GATA DE RUA...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
lua1
Membro
Registado: sábado jul 22, 2006 4:31 pm

sexta ago 10, 2007 9:55 am

Olá a todos...

Sou mais experiente com cães do que com gatos, por isso é que venho aqui pedir-vos opiniões.

Há mais ou menos 2 meses, comecei a ver uma gatinha (acho que é femea) na rua, todas as noites, perto do meu local de trabalho. Comecei a deixar-lhe comida, mas só quando eu já estava a muitos metros de distância é que ela ia comer. As coisas foram evoluindo lentamente e neste momento, todos os dias à mesma hora, ela está debaixo do meu carro para ter alguns miminhos e comer. Agora, até ao Domingo vou pôr-lhe comida.

Estou a pensar em levá-la para casa... no final do mês vou mudar de casa e já vou ter condições para a ter. Neste momento é dificil... tenho 4 cães e um coelho; mas mudando de casa as coisas ficam mais fáceis.

A minha dúvida é se ela, sendo uma gata de rua, se adaptará a um ambiente mais caseiro. Para além disso, que cuidados devo ter antes de a levar para casa? Estou a pensar em levá-la ao veterinario, castrá-la, tosquiá-la, dar-lhe um banho e vaciná-la, e só depois lev´-la para casa. O que acham? Já a desparasitei, mas do pelo não consigo tratar, pelo menos na rua... tem o rabo num péssimo estado, cheio de bolas de pelo.

não tenho a certeza mas parece uma gata persa: peluda, toda preta e com o focinho achatado. Algumas partes do pêlo são mais curtas, como se tivesse sido arrancado.

Ela tem o lábio inferior um bocadinho inchado (ou será memo assim?)?

Obrigada a todos...
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sexta ago 10, 2007 9:59 am

Bem tem de a levar ao veterinario. Exactamente para fazer testes e ver se a menina nao tem nenhuma doença. E desparasitar interna e externamente. Se quiser, tosquie-a tambem! :lol:

Quanto ao adaptar-se... adapta-se! Tres dos meus gatos vieram da rua, outro de um canil... e todos se adaptaram. Para melhor muda-se sempre! :D Alem disso, se voce lhe consegue tocar e dar mimos, é porque ela é meiguinha...
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta ago 10, 2007 12:55 pm

lua1 Escreveu: (...)

A minha dúvida é se ela, sendo uma gata de rua, se adaptará a um ambiente mais caseiro. Para além disso, que cuidados devo ter antes de a levar para casa? Estou a pensar em levá-la ao veterinario, castrá-la, tosquiá-la, dar-lhe um banho e vaciná-la, e só depois lev´-la para casa. O que acham? Já a desparasitei, mas do pelo não consigo tratar, pelo menos na rua... tem o rabo num péssimo estado, cheio de bolas de pelo.

não tenho a certeza mas parece uma gata persa: peluda, toda preta e com o focinho achatado. Algumas partes do pêlo são mais curtas, como se tivesse sido arrancado.

Ela tem o lábio inferior um bocadinho inchado (ou será memo assim?)?

Obrigada a todos...
Boas.

Todos se adaptam ao lar. Uns levam mais tempo que outros a adaptarem-se mas todos se adaptam :wink: Tudo depende da paciência, com os miados deles inicialmente como que a suplicarem rua..., que os novos donos queiram ter na espera... :wink:

Acho que sim, que deve, primeiro, fazer tudo o que mencionou e citei da sua resposta :wink: Chama-se a isso, pensar com cabeça :D . Parabéns :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lua1
Membro

domingo ago 26, 2007 9:32 pm

Acontece-me cada uma... hoje, como é habitual fui pôr comida à gatinha (afinal é um gatinho). Como ele ainda não estava no sitio do costume, fui buscá-la à casa abandonada onde ela anda durante o dia. No caminho, ele começou a ficar muito assustado e fugiu para debaixo de um carro. Estranhei, mas como estavam a passar pessoas achei que ele tinha ficado com medo e esperei. Ele continuava a não sair... até que me aparece um miudo a dizer que o gato era dele e se eu o conseguia apanhar. Eu achei estranho, fiz-lhe algumas perguntas e ele disse que era dele, estava na casa da avó mas que tinha fugido há 3 meses. Eu disse-lhe que o gato anda por ali todos os dias e que se era dele, devia tratá-lo e levá-lo para casa. é que o gatinho é pele e osso, anda todo sujo, cheio de peladas... enfim!
Nisto aparece a mãe do miudo a dizer asneiras e para o miudo largar o gato porque a avó já não tinha as coisas dele,... ... mas o miudo continuava à espera do gato. Apareceu também o pai a dizer para deixar levar o gato que não o queria para nada! Ainda esperei, mas não ia levar o gato à força. afinal o miudo continuava a dizer que o gato era dele.

Acabei por ir embora porque achei que não podia fazer nada... vim para casa mas como estava preocupada voltei ao sitio onde o gatinho costuma comer e lá estava ele, como sempre... esfomeado, sozinho, carente e sem donos!!! Acham isto normal? Se eu perdessse um animal meu e o reencontrasse, fazia uma festa... não o deixava na rua! Provavelmente não fugiu, foi abandonado!!!

Felizmente no final do mês vou mudar de casa e vou levá-lo... sinto-me um bocado mal (afinal ele tem donos), mas com donos destes que não querem saber dele para nada...
ritagameiro
Membro Veterano
Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am

domingo ago 26, 2007 9:45 pm

Tem donos?? O Gastão Francisco da Gisela204 que eu adoptei para dar á minha avó, tambem tinha donos!! É só ler a história!!
A verdade, é que ninguem lhe ligou e parece que até ficaram contentes, por se verem livres do impecilho!! Enfim...agora é feliz e vive para fazer a vida negra á minha avó!! Tambem estão fotos novas no petsite dele!!
Em relação a habituarem-se a estar e casa, eu acho que pode demorar, mas acabam por lá chegar!!O meu Mogli veio da rua e mal entrou em casa, saltou logo para cima dos manos adoptivos e ambientou-se bem!!
Há um ano que não vai á rua e não me parece que se importe!! Ele gosta mesmo é de estar a dormir na cama da dona!!
Boa sorte e parabéns pela futura adopção!!
ritagameiro
Membro Veterano

domingo ago 26, 2007 9:48 pm

Já agora, aqui está a historia do Gastão, que agora é Tico!! Supostamente tambem tinha donos, mas eu e a Gisela já tinhamos combinado, que se a mulher não nos desse o gato, o íamos raptar!!! Eheh!!
Não foi preciso, ela ate ficou aliviada!

http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=4295
lua1
Membro

segunda ago 27, 2007 11:31 am

Espero que a história deste gatinho também acabe bem... tenho tanto receio que ele não se adapte, mas acho que com paciência tudo se consegue!

Sinceramente também acho que quando o levar para casa ninguém se vai importar... ontem os "donos" tiveram a oportunidade de o voltar a levar para casa e nada, ainda foram mal educados... enfim, há cada um! Duvido que ele fosse bem tratado... no inicio, quando comecei a vê-lo na rua, era um gato magrinho, muito assustado e cheio de peladas - nnão me parece que isto seja sinal de bons tratos! Aos poucos fui conseguindo conquistá-lo e agora segue-me na rua como se fosse um cão! Só visto! E a reacção dele de se esconder debaixo do carro quando viu os donos já mostra tudo!

Só espero que corra tudo bem.

Na nova casa, tenho ujm quintal grande e várias varandas. Como tenho 4 cães (que andam no quintal todo) e porque acho mais seguro, a minha ideia era mantê-lo dentro de casa e deixá-lo ir à varanda. O que acham? Será que ele salta e foge para a rua?
ritagameiro
Membro Veterano

segunda ago 27, 2007 4:33 pm

Olha, eu falo por mim!! As minhas varandas são todas no rés do chão e eu tenho medo que os meus meninos fujam, por isso não os deixo lá ir!!
As janelas do primeiro andar, só as abro se eu lá estiver junto a eles,e se saio, fecho-as logo!! Até porque se o meu Gaspar os apanha, nem quero imaginar!! Já o vi perseguir gatos e ele é um louco!!
Mas cada caso é cada caso!! Se as varandas forem num primerio andar, tambem há o perigo dela cair, mas não sei se é o caso!!
Mas o ideal será esterilizá-la e até pode ser que ela se de bem com os novos amiguinhos e possa vir á rua, de vez em quando!! Eu com o meu Gaspar não arrisco, mas tenho pena!!
Boa sorte no rapto!!! Eheh!!
Beijocas!!
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

terça ago 28, 2007 12:43 am

Acho que o gato foi abandonado por esses supostos donos e a criança é que não achou piada á ideia. Quer um conselho? Tire-o de lá o mais depressa possivel antes que essa gente pegue no gato e o faça desaparecer para outra zona só para a criança não os chatear por causa do gato. Eles se estivessem interessados nele tinham-no levado mas o que eles mostraram foi que o abandonaram só que a criança pelos vistos não achou piada á ideia e com toda a razão. Faça esse gatinho feliz e retire-o de onde o encontrou, é o melhor que poderá fazer por ele e depressa antes que seja tarde.
Nem vale a pena perguntar se lhes interessa o gato pois teve a resposta.
Se um dia lhe perguntarem por ele, diga que deixou de o ver, que desapareceu.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
Responder

Voltar para “Gatos”