Dúvidas - Viajar de carro

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

susyziggy
Membro Júnior
Registado: segunda jul 09, 2007 4:45 pm

segunda ago 20, 2007 9:16 am

Olá!
Como tenho o meu gatinho à pouco tempo ainda estou à aprender a lidar com ele. O ziggy é um gatinho meiguinho e parece-me feliz :)
Este fim de semana fomos passar fora e levamos o gatinho. O pior foi a viagem de carro :cry: . Vai na sua caixinha transportadora, mas sempre muito impaciente e a miar grande parte do caminho...
Na nova casa portou-se bem. Ambientou-se rapidamente e esteve sempre bem.
De qualquer forma fico com dúvidas... Será que ele preferiria ficar em casa? no seu espaço. É que ainda me parece tão pequenino para ficar 2 dias sozinho, mesmo que vá lá 1 amigo dar-lhe de comer e alguns miminhos...
E em relação ao carro? é normal eles irem o caminho todo a miar?
Gostava de ter outras opiniões.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda ago 20, 2007 11:32 am

oiee!!

a questão aqui não é preferir ficar em casa... eu acho que os gatos estão bem onde estiverem os seus donos... a questão é a viagem de carro e o nervosismo que isso pode causar...

bem... eu também não tenho grande experiência... a minha gata andou de carro poucas vezes, e só uma vez é que foi uma viagem mais compridita... independentemente de ir de trela ou na transportadora, passou todo o caminho a miar e a tentar fugir... bem, eu levei-a de trela, na altura ela era bem pequenina e eu tive muitas dificuldades em mantê-la quieta, foi uma asneira a não repetir...

enfim...
por tópicos anteriores, que li aqui na arca... posso dizer-lhe que uma grande maioria dos gatos fica nervosa ao andar de carro...
sei também que existem uns calmantes próprios para gatos, para lhes diminuir o sofrimento durante longas viagens... mas para isso tem obrigatóriamente de ir ao vet pois só ele sabe qual o indicado para a idade do seu gatinho...

uma coisa...
faça ele o que fizer, nunca o tire da trasportadora...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda ago 20, 2007 5:17 pm

susyziggy Escreveu:Olá!
Como tenho o meu gatinho à pouco tempo ainda estou à aprender a lidar com ele. O ziggy é um gatinho meiguinho e parece-me feliz :)
Este fim de semana fomos passar fora e levamos o gatinho. O pior foi a viagem de carro :cry: . Vai na sua caixinha transportadora, mas sempre muito impaciente e a miar grande parte do caminho...
Na nova casa portou-se bem. Ambientou-se rapidamente e esteve sempre bem.
De qualquer forma fico com dúvidas... Será que ele preferiria ficar em casa? no seu espaço. É que ainda me parece tão pequenino para ficar 2 dias sozinho, mesmo que vá lá 1 amigo dar-lhe de comer e alguns miminhos...
E em relação ao carro? é normal eles irem o caminho todo a miar?
Gostava de ter outras opiniões.
Olá,

Há gatos que se habituam e outros não. Dos meus 3 gatos, só uma detesta. Nunca se habituou. Sempre que entra num carro abre as goelas e não pára. Não a noto irritada ou com medo, ou com stress, deita-se na caixinha e simplesmente mia e mia até mais não. Já vai com 14 anos e nunca se habituou. Assim como assim, sempre que é necessário, anda de carro. O resto dos passageiros é que entram literalmente em stress :?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda ago 20, 2007 8:44 pm

Os gatos não são como os cães, são animais territoriais que não gostam de ser "arrastados" para ambientes diferentes daquilo a que estão habituados. Eu não entendo porque é que hão-de sujeitar os animais ao stress de andar de carro, tentá-los fazer andar de trela ou ainda levá-los para fora em férias...
"os gatos estão bem onde estiverem os seus donos", bem, não concordo mesmo nada com esta frase, os gatos não estabelecem connosco um relacionamento tão dependente como os cães (atenção, não escrevi que os gatos não têm laços de ternura com os seus humanos!), mas criam um vínculo forte com o seu território, evidentemente que há gatos mais extrovertidos que apreciarão essas saídas mas para a generalidade deles trata-se de uma experiência stressante e desagradável.

