Alimentação dos nossos meninos/as

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Victor
Membro Veterano
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm

quarta out 10, 2007 3:57 pm

leonildecarvalho Escreveu:
Victor Escreveu:Falei com o Dr Cláudio e ele relatou que desde que o gato não tenha disenteria ou outra desordem do trato digestivo não havia nada de mais em dar leite (e porções pequenas) aos gatos.

Posição corroborada pela Dr Ana Lucia e pela Dr Beatriz.

Pelo veterinário da clinica quatro patas (mas que me fugiu o nome).
leonildecarvalho Escreveu: (...)O "problema" reside no facto dos gatos, na sua grande maioria e não todos/ anote-se bem, podem fazer uma reacção gástrica derivado ao factor metabólico após ingestão e já em progresso digestivo da LACTOSE em excesso, comparativamente à que eles podem metabolizar, contida no leite para alimentar humanos.
Leo
:wink:

Leo
Ou seja.. não é proibido como foi passado neste topico. :wink: :wink: :wink:
Somente e unicamente aos gatos que tem intolerância a lactose (assim como muitas pessoas tem essa intolerância, mas o resto das pessoas não deixam de tomar leite) :wink: .

Só por curiosidade, se crianças desmamadas não tomam mais leite elas param de produzir lactase.
Não é o caso de ganham tolerancia, mas de não a perde-la. :wink:
E como foi dito pelos veterinários.. se não dá reação pode dar. :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta out 10, 2007 4:08 pm

Victor Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:
Victor Escreveu:Falei com o Dr Cláudio e ele relatou que desde que o gato não tenha disenteria ou outra desordem do trato digestivo não havia nada de mais em dar leite (e porções pequenas) aos gatos.

Posição corroborada pela Dr Ana Lucia e pela Dr Beatriz.

Pelo veterinário da clinica quatro patas (mas que me fugiu o nome).
leonildecarvalho Escreveu: (...)O "problema" reside no facto dos gatos, na sua grande maioria e não todos/ anote-se bem, podem fazer uma reacção gástrica derivado ao factor metabólico após ingestão e já em progresso digestivo da LACTOSE em excesso, comparativamente à que eles podem metabolizar, contida no leite para alimentar humanos.
Leo
:wink:

Leo
Ou seja.. não é proibido como foi passado neste topico. :wink: :wink: :wink:
Somente e unicamente aos gatos que tem intolerância a lactose (assim como muitas pessoas tem essa intolerância, mas o resto das pessoas não deixam de tomar leite) :wink: .

Só por curiosidade, se crianças desmamadas não tomam mais leite elas param de produzir lactase.
Não é o caso de ganham tolerancia, mas de não a perde-la. :wink:
E como foi dito pelos veterinários.. se não dá reação pode dar. :wink:
Não, o organismo é que deixa de ter que "lutar" (quantificar) a lactose a poder ser digerida por consequência, metabolizada.
Quanto a isto: "E como foi dito pelos veterinários.. se não dá reação pode dar. :wink"
Claro que sim. Já eu o tinha referido, por outras palavras :wink: que: "nem todos..." :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Liama
Membro Júnior
Registado: quinta jul 10, 2003 5:55 pm

quarta out 10, 2007 10:38 pm

A minha mãe costumava dar leite à Kika porque ela gosta muito e lá veio a diarreia. O vet, realmente explicou-me as reações que a lactose pode ter mas aconselhou-me, caso decidisse dar leite às outras (tenho 6) que o diluisse num pouco de água. Preferi evitar. A Buzina está a ser criada à mão por abandono e bebe leite substituto da Royal Canin prescrito pelo vet. Tentei dar um bocadinho à Kika mas ela não gostou. Posto isto acabou-se o leite. Só a Buzinaenquanto é bebé e só agora começa a comer um biscoitinho também da royal canin para gatinhos com um mês.
Quanto a "miminhos", é impensável, lá em casa, comer-se frango assado, sem dar uma febrita à Anita. Fica doida com o cheiro, trepa por nós acima e se não nos cuidarmos cai-nos no prato. Já as outras não liguem nenhuma. Ou seja, cada animal é diferente. Tal como nós. Actualmente a Pretinha está com uma infecção urinária e só pode comer ração de dieta devido aos ácidos. Conclusão: anda tudo a dieta lá em casa e segundo o vet, nem faz mal nenhum. De outra forma ela não resistiria a trincar a ração do resto da família. E quanto aos miminhos das marcas conhecidas, por parvoíce já comprei. Felizmente elas nem gostaram muito, o que foi óptimo. Até há bem pouco cometi outro erro. Camarão. Assim que o cheiravam, ficavam doidas. Todas. E lá comecei a mimá-las com camarão cozido. Agora é uma chatice. Não podem comê-lo porque faz mal à Pretinha e sentam-se à porta do frigorífico a miar. Espero que esqueçam porque metem dó a pedir e nós até sabemos bem o quê. Por isso, o melhor mesmo é não os habituar a coisas que acabarão por vir a fazer-lhes mal. Agora é só ração. E muito de vez em quando um bocadito de peito de frango assado para a Anita...
craf
Membro
Registado: sábado out 06, 2007 12:17 am

quinta out 11, 2007 10:46 pm

Liama Escreveu: Por isso, o melhor mesmo é não os habituar a coisas que acabarão por vir a fazer-lhes mal. Agora é só ração. E muito de vez em quando ...
concordo plenamente consigo!
de início tambem tambem gostava de de variar um pouco , e tentar descobrir o que a minha preta gostava, passei pelos snacks(nunca gostou), pelo peixe cozido, fiambre, atum,ela comia mas nao ligava muito só uma coisa que ela gosta e só lhe dou quando ela se lembra de pedir (muito raramente) que sao os whiskas saquetas...só compro uma embalagem por mes , mas como ela nao come tudo acaba por se estragar!
chegaram-me a aconselhar dar peito de peru cru, mas ainda bem que nunca esperimentei pelo facto de ser carne crua, e agora li aqui na net que nao lhes faz nada bem.
agora só tento variar o sabor da raçao, das que ela gosta que algumas ela nao toca mesmo! mas o mimo mais gratificante(para mim e para ela) que lhe posso dar é uma dose de festas na barriga (ás vezes até se deichar dormir)que sou imediatamente recebida com um romrom e uma oferecidela da barriguinha linda da minha gatinha...deichei as guloseimas de lado e comecei há procura de brinquedos e brincadeiras e é das coisas que mais nos diverte ca em casa, o interessante é que ela nem gosta dos brinquedos comprados nas lojas prefere uma brincadeira com uma linha ou uma espiga de trigou um paizinho comprido (ela fica doida só com o som de passar a espiga no chao).
mas o mimo atravez da comida é uma forma de demostrar o nosso afecto para com os nossos amigos (costumo fazer grandes jantaradas com os amigos da familia) por isso acho normal que tambem tentemos agradar os nossos bichinhos com a comida, mas nada como uma brincadeira para nos divertir com eles !!
esperimente vai adorar e a sua felina tambem
Liama
Membro Júnior

sexta out 12, 2007 7:53 pm

E eu não sei?!...
Todos os dias à noite, quando chego a casa, pelo menos uma hopra tem que ser dedicada à brincadeira. Elas são tantas... e todas exigem atenção. Agora as coisas andam um bocado complicadas porque estão lá as pequenitas e as outras já perceberam que lhes damos mais atenção, pelo que é necessário fazer um esforço para chegar a todas. Como as bebés dormem mais, aproveito quando elas estão a domir, para brincar com as "velhotas". Já quanto às festas na barriga, a Branquinha adora, já a Anita detesta. Aliás, elas sabem muit bem pedir festas. A branquinha deita-se ao meu lado no sofá e põe-se de barriga para o ar. A Anita baixa a cabeça e levanta o rabo porque é ao fundo da espinha que gosta de ser coçada. A Preta vem para o colo e encosta a cabeça ao meu peito. Quer festinhas na cabeça e no pescoço. A Pretinha quer festas, ponto final. Pelo corpo todo, de preferência. Vamos ver quais serão as "manias" das pequenitas. Para já, mais do que festas, querem mesmo é brincadeira. Tem os ratitos e as bolas delas mas adoram o cinto do meu robe, atacadores... tudo serve, até, desgraça, os meus cortinados... Já as mais velhas, não ligam nenhuma aos brinquedos. Gostam mesmo é de caçar, no quintal, sobretudo ratitos, gafanhotos e lagartichas que depois me levam para casa e aí é a grande brincadeira (para elas, claro) porque para mim é a confusão de andar tudo atrás dos bichos para não ficarem dentro de casa. Há alturas que é uma verdadeira "festa".
craf
Membro
Registado: sábado out 06, 2007 12:17 am

sexta out 12, 2007 8:02 pm

Liama Escreveu:E eu não sei?!...
Todos os dias à noite, quando chego a casa, pelo menos uma hopra tem que ser dedicada à brincadeira. Elas são tantas... e todas exigem atenção. Agora as coisas andam um bocado complicadas porque estão lá as pequenitas e as outras já perceberam que lhes damos mais atenção, pelo que é necessário fazer um esforço para chegar a todas. Como as bebés dormem mais, aproveito quando elas estão a domir, para brincar com as "velhotas". Já quanto às festas na barriga, a Branquinha adora, já a Anita detesta. Aliás, elas sabem muit bem pedir festas. A branquinha deita-se ao meu lado no sofá e põe-se de barriga para o ar. A Anita baixa a cabeça e levanta o rabo porque é ao fundo da espinha que gosta de ser coçada. A Preta vem para o colo e encosta a cabeça ao meu peito. Quer festinhas na cabeça e no pescoço. A Pretinha quer festas, ponto final. Pelo corpo todo, de preferência. Vamos ver quais serão as "manias" das pequenitas. Para já, mais do que festas, querem mesmo é brincadeira. Tem os ratitos e as bolas delas mas adoram o cinto do meu robe, atacadores... tudo serve, até, desgraça, os meus cortinados... Já as mais velhas, não ligam nenhuma aos brinquedos. Gostam mesmo é de caçar, no quintal, sobretudo ratitos, gafanhotos e lagartichas que depois me levam para casa e aí é a grande brincadeira (para elas, claro) porque para mim é a confusão de andar tudo atrás dos bichos para não ficarem dentro de casa. Há alturas que é uma verdadeira "festa".
:lol: :lol: :lol: é lindo ver felinos a brincar :lol: :lol:
Liama
Membro Júnior

sexta out 12, 2007 8:15 pm

Mas às vezes bastante perturbador... quando levam a tal bicharada para casa. É que levam-nos vivos... Há dias chegeui a casa e tinha o meu quarto cheio de penas. Tinham apanhado um passarito e levado para casa e eu que tinha estado a trabalhar até às 2h da manhã, ainda tive que ir limpar o quarto antes de ir para a cama. Confesso que na altura não achei assim tão lindo!...
Responder

Voltar para “Gatos”