Stein

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Akiyro
Registado: quinta out 18, 2007 2:21 pm

quinta out 18, 2007 4:39 pm

Olá :)
Somos novinhos por estas andanças (e digo somos pq estou a falar também em nome do Stein (que de andar sempre 'despenteado' e ter um ar assim muito alheado de tudo e todos, literalmente! carinhosamente apelidamos de Einstein :D), claro).

Ora bem, comecemos pelo início:
O Stein veio ter a nossa casa muito pequenino ainda (a dona, criadora de Persas, só o teve com a mãe 4 semaninhas), infestado de pulgas e sempre sempre muito quietinho.. Tratamos logo de o levar ao vet para ver o que ele tinha e, felizmente, só pulgas, muitas muitas pulgas! A primeira semana dele na nova casa foi muito engraçada porque ele é branquinho e andava sempre com umas pintas pretas no pêlo (as pulgas mortas, ora pois :p), era divertido vê-lo a olhar para o próprio pêlo com ar desconfiado e a tentar limpar-se. :D
Aos poucos foi recuperando da valente infestação de pulgas que tinha e começou a correr e brincar pela casa toda, finalmente mexia-se :)

Umas semanas mais tarde surgiu a hipotese de ir passar uma semana de férias fora, mas.. sem gatos. E aqui é que foi o descalabro total :( sem ninguém para tomar conta dele diariamente num cantinho confortável e seguro, e sem nem sequer me lembrar que existem hoteis para animais, para situaçoes como estas, lá resolvi ir de férias e deixar dois gatinhos (o Stein e a Preta - uma rafeirinha linda linda que era, e ainda é, a companhia do Stein) com a condição de passar alguém lá por casa todos os dias para os alimentar e ver como estavam.. Até aqui tudo (não muito) bem, mas era viável (tremenda irresponsabilidade e mais uma data de nomes que nem me vou chamar a mim própria agora :\). E assim foi.. Mas, quando chego a casa no fim dessa semana, em vez de dois gatinhos brincalhoes e mimados, tinha uma gatinha triste e um gatinho todo mortiço, mal se mexia..
Resultado: uma gatinha bastante zangada com os donos (e com razão) e o Stein com uma necrose na ampôla rectal (com tanto pêlo por ali ele teve o azar de ficar com caquinha presa no pêlo e foi acumulando obstruíndo o resto que tinha que sair.. e ninguém deu por nada durante aquela semana -_- e ainda hoje custa a toda a gente acreditar que isto tenha acontecido apenas numa semana)

Corremos logo para o veterinário, já a noite se fazia longa e lá ficou ele internado. Na altura deram-nos duas opções: abater o bichinho, ou operá-lo imediatamente. Claro que optámos pela segunda opção, e com isso sacrificámos muito do que tinhamos. Mas isso não era nada comparado com o sofrimento que tinhamos causado ao pobre animal que não tem culpa nenhuma da irresponsabilidade dos donos, não é?

Bom, mas isto tudo acabou, com um final feliz (mas um pouquinho mal cheiroso :p), ele conseguiu recuperar bastante bem, embora lentamente, e contra as expectativas de alguns veterinários que pensavam que ele não se ía safar ou iria ficar com sequelas bastante mais graves que as com que realmente ficou.

Agora temos é alguns problemas secundários :p com tanto tempo passado em hospitais e sempre a saltitar de um lado para o outro (como podem imaginar a despesa foi graaaande e quando digo que sacrificamos muito por esta doçura, não estou a dramatizar -_- tivemos que mudar de casa e tudo, dada a conta surpresa e todos os cuidados que foram necessários depois..), ele nunca se habituou a um bom banho nem a umas boas escovadelas.. Para além de que como teve que reconstruir, na operação, um pedacinho do anus, agora não tem grande controlo nessa zona, o que implica que se ande todos os dias a limpar o chão e tudo quanto é sitio por onde ele anda :p e umas banhocas um pouco mais frequentes ali na zona, que são um desafio porque são sempre precisas duas pessoas para o segurar O_O :p
Ora o pêlo dele, um pouco mais abaixo da zona do abdomen teve que ser rapado para a operação e mantido assim durante a recuperação (pouco mais de meio ano, recuperação completa, dentro dos possiveis), agora não se encontra em muito bom estado (mas já esteve muito muito pior).. Tornou-se demasiado fino e fraco, cai muito facilmente e fica cheio de nós da noite para o dia, mesmo com escovadelas diarias (que ele não gosta nada nada nada mesmo).. Parece algodão.. Ou qualquer coisa ainda mais fácil de lidar com :\
A cauda dele, nunca conseguiu recuperar a pelugem que tinha.. agora está sempre engordurada e mais amarelada, e nem com fairy consegui resolver o assunto T_T e o pêlo nunca mais voltou a crescer com o volume que tinha (nem a quantidade de pêlo que tinha)
O que será que posso fazer quanto a isto?
Gostava também de saber (se alguém me poder mandar por pm agradeço imenso) onde arranjar um shampoo para o pelinho dele ficar branquinho, porque não encontro (e já vi o outro tópico onde se fala nisso mas devo ser muito taralhoca porque não encontro o shampoo, nem loção t.t)

É um bichinho lindo e muito meiguinho, muito carente e sempre sossegadinho, e claro, apesar de tudo o que passou é muito querido por todos aqui em casa, e queriamos mesmo mesmo que ficasse bonitão e cheirosinho como deve ser e com tudo a que tem direito!

E desculpem o enorme testamento, que talvez não fosse necessário mas senti-me na obrigação de contar tudo pormenorizadamente ;_;
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta out 19, 2007 1:59 pm

Boas.

Realmente passou muito com esse gatinho... mas, olhe que não o comprou a uma criadora :wink: Adquiriu-o duma "criadeira", infelizmente! :wink:
Um criador não tem crias crivadas de parasitas nem as despacha com essa tenra idade :wink:

Boa sorte com o bichaneco,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

segunda out 22, 2007 3:12 pm

Já pensou rapar o pêlo ao bicho durante uns tempos? E quando decidir voltar a deixar crescer vê o desenvolvimento do pÊlo nas áreas mais críticas... Tendo em conta as bolas de pêlo que lhe surgem da noite para o dia, eu tosquiava-o... Não fica tão bonito, mas é melhor para ele...
MERCI
Membro
Registado: sexta jun 01, 2007 3:44 pm

segunda out 22, 2007 4:32 pm

Realmente concordo com a anaponei, devia toquia-lo totalmente e vai ver que fica muito melhor o pêlo quando crescer! Digo isso porque o tomás, que é o persa pai das crias que teve a nossa mimi, tambem era branquinho como a neve e com um pelo fantástico.um belo dia, ou não, fugiu na altura do cio e quando voltou já não era o mesmo!!!! então optou-se por tosquia total, e mesmo assim ficou lindo de morrer! mas ainda mais lindo ficou quando o pelo cresceu!
mas alem disso, pode pedir no veterinário umas vitaminas proprias para o pelo, que tambem ajuda. assim como uma boa ração tambem ajuda muito!
muito boa sorte para o bébe !
Akiyro
Registado: quinta out 18, 2007 2:21 pm

sábado out 27, 2007 2:42 pm

Eu também acho que ou optar por uma tosquiazita nele, mas agora no Inverno não, coitadito :p
Entretanto vou seguir o conselho das vitaminas e ver como fica, enquanto não chega a epoca mais quentinha :)

E Leo pois, eu também acho que era uma 'criadeira' :\ enfim..

Obrigada :)
Responder

Voltar para “Gatos”