Comedouros e bebedouros

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

sexta out 19, 2007 8:45 pm

Preciso de conselhos...

Pelo que tenho lido, o ideal para ter a água são taças em aço inox para evitar o acne, o mesmo se aplica à ração?

Eu tenho 2 taças em aço inox: uma para a ração, outra para a água. Para a água não tenciono mudar, mas para a comida gostava de adquirir uma espécie de dispensador em que a ração está num depósito, vai "descendo" e ficando disponível (não sei se me estou a fazer entender :?)

A razão que me leva a querer este utensílio (se assim o posso chamar) é, porque, mesmo sendo em aço inox, a taça não é muito pesada e como a minha Klara tem o focinho achatado, por vezes anda a dançar com a taça enquanto come :? Como o dispensador é um pouco maior e um pouco mais pesado creio que vai resolver este "problema".

Sei que existem também uns utensílios em inox em que se põe as taças da água de um lado e o comer do outro, mas não encontro em tamanho para gato, são todos gigantes (para cães de grande porte) e como com a água não tenho problema (a taça ganha peso com a água) pensei no dispensador...

Gostava por favor de opinião, ou até alternativas...
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta out 19, 2007 8:57 pm

Pois...

Isso do acne é bem verdade...
A taça da comida da minha gata era de plástico e ela ganhou acne, muito provávelmente por a taça ser de plástico... ignorância minha, nunca pensei que tal coisa existisse... :?

Até posso estar errada, mas falando no meu caso... :wink:
Para a minha gata eu tinha um desses utensílios com duas taças, uma para a comida e outra para a água, mas rápidamente percebi que não dava grande resultado, uma vez que ela ao comer atirava com os biscoitos para dentro da água... :|

Enfim...
Como eu li que, para a água, nada melhor que uma taça em vidro, neste momento coloco a água num recipiente de vidro (uma taça baixinha e grossa, para não haver risco de partir)... E para a comida faço o mesmo, mas é uma situação temporária, logo logo pretendo comprar uma taça em inox só para a comida :!:

Ah...
Isso de dançar com a taça enquanto come... A minha gata tem o focinho normal, digamos assim, e por vezes também anda a passear atrás da taça, enquanto anda a comer... :lol: Agora já não faz tanto isso, mas quando era mais pequenina eu até segurava na taça enquanto ela comia :wink: Além disso tem a taça encostada à parede, o que ajuda :D

Quanto ao dispensador...
Eu não conheço... Já vi, mas nunca prestei grande atenção :?
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Kyaraa
Membro Veterano

sexta out 19, 2007 9:12 pm

mOreirinha01 Escreveu:Para a minha gata eu tinha um desses utensílios com duas taças, uma para a comida e outra para a água, mas rápidamente percebi que não dava grande resultado, uma vez que ela ao comer atirava com os biscoitos para dentro da água... :|
Até posso apostar que é o que irá acontecer com a minha Klara e nem é por descuido! É que a doida por vezes gosta de meter a ponta da patinha na água e atira sempre um pouco para fora... Daí que também esteja reticente quanto a esta opção :?

Quanto ao dispensador a minha questão prende-se com o factor "saúde", pois se para a água deverá ser sempre uma taça em inox ou cerâmica, para a ração também é assim?

Estes dispensadores existem em vários tamanhos, pelo que eu pretendo adquirir um de tamanho reduzido (cerca de 25/30cm de altura), mas que acredito que fará a diferença...

Creio ser normal a dança com o comedouro devido a ser leve, mas se ela já tem alguma "dificuldade" por causa do focinho, andar a dançar ainda ajuda menos. Eu ultimamente tenho posto a taça encostada num canto da parede e tem tido alguns resultados, mas creio que o dispensador será melhor opção, até porque a comida fica mais "resguardada"... Só tenho receio em relação ao acne, se também será causador (pois é em plástico) :?:
susinha
Membro
Registado: quarta jan 03, 2007 5:58 pm

sexta out 19, 2007 9:16 pm

Boa Noite!
A Kiara sempre teve taças de inox desde que veio cá para casa e também andava a "dançar" com elas :)
O que eu fiz foi por um anti-derrapante na base da taça e o problema ficou resolvido...experimente :wink:
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta out 19, 2007 9:19 pm

Pois, é de plástico...
Mas pode causar acne, ou não... Isso depende de gato para gato... :wink: Mas enfim, mais vale prevenir do que remediar, eu nunca mais dou comida a um gato numa taça de plástico :!: :|

Mas há um pequeno promenor... :?
Neste momento o dispensador é muito bom porque ela é pequenina (penso eu), e assim tem sempre comida fresquinha à descrição... Mas depois de adulta a comida deve ser doseada e com o dispensador ela ía ter sempre comida à disposição :|

Não sei...
Podia tentar fixar o taça da comida ao chão :!: :?:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Kyaraa
Membro Veterano

sexta out 19, 2007 9:29 pm

mOreirinha01 Escreveu:Mas há um pequeno promenor... :?
Neste momento o dispensador é muito bom porque ela é pequenina (penso eu), e assim tem sempre comida fresquinha à descrição... Mas depois de adulta a comida deve ser doseada e com o dispensador ela ía ter sempre comida à disposição :|
Pois, eu não tinha pensado nesta parte... Ela faz 2ª feira 5 mesinhos, é grandota de tamanho, mas ainda é bebé :wink:

Bem lá terei de congeminar um plano para ultrapassar o problemita da taça :wink:

Seja como for, seria bom saber se para a comida as taças de plástico também são a evitar, é uma dúvida que tenho e é sempre bom aprender :wink:
Mia2007
Registado: segunda fev 19, 2007 2:58 pm

sexta out 19, 2007 9:39 pm

Actualmente, uso taças de ceramica, para a água e para a ração.
Como são mais pesadas que as de inox, a minha Mia já não as consegue movimentar... Coisa que fazia com as taças de inox.
Contudo, houve uma criadora que me alertou para o facto de não ser muito conveniente utilizar inox, por causa do acne... Não é tão mau como plástico, mas o ideal é vidro ou cerâmica.
susinha
Membro

sexta out 19, 2007 9:40 pm

Experimente por o anti-derrapante, neste caso funcionou :wink:
Quanto ao plástico não ser o mais aconselhado, penso que é tanto para a água como para a ração :?

Não querendo desviar-me muito do assunto do tópico, a Kiara já tem + de 1 ano e tem sempre ração disponivél 24h. Não concordo com a ideia de fornecer a ração em horas específicas (na minha opinião).

[/quote]
Kyaraa
Membro Veterano

sexta out 19, 2007 9:56 pm

susinha Escreveu:Experimente por o anti-derrapante, neste caso funcionou :wink:
Vou experimentar, sim :wink:
susinha Escreveu:Não querendo desviar-me muito do assunto do tópico, a Kiara já tem + de 1 ano e tem sempre ração disponivél 24h. Não concordo com a ideia de fornecer a ração em horas específicas (na minha opinião).
Eu também acho que deixar a comida à disposição é uma boa opção, pois tal como nós, também os nossos animais poderão ter uma "fome fora de horas", no entanto sei, após diversas leituras, que não é a opção mais correcta :wink:
Terei que na devida altura ponderar, mas confesso, inclino-me mais para a opção de deixar comidinha à descrição (à descrição não significa um balde :lol:)
susinha
Membro

sexta out 19, 2007 10:05 pm

(à descrição não significa um balde )
Exactamente :wink:
Acho que se começar a ficar com umas "gordurinhas a mais" deve-se controlar a quantidade da ração diariamente "quando acabar acabou" mas não dar só a determinadas horas (num gato que conheço isso só faz com coma tudo mais depressa porque sabe que só há ração depois de algumas horas...) O que não quer dizer que aconteça com todos, são todos diferentes...
susinha
Membro

sexta out 19, 2007 10:15 pm

Mia2007 Escreveu:Contudo, houve uma criadora que me alertou para o facto de não ser muito conveniente utilizar inox, por causa do acne... Não é tão mau como plástico, mas o ideal é vidro ou cerâmica.
Não sabia disso, tenho as de inox pois sempre ouvi que era melhor, nunca tinho ouvido falar de vidro ou cerâmica... Mas já agora, sabe porque é que o inox também pode provocar o acne, e o vidro e a cerâmica não?
É que nesse caso posso trocar as taças da Kiara por um desses materiais.

Obrigada :wink:
Kyaraa
Membro Veterano

sexta out 19, 2007 10:22 pm

Mia2007 Escreveu:Contudo, houve uma criadora que me alertou para o facto de não ser muito conveniente utilizar inox, por causa do acne... Não é tão mau como plástico, mas o ideal é vidro ou cerâmica.
Não querendo discordar, mas nunca ouvi algo semelhante! Aliás, nas leituras que fiz e pelo que ouvi dizer o inox é muito bom, pois para além de não gerar o dito acne, também mantém a água fresca (mantém a boa temperatura).

No entanto, dada esta observação, gostaria de obter mais opiniões neste sentido...
Inox também não :?: Fica a questão :?
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

sexta out 19, 2007 10:45 pm

susinha Escreveu:Experimente por o anti-derrapante, neste caso funcionou :wink:
Quanto ao plástico não ser o mais aconselhado, penso que é tanto para a água como para a ração :?

Não querendo desviar-me muito do assunto do tópico, a Kiara já tem + de 1 ano e tem sempre ração disponivél 24h. Não concordo com a ideia de fornecer a ração em horas específicas (na minha opinião).

Até há cerca de 2 anos eu usava taças, tanto para a água como para a ração, de plástico. Das minhas 3 gatinhas uma ficou com acne no queixinho. Por aconselhamente veterinário mudei para taças de inox e a informação dada é a de que não há melhor material para prevenir este tipo de situação. Por isso aconselho a utilização de taças de inox para a água e para a ração.
Quanto a ter todo o dia ração à disposição... foi à custa desse erro que a minha Tusca com cerca de 1 ano, já depois de ser esterelizada, atingiu os 7.150 quilos. Resultado: está desde Março a fazer a Obesity da RC, e embora já tenha perdido mais de 1 quilo é uma gata que corre alguns riscos por ter ficado obesa. Esses riscos compreendem o desenvolvimento de doenças como por exemplo a diabetes e/ou hipertensão. Também por indicação veterinária o mais correcto é estabelecer uma dose diária conforme o peso e fisionomia do gato, e ir dando essa dose ao longo do dia em 2, 3 ou até 4 vezes. Não é necessário ser em horas específicas.
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
Kyaraa
Membro Veterano

sexta out 19, 2007 10:45 pm

jcmac Escreveu:Por aconselhamente veterinário mudei para taças de inox e a informação dada é a de que não há melhor material para prevenir este tipo de situação. Por isso aconselho a utilização de taças de inox para a água e para a ração.
Pois, eu também tinha esta ideia...
jcmac Escreveu:Também por indicação veterinária o mais correcto é estabelecer uma dose diária conforme o peso e fisionomia do gato, e ir dando essa dose ao longo do dia em 2, 3 ou até 4 vezes.
Quando me referi a deixar comida à disposição seria, dentro do consumo ideal diário, deixá-lo à disposição :wink:
Não sei se será correcto, mas creio que minimiza a possibilidade de obesidade, pois terá a dose diária aconselhável, mas em vez de se ir dando, está disponível :wink:
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

sexta out 19, 2007 10:58 pm

Kyaraa Escreveu:
jcmac Escreveu:Por aconselhamente veterinário mudei para taças de inox e a informação dada é a de que não há melhor material para prevenir este tipo de situação. Por isso aconselho a utilização de taças de inox para a água e para a ração.
Pois, eu também tinha esta ideia...
jcmac Escreveu:Também por indicação veterinária o mais correcto é estabelecer uma dose diária conforme o peso e fisionomia do gato, e ir dando essa dose ao longo do dia em 2, 3 ou até 4 vezes.
Quando me referi a deixar comida à disposição seria, dentro do consumo ideal diário, deixá-lo à disposição :wink:
Não sei se será correcto, mas creio que minimiza a possibilidade de obesidade, pois terá a dose diária aconselhável, mas em vez de se ir dando, está disponível :wink:
Pois, eu também não sei se será correcto nessa situação. Eu acho que depende muito do gato em causa.
No meu caso eu tenho uma gata, a Miona, com a qual não teria problemas nenhuns em deixar comida à disposição. Ela é muito regrada comendo só um bocadinho de cada vez. No entanto não tem a comida à disposição porque as outras duas a vão cobiçar :wink:.
No caso da Tusca... ela é muito gulosa :P! Não tem regra nenhuma e come sem parar e por isso é que atingiu os tais 7.150 quilos. A única hípotese mesmo, e para salvaguardar a sua saúde, é dosear a ração. É a forma mais eficaz de educá-la e habituar o seu organismo a comer pouco de cada vez.
Cá em casa é assim: se têm fome e querem comer miam a pedir, ou então se eu acho que está na altura de fazerem um lanchinho digo a palavra mágica (papinha!) e aparecem logo as três :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
Responder

Voltar para “Gatos”