[duvida]O sono do gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
persacomsono
Membro Júnior
Registado: segunda ago 20, 2007 7:48 pm

quinta ago 23, 2007 10:38 pm

Olá a todos!
Eu vou adquirir um gato Persa e tenho uma duvida:
:arrow: ouvi dizer que o gato quando a noite xega tem mais energia e que dorme mais de dia e de noite esta acordado ha alguma maneira (sem afectar muito o gato) de modar a hora de dormir para a do dono tipo adormecer a meia noite :?:

É que agora com a vinda da escola de novo não era nada fixe acabar de adormecer e o gato a fazer miau-miau :lol:

Obrigado :!: :wink:
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

sexta ago 24, 2007 8:22 am

Bem... uma das minhas grandes "dúvidas existenciais" sempre foi essa... os gatos são animais diurnos ou nocturnos?... Uma coisa sei, eles estão muito bem preparados para viver de noite, devido ao seu sentido de visão e de audição.

Pelas características que têm, é natural que alguns gatos estejam mais activos de noite. As minhas são velhinhas e passam a maior parte do tempo a dormir, mas já tive uma gata que de noite era muito mais activa... Aliás, se ler alguns testemunhos aqui no fórum vai encontrar muita gente preocupada porque os seus gatos ficavam mais activos e brincalhões à noite. É natural que façam algumas travessuras, como atirarem-se para os seus pés quando for a passar e depois fugirem. Mas não se preocupe, estão só a brincar (e se entrar na brincadeira com eles, vai ver que é muito engraçado :wink: ).

Isso depende um pouco de gato para gato, mas aviso-a desde já que os pequeninos requerem atenção extra. Uma solução possível é adoptar dois gatos ao mesmo tempo. Assim brincam um com o outro.

Espero ter ajudado!
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta ago 24, 2007 9:48 am

Olá...

Pois...
Para a minha gata, a noite é hora de brincadeira... :o
Perto das 22horas começa a maluquice... E só pára quando a levamos para o "ninho" dela...

Mas isso de não conseguir dormir por causa do gato...
Tipo...
A minha desde pequenina que foi habituada a dormir sozinha... No inicio resmungava bastante, mas depois habituou-se...
Uma vez tentei que ela dormisse no meu quarto... Mas como ela não estava habituada, andou a vaguear pela casa (sem nunca me vir acordar, eu é que como era uma coisa nova também não conseguia dormir muito bem)... De manhã, quando acordei, olhei para os pés da cama e ela estava lá sossegada a dormir...

Os gatos são bastante dorminhocos... Dormem de dia, dormem à noite... Penso que não há forma de lhes mudar os horários... É uma questão de hábito...
Agora a minha dorme a noite inteirinha sem reclamar, às vezes, quando está mais acelerada e ouve algum barulhito, ou quando anda no cio, é que às 5/6horas da manhã já anda para um lado e para o outro a miar...
Mas enfim... Nada que não se aguente... Eu nem a ouço, quem se queixa com os miados dela, são os meus pais :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
persacomsono
Membro Júnior

sexta ago 24, 2007 1:25 pm

Obrigado a todos! 8)
Cleo18
Membro Júnior
Registado: sexta jun 15, 2007 1:54 pm

sexta ago 24, 2007 1:29 pm

persacomsono Escreveu:Olá a todos!
:arrow: ouvi dizer que o gato quando a noite xega tem mais energia e que dorme mais de dia e de noite esta acordado ha alguma maneira (sem afectar muito o gato) de modar a hora de dormir para a do dono tipo adormecer a meia noite :?:

É que agora com a vinda da escola de novo não era nada fixe acabar de adormecer e o gato a fazer miau-miau :lol:

Se vai adquirir um gatinho com certeza já se deve ter informado sobre alguns cuidados básicos a ter com gatos.
Um deles é criar um recanto confortável para o seu gato numa divisão da casa, ou seja, se deseja que o gato durma consigo no quarto, por exemplo, arranje um cantinho para a caminha e os brinquedos dele e passe bastante tempo com ele aí para ele se sentir seguro e em "casa". Como ele é pequeno, na minha opinião, provavelmente é melhor acomoda-lo num sítio perto da caixa W.C e onde ele não corra o perigo de estragar e magoar-se com alguma coisa.
No meu caso o "o território" do meu gato é a cozinha: WC na marquise e caminha e brinquedos á entrada perto da porta. E desde o 1º dia que o habituamos a dormir na cozinha, de porta fechada, para ele não andar a fazer traquinices pela casa enquanto queremos dormir e porque devido a problemas respiratórios e higiénicos não concordamos com animais na cama (mas isso vai do bom senso da cada um é claro). É normal alguns miados no 1º ou 2º dia mas depois eles habituam-se e dormem, brincam, comem e fazem a vida normal deles durante a noite e os donos podem dormir descansados.
Não vale a pena tentar impor horários, os gatos dormem cerca de 1/2 horas no máximo e depois vão fazer a vida deles e voltam a dormir ... muito menos em pequenos que só querem é brincar, mas também cansam-se depressa lol meia hora de brincadeira equivale a duas horas do soninho hehe até porque o desenvolvimento dos gatinhos ocorre enquanto dormem e nunca se deve incomodar um gatinho a dormir senão não se desenvolve como deve ser!
Espero que ajude e boa sorte com o novo gatinho!
Beijinhos da Rita e lambidelas do Kiko ***
persacomsono
Membro Júnior

sexta ago 24, 2007 1:44 pm

Obrigado :!:
E já agora...
Eu tenho uma casa grande com dois andares....
eu durmo no 2º andar, a minha mae e a minnha mana dormen do 1º andar e o gato era para ficar no rez-do-xao numa dispensa a criadora disse que não havia problema mas eu tenho receio que ele fique com medo por ficar um bocado distante de nos :roll:
O que dizem :?: :?:
Rubiazitah
Membro
Registado: terça jun 26, 2007 2:45 pm

sexta ago 24, 2007 1:54 pm

Numa dispensa fechado? :o

Não sei se será boa ideia um gatinho tão pequenino ficar condicionado a um lugar assim. Muito menos tão longe dos donos, pois é preciso criar um laço com ele, mostrar-lhe que ali está seguro...
Cleo18
Membro Júnior
Registado: sexta jun 15, 2007 1:54 pm

sexta ago 24, 2007 1:57 pm

persacomsono Escreveu:Obrigado :!:
E já agora...
Eu tenho uma casa grande com dois andares....
eu durmo no 2º andar, a minha mae e a minnha mana dormen do 1º andar e o gato era para ficar no rez-do-xao numa dispensa a criadora disse que não havia problema mas eu tenho receio que ele fique com medo por ficar um bocado distante de nos :roll:
O que dizem :?: :?:
Bem em primeiro lugar não podem prender o gato na despensa o dia inteiro, certo?! Concordo até em transformarem a despensa tipo num quartinho em que ele tenha as suas coisinhas e seja um espaço só dele pois assim também não interfere com o vosso, mas deixa-lo lá sozinho só durante a noite ... e não se preocupe que ele tenha medo ou fique sozinho, se se sentir mais confortável instale uma luz de presença (apesar deles verem perfeitamente no escuro, até melhor do que com luz lol é um felino não se esqueça) e cedo se habitua a ficar sozinho apesar de miar nos primeiros dias ... se não quiser o gato a dormir noutro sitio da casa ou a passear-se e a deitar tudo abaixo (pois os pequenos não sabem e fazem asneiras inevitavelmente) tem que ser FIRME, ok?! Não se pode comover com miaus e arranhadelas na porta pois se o leva para a sua cama uma vez, tem que levar sempre compreende?!
Depois com uma casa tão grande também convém delimitarem a área em que querem que ele circule, ou seja, se não quiserem que ele vá para a sala porque está lá um tapete persa ou um cortinado caríssimo ou tentações desse génro lol fechem a porta e só permitam que ele lá entre acompanhado para se ir habituando e aprendendo. Estou a fazer-me entender?!
O meu Kiko cá em casa só tem acesso á cozinha e hall de entrada quando está sozinho. Connosco em casa a toda a casa menos sala, escritório e o meu quarto onde só está connosco porque para além de puder estragar são sítios onde se pode magoar devido a fios, cabos, candeiros e esses artefactos todos onde eles se prendem. Tem dado resultado e quando for maiorzinho já podemos deixa-lo completamente á vontade pois não estraga nem arranha nada ... so lhe falta aprender que as plantas não são para comer e a terra dos vasos não é para brincar lol
persacomsono
Membro Júnior

sexta ago 24, 2007 2:04 pm

a dispensa claro que vai estar aberta para toda a casa
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta ago 24, 2007 2:37 pm

:roll:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Xanoquitas
Registado: segunda ago 20, 2007 5:00 pm

sexta ago 24, 2007 3:00 pm

persacomsono Escreveu:Olá a todos!

Olá,

Pela minha experiência com persas (tenho uma, mas já tive 2) dormem praticamente o dia todo e a noite toda... Passam pouquíssimo tempo acordados, ao contrário por exemplo dos europeus. E quando estão acordados e a brincar são muito mais pacatos e menos asneirentos q os outros gatos. Talvez tenha sido eu que tive sorte com os meus, mas sempre me deixaram dormir, fosse a q horas fosse. Boa sorte!
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sexta ago 24, 2007 5:13 pm

Os meus gatos dormem dia e noite. Entre as 22 e a uma da manha brincam... mas depois dormem e so acordam por volta das oito ou nove horas. Claro que ha excepçoes...

A unica coisa que faço para que durmam melhor de noite é chatea-los, enche-los de beijos e nao os deixar dormir de dia. Para eles provarem o proprio veneno! (claro que dormem na mesma, mas ao menos acordo-os durante dez minutos)
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Responder

Voltar para “Gatos”