Cumprimentos a todos.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda ago 20, 2007 9:02 pm

Boa noite, susyziggy

Há gatos que gostam de viajar de carro como p.e. o gato da minha filha que mal vê a transportadora aberta, entra logo porque sabe que vai andar de "popó" :P :lol: . Outros há ( a maioria) que só o facto de se sentirem encurralados numa transportadora com ainda por cima o barulho do motor e verem a paisagem a passar mediante a velocidade que o carro leva, entram em pleno pânico. Os gatos entram em stress facilmente com tudo o que esteja fora do seu ambiente normal.
Em viagens que tenham mesmo que se fazer, o melhor é tapar a transportadora com uma toalha, manta, etc...para que não vejam o exterior... :wink: em alguns resulta mas outros há que nem isso :wink:

Tal como os cães, há gatos "donodependentes" apesar de haver quem afirme o contrário. E, tenho dois exemplos em casa e família, a minha Leo, totalmente dependente de mim e o Peewee da minha filha que é também e sem dúvida a sombra dela :wink: :D .
Ainda, sei de casos em que os felinos eram tão dependentes da companhia e presença dos donos que se deixaram morrer..., aos poucos..., com a separação, seja por morte ou por abandono, tal como muitos canídeos!!!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano

segunda ago 20, 2007 9:48 pm

dinodane Escreveu:atenção, não escrevi que os gatos não têm laços de ternura com os seus humanos!.
Os felinos não são animais de matilha como os cães, logo não se tornam tão dependentes dos donos como eles, embora haja excepções. Eu também tenho um exemplo de uma gata em casa que me vê como uma espécie de mãe substituta, todavia não é sociável com os outros humanos da casa como os meus cães. E antes desta tive outras duas assim.

Cumprimentos a todos.
animalboy
Membro Júnior
Registado: terça jun 19, 2007 5:52 pm

segunda ago 20, 2007 10:50 pm

Olá!
A minha gata sempre que vai viajar acaba por nao aguentar e urina dentro da trasportadora e como fica em panico arromba a porta da transportadora e salta toda maluca e em panico pa cima de mim!
O meu problema e que e msm dificil, eu e que preciso de ajuda!!!
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

segunda ago 20, 2007 11:06 pm

O meu Sam detesta. Começa a arfar e mia o caminho todo... um desespero!!
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça ago 21, 2007 12:00 pm

dinodane Escreveu:Eu não entendo porque é que hão-de sujeitar os animais ao stress de andar de carro,
Para ir ao veterinário por exemplo...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dinodane
Membro Veterano

terça ago 21, 2007 12:18 pm

As idas ao vet não são frequentes nem são passeios, sabe bem que não é a esse tipo de viagens que eu me refiro. É um facto que para a maioria dos gatos é um stress enorme andar de carro e é tão somente isso que eu quis dizer. :wink:
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 21, 2007 1:15 pm

As vezes tem de ser... O meu Sam as vive comigo no Porto. mas de vez em quando tenho-o de trazer para Viana comigo, para nao o deixar sozinho. Ele sofre. Por isso estou a ponderar seriamente em deixa-lo a viver com a minha mae em Viana.
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

quarta ago 22, 2007 3:52 pm

eu tenho duas gatinhas, uma de 5 meses e outra de 6meses. a mais velha adora a transpostadora e de andar de carro , a mais nova é uma desgraça... 5 minutos de carro e ja vai de goela aberta, mal o carro para fica feliz.
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
ritagameiro
Membro Veterano
Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am

quarta ago 22, 2007 9:04 pm

Quando estudei em Viseu, tive um gato (que me foi roubado, posteriormente) que no inicio conseguia a proeza de miar durante uma hora e meia, que era o tempo de fazer a viagem!!
Um mes ou dois depois,era ele que entrava para a transportadora e ainda eu não tinha arrancado e já ela dormia em sono profundo!!
Em compensação, os tres gatos que vivem comigo actualmente, miam que nem uns desalmados e quase que se matam! Só saem de carro mesmo para ir ao vet, e eu acho que é por eles saberem para onde vão, que ficam assim...
Eu evito sair com eles, mas há situações que tem mesmo que ser! Nada que depois uma dose de mimos extra não alivie todo aquele stress!!
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 22, 2007 11:20 pm

O meu Sam mal deixa o carro fecha a boca... Mas enquanto esta no carro nao se cala um segundo. e ele vai de carro, geralmente, para ir de uma casa para outra... nao para ir ao vet. Ele apenas nao gosta.
susyziggy
Membro Júnior
Registado: segunda jul 09, 2007 4:45 pm

quinta ago 23, 2007 9:26 am

Percebi então que a maior parte dos gatos não gostam de andar de carro :? . Pode ser que as as próximas viagens venham a ser mais fáceis :) . muito obrigada pela ajuda!
Responder

Voltar para “Gatos”