MafaldaCII Escreveu:a gata está em repouso mas está muito má para com as crias.
Talvez porque, com a emoção de ver tantos gatinhos bebés, não pararam de lhes mexer, aposto... Mas tb é normal uma pessoa querer mexer pois são lindos, só que tem que se ver o ponto de vista do animal, informarmo-nos bem antes de "mexer" com o mundo deles. As gatas são as criaturas mais cuidadosas e ciosas dos seus filhos, em termos de protecção são capazes de tudo. Já testemunhei uma cena horrivel quando vivia em casa da minha avó na altura em que falei. Sempre tivemos uma portinhola para deixar os gatinhos entrar no apartamento e comerem, abrigarem-se da chuva, descansar, etc. A minha própria gata que está aqui no Arca de Noé, tem 11 anos e veio de lá de trás do prédio. Por essa portinhola que dá para a varanda fechada entrou uma gata com as suas crias e lá ficou o tempo que quis pois achámos que estava protegida. Ela saía pela dita portinhola para ir à rua fazer as suas necessidades. Um dia, estava ela com as crias na nossa marquise, entrou um gato... Que pena que eu tive do animal mas nisso não me posso meter... Até as paredes subiu e, coitado, não encontrava por onde sair, mas acabou por ir embora por onde entrou. Nunca na minha vida eu tinha visto uma manifestação de protecção destas... Tinha eu 20 anos e agora tenho quase 32 e não me esqueço da sova que o gato levou dela só porque estava no sítio errado, à hora errada! Ela defendeu as crias, interpretou como invasão, tentativa de lhas roubar, não sei... Só sei que uma gata tão meiga como era para nós, virou o diabo para o gato. Mas é o papel dela, o instinto, o dever de mãe ao sentir-se ameaçada. Nós nunca abusámos em relação a pegar nas crias e tudo correu bem, apenas entravamos lá para pôr comida e água. É óbvio que, se ela tinha ido à rua, faziamos umas festinhas mas era rápido antes q ela voltasse porque sempre foi o meu maior medo que ela os rejeitasse. Ainda hoje lá estão gerações de gatos desde essa época. E ainda hoje a minha avó, com 80 anos, e outras pessoas tb, dão comida e água.