sábado set 15, 2007 12:39 am
Boa noite
Aqui há uns tempos tive em casa uma ninhada de gatos. Ja estavam desmamados,mas estavam todos os 5 com uma coriza brutal (um deles chegou a cegar de um olho).
Entre tatamentos respiratorios e oculares, os gatos acabaram por só sair aqui de casa por volta dos 6 para 7 meses. Eram 3 machos e 2 femeas.
Precisamente aos 5 meses e ainda a meio de mais um tratamento, eis que um dos pirralhos se lembra de urinar na minha cadeira do computador. Não sei se foi sinal, mas os outros 2 manos, começaram às pinguinhas, pinguinhas, até que andavam os tres a fazer pequenos lagos de urina em toda a casa!
Se urina de um gato ja cheira mal, imaginem de 3!!
Curiosamente só um dos machos é que marcava de esguicho, levantando o rabo contra as coisas. Este macho também tinha o hábito de fazer fezes nos locais onde os irmãos urinavam. Os outros 2 machos nunca marcaram de esguicho, sempre "sentados".
Francamente também achei precoce eles estarem a marcar com 5 meses, mas quando os levei ao veterinario a resposta fois clara: castrar! Os meus bebés já tinham atingido a maturidade!
Nunca me tentaram cobrir as minhas gatas, mas entre a marcação da castração e esta ser feita, notei-os a ficarem progressivamente mais agressivos uns com os outros.
Duas semanas apos a castração, os xixis fora do sitio foram terminando e as brincadeiras mais agressivas também.
Sim porque ele não vêm da castração já "programados" para não marcar. Quanto mais tempo deixar passar até o castrar, mais o gato aprende com forma de estar o acto de marcar.
Houve quem me dissesse que era loucura e maldade ir castrar machos tão jovens e que iam ficar enfezados para toda a vida. Pura mentira! Tenho contacto com os donos de todos eles, vejo-os com alguma frequencia, e posso afirmar que estão machos robustos e lindissimos. Apenas não têm aquelas bochechas extremamente musculadas tipicas dos machos inteiros (mas que, quanto a mim, não fazem falta alguma).
Sanxeri, castre os seus gatos o quanto antes. O meu veterinario, quando castrou os 3 ao mesmo tempo, fez-me uma atenção no preço e valeu a pena!
Acredite que eu sei o que é ter xixi de gato nos locais mais absurdos! E, por norma, eles gostam de marcar em coisas acabadas de limpar ou então que tenham o cheiro dos donos!
Na altura, eu tenha 10 cópias ja encadernadas de um projecto muito importante para mim, creio que ja deve calcular o que aconteceu às cópias!!
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Beatriz</p>