capados” depois da 1ª ninhada.

Cada femea terá em média 8 gatos (4 de cada uma) e cada macho irá alegremente cobrir outras gatas que estejam hipoteticamente à espera de ter apenas a 1ª ninhada.
Se cada uma dessas gatas tiver mais um total de 8 gatos já dará um total de 4 gatos da ninhada inicial mais 16 gatos dos filhos dessa ninhada.
Se esses 16 gatos todos tiverem uma 1ª ninhada terão em media 4x16=64 gatos.
Admitamos que as novas ninhadas (sempre as 1as e unicas de cada gato que depois irá ser “capado”) nascem anualmente:

Ano 1: a sua gata tem 4 crias
Ano 2: 4 gatos procriam e dão um total de 16 crias
Ano 3: 16 gatos procriam e dão um total de 64 crias
Ano 4: 64 gatos procriam e dão um total de 256 crias
Ano 5: 256 gatos procriam e dão um total de 1024 crias
Ano 5: 1024 gatos procriam e dão um total de 4096 crias

Assim num espaço de 5 anos 1 ninhada de 1 gata tera dado origem a 5460 gatos.
Admitindo, utopicamente, que todos estes gatos sem raça definida e com um patrimonio genetico variado, arranjam bons donos, vamos também admitir que talvez metade destes bons donos não se importaria de recolher ou adoptar um gato de rua ou de uma associação.
Assim sendo, o facto de a gata do forista PedroM10 ter tido a sua 1ª ninhada, terá impedido que 2730 gatos sem dono e/ou abandonados arranjassem bons donos e um lar.

Cumprimentos
Daniel
Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
flsantos
Membro

quinta ago 02, 2007 3:44 pm

sim tenho vida para dar uma optima vida a esses possiveis mais 7 q dão 14 ao todo, ainda tenho montes de periquitos, 3 cães, tartarugas, peixes, uma arara da patagonia... e tenho vida para cuidar de todos.

eu já reparei que aqui ou tem de ser como voces dizem ou então armam uma grande discusssão mas eu nao vou dar trela q conversas da treta.

p.s. das respostas todas apenas uma respondeu a uma das minhas perguntas, eu ainda perguntei mais coisas mas pelos vistos os sabixões daqui não sabem pivia de gatos só sabe q se tem de estrelizar e castrar e levar ao vet é a unica coisa que sabem responder.
enfim...
flsantos
Membro

quinta ago 02, 2007 3:45 pm

nunca disse que só estrelizo os meus gatos depois da primeira ninhada, esta certamente será só depois da primeira, os filhos provavelmente já não!!!
Responder

Voltar para “Gatos”