Preciso de umas dicas...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
garfield
Membro Júnior
Registado: sexta ago 09, 2002 10:55 am

segunda set 03, 2007 10:56 am

Olá bom dia a todos!

É a primeira vez que escrevo aqui no forum, mas preciso de ajuda :?

Vou contar o que me aconteceu, e preciso de alguns conselhos :wink:

nós temos uma casa, onde temos um forno, forno esse que tem a chaminé para um telhado, mas é um telhado baixo! Ontem estavamos muito bem, quando se ouve uns miausssss altos, pois... estão quatro miniaturas de gatinhos dentro do forno (onde inclusive tem carvão - mas não estava aceso :wink: , claro ), a minha preocupação é a seguinte, nós mexemos nos gatinhos, inclusive dois deles estiveram a dormir ao meu colo, só que ainda são muito pequeninos e o meu Pai acha que ainda é muito cedo para os tirar da Mãe, eu penso que devem ter entre três/quatro semanas, cabem na mão, têm os olhinhos abertos e os dentinhos são minimos!

Agora é assim:
- Será que por termos mexido neles (mas deixamos no mesmo sitio) a Mãe vai rejeitá-los?
- Quando é que posso trazê-los para irem para uma nova casa?
- Se a Mãe não os rejeitou será que os vai tirar de lá?

Estou só a pensar neles, é uma casa onde passamos o fim de semana, não estou lá diáriamente, o meu Pai só vai quinta-feira, será que é tarde? aiiiiiiiiii até a minha Mãe diz que parece que atraio!

À partida já temos dono para três, fica a faltar um, mas isso é o que menos me preocupa, pois sem casa não fica :) , tenho receio é de ela os desprezar ou levá-los dali! Por favor, vocês mais experientes com estas situações, deêm umas dicas!

Obrigada
Carla
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

segunda set 03, 2007 11:26 am

Bem se a gata nao a conhece provavelmente nao vai gostar que lhe mexa nos filhotes. O melhor é mesmo nao lhes mexer muito... dê uma vista de olhos mas nao se aproxime muito.

A gata vadia que vive nas traseiras do meu predio é alimentada por mim ha tres anos. Teve filhos e trouxe-os para a minha varanda. Como confia em mim deixava-me mexer neles. mas se eu pegasse neles ela bufava-me imenso. felizmente deixou-os na varanda até terem mes e meio e pude da-los.

Os gatinhos devem ficar com a mae até aos dois mesinhos. É o mais aconselhado.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta set 06, 2007 12:49 pm

Atenção que há gatas que mesmo conhecendo os seus tratadores, não gostam que o façam...! Chegam mesmo a rejeitar a cria! Depende de gata para gata!

Ainda, NUNCA se deve deixar odores nossos em crias de gatas de rua. Essas são as mais predispostas á desconfiança, pelos terríveis riscos que correm... e, são essas que, na sua maioria, rejeitam os filhos. Chegam a mudar de local os que não foram mexidos... e deixar os outros!
portanto, NUNCA se deve "meter mão em casa alheia"... 8)
Quando, por desconhecimento ou descuido duma criança já que são as que mais gostam de brincar com crias... isso aconteça... deve-se imediatamente estimular a cria para que urine e dessa urina passar-lhe por toda a pelagem com o fim de dissimular o cheiro do humano. Isto deve fazer-se pegando na cria com um pano, isento de cheiros, e não com as mãos já que o cheiro humano continuará a ficar...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 06, 2007 1:35 pm

Uma vez já me aconteceu isso. Eu peguei nos pequenotes e a partir daí a mae rejeitou-os.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta set 06, 2007 5:21 pm

sanxeri Escreveu:Uma vez já me aconteceu isso. Eu peguei nos pequenotes e a partir daí a mae rejeitou-os.
É o que dá "pôr mão em casa alheia" :wink: :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 06, 2007 5:24 pm

Mas eles eram tao bonitinhos... :oops:
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta set 06, 2007 5:34 pm

sanxeri Escreveu:Mas eles eram tao bonitinhos... :oops:
Quando eu era criança, uma das primeiras coisas que aprendi foi nunca ir "aos ninhos". Sejam de que animal forem!

Acabou por colocar em risco a sobrevivência dum ser indefeso e inocente!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sanxeri
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 06, 2007 7:19 pm

A mae acabou por rejeitar totalmente um. Os outros ainda aceitou e levar com ela. o que ela rejeitou era o maids fraco e morreu um dia depois, apesar de eu estar a cuidar dele... os outros tambem morreram (acho eu, pelo menos nunca mais os vi). Foi a primeira gravidez. Ja se sabe que com a primeira ninhada as gatas tendem a ser um bocado despreocupadas.
FNVA
Membro
Registado: domingo nov 20, 2005 5:30 pm

sexta set 07, 2007 11:44 am

:cry:
<p>Beijinhos meus e turrinhas do Tobias...</p>
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

sexta set 07, 2007 12:25 pm

Exactamente. Existem casos e casos mas geralmente as gatas não gostam e depois rejeitam, sendo isso o cabo dos trabalhos... O leite da mãe é fundamental e depois teria que os amamentar à mão. Cuidado, não mexer muito.
Em relação ao desmame penso que se mantém os 2 meses, não antes, de preferência.
Responder

Voltar para “Gatos”