Gatos de rua em perigo

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

gatafunha
Membro Júnior
Registado: quarta out 24, 2007 3:40 pm

quarta out 24, 2007 3:52 pm

Olá!
Vim a este forum sem saber muito bem se é o indicado, pelo que, se não for, desde já peço desculpa. O que se passa é que no meu local de trabalho (num prédio na R. Castilho, em Lisboa) existe uma pequena comunidade de gatos a viver nas traseiras. Tenho inclusivamente conhecimento de que há uma ninhada recente... O que me trouxe aqui foi o seguinte: já foram alguns gatos envenenados e sei que tencionam envenenar mais... o que me entristece, sem que possa fazer muito para ajudá-los. Gostava que, se possivel, alguem aqui me indicasse uma sugestão do que poderei fazer. Imagino que os Gatis e protectoras de animais estejam a abarrotar e que dificilmente alguem se disponibiliza para os auxiliar... eu propria tambem ja tenho uma coleçao em casa e é impossivel adoptar mais... inclusivamente sao gatos de rua e devem ser bastante dificeis de apanhar...
:(
sei que existem dezenas, centenas de situações identicas a esta, em todo o país... e que cada vez nos sentimos mais impotentes para ajudar. Quem gosta de animais ja tem 2, 3 ou mais em casa, etc etc... e não pode receber mais nenhum... Enfim.
Alguma sugestão, alguma ideia?
Obrigada!
naninha30
Membro
Registado: terça jul 03, 2007 3:54 pm

quarta out 24, 2007 5:48 pm

Se queres ajudar os gatinhos tens que ser tu a fazer.

Recolhe alguns gatinhos em casa, fala com amigos e familia que talvez possam ficar com um gatinhi....
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

quinta out 25, 2007 10:13 am

Olá Gatafunha,

Se quer ajudar, aconselho-a a tirar fotografias aos gatos e tentar divulgá-los. Se quiser mande-me uma mensagem privada, eu mando-lhe o meu e-mail e a Gatafunha envia-me o apelo. Esse apelo deve incluir, além das fotos dos gatos, idades aproximadas, sexo, onde se encontram e um contacto para quem quiser adoptar.

Para os apanhar, talvez possa pedir a ajuda à Catus... Veja em http://catus-porto.blogspot.com/2007/01 ... catus.html. Ou então peça essa ajuda no texto do apelo, alguém a há-de ajudar (pessoalmente não tenho experiência nem moro perto...).

Se os gatos estão a ser envenenados, veja aqui o que fazer: http://www.antidoto-portugal.org/portal ... fault.aspx

Espero ter ajudado.
gatafunha
Membro Júnior

quinta out 25, 2007 10:22 am

Olás!

Butterfly, ajudou bastante. vou ver se nos intervalos do trabalho consigo tirar-lhes fotografias!

Obrigada!
Butterfly_21
Membro Veterano

quarta out 31, 2007 4:47 pm

Olá,

Há novidades sobre este caso?
gatafunha
Membro Júnior

quarta nov 07, 2007 2:54 pm

Há noticias... más! Ja apareceram uns quantos mortos. Outros foram levados porque conseguiram apanhá-los. Eu bem que andava há dias de máquina em punho a tentar ve-los, mas aquilo é um acesso muito dificil... nunca vi. Agora ja sei porque :(

caramba...
Butterfly_21
Membro Veterano

quarta nov 07, 2007 3:27 pm

Gatafunha, é urgente que denuncie a situação de envenenamento no Antídoto.org!
gatafunha
Membro Júnior

quarta nov 07, 2007 8:12 pm

Mas como provar que foi envenenamento?? Hoje estava a trabalhar e ouvi a secretária ligar para alguém, a pedir para la ir tirar os gatos mortos. Quem tem a chave que dá acesso àquela zona é o porteiro do prédio... eu perguntei o que tinha acontecido, mas ninguem me soube explicar ao certo. Disseram-me apenas que eram 4 gatos. Eu fui tentar ver mais, mas nada... nao vi vivos nem mortos.
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

quarta nov 07, 2007 10:16 pm

A serem envenenados, o que esses bichinhos sofrem antes de morrer... :cry:
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

quarta nov 07, 2007 11:17 pm

XANAKIKA Escreveu:A serem envenenados, o que esses bichinhos sofrem antes de morrer... :cry:
:cry: :cry: :cry:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta nov 08, 2007 8:35 am

gatafunha Escreveu:Mas como provar que foi envenenamento??
Bastava informar-se quando e quem é que iria remover os corpos, reter um para mandar efectuar uma necropsia, nem que entre todos fizessem uma "vaquinha" para a pagar. Sempre “protegiam” os demais que proliferem na zona mediante os resultados da necropsia caso fossem positivos...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Butterfly_21
Membro Veterano

quinta nov 08, 2007 9:07 am

Gatafunha, isso de determinar se foi envenenamento ou não é com o SEPNA. Simplesmente denuncie a situação e eles que venham recolher os cadáveres. Pelo amor de Deus faça uma denúncia. Não sei se adiantará alguma coisa, mas não fique sem fazer nada num caso tão grave quanto esse. Faz ideia do sofrimento pelo qual os animais passam antes de morrer?
gatafunha
Membro Júnior

segunda nov 12, 2007 8:58 pm

Não faço ideia do que sofrem e sinceramente nem quero imaginar porque senão fico muito mal, o que não me leva a nada.

O problema aqui é que eu estava a trabalhar e uma empresa foi lá buscá-los logo no dia em que a secretária ligou. Na altura francamente falando não podia fazer muito... estava a trabalhar, como poderia eu ficar com um gato morto? Foi tudo muito rápido, e fui sabendo das coisas aos bocadinhos... mas pelo que me disseram havia pessoas a dar-lhes de comer no predio e outras que lhes queriam mal... Nunca mais vi nenhum gato :cry: não se se fugiram ou se já não há mais nenhum. Mas continuo à coca. O problema é que a janela onde estão não é no meu piso e não posso estar lá muito tempo ou ainda sou chamada à atenção. Vou fazendo o possivel...

:cry:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda nov 12, 2007 9:26 pm

Colocada: Qua Out 24, 2007 3:52 pm Assunto: Gatos de rua em perigo
gatafunha Escreveu:Olá!
Vim a este forum sem saber muito bem se é o indicado, pelo que, se não for, desde já peço desculpa. O que se passa é que no meu local de trabalho (num prédio na R. Castilho, em Lisboa) existe uma pequena comunidade de gatos a viver nas traseiras. Tenho inclusivamente conhecimento de que há uma ninhada recente... O que me trouxe aqui foi o seguinte: já foram alguns gatos envenenados e sei que tencionam envenenar mais... o que me entristece, sem que possa fazer muito para ajudá-los. Gostava que, se possivel, alguem aqui me indicasse uma sugestão do que poderei fazer. Imagino que os Gatis e protectoras de animais estejam a abarrotar e que dificilmente alguem se disponibiliza para os auxiliar... eu propria tambem ja tenho uma coleçao em casa e é impossivel adoptar mais... inclusivamente sao gatos de rua e devem ser bastante dificeis de apanhar...
:(
sei que existem dezenas, centenas de situações identicas a esta, em todo o país... e que cada vez nos sentimos mais impotentes para ajudar. Quem gosta de animais ja tem 2, 3 ou mais em casa, etc etc... e não pode receber mais nenhum... Enfim.
Alguma sugestão, alguma ideia?
Obrigada!
Colocada: Qua Nov 07, 2007 8:12 pm
gatafunha Escreveu:Mas como provar que foi envenenamento?? Hoje estava a trabalhar e ouvi a secretária ligar para alguém, a pedir para la ir tirar os gatos mortos. Quem tem a chave que dá acesso àquela zona é o porteiro do prédio... eu perguntei o que tinha acontecido, mas ninguem me soube explicar ao certo. Disseram-me apenas que eram 4 gatos. Eu fui tentar ver mais, mas nada... nao vi vivos nem mortos.
gatafunha Escreveu:Não faço ideia do que sofrem e sinceramente nem quero imaginar porque senão fico muito mal, o que não me leva a nada.

O problema aqui é que eu estava a trabalhar e uma empresa foi lá buscá-los logo no dia em que a secretária ligou. Na altura francamente falando não podia fazer muito... estava a trabalhar, como poderia eu ficar com um gato morto? Foi tudo muito rápido, e fui sabendo das coisas aos bocadinhos... mas pelo que me disseram havia pessoas a dar-lhes de comer no predio e outras que lhes queriam mal... Nunca mais vi nenhum gato :cry: não se se fugiram ou se já não há mais nenhum. Mas continuo à coca. O problema é que a janela onde estão não é no meu piso e não posso estar lá muito tempo ou ainda sou chamada à atenção. Vou fazendo o possivel...

:cry:
Segundo as datas acima, não foi assim tão rápido...! Teve mais que tempo para se organizar caso houvesse boa e verdadeira vontade...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
gatafunha
Membro Júnior

terça nov 13, 2007 10:21 am

DEsculpe Leonilde mas era só o que faltava questionar a minha boa vontade!
TAl como referi, a janela onde estão os gatos não é no meu piso e é complicado eu andar por lá. Entretanto houveram alguns dias que não fui ao escritório porque fui de viagem de trabalho.
A informação que recebi aqui - de que poderia levar gatos mortos para análise - foi posterior à ida da empresa que os foi buscar. Mas mesmo sabendo disso confesso que seria pouco provavel eu ficar com um gato morto naquele momento. Eu estava a trabalhar... fazia como, punha-o na gaveta da secretária? E depois levava-o no autocarro?

Eu gostava de os ajudar, sim, mas com limites. Acredito que houvessem aqui pessoas capazes de ter feito mais, mas cada um sabe de si e da sua vida.
Última edição por gatafunha em terça nov 13, 2007 10:32 am, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Gatos”