gato de rua

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

vmdaff
Registado: segunda ago 27, 2007 12:12 pm

segunda ago 27, 2007 12:40 pm

ola

Eu sou vasco e este é o meu primeiro post neste forum, como diz no título, ontem ia a passar numa bomba de gasolina, e vi um gatinho que veio atrás de mim, era muito mansinho e deixava pega-lo e fazer-lhe festinhas, como andava a procura de um gato, perguntei ao homem da bomba de ele tinha dono, ele disse-me que não e que ele devia ter vindo no motor de um carro e saido ali, e perguntou-me se eu queria ficar com ele, eu trouxe-o para casa e dei-lhe um banho, o gatinho estava tão sujo que em vez de cinzento ele era branco, depois como já era tarde deixei-o na casa de banho dentro de uma cama improvisada num caixote de cartão com umas mantas velhas, hoje fui a loja dos animais e comprei as coisas necessárias para ele, dei-lhe de comer, e comprei um medicamento pra matar as pulgas, nao sei se é macho ou fêmea.
perdoem-me a ignorância, mas será que devo levá-lo ao veterinário?
Cleo18
Membro Júnior
Registado: sexta jun 15, 2007 1:54 pm

segunda ago 27, 2007 1:12 pm

Olá Vasco!

Olha em primeiro lugar quero dar-te os parabêns pela atitude que tiveste ao trazer o gatinho para casa e a tomar conta dele ... é bom ver que ainda há quem se preocupe com os animais abandonados!

Bem, eu primeiro lugar a primeira coisa que tens que fazer ao trazer o gatinho para casa é, para além de ver se a tua familia não se importa de ter um animal em casa, marcares uma consulta no veterinário para o gatinho apanhar as vacinas e ser desparasitado para que não vos passe nehuma doença... isso é muito importante, ok?! Assim também poderás ter a certeza se é macho ou fémea pois para quem não sabe muito bem é complicado de decifrar lol olha ele é bebé ou já é grande?! pesa assim mais ou menos quanto?! A partir do 3/4 meses já é bastante fácil de identificar, antes é que é mais complicado.

De qualquer das maneiras é assim: pões o gatinho de barriga para cima e seguras a cauda para baixo de modo a que não tape a zona genital, se o gatinho tiver dois pontos assim (:) é porque é macho, se for fêmea tem um ponto de exclamação invertido ou um i (i), é a forma mais fácil. No entanto se já for mais crescido vê-se perfeitamente se é macho pois as "bolinhas" ou seja testiculos lol começam a crescer.

Bem, espero que ajude e se precisares de mais alguma coisa manda mp ou assim, pois tb adopetei um gatinho a cerca de 1 mês e meio e não me importo de te ajudar com as dúvidas todas que é ter um gatinho em casa.

Beijihos da Rita e lambidelas do Kiko ***
vmdaff

segunda ago 27, 2007 1:31 pm

ola

obrigada pela rápida reposta, ele ainda é pequeno mas já está desmamado, mas vou medi-lo e amanhã ponho as medidas, so não digo hoje porque ele tem pulgas e só posso fazer o tratamento no fim da tarde.

obrigada e adeus
Cleo18
Membro Júnior

segunda ago 27, 2007 3:41 pm

vmdaff Escreveu:ola

ele tem pulgas e só posso fazer o tratamento no fim da tarde.
É só para avisar que é preciso ter MUITO CUIDADO com os tratamentos das pulgas. Isso depende da idade e do peso do animal e se não tiver mais de 2 meses pode MORRER!
Se for em bisnaga há umas próprias para bebés "stronghold 15 mg" que matam pulgas, ácaros e parasitas internos que são muito boas e há a venda nas lojas veterinárias ... aquelas frontline e isso são muito fortes para os bebés. E mesmo com o stronghold tens que tentar apanhar as pulgas e matá-las à moda antiga, ou seja "afogamento" lol elas costumam ir para as axilas, virilhas e também circulam na cara, têem que ser catadas e mortas senão continuam a multiplicar-se.
Não aconselho aqueles sprays porque o gato pode lamber-se e envenenar-se e os shampôos anti-pulgas também não visto que o gato já tomou banho ontem e não são tão eficazes como as bisnagas.
Em caso de dúvidas e como não tens muita experiência eu ainda aconselhava a levar ao vet de onde o gato saíria com os tratamentos todos feitos e sem riscos.
Espero que este post ainda vá a tempo.
Beijinhos da Rita e lambidelas do Kiko ***
ritagameiro
Membro Veterano
Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am

segunda ago 27, 2007 5:12 pm

Vasco, quero dar-te os parabéns pela tua atitude e aposto que vais ter um amigo para a vida!!
Concordo com tudo o que disse a Cleo e já agora tambem a quero elogiar por ter dado uma resposta sem agressividade, como tem vindo a ser costume por estas bandas!!
O fórum serve para tirarmos dúvidas, umas mais outras menos disparatadas, mas a verdade é que a agressividade não ajuda nada aos nossos amiguinhos animais!!
Mais foristas como a Cleo, precisam-se!!
Vasco, depois conta como correu a ida ao vet e não faças tratamento nenhum sem o consultares primeiro!!!
Beijocas e muita boa sorte!!
Juli-miau
Membro
Registado: sábado jan 28, 2006 9:59 pm

segunda ago 27, 2007 6:02 pm

já agora tambem a quero elogiar por ter dado uma resposta sem agressividade, como tem vindo a ser costume por estas bandas!!
O fórum serve para tirarmos dúvidas, umas mais outras menos disparatadas, mas a verdade é que a agressividade não ajuda nada aos nossos amiguinhos animais!!
Mais foristas como a Cleo, precisam-se!!
os meus parabens tambem :D

e olhe Rita...nao acho que as pessoas sejam agressivas (bla bla) so querem ajudar (bla bla) gostam dos animais e so querem chamar à atenção de possiveis acots de negligência (blablabla) so queremos o bem
xD

isso era o que diriam...(ou dir-lhe-ão) pessoas assim

concordo...a agressividade aqui é impressionante! :? pergunto-me como gostam tanto dos animais se são assim para pessoas que nem conhecem... conte comigo...peace from this side :wink:

irrito-me muita vez com certas atitudes... mas pronto...é pelos animais e por pessoas simpaticas como vocês que continuo a tentar ajudar como posso quem precisa... :roll:

beijos***

EDIT: nao acredito que me esqueci de dizer isto! Vasco! OBRIGADA! ainda há esperança em pessoas asim! :wink: a sério!
de resto...conselhos...esses já estao dados... :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda ago 27, 2007 7:28 pm

Cleo18 Escreveu: (...)
Em caso de dúvidas e como não tens muita experiência eu ainda aconselhava a levar ao vet de onde o gato saíria com os tratamentos todos feitos e sem riscos.
Espero que este post ainda vá a tempo.
Beijinhos da Rita e lambidelas do Kiko ***
Convém alertar para o facto do banho que, já que o deu, DEVE esperar pelo menos 48 horas até fazer desparasitação externa ao animal.
Ainda, alertar para o facto dos parasitas internos... nada como um desparasitante específico para tal. É que ácaros são uma coisa e parasitas internos são outra. :wink: e, que eu saiba as únicas bisnagas de desparasitante interno e externo, são as advocate que, pelo que me parece não as há para gatinhos bebés.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
vmdaff

segunda ago 27, 2007 7:38 pm

ola outra vez

segui o vosso conselho e em vez de por o desparasitante, dei-lhe banho e tirei-lhe as pulgas à mão, acho que já não é bebe porque já come a comida sólida que lhe dei, aqui ficam umas fotos tiradas hoje.

Imagem
Imagem

Imagem
Imagem

Imagem
Imagem

adeus
sandrafalcao
Membro Veterano
Registado: quinta mar 10, 2005 9:20 pm

segunda ago 27, 2007 7:40 pm

:D Ele/a é lindo parabens
Juli-miau
Membro
Registado: sábado jan 28, 2006 9:59 pm

segunda ago 27, 2007 8:51 pm

adoravel! parabens!

tudo de bom para o gatinho e para o sr vasco! :D
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

terça ago 28, 2007 12:27 am

Olá Vasco:
Sim esse gato é bebé, pela foto parece ter uns 3 mesitos. Já o pesou?
Está a dar-lhe ração para Kitten???
Se precisar de mais algumas informações, antes de fazer algo, pergunte não vá ser tarde demais. Em relação ao banho, secou-o bem com o secador no mínimo de modo a não o queimar?? É que com este tempo que tem estado, é muito fácil eles se constiparem.
Os olhinhos dele estão bons não estão chorosos? Se estiverem chorosos, é sinal de que precisam urgentemente de um tratamento.
E sim convém ir ao vet para ele o aconselhar nos desparasitantes a usar e para começar a vacinação.
Quanto ás pulgas nessa idade prefiro matá-las com o velho método.
Já agora, quando disse que as tirou á mão, referia-se a tê-las matado certo? Sabe como se faz?? Não vá deixá-las soltas pela casa. :)
Quanto ao sexo do menino ou menina, tire-lhe uma foto ao material que o pessoal aqui idêntifica se ainda não souber. Desse tamanho já deve dar para notar bem.
agora precisa de uma coisa...ser um dono 5 estrelas para esse gato.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
vmdaff

terça ago 28, 2007 3:35 pm

olá

hoje fui ao veterinário, a gata, fez uma desparizitação interna mas não pode levar vacinas porque ainda não pesa um kilo, pesa apenas 550 g , Pelere, ela é fêmeae sim quando catei as pulgas,foram todas pela pia abaixo.
a gata está cá em casa à dois dias e já levei um susto, a kitty lala, nome dado pela minha irmã, levou com uma porta, por causa do vento mas está bem, agvora está a dormir.

adeus
ritagameiro
Membro Veterano
Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am

terça ago 28, 2007 3:41 pm

Que bom,Vasco!!
A menina é linda!! E teve muita sorte em te encontrar como dono!!
Boa sorte e aproveita-a bem!! É tão bom ter bebés em casa, eu já tenho saudades, mas não posso arranjar outro!!
Beijocas!!
Cleo18
Membro Júnior

quarta ago 29, 2007 11:35 am

Olá Vasco! Ainda bem que o meu post foi a tempo e ajudou.

Parabêns pela menina, a Kitty Lala lol e parece-me que arranjas-te uma gatinha siamêsa ou arraçada (:) sortudo!!!

Bem tá muito magrinha. 550 g, a médica disse mais ou menos que idade ela tinha?! Olha para ela crescer compra-lhe royal canin kitten, é um bocadinho cara mas vale a pena!

Quero aqui agradecer à RitaGameiro pelos elogios lol como eu já tinha referido num post anterior os donos amam os seus animais e só não fazem por eles o que não podem e se veêm ao forúm tirar dúvidas é porque precisam de ajuda, precisam de ser compreendidos e elucidados e não corridos a pontapé como já me aconteceu inclusivamente a mim!

Espero que a calma e serenidade passem a reinar no forúm para que os novos donos e foristas possam tirar as suas dúvidas sem se sentirem "persona non grata". Afinal ninguém sabe tudo, nem quem tem 9 gatos e 5 cães há não sei quantos anos, e é para isso que existe o forúm para os donos trocarem ideias, dúvidas, impressões e fazer tudo parte desta bonita família que é o vivapets.

Beijinhos da Rita e lambidelas do Kiko a todos os foristas ***
Baboon
Registado: quarta ago 29, 2007 5:09 pm

quarta ago 29, 2007 5:24 pm

Antes de mais devo, como novo membro, saudar os restantes.

À custa do mau hábito de não poder ver animais abandonados tenho a casa cheia de gataria de todos os tamanhos, cores, pelagens, etc.
Alimentar 24 boquitas esfomeadas é tarefa de peso monetário. Veterinários, alimentação (vão todos corridos a Royal Canin), medicamentos, sei lá que mais.
Deixem-me mostrar a mais recente aquisição.
O gato preto que veêm tem história. Foi abandonado pela dona (aqui cabia um nome feio) após ter cegado por causa de uma paragem cardio-respiratória durante a castração. Azares que sucedem, e não posso de maneira alguma culpar a equipa que o estava a operar. É o meu veterinário de confiança e os azares acontecem. Como cegou, foi rejeitado pela dona.
Sorte do bichano que o vet ligou-me a perguntar se não queria adoptar um gatito cego.

Apresento-vos o Mialves :D

Imagem
Responder

Voltar para “Gatos